gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 2 de novembro de 2008

Qualidades do Árbitro - 1

Iremos iniciar uma série de artigos , que visa essencialmente a tentativa de enquadramento das qualidades mínimas exigidas, para se desempenhar a difícil função que é ser árbitro na nossa modalidade.

A principal tarefa de um árbitro é provocar o normal desenrolar um jogo com o mínimo de interferências da sua parte. “ARBITRAR É UMA ARTE”. O individuo que consiga desenvolver esta arte através das suas potencialidades pode vir a ser um árbitro com êxito. A arte de arbitrar depende largamente das mutações de cada individuo, consoante o grau de combinação que o mesmo der a estas mutações e a inteligente compreensão e aplicação das regras, ele pode ser um bom ou mau árbitro.

Deste modo iremos descrever embora de forma não exaustiva, algumas das qualidades consideráveis imprescindíveis para se poder ser considerado um bom árbitro, nunca se devendo esquecer que é um critério selectivo, exigente e pormenorizado, da parte de quem assume tal responsabilidade e que terá de ser feito para uma garantia mínima de qualidade.

Assim , sem nenhuma rigidez de ordenação , consideramos que as principais qualidades de um árbitro devem ser :

  • Justo e Verdadeiro
  • Firme
  • Com Relações Humanas
  • Sensibilidade Psicológica
  • Condição Física e Capacidade de Reacção
  • Cooperação
  • Saber Aceitar as Criticas
  • Humildade e Aperfeiçoamento
  • Honestidade

Nos próximos artigos iremos focar cada uma destas qualidades.

O Formador

12 comentários:

Anónimo disse...

Quais os requisitos e características que acha necessárias para ser um bom árbitro nos desportos colectivos.

Para se ser árbitro, seja de que modalidade for, deve existir uma forte ligação à modalidade.
As características comportamentais e pessoais são fundamentais assim como a capacidade de julgar de uma forma equilibrada e justa.
O auto controlo e a capacidade de abstracção de toda a envolvente exterior são aspectos fundamentais a ter em linha de conta, para que o árbitro possa te uma actuação que, passe despercebida.
O árbitro não deve ser o centro das atenções, deve saber dosear a sua exposição. O árbitro faz parte do jogo e como tal deve ser considerado como um elemento fundamental do espectáculo desportivo.
Ser rigoroso não significa ser ditador, este deve cumprir e fazer cumprir as leis do jogo.
A imagem que o árbitro transmite para o exterior não deve ser confundida com protagonismo.

Anónimo disse...

Então os artistas não dizem nada

Anónimo disse...

Os artistas não dizem nada?
Isto aqui é só artistas. Se fossem com estas dicas se fizessem bons árbitros e boas arbitragens eramos os melhores.
Porque não deixarmos de ser os "labregos" e e os jogadores e treinadores se preocupem em jogar/treinar.
Grandes jogos complicam-se porque os artistas gostam de inventar. Pedem mais e mais formações aos árbitros, deviam era pedir mais e mais formações a atletas/treinadores, principalmente formações de civismo.

Anónimo disse...

MAS AINDA FALTA UM DOS FACTORES/CARACTERISTICAS MAIS IMPORTANTES PARA SE SER UM BOM ÁRBITRO, ISTO NO SENTIDO QUE SER BOM ÁRBITRO É ESTAR NAS MELHORES COMPETIÇÕES E NOS MELHORES JOGOS, LOGO UM DOS FACTORES É O FACTOR PADRINHO/AFILHADO.
SE ESTE FACTOR FALTAR, PODES SER UM EXCELENTE ÁRBITRO A TODOS OS NIVEIS MAS NÃO ÉS RECONHECIDO COMO TAL, PORQUE NÃO ESTÁS NAS MELHORES COMPETIÇÕES.

O ZÉ DO APITO.

