gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Homenagem a Luís Santos – O Cinismo e o Interesse

Realizou-se a Festa de Homenagem a Luís Santos, no dia que fazia a “bonita” idade de 73 anos. Consideramos a festa merecida, para quem dirigiu uma modalidade durante duas décadas, e que nos seus primeiros mandatos criou as bases para o desenvolvimento sustentado da mesma, conseguindo “esbater” os seus últimos anos de gestão da modalidade, por vezes fruto do mau acompanhamento, e dos “jogos” de interesses pessoais de alguns dos elementos que o acompanhavam.

Estiveram representadas quase todas as entidades que superintendem o Desporto em Portugal, a começar pelo SE da Juventude e Desporto em Representação do Governo, caso curioso e a merecer alguma reflexão esteve presente o Presidente da Confederação do Desporto , que a Modalidade abandonou em forte litigio com o mesmo, esteve presente o COP, a quem LS várias vezes tratou indelicadamente, e até a LPA esteve representada pelo seu Presidente. Claro que, com excepção deste último, todos mereceram a referência pública à sua presença. Estiveram presentes árbitros e ex-árbitros, que tão mal tratados foram. Clubes representados apenas por interesse, como por exemplo o ISAVE; estiveram dirigentes e ex-dirigentes da FAP e das Associações, que foram “corridos” ou a quem LS, arranjou diversos problemas. Alguns que passaram a vida a dizer mal de LS, estavam presentes, quais os verdadeiros motivos não sabemos. Notou-se a falta de atletas e ex-atletas das Selecções, Porquê, não sabemos!!! Treinadores na prática só os que fazem parte dos actuais quadros da FAP. E funcionários da FAP, foram raros, porquê???!!!.

Apesar de não concordarmos, com frequência, com a sua forma de dirigir a modalidade, pensamos que pelo que fez foi merecida esta homenagem.

O Governo atribuiu a LS a medalha de Mérito desportivo , e convidou-o para fazer parte do Conselho Nacional do Desporto ( Aqui alguém ficou estupefacto, com esta decisão ). A FAP atribui-lhe um Galardão que foi anunciado como o mais alto Galardão daquela entidade, mas curioso , nem os estatutos nem os regulamentos da mesma, o referem em nenhum lado . Estranho!!!.

Terminamos esta nossa crónica, com a frase proferida pelo SE, e sobre a qual o actual Presidente da FAP, deve reflectir, “ Há o Andebol na era de Luís Santos e há o Andebol após Luís Santos ”.

Nota: Fomos uns dos que pagaram a inscrição para o Jantar, entre as cerca de 300 pessoas presentes.

O Noticias

9 comentários:

Anónimo disse...

Fui tambem uns dos que esteve presente na homenagem, por várias razões e a principal para ver com os meus olhos até onde ia a reino da hipocrisia de varios agentes da modalidade e do Governo.Quanto á homenagem após muitos de serviço ao andebol o Sr. luis Santos merecia, assim com outros que passam o mesmo tempo mas sairam sem nenhum homenagem.
Fiquei convencido do que vi.
Subscrevo na integra a cronica dos responsaveis deste blog.
Esperámos que a Era após Luis Santos seja um lufada de ar fresco na democraticidade dos varios agentes que servem a modalidade.
Vamos esperar para ver.
Boa saude ao homenageado e seus adeptos.

Anónimo disse...

Se foram uns dos que pagaram deveriam saber que quem proferiu a frase que transcrevem foi o Sr. Comandante Vicente de Moura e não o S. E.

Anónimo disse...

"Terminamos esta nossa crónica, com a frase proferida pelo SE, e sobre a qual o actual Presidente da FAP, deve reflectir, “ Há o Andebol na era de Luís Santos e há o Andebol após Luís Santos ”."
quem afirmou tal como disse a cronica dos responsaveis do Blog foi o Secretario de estado do desporto Laurentino Dias e não como diz o Presidente do COP.
Eu estive lá e, parece-me que o caro anónimo 18 de Novembro de 2008 12:50 não esteve presente e está a falar de cor!
Carlos Vilaça

Anónimo disse...

"Existe claramente uma era antes de Luís Santos e depois de Luís Santos e, seguramente, nada mais será como dantes." apenas para esclarecer que quem proferiu esta frase foi Mário Bernardes, o representante das Associações.

Anónimo disse...

Acho estranho que depois da festa de Homenagem ao Sr. Luís Santos e que terminou muito bem pelo menos para o homenageado, se esteja agora a comentar este ou aquele que este presente e quanto sei todos pagaram a sua presença, ou já não podemos ir comer um bacalhau a Leiria?
O Mário Bernardes da AHL está de parabéns e sou critico ao SE ter fazer esperar 300 pessoas 2h... nem na terra dos bronzeados!
Cumprir horários e mini no o que se pede a quem Lidera e representa o Governo.
Abraço
Nelson Teixeira

Anónimo disse...

Estive na Homenagem, e o factor de grande positividade que encontrei foi o estar com pessoas do andebol, que já não via à alguns anos, isso sim foi saudável, tudo o resto passa ao lado. Um abraço a todos os andebolistas

Anónimo disse...

Luís Santos recebeu o Prémio Alto Prestígio do CDP na 13ª Gala do Desporto

Luis Santos recebeu o Prémio A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) atribuiu a Luís Santos o Prémio Alto Prestígio, entregue na quinta-feira, 20 de Novembro, na 13ª Gala do Desporto.

A Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal distingue, anualmente, os campeões nacionais e outras figuras de prestígio nacional e internacional.

O Casino Estoril foi o local escolhido para a 13ª Gala do Desporto, cujo tema era "O Amor à Camisola" e onde foram homenageados os campeões europeus, mundiais e olímpicos em 2008. Foram, também, entregues os Prémios "Personalidades / Entidades do Ano", o Prémio "Desportista do Ano" - cujos vencedores foram Nelson Évora e Vanessa Fernandes.

No final da noite, foram ainda entregues os Prémios de Alto Prestígio do CDP. Luís Santos, ex-presidente da Federação, foi distinguido com a atribuição deste Prémio, galardão de reconhecimento do desempenho e contributo prestado ao Desporto.


Sexta, 21 de Novembro de 2008

nota: o Sr. luis Santos foi o mentor da CDP e seu primeiro presidente, embora a FPA estivesse fora da CFP há anos, regressou em boa altura, e mais um premio pessoal.

Anónimo disse...

site colectividades desportivas
cronica de JMC

"È certo que as organizações desportivas não são diferentes das outras. E num país onde a memória é curta qualquer dirigente desportivo tem as vidas que quiser , faça o que muito bem entender. De um dia para o outro pode passar de um “dinossauro”e ultrapassado dirigente a uma mais valia que o país não apenas deve aproveitar e valorizar como premiar (o caso do ex-presidente da FPAndebol que uma a semana depois de ser convidado pelo governo a integrar o CND, recebe o prémio prestígio da CDP) é disso paradigma. O acusador passa a elogiador. Os defeitos a qualidades. O passado deixa de ser passado. O ex-acusado passa a elogiador do ex-acusador. Adversários de ideias tornam-se militantes das mesmas causas. E neste jogo cíclico de promiscuidades, circunstancial e oportunista, neste cenário em que quem contracena joga vários papéis, se negoceiam interesses e oportunidades, se espezinham valores que fazem a vil miséria moral de muita gente, figurinhas menores que “felizes e com poder “como dizia Alexandre O’Neill são um perigo.
A rotatividade nas mesmas figuras, a ressurreição de uns tantos “mortos” (roubo a expressão a Constança Cunha e Sá) revelam o estado geral de anemia em que caímos e o parque “jurássico-mental” em que nos movimentamos. E tal como a classe politica, temos uma classe dirigente desportiva, que salvo honrosas excepções, não tem classe, não se dá ao respeito, não se nobilita, é pobre de ideias e fraca de espírito."

Anónimo disse...

Despacho n.º 30833/2008
Considerando o trabalho desenvolvido por Luís Fernando de Almeida
Santos no decorrer de uma longa carreira ao serviço do desporto e em
particular do andebol;
Considerando que desempenhou com grande dedicação e empenho
diversos cargos de natureza directiva em várias organizações desportivas
nacionais e internacionais, nomeadamente na Sociedade Boa União,
no Clube de Futebol Os Belenenses, no Clube Atlético e Recreativo da
Encarnação, na Associação de Andebol de Lisboa, na Federação Portuguesa
de Andebol, no Comité Olímpico de Portugal, na Confederação
do Desporto de Portugal e na Federação Europeia de Andebol;
Considerando que a sua participação no Conselho Superior de Desporto
e no Conselho Nacional do Desporto, onde sempre participou com
elevado empenhamento e sentido de responsabilidade, representou um
contributo indispensável para o desenvolvimento do sistema desportivo
em Portugal;
Considerando que, enquanto dirigente da Federação Portuguesa de
Andebol, prestou um grande contributo ao desenvolvimento e expansão
desta modalidade, apoiando e desenvolvendo o andebol junto das camadas
mais jovens e simultaneamente criando as condições para resultados
de relevo ao nível internacional das selecções nacionais;
Considerando que os títulos e classificações honrosas recebidas enquanto
dirigente do Clube Atlético e Recreativo da Encarnação e da
Federação Portuguesa de Andebol testemunham todo o trabalho desenvolvido;
Atendendo, ainda, a que os seus méritos foram distinguidos pela Associação
de Andebol de Lisboa, como sócio de mérito, pela Federação
Portuguesa de Andebol, como sócio honorário, pelo Governo Português,
com a medalha de bons serviços desportivos, pela Assembleia da República,
com o voto de congratulação pela atribuição do Campeonato
do Mundo de 2003 a Portugal;
Considerando, por fim, que deve ser dado público reconhecimento
a quem desta forma vem contribuindo para a promoção e desenvolvimento
do desporto:
Determina -se:
É concedida a medalha de mérito desportivo a Luís Fernando de Almeida
Santos, nos termos dos artigos 3.º e 6.º do Decreto -Lei n.º 55/86,
de 15 de Março.
13 de Novembro de 2008. — O Secretário de Estado da Juventude e
do Desporto, Laurentino José Monteiro Castro Dias.