gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 29 de junho de 2008

Acção Técnica de Santa Maria da Feira 2008 - 1

Decorreu em Santa Maria da Feira, a reunião anual com técnicos, árbitros e dirigentes, para esclarecimento e directrizes técnicas para a época 2008/2009, no entanto mesma verificou um aproveitamento, de autentica campanha, pois voltou-se a referir os objectivos 2012, já apresentados em Assembleia Geral , onde foram aprovados. Verificaram-se várias intervenções, no entanto pelo seu conteúdo vamos apenas, nos referir a três delas, as que interessam verdadeiramente ao mundo do Andebol, e que são do Vice-Presidente da FAP Henrique Torrinha, do Seleccionador Nacional Mats Olsson, e do Prof. Pedro Sequeira da Formand. Como os comentários das três intervenções criariam um “post” demasiado longo, hoje vamos apenas referirmo-nos á intervenção do Prof. Pedro Sequeira, que refere essencialmente questões de orientação técnica para os quadros de arbitragem, mas que no nosso entender devem ser conhecidas de todos, para evitar surpresas nos jogos das diversas provas Nacionais.

As principais Orientações Técnicas , incidem essencialmente sobre o Jogo Passivo, Falta do Atacante e Sanção Progressiva, sendo referido com ênfase , de que se mantinham todas as orientações fornecidas na acção levada a efeito em 2007.

Jogo Passivo

Maior rigor na execução do Lançamento de Saída – Com esta chamada de atenção pretende-se que o jogo tenha menos períodos mortos e que o respectivo lançamento seja executado sem demoras ( no nosso entender é uma boa chamada de atenção e cá estaremos para verificar como os quadros de arbitragem vão proceder )

Demora na execução de todos os outros Lançamentos – Englobando-se aqui os próprios Livres de 7 Metros conforme foi referido . ( Desta forma as demoras na execução, podem levar á marcação de jogo Passivo )

Defesas que se superiorizam aos ataques - Basicamente o que se pretende é premiar as defesas que sejam mais eficazes, e que não permitem aos ataques criar opções de remate para golo . ( Na nossa opinião é uma orientação que vai criar polémicas nos jogos a ser cumprida com rigor )

Equipas que atacam jogando com o cronometro – Ou seja punir as equipas que provocam demoras excessivas na execução dos seus ataques, jogando com o tempo, e que na pratica o que pretendem é não atacar.

Substituições Defesa / Ataque – Mais uma vez este assunto é focado, exigindo maior rigor aos quadros de arbitragem, ou seja a decisão de substituição defesa ataque compete aos treinadores e são eles que devem decidir , aos árbitros apenas compete verificar se esse tipo de actuação vai ou não prejudicar o desenvolvimento do jogo e não marcar Jogo Passivo de cada vez que se verificar esta situação. Não se pode dizer que não irá haver tolerância, pois quem vê jogos do Campeonato da Europa ou do Mundo, constata que tais situações nem se colocam na maior parte das vezes.

Falta do Atacante

Prisão do Braço pelo atacante do defesa – Uma chamada de atenção para estas situações não passarem tantas vezes sem sanção.

Atacante fez falta sem bola – Uma referência especial, para o sancionamento da falta do atacante que após libertar a bola, se projecta sobre o defesa e que raramente é sancionada no nosso entender.

Simulações de Falta do Atacante – Eis uma situação que se verifica assiduamente e que normalmente não é punida . Estamos a falar dos defesas que ao menor contacto com os atacantes simulam que os mesmos cometem falta, foi indicado aos quadros que devem punir não só tecnicamente mas disciplinarmente estas situações.

Sanção Progressiva

As regras são claras em relação à sua aplicação isto , portanto é apenas aplicar o que está escrito, e ser mais rigoroso. No entanto surge uma nova orientação para os quadros de arbitragem que no nosso entender irá criar muita polémica, ou seja foi transmitido de que apenas se deve proceder à amostragem de cartões amarelos entre os 0 e os 10 minutos de jogo. E que a partir deste tempo só aplicar as exclusões , pois a partir desta altura não deverá haver cartões amarelos , principalmente na 2.ª Parte. O Conteúdo das regras da modalidade não refere nada disto, e poder-se-á criar situações de verdadeira injustiça com esta orientação. No entanto os clubes e os atletas tem de estar prevenidos para estas orientações, principalmente nos primeiros jogos da próxima época.

O Formador

11 comentários:

Anónimo disse...

Estas Acções de Reciclagem fazem-me lembrar outros tempos, em que o unico treinador que ia ao estrangeiro era o do SLB, que tinha um pivot com os joelhos podres,quando lhe tocavam caía logo.
Veio com umas "tretas" que toque no pivot era 2minutos e 7m.
Os tótós alinharam todos e na primeira jornada um arbitro de Setubal marcou 12 L7m e fez 22 Exclu´sões.
Os portugueses inventaram a "nova lei do "Jogo Passivo".
Será que ninguem fez estas duas perguntas ao sr Prof "Alemão"?
Em que regra é que está escrito que um arbitro deve premiar o quer que seja durante um jogo?
Resposta. Foi nomeado para julgar e punir todas as INFRACÇÕES ÁS REGRAS.Ponto final.
Como se pode marcar JOGO PASSIVO
ANTES DURANTE ou DEPOIS da execução de um L7m.
Está tudo doido.
O Marreiros estava presente?Concordou?O Macau estava presente? Alguma vez arbitrou um jogo com essas directrizes' E o Goulão, e o Eurico e o Ivan?
Vão mas é NANAR.
Depois os putos só dão barraca e as "Mulas" mandam os Profes, lamber sabão para o deserto.
Somos um país de Engenheiros e de inventores.
Logo que haja outro escrito, dou uma ajuda.
Entretanto recomendo a LPA no sentido de fortalecer o espirito das duplas que venham a intervir nas suas provas.
Quem paga manda e, o respeitinho é muito bonito, o que é necessário é que haja alguem a quem se tenha respeito,quer pelo seu passado quer pelos conhecimentos demonstrados.
Chega de teóricos.
Saudações

Anónimo disse...

Sou um simples adepto de andebol e, por isso, não sou especialista. Gostava, no entanto, de deixar a minha opinião. Quanto maior for a subjectividade na tomada de decisões dos árbitros, em maior número serão as situações que gerarão polémica. Com algumas das recomendações que são aqui citadas, o critério de aplicação das mesmas vai continuar a ser subjectivo, dando origem, por certo, a diferentes critérios consoante os árbitros e maior margem de manobra aos árbitros "habilidosos" caso queiram "inclinar" o campo em alguns jogos.
As situações de jogo passivo são sempre polémicas e não é por haver estas recomendações que os critérios se vão uniformizar. Pelo contrário, irão criar situações durante os jogos em que os jogadores não vão perceber os critérios de aplicação da regra e, certamente, irão existir sanções disciplinares decorrentes da insatisfação dos jogadores. Não serão estas atitudes de excesso de zelo que alguns árbitros quererão mostrar que irão beneficiar o andebol. Estarei atento para verificar se existirão alterações reais e se estas serão úteis ao jogo.

gupi disse...

A questão da sanção progressiva é num modelo um pouco teórico.
Se o jogo estiver por uma diferença demasiado grande e as pessoas só estiverem preocupadas em jogar andebol é natural que possam surgir amarelos a meio da segunda parte.
Depende dos jogos e das situações. Há que saber avaliar e interpretar, mas afinal é isso que se pede a um árbitro.

Anónimo disse...

Face á leitura resumo da actividades realizadas na Vila da Feira, fica bem demonstrado porque somos pequenos e vaidosos e não alcançamos nenhum resultado internacional, não chega sabermos ver e perguntar se tiver duvidas, as melhores equipas do mundo que felizmente transmitem os seus jogos ou pela TV ou em canal fechado através do seu próprio site e aí se pode apreciar a aplicação das regras pelos melhores árbitros do mundo e nada tem a ver com estes apensos ás normas e regulamentos feitas pela Formand ou quem é responsável e que não domina o jogo de andebol na sua essência.
Quem não sabe deve pelo menos ter a humildade de saber ouvir e de preferência os que sabem mais desta matéria especifica, os árbitros e os melhores treinadores.

Anónimo disse...

Permita-me que corrija o conteudo do vosso port em relação à sanção progressiva. Não foi dito que apenas se deveria advertir com cartão amarelo até aos 10 m, é falso. Foi dito que num jogo normal, ou seja com contacto fisico, seria natural que os amarelos fossem "gastos" até aos 10 m de jogo. é bem diferente!!

Anónimo disse...

O que foi dito está bem expresso no artigo do Formador, desde já os meus parabéns, o que me leva supor que esteve presente na acção ou alguém o informou muito bem. Foi claro, quando se disse que era intolerável , haver um cartão amarelo na 2.º parte de um jogo, Se se tivesse dito que em técnica de arbitragem , se devia evitar os Cartões amarelos a partir dos 10 minutos de jogo estaríamos todos de acordo, pois é muito natural existir um amarelo ao banco por exemplo na 2.ª parte de um jogo. Agora criar uma directriz como orientação dizendo que cartões amarelos só entre os 0 e os 10 minutos não cabe na cabeça de ninguém , e foi isto que foi mostrado nos slides apresentados, que não foi bem aceite talvez. Mas foi isto que foi dito.

Anónimo disse...

A desonestidade intelectual destes pseudoformadores vai ao ponto de, o que foi transmitido à generalidade dos presentes ( dirigentes, treinadores e árbitros),ser totalmente diferente da interpretação feita no grupo restrito dos árbitros de elite.Solicito a bem da modalidade, a algum desses árbitros, o favor de intervir neste forum de molde a que toda a gente fique esclarecida. Caso contrário, haverá dois pesos e duas medidas nos jogos desta época consoante o nivel dos arbitros intervenientes.

Anónimo disse...

Comentário à acção de formação: "Sem comentários". Obrigar técnicos a perder um dia para darem a conhecer Circulares? Haja paciência... valha-nos o convivio com treinadores que são poucas as vezes que temos oportunidade de falar pessoalmente.

Segundo soube, o 2º curso de dirigentes durante a parte da tarde até foi bem animado com alguns assuntos questionados e com respostas do estilo: "perguntem à seleccionadora..."

Enquanto não entregarem este tipo de eventos à Formand e ATAP para organizarem, vamos continuar a ver pessoas completamente desinteressadas nestas acções de formação...

acordar as 4h da manhã para isto?

Anónimo disse...

Eu só sei que todos os anos fazem a acção de formação só para gastar dinheiro(portagens,gasolina,etc).
E o que que se ouve o mesmo que o ano anterior tirando algumas coisas.
Em relação a sanção progressiva cho muito mal pois passado este tempo serão só aplicadas s sanção de 2 minutos (é como dizemos, não inventem que os americanos já inventaram tudo).Porque a partir desta REGRA irá consistir muitos casos que terão polémica ao longo da próxima época.
Simulações de Falta do Atacante:acho muito bem pois é como no futebol se simula alguma falta irá ser mostrado o cartão amarelo.
Atacante fez falta sem bola : isto acontece muito com os pivots que empurram o defesa e é sancionado com Falta atacante( eu não concordo com o dono do blog pois sempre que o pivots ou outro jogador sem bola empurra ou puxa o seu defesa é sancionado com falta atacante(em aluns casos de arbitros).

Substituições Defesa / Ataque :em jogos do Po4 e Po1 não hesistem 2 oficias de mesa.Um está no computador o outro está no cronometro.Também o que está no cronometro pode ajudar os árbitros pois ele já tem que estar atentos a muita coisa.

Equipas que atacam jogando com o cronometro:acho muito bem (PASSIVO sem duvida) primeiro que é desagradavel estar a ver um jogo assim.E porque a equipa não mostra interesse em atacar é passivo

Defesas que se superiorizam aos ataques:sem comentários

Demora na execução de todos os outros Lançamentos :Concordo

ASS:Andeocritico
Saudaçes

Anónimo disse...

OLÁ... ACORDAR ÁS 4 DA MANHÃ... NÃO ME DIGAS QUE TAMBÉM FIZESTE... EXCURSÃO??????? AHAHAH

Anónimo disse...

Estive lá pelo convivio embora um pouco cansativo ver e ouvir pessoas que há anos andam no andebol mas não lhe é reconhecida dedicação e competencia á modalidade, ressalvo a pessoa do Sr. luis Santos que durante anos embora as vezes mal ou muito mal serviu e lutou pela modalidade e contra ela mesmo(LPA)! mas o que ele pertendia era sómente o que a Espanha no Futebol fez no Europeu 2008, com um treinador de 70 anos e espanhol, Campeões Europeus, titulo que lhes fugia há 44 anos!
Mas sempre perferiu usar e abusar de um protocolo existente no IDP na contratação de tecnicos estrangeiros para as selecções nacionais, incapacitando as Federações de contrarem o melhor técnico nacional para dirigir as suas selecções, ajustem esse protocolo caro Presidente do IDP Luis Sardinha, o Sr tem CV como treinador de Voleibol, de que está á espera.
O Andebol português esteve entregue 23 anos a dois treinadores que só o foram em Portugal e sem CV a nivel de Clubes, uma escolha pessoal e sem atender ao seu valor desportivo , Costachea Mircea e Garcia Cuesta, onde andam estes grandes treinadores?
Eis um dos principais factores de atraso nos resultados a nivel internacional, Bons jogadores óptimo treinador, uma formula simples...
MJ