gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 15 de novembro de 2008

Qualidades do Árbitro - 2

Vamos hoje iniciar o tratamento escrito das principais qualidades , que foram enumeradas no artigo anterior :

Justo e Verdadeiro

Se estas qualidades estão presentes , o árbitro irradia à sua volta uma atmosfera de confiança e respeito, que têm um grande papel na competição e encontra mais particularmente o seu senso profundo na afrontamento das equipas.

Assim , se ele inspirar confiança, através destes parâmetros, aceita-se também que seja severo, que é um principio tão velho como o mundo.

Para poder ser um guia justo , o árbitro, necessita de ser , além de um excelente perito nas Regras e de possuir uma técnica perfeita na sua aplicação, deve ainda ser um conhecedor profundo da textura do jogo, para que a sua tomada de consciência e a colocação em evidência do verdadeiro espírito desportivo, tornem possível uma conduta em conformidade com as regras, ao lado do acontecimento desportivo.

O Formador

8 comentários:

Anónimo disse...

Ó FORMADOR
Andas a bradar no deserto, quanto às qualidades de um bom árbitro.
O que é que tu achas de um individuo que foi enxovalhado e desqualificado, quer a nivel profissional, quer anivel desportivo pelo Luis Santos e, depois voluntáriamente vai à festa de homenagem do dito.
É preciso não ter coluna vertebral, é preciso não ter o minimo de dignidade, como homem.E eu percebo que já ande a plantar, para colher em Aveiro, mas tudo tem limites.
Mas pelos vistos para António Goulão vale tudo.Nunca o apresentes como exemplo para um bom árbitro.
Já agora se desta carta retirares o nome acima citado e substituires por Florentino Pereira, Fernando Humberto ou António Cunha, o texto continua actual.
ALI BÁBÁ
sem os 40 LADRÕES que vem a caminho de Leiria para a Calçada

Anónimo disse...

Li e não entendi o que dizias anónimo mas penso que era para um réptil como tu... porque se lá estavas eras igual aos outros, com um diferença dos varios nomes citados, sempre andaram de coluna direita e só foram lá para verem o teatro da comédia, em que estavam lá todos os que se serviram e serviram o andebol durante muitos anos.
O homem merecia ser pela porta grande depois de ter abandonado o barco e o Governo pôs-se a jeito e vai daí uma Medalha de mérito Desportivo e convite para a reforma desportiva não há melhor sitio que o CSD.
Foi uma festa bonita organizada e com um pequeno atraso de 2h do SED,
e chique chegar atrasado e até deu para vermos melhor como vai a rapaziada de muitos anos presente que serviu o andebol. Tudo boa gente.
O que era preciso era mais festas destas de despedida para o Andebol ficar mais limpo, lavado e sério.
Sabes até foi coincidência Estavamos a comer uns petiscos e as nossas equipas portuguesas e treinadas por portugueses a jogar e ganhar nas competições europeias, alguém deve ter ficado mal disposto, gastou-se muito agua com gaz!
Quem não se identifica e acusa ou é Gay ou pau bem mandado!
MJF

Anónimo disse...

Caro anónimo
16 de Novembro de 2008 15:43

Não me misturas na gamela dos vendilhões e dos falsos profetas da verdade.
Ando pelo meu pé, tenho coluna ás vezes com dores , e no andebol dei cartas com o Sr. Luís Santos, pergunta-lhe a Ele.Cheguei onde cheguei a arbitro internacional sem favores e com algum jeito para as apitadelas.
Não estragues a festa bonita de Homenagem ao Luís Santos, mas muita gente que estava lá por amizade mas face ao CV devia ter bom senso e ficar em casa.
quanto ao Colega António Goulão devias ter juízo e respeito, cais-te do berço quando tua mãe te pariu!!!
F.Pereira

Anónimo disse...

O que é que esta rubrica sobre a arbitragem, tem a ver com a Festa de Homenagem ao Homem do Andebol Português?
Só um anonimo com um entorse no pescoço e muita inveja, infiltrando-se na dita festa ficou admirado como o Homenageado recebeu e trtatou as pessoas que fapontas-te, ou seja Florentino Pereira arbitro Intenacional,Fernando Humberto arbitro internacional e a realizar um trabalho notável na formação de novos arbitros na região de Leiria e Antonio Cunha um dos melhores treinadores portugueses e infelizmente por vontade própria se afastou do treino,um Senhor do Andebol que como sempre esteve presente pelo respeito que lhe merece a pessoa em causa.
Se pensas que te escondeste no anónimo, ja hoje recebi varios telefonemas a dizer, que o autor desta cronica de mal dizer, está identificado, tem ciume,imveja dos citados.
Esta rubrica é sobre as caracteristicas que deve ter um candidacto a arbitro.
Senão és analfabeto, enganaste te no local para escreveres...
DR

Anónimo disse...

16 de Novembro de 2008 15:43
O anónimo, deste comentário sem pés nem cabeça , não passa dos triste que se infiltram na modalidade e depois tentam por se em bicos de pés para serem notados.
Tiveste uma boa oportunidade para falares do tema e com os teus conhecimentos de grