gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 20 de março de 2008

Situações a corrigir pelos Árbitros Jovens

Como já devem ter-se apercebido, eu tenho uma predilecção especial pela formação, em especial dos jovens árbitros , mas, por vezes, os mais antigos também necessitam de ser rectificados nos seus procedimentos. Desta forma, como disse no artigo anterior o “ ciber espaço” , é um manancial de informação neste mundo globalizado. Então! Não fui descobrir, que em Abril de 2007, realizou-se em Vezprem na Hungria uma acção de formação especialmente dedicada aos mais jovens, onde foram fornecidas indicações preciosas para forte melhoria qualitativa das suas actuações e que reflectem-se directamente na qualidade jogo praticado. Já que os organismos responsáveis ( FAP ) pela formação dos quadros referidos, nada fazem ( nem sabemos, se estiveram árbitros portugueses, presentes nesta acção ) , vamos iniciar a divulgação do documento, esperando desta forma contribuir para uma completa elucidação dos militantes desta modalidade, seja qual for a sua função. São dez as situações a corrigir e constantes no documento, no entanto apenas publicaremos duas semanalmente, para não tornar os “post” demasiados longos.

Situação - Luta excessiva entre o Pivot e o defensor
O pivot e o defensor utilizam métodos ilegais para conseguir uma melhor posição e estarem preparados para quando a bola lhes chegar. O agarrar e empurrar é normal. Ambos caiem em simultâneo ao solo. Muitas vezes outros jogadores estão implicados.

Conselho aos Árbitros
Cabe principalmente ao Árbitro de Baliza, discernir quem começa a acção ilegal. Mas o mais importante é actuar atempadamente. Se esperamos que a bola chegue ao lugar, será demasiado tarde para tomar uma boa decisão e o jogo tornar-se-á demasiado rude. Se a defesa está “aberta”, o Árbitro Central deverá ajudar.

Situação - Choques/Faltas ao rematar das pontas.
Por vezes, o atacante e o defensor chocam e é difícil ver quem iniciou o contacto corporal. Muitas vexes o atacante tenta conseguir uma vantagem ou “inventar” um lançamento livre de 7 metros, mas por vezes os defensores também utilizam “ truques inapropriados “

Conselho aos Árbitros
É necessário ver os movimentos do jogador antes do contacto “ O atacante tenta rodear o defensor ou vai directo a ele “ “ o defensor usa os braços ou faz um bloqueio para deter o atacante “ . Não se pode supor que o atacante é sempre inocente. O Árbitro Central deve ajudar.

O Formador

3 comentários:

Anónimo disse...

Assim se trabalho espero que os homens de preto leiam

Anónimo disse...

Já no tempo do padre Americo os abitros sabiam isto!!! grande novidade e só para dizeres que estives-te na Hungria toda a gente sabe!! inclusive a FAP.
Conta Histórias Novas.

O CHOCALHO

Anónimo disse...

Ó Chocalho, deves ser um esperto na matéria, mas aviso-te de um dia destes quando fores descoberto, vais ter uma surpresa grande, respeita a memória das pessoas, se estes textos aqui lançados,já são dos conecimentos das pessoas , não parece.