gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Crónica do Fim de Semana - 17

Campeonato LPA – 2.ª Jornada

SC Horta 28 – 36 Benfica

Num pavilhão cheio de publico, o que é bom para a modalidade. Assistiu-se a um jogo “pobre” em que a superioridade do Benfica nunca esteve em causa, ao intervalo já vencia ( 18-14 ). De estranhar o elevado número de Golos ( 64 ). DE destacar pelo número de golos marcados Carlos Carneiro do Benfica ( 12 ), e pela negativa a desqualificação directa de João Lopes do mesmo Clube. No SC Horta de realçar novamente o Lateral Peter Lengyel, não pelo número golos marcados ( 3 ), mas pelo que faz jogar a equipa. Em relação à dupla de arbitragem Flávio Carvalho / João Malhado, teve uma actuação que seria globalmente positiva , se não tivesse sentido a pressão exercida pelo SC. Horta num período a meio da 2.ª parte.

Sporting 26 – 27 Madeira SAD

Pavilhão medianamente composto de publico, Com a organização a ser rectificada, pois até um Speaker existiu e esteve bem durante todo o encontro, esperamos que seja para continuar. Jogo mais emotivo do que bem jogado , com alternâncias sucessivas no marcador, com o vencedor a ser encontrado, através de um Livre de 7 Metros indiscutível a 3 segundos do fim e o consequente Cartão Vermelho a Pedro Cruz. Venceu o conjunto que funcionou como equipa no seu todo, sendo de destacar pela positiva no Madeira SAD, a actuação dos “Veteranos” Carlos Galambas e Yuriy Kostetsky, e a actuação do GR Verkic Svetislav ( 15 defesas ). O Sporting apenas se pode queixar de si próprio, com sucessivas falhas técnicas, Teve no Lateral Zarko Pejovic o seu melhor elemento, pois demonstrou ser um atleta com “bagagem” técnica acima da média, pela negativa a actuação de Vladimir Bolotskih, que esteve em campo no nosso entender tempo demais. A dupla de arbitragem Eurico Nicolau / Ivan Caçador, num jogo difícil e complicado, não consegui uma actuação à altura dos seus pergaminhos, melhor na 1.ª parte que 2.ª, com falhas na aplicação da Sanção Progressiva e na Falta do Atacante uma chamada de atenção para a sua forma de estar, pois a “arrogância”, deve ser deixada em casa. Uma nota final a “ Distância dos 3 metros na execução dos Livres deve ser para cumprir “.

Belenenses 37 – 30 S.Bernardo

Jogo com resultado desequilibrado não esperado, mas justo, o Belenenses que já vencia ao Intervalo ( 20-15 ), atingindo os 13 golos de diferença cerca dos 40 minutos. Jogo em as defesas não estiveram bem, pois consideramos excessivo o número de golos registado. Verificando-se ainda demasiadas falhas técnicas aos ataques. Pela positiva no Belenenses Pedro Spínola ( 10 golos ) e S.Bernardo o Nuno Grilo ( 8 Golos ) o já vai sendo normal. Da dupla de Arbitragem Algarvia Gonçalo Santos / Filipe Santos com uma actuação de inicio de época, “amorfa”, com falhas importantes na Falta do Atacante e na sinalização extemporânea do Jogo Passivo. Deve-se ainda salientar que como dupla terão de encontrar um maior equilíbrio na forma de intervenção no jogo, pela positiva, a aplicação da Sanção Progressiva.

