gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Situações a corrigir pelos Árbitros Jovens – 5

Na continuação de anteriores artigos, hoje finalizamos esta série, com mais duas das situações a rever, pelos nossos quadros de arbitragem. Em breve voltaremos com outros artigos.

Situação - Permitem-se muitas vezes a execução dos Lançamentos de Saída , sem nenhuma disciplina.
O executante está fora da posição correcta, ou não está parado, ou os companheiros iniciam a movimentação antes, ou estão adiantados . Presumindo-se que os adversários podem interferir.

Conselho aos Árbitros
O Árbitro Central deve focalizar-se no próximo Lançamento de Saída, colocando-se numa boa posição ( não demasiado longe da linha central e mais peto da linha lateral ). Também é importante apitar rapidamente , logo que os jogadores adquirem uma posição correcta. Mas devem assegurar-se de que está tudo correcto antes de apitar. Dêem preocupar-se com metros e não com centímetros.

SituaçãoA oportunidade para usar o sinal de advertência de Jogo Passivo é normalmente correcto quanto à oportunidade e à táctica. No entanto, frequentemente a oportunidade para apitar o consequente Lançamento Livre não é a mais correcta.
Algumas vezes se apita demasiado rápido, depois do gesto de advertência e outras vezes se apita em momentos inadequados.

Conselho aos Árbitros
Depois do gesto de advertência , a maioria das equipas tenta rematar de imediato, de modo a que não seja necessário “ entrar em pânico “. Assim, à que dar a possibilidade da equipa fazer algo. E quando se decidir apitar , que não seja quando o jogador está em posição de efectuar um remate ou fazer um passe para uma posição livre. Por outro lado devem observar-se os Lançamentos Livres que são provocados.

O Formador

Sem comentários: