gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Analise das nomeações da LPA

Tal como anteriormente tínhamos informado em tempo, não iremos proceder a qualquer previsão de nomeações tanto da FAP como da LPA , mas isso não é impeditivo de se fazer uma breve analise ás nomeações já efectuadas e divulgadas pelo CA da Liga ou da FAP, sempre que se justificar, englobando no caso da LPA as nomeações dos delegados para os respectivos jogos.

Nesta 1.ª fase da prova e face à ausência lamentável de informação ( Não há nenhum comunicado da do CA da FAP , nos termos Regulamentares da constituição das Duplas, nem dos resultados dos testes físicos , Lamentável )” , os comentários serão sintéticos. Pois existe alguma expectativa e apreensão, quando ao cumprimento das “Orientações Técnicas Obrigatórias “, depois de termos observado os JO , essencialmente quanto ao Jogo Passivo nas Substituições Defesa / Ataque ( nenhuma vez foi marcado ), e à recomendação de não exibir Cartões Amarelos para além dos 10 minutos de jogo ( nunca foi utilizada ).

1.º Jornada da LPA

Delegados – Um aspecto em que o CA começa bem ( veremos se o critério é para manter nas jornadas seguintes ), pois procedeu à nomeação dos Delegados mais competentes .

Duplas – As nomeações não merecem reparos de maior, no entanto e face a alguns jogos já observados por nós discordamos da nomeação da Dupla Tiago Monteiro / António Trinca para o jogo Sporting / SC Horta, pois esta dupla está demasiado ansiosa e muito preocupada em falar com os intervenientes o que não é bom augúrio. Quanto as restantes de realçar a nomeação da Dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador para o jogo da Jornada ( Benfica / FC Porto ). Como de costume os Oficiais de Mesa são nomeados pela FAP, esperando que para aquelas bandas também haja bom senso nesta nomeações.

Jogos – Duplas

ABC / ISAVE – Mário Coutinho / Ramiro Silva
Sporting / SC Horta – António Trinca / Tiago Monteiro
Benfica / FC Porto – Eurico Nicolau / Ivan Caçador
S.Bernardo / Madeira SAD – Flávio Carvalho / João Malhado
Águas Santas / Belenenses – Daniel Martins / Roberto Martins.

Uma nota apenas, no site da LPA, temos a indicação dos pedidos de dispensa, e dos condicionamentos, já não há !!!.

O Analista

8 comentários:

Anónimo disse...

No inicio de mais um ano desportivo na nossa modalidade, com muitas competições nacionais e internacionais, desejo aos árbitros e juízes os melhores desempenhos e que as decisões sejam coerente e não influenciem os resultados desportivos.
Peço pela experiência de ver e observar bem os jogos em que estou presente que o Delegado da LPA , não tem poderes para interferir directamente nas decisões da arbitragem, não são considerados como Super Árbitros, mas simples delegados da liga perfeitamente dispensáveis e já fora de prazo de validade.
Não há bom jogo sem uma boa apitadela...
ADC

Anónimo disse...

Ninguem me passou procuração para defender os Delegados da LPA e muito menos faço parte desse grupo,Todavia acho que ADC tem os neurónios fora do prazo de validade e, as suas afirmações por falta de base de verdade, tambem são perfeitamente dispensáveis.
Respigando do site da LPA/CA... são atribuições do Delegado/Observador da LPA representar e assumir as responsabilidades da LPA no jogo para que for nomeado.Estas as funções administrativas, entre outras.Quanto às funções disciplinares é da sua competência auxiliar a equipa de arbitragem na área ao redor do terreno de jogo.
Quanto às funções técnicas desconheço em absoluto o seu âmbito.
Por ultimo senhor ADC, deve ver muitos jogos mas se calhar em S.João de Ver o Mar e de vez em quando se lhe derem boleia vai até Braga.Não?.Porque se fosse espectador ATENTO do andebol internacional já teria reparado que lá está sempre o Delegado da EHF ou IHF com as funções atraz descritas.
Tenha uma boa época andebolistica e não fale daquilo que não sabe, porque daquilo que sabe fala muito pouco, e mal.
Saudações

Anónimo disse...

27 de Agosto de 2008 23:32
caro anónino
"Eu sei do que estou a falar" e assiti e não vou a boleia aos principais jogos e sei que há delegados da LPA antigos arbitros que esperam a todo o momento intreferir no jogo ou porque surgiu uma substituição mal feita,, ou porque o treinador disse alguma coisa.. refiro-me a jogos entre as principais equipas e basta ir aos boletins dos jogos da época passada e ver os que está la escrito e a influencia negativa do Delegado da LPA.
Senão lá estivesse o Delegado da LPA, o jogo realizava-se na mesma e as responsabilidades eram como sempre foram dos arbitros e juiz de mesa.
Ressalvo aqui o Delegado da LPA Sr. Bessa que sabe estar e interfeir antecipadamente para evitar males maiores, muitas vezes os jogos são quentes e continuo a falar dos jogos entre os principais clubes.
ADC

Anónimo disse...

Como atelta e de um dos prinicpais clubes do andebol da Liga subscrevo na integra o primerio comentário porque já sofri na pele e o nosso Treinador as investidas em Sto Tirso do Delegado da LPA, fui para o balneário e o treinador foi incomodado durante o jogo varias vezes.
Os arbitros e juizes chegam e na competição internacional está um delegado da EHF ou IHFm justificada por regulamentos, mas como portugueses copiamos mal e gastamos dinheiro mal gasto.
Haja luz meus senhores.....
JP

Anónimo disse...

A função do Delegado não tem a ver apenas com o controle dos "bancos". è muito mais ampla, vejamos:- Preparação do jogo (Várias tarefas)- Policiamento e Segurança - Protecção ao trabalho dos árbitros de modo a proporcionar-lhes um trabalho mais concentrado no jogo - Contreole sobre a zona de influência do jogo- Controle anti-doping - Intervenção se necessário sobre ocorrências extraordinárias, etc, etc. Agora o problema coloca-se como sempre ao nível das competências.
Um abraço

Anónimo disse...

o problema e que estao aparecer delegados que nem as regras sabem para dar uma nota no final do jogo aos arbitros tais como prof jose antonio-prof balé-manuel brito e para nao falar dos delegados dos acores e da madeira que dao a nota conforme o resultado da equipa da ilha uma vergonha
e com o isav a sair da liga o melhor que tem a fazer as outras equipas (as restantes 9)e pedirem ao presidente da fap para voltarem a fazer o camp da fap pq este da liga tem os dias contados

Anónimo disse...

Pois é mas na LPA , não devem um tostão a ninguém e na FAP continuam sem receber e não sabem quando á dinheiro, e parece que é só para alguns

Anónimo disse...

É desses balés que é preciso na modalidade que começam a época a dar notas de 50 e acabam a dar 90 conforme lhes interessa é uma vergonha parece que não têm mais que faça ao fim de semana.


Saudações desportivas