FC Porto 27 – 24 ABC

Um jogo em que apenas existiu equilíbrio durante a 1.ª parte , com a vitória do FC Porto a não sofrer contestação, chegando a ter na 2.ª parte 7 golos de vantagem, de referir que o Pavilhão da Povoa , embora registou uma assistência bastante positiva para a modalidade. De realçar pela positiva mais uma vez Ricardo Moreira no FC Porto ( 9 Golos ) , e o Gr Hugo Laurentino ( 17 defesas ) com 41% de eficácia, no ABC o destaque pela positiva vai para o Fábio Magalhães , apesar de apenas ter entrado na 2.ª Parte e pela negativa para Luís Bogas, pois já o vimos fazer bem melhor , e a sua qualidade técnica a isso obriga. O ABC na 2.ª parte esteve preocupado em discutir as decisões da equipa de arbitragem , e esta forma de estar foi prejudicial ao rendimento da equipa. De realçar o elevado número de exclusões ( 17 ) e de falhas técnicas ( 20 ) , registadas no encontro. Jogo dirigido pela nova dupla Internacional Madeirense Duarte Santos / Ricardo Vieira com uma actuação demasiado “ansiosa”, o que pode ser prejudicial para a forma de estar desta dupla, com uma actuação menos conseguida “ com excessos “ na aplicação da Sanção Progressiva, não sendo globalmente positiva, devem em atenção que o Andebol que se joga chama-se de 7, e de devem falar menos com os atletas.

Liga dos Campeões 2008/2009 – Masculinos

Benfica 38 – 34 A1 Bregenz

Jogo disputado sob o signo do equilíbrio , com o resultado ao intervalo ( 19-17 ), mas com excessos de falhas técnicas por parte dos encarnados. A equipa Austríaca demonstrou ser um conjunto que pratica bom andebol , e com alguns elementos de real valia, como por exemplo o seu n.º 10 , o central n.º 5 e o GR. De salientar a excelente actuação de Cláudio Pedroso ( 10 Golos ) e Rui Silva ( 9 Golos )., Carlos Carneiro apesar da sua eficácia ( 9 Golos ) deve lembrara-se mais vezes que o Andebol é jogo de equipa, pela negativa a actuação de Luís Nunes que esteve infeliz durante quase todo o encontro. A vantagem conseguida pelo Benfica ,não nos parece suficiente para o jogo da 2.ª mão, de qualquer forma é sempre uma vantagem de 4 golos. A Dupla de arbitragem Francesa Thierry Dentz / Denis Reibel , teve um jogo “pacifico”, mas foi exagerada no Cartão vermelho a Pedro Jerónimo, e não procedeu em conformidade com as directrizes da federação Internacional, ao não mostrar Cartão Vermelho a um Austríaco a 30 segundos do fim do encontro, por agarra e puxar a camisola a um atleta do Benfica em eminente ocasião de golo.

Liga dos Campeões 2008/2009 – Femininos

O Madeira SAD, disputou este fim de semana na Servia, o grupo B da 1.ª Qualificação obtendo o 3.º Lugar, não sendo portanto apurada para a fase seguinte da prova, terminando desta forma a sua participação na Prova.
O Banhadas Andebol

14 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma boa cronica curta e precisa que engloba a actuação das duplas de arbitros o que é sempre um factor positivo, porque fazem parte do jogo e muitas vezes podem indevidamente influenciar o resultado!.
Excelente fim de semana de andebol, internacional e nacional, com justificadas melhorias nas equipas portuguesas e pena é que a competição interna comece tão tarde e daí a Forma Desportiva(FD)das equipas, não ser um elemento bem sustentado por parte dos ateltas e treinadores.
Há que rever esta situação com um começo mais cedo da LPA ou a realização de masi torneios qualificados.Boa sorte para o SLB no 2º Jogo e para a SAD Madeira feminina uma boa participação na competição internacional.
Campeonato nacional
Resultado surpesa a vitoria da SAD Madeira no reduto do Sporting o que vem demonstrado o bom trabalho realizado pela nova administração e treinador da Sad muitas vezes atacados com segundo sentido nos comentários das mesmas pessoas, e agora!Começa a recueprar-se a excleente iamgem deixada pela passagem de Alexander Donner por este Clube, muito trabalho Paulo Fidalgo , mas a vida de treinador alem de complexa é tambem muito aliciante.
Restantes resultados bormais a vitoria do benfica, Porto e Belenenses mas não se esperava por numeros tão expressivos, há dias que nada a fazer e nestes jogos segundo as varias opiniões as duplas de arbitros não estiveram ao seu nivle ou pelo menos ao nivel do jogo, e no jogo Porto-ABC foi gritante a falta de criterio e prejudicando involuntariamente o ABC no meio da 2ª parte acabando com o jogo aí, mas o FCP tambem teve um cartão vermelho directo no final do jogo de Inacio Carmo que nada teve a ver com o lance.. para esquecer estas actuações, mas depois das saídas de varios arbitros internacionais experientes, temos de ter paciencia.
Sem árbitros seria bem pior?
nota:como vi o jogo notei uma melhoria acentuada na defesa do FCP e na orientação técnica do jogo por parte do C.Resende.
Excelente exibição na finalização do ponta Ricardo Moreira(FCP) e da forma como vive o jogo e cada golo que converte, os portistas agradecem.

Anónimo disse...

Foi um fim de semana com varias competições e em todas elas houve bom andebol, más arbitragens sem consistência e algumas delas influenciaram os resultados e a exclusão de um jogador, não deve ter duvidas e o publico, o que se passou com o Inácio Carmo foi ridiculo.
quanto á linguagem dos árbitros com os jogadores de baixo nível e provocação, um dia pode dar maus resultados.
Felicidades para as equipas portuguesas nas competições europeias, mas não vai ser fácil para o SLB.

Anónimo disse...

A época está no seu inicio e com muito gaz, mas já se começa a criar a ideia que quando se perde a culpa é dos árbitros, passamos a ter duas categorias de treinadores, os que nunca perdem e a culpa é dos árbitros , e os que assumem com toda a tranquilidade os resultados que no desporto podem ser 3 e , quem perde quanto menos falar melhor.
As arbitragens estiveram mal, mal esteve quem as nomeou e claro está que um decisão negativa permite concluir que pode levar a outras mais negativas e que podem influenciarem os resultados.
Estou a recordar as duas anedotas que foram nomeadas pela FPA para curso internacionais como observadores, mas eles foram tão fraquinhos como árbitros e porque não terem enviado o Dario Ramos e o Fernando Humberto, árbitros internacionais com muitos jogos internacionais e reconhecidos como pessoas idóneas no nosso andebol.
Cuidado com o trafico de influências e o compadrio!!!

Anónimo disse...

Vamos ter muitos problemas e sérios com esta dupla madeirense. O protagonismo que tiveram ontem, só me leva a deduzir uma coisa: o subir a internacional já começa a pesar. Etão vejamos, logo que souberam da sua passagem para a ehf, as suas actuações (que até aí já não eram constantes) têm vindo a ser mais preocupante. A arrogância e a prepotência começaram a vir ao decima - veja se logo o 1º jogo que fizeram das 1/2 finais da lpa Belenenses Vs ABC) para o ldado do ABC; depois veio a final (SLB Vs ABC) - e voltou a ser igual. Agora novamente com o ABC - voltou a ser a mesma coisa. Coincidência????

Não me parecem que se vão aguentar muito tempo. Ou começam a trabalhar a sério ou se não vão ser os bobos da corte da EHF para fazerem jogos da "treta", como o que vão fazer agora.

Anónimo disse...

Foi pena que a dupla da Madeira não tivesse mão para o jogo Porto Benfica e estragasse um espectáculo que prometia. São jovens mas já têm insígnias e uma coisa é errar no julgamento de lances, outra é repetir o quero, posso e mando, que já tinham exibido no jogo Benfica – ABC no play-off final. Em ambas as situações o grande prejudicado foi o ABC. Se foi intencional? Claro que não. Mas os jogos preparam-se e estando eles no trilho dos que tem pernas para andar, só têm que copiar os bons que já saíram e os que lhes estão à frente com alguns kilometros de distancia. Arrogância e má gestão do jogo são contraproducentes ao bom espectáculo. Espero que se auto-avaliem porque o andebol precisa deles, só que com outra postura.

Anónimo disse...

O prof José Tomaz já começa a justificar a sua incapacidade como treinador com os erros da nossa melhor dupla de arbitros!
Por favor, com aqueles jogadores, aquele orçamento, o SCP tem que fazer muito melhor! Não acredito que os arbitros tivessem tamanha inflencia! Ou será que foram os arbitros que falharam 7m e contra-ataques isolados? Não me parece... Parabéns ao treinador do Madeira, pois com jogadores menos bons, conseguiu em Lisboa um excelente resultado.

Anónimo disse...

Ja´disse que o egoísmo e a vaidade tem limites e o que falta ao Director do Sporting Prof. José tomas é um treinador e ele estava tão perto na 2ª circular Donner. Ainda está a tempo ode safar a época ou não acaba a sua actividade no Sporting como director.
É visível, um bom grupo de atletas , com boas condições matérias e desportivas e um treinador desactualizado e sem autoridade nos momentos críticos do jogo.
Antigo atleta do SCP.

Anónimo disse...

Resumo da Jornada
O segundo fim-se-semana de Liga, o primeiro e o último na Liga dos Campeões para o andebo feminino.
Para não estragar a média, o Madeira, Sad voltou a não fazer mais do que ganhar um único jogo no apuramento para a Liga dos Campeões. É o costume. Agora, de volta à Taça EHF, espera-se mais do mesmo, ou seja, a queda à primeira eliminatória pois esta é uma equipa acomodada a chegar para consumo interno e não quer muito mais que isso, reinar no Continente e já é bem bom.
Ainda na Liga dos Campeões, mas masculina, o Benfica venceu o A1 Bregenz por escassos quatro golos. Oxalá nos enganemos mas será difícil que os campeões nacionais consigam seguir. É que os austríacos não são o que se pinta e quatro golos é demasiado curto.
Regressemos então aquilo a que chamam Liga Profissional, mas que para nós é tudo menos profissional.
O Sporting queixa-se dos árbitros, o ABC queixa-se dos árbitros e outros tantos reclamam dos árbitros. Na verdade, os árbitros são pequenas nódoas, mas não se colocam em bicos de pés dizendo ser profissionais, ao contrário dos clubes que andam por aí a brincar aos profissionalismos e depois escolhem o elo mais fraco para descarregar as frustrações.
O Sporting dos milhões e dos reforços e de um professor José Tomaz que insiste em manter-se no activo perde perante um clube que joga com um único homem ajudado pelos restantes aprendizes. Estágios em Alcochete, condições principescas, dinheiro, etc, e a culpa é apenas do árbitro. O ABC perde frente a um FC Porto a jogar sobre brasas e deixa-se queimar. Desculpas, os árbitros.
Depois houve o Belenenses que, no meio de uma crise directiva, mais uma, com jogadores de nível médio-baixo, salvo raras excepções, consegue bater um S. Bernardo arranjadinho mas em mudanças. Aliás, estas serão, para nós as duas de quem pouco se pode esperar mas que mais se fazem respeitar.
No entanto, falemos dos árbitros.
Esta classe, habituada a queixinhas veladas e lamentos repetidos, faz tudo o que não deveria fazer, ou seja, primeiro reclamam e só depois mostram resultados, medíuocres diga-se. Não recebem, não têm condições, são mal tratados, etc. Mas e são penalizados? São julgados? Que dupla consegue mostrar verdadeiros resultados para que possa ter moral para exigir o que quer que seja? Que dupla é que atinge o patamar europeu ou internacional por real mérito e não por preenchimento de quotas de países ou necessidades políticas da EHF ou IHF? Ou alguém pensa, por exemplo, que os internacionais do Congo são internacionais porque são grandes árbitros?

Anónimo disse...

Venho aqui deixar uma palavra de consideração a um atleta da equipa Austríaca que defrontou o Benfica. O nome dele é Matthias Günter (nº 13) e surpreendeu toda a gente presente, havendo algumas pessoas "gozando" com o próprio, devido ás suas dificuldades motoras mas depois das informações que recolhi junto de alguns intervenientes do jogo. Este atleta há uns anos teve um acidente de viação, foi dado como 100% inválido motor mas com muita força de vontade conseguiu vencer uma grande luta e hoje joga no Campeão Austríaco, sendo titular defendendo no centro da defesa e atacando a pivot. Tenho pena de não conhecer este atleta mas é um exemplo para todos...

Boa Sorte BENFICA!!

Anónimo disse...

O anónimo das 20:49 copiou o resumo da jornada do blog Sete Metros e publicou-o aqui sem nomear o seu autor. É feio fazer isso.

Anónimo disse...

A epoca desportiva promete, tal a o equilíbrio entre as varias equipas, mas devia-se ter ainda estamos a tempo uma reunião dos árbitros com so treinadores e capitães das equipas para esclarecer os assuntos mais específicos e criar um cadeia de solidariedade e cooperação entre os varios agentes da modalidade.
Ficamos todos a ganhar.
ADC

Anónimo disse...

Na qualidade de agente desportivo, pertencente a uma das classes também aqui mediocramente referida, coloco o meu comentário apenas no sentido de criar mais uma reflexão:
Vamos olhar apenas e só para 4 equipas de topo na LPA (as outras que me perdoem) onde orgulhosamente me incluo! ABC: Fábio Magalhães, José Costa, Tiago Pereira, etc; Porto: Filipe Mota, Hugo Laurentino, Ricardo Moreira, etc; Benfica: João Ferreirinho, Claudio Pedroso; João Antunes, etc; Sporting: Nuno Roque; Bruno Moreira; Joel Rodrigues, etc.
Árbitros "de topo": Eurico Nicolau, Ivan Caçador, Duarte Santos, Ricardo Vieira, Daniel Martins, Roberto Martins, Bruno Rodrigues, Carlos Capela, João Malhado, Flávio Carvalho, etc...
Estamos a falar de jovens, todos eles dentro da faixa etária dos 20 aos 28 anos!
Deste grupo de jovens enumerados, temos uns melhores que outros obviamente, mas que com a continuidade do trabalho realizado e com a experiencia adquirida nos jogos possam contribuir para um futuro risonho do nosso andebol.
Boa época para todos.

Anónimo disse...

Como é possivel a AA Braga no seu site oficial fazer comentários à arbitragem! Como é que a FAP permite isto?

"...Os árbitros devem gerir o jogo e nunca mandar no jogo. A arrogância nunca traz grandes resultados. Infelizmente, hoje, no jogo frente ao Porto, assistimos à repetição de situações pouco abonatórias para esta dupla, que já se tinham verificado no jogo do play-off contra o Benfica, na época passada e sempre com prejuízo para o ABC."

A AAB tem legitimidade para defender os seus clubes mas não para atacar o ANDEBOL.

Anónimo disse...

Eu não percebo: se a AAB defende o ABC é criticada; se não diz nada, está a ignorar o ABC por este estar na Liga. Em que ficamos?
Sou sócio do ABC, estive na Povoa e subscrevo integralmente o texto na página da AAB sobre o jogo frente ao F C Porto.
Estes senhores árbitros sempre prejudicaram o ABC e a minha grande surpresa é o silêncio no Site do meu clube, deixando a AAB e o Professor Rito a falar sozinhos!
Ao contrário de muitos simpatizantes do ABC, eu sempre achei que a AAB e o seu presidente se pautaram de forma correcta em todo os processos que envolvem o ABC e não é por acaso que a fase final de juvenis se realizou no nosso pavilhão: porque a AAB apoia incondicionalmente os seus clubes da Liga ou não!
A única coisa da qual podem e devem criticar a AAB é pelo facto de ser a melhor associação do país e defender os seus clubes até à exaustão!
Sr. Augusto Silva fico todo contente sempre que o vejo entrar no nosso pavilhão e ao contrário do que escrevem aqui alguns parvalhões, o Sr. Presidente será sempre bem-vindo ao Sá Leite. Nunca ninguém o recebeu mal e isso nunca acontecerá porque o ABC é um clube que sabe reconhecer quem o apoia!