Anónimo disse...

concordo plenamente com o zé do apito!muitos bons arbitros em portugal sao encostados devidos a compadrios entre os responsaveis da FAP e das associaçoes regionais com mais poder em portugal!para mim k sou ex-arbitro e amante da modalidade tenho pena k isto ande da maneira k esta mas por muito k falemos e critikemos todas estas vergonhas da modalidade,nada fará com k isto melhore e tudo isto so fará afundar ainda mais esta modalidade k so mesmo por gosto ainda agarra os k ca andam!!mas em relaçao aos conselhos concordo plenamente com tudo o k ta escrito no post e eu e a minha dupla kdo apitavamos tentavamos nos seguir por esses mesmos critérios pk nao gostavamos de ser os protagonistas do jogo pk esses sao os atletas e deverao sempre ser eles os protagonistas principais!saudaçoes desportivas

Anónimo disse...

epa bons arbitros sao aqueles que vao para os acores mas depois faltam ao jogo por perderem o aviao de ligacao entre as ilhas ,mas como o ca da fap tentou logo esconder isso ate disse a dupla que estavam proibidos de falar este fim de semana levam o premio de ir ate ao algarve sera que vao de carro ou vao perder o aviao para faro
isto sim e que e ser arbitro
e depois o rui machado e que queria vir passear para o continente

Anónimo disse...

comentários para quê!!!! já falta pouco para correm com os velhos pois os novos é que vão endireitar a modalidade a perder avioes e perseguir atletas, a serem arrogantes para com as equipas
Isto vai cada vez melhor e ainda agora começou o circo.

Anónimo disse...

Faltou mais um requisito...
Para ser bom arbitro, nao se pode ser dos açores. AÇORES.
Por causa do turismo...
Acuryan

M.C disse...

Anónimo disse...
epa bons arbitros sao aqueles que vao para os acores mas depois faltam ao jogo por perderem o aviao de ligacao entre as ilhas ,mas como o ca da fap tentou logo esconder isso ate disse a dupla que estavam proibidos de falar este fim de semana levam o premio de ir ate ao algarve sera que vao de carro ou vao perder o aviao para faro
isto sim e que e ser arbitro
e depois o rui machado e que queria vir passear para o continente



Essa de alegadamente terem sido proibidos de falar é interessante.

Gostava de saber mais
marcojmcoelho@hotmail.com

Anónimo disse...

ESPERO QUE ESTE MEU COMENTÁRIO CHEGUE A MUITOS CAROLAS DA MODALIDADE, PORQUE O ANDEBOL AO CONTRÁRIO DO QUE DIZ O MAJOR DA CALÇADA, SÓ EXISTE DEVIDO AOS CAROLAS...MAS O PIOR DISTO É QUANDO UMA FEDERAÇÃO TENTA ABAFAR UMA SITUAÇÃO QUE ACONTECE COM UMA DUPLA BANAL, QUE FOI PAASEAR ATÉ AOS AÇORES Á BORLA(COM O DINHEIRO DOS CLUBES) SEM CUMPRIR A MISSÃO QUE ERA APITAR UM JOGO. ESTA DUPLA DE LISBOA COM SOTAQUE BRASILEIRO...COMETEU UM ERRO GRAVISSIMO E NÃO VAI SER PUNIDA MAS JÁ HOUVE QUEM FOSSE PUNIDO POR MENOS.

ZÉ DO APITO!

Anónimo disse...

SERÁ QUE NÃO VAI SER PUNIDA? ERRADO. JÁ DE CASTIGO PARA LONGE DE LISBOA... AH AH AH

Anónimo disse...

Isto é uma vergonha...
Depois os clubes queixam-se e eles dizem que é perseguição...
Também não fazem nada porque isso não aconteçe...
Que tristeza...
Estou mesmo muito triste, não pela situação que desencadearam, mas por estes "meninos" serem
Á R B I T R O S,
pois ser árbitro... terá de ser com letra BEM GRANDE...

18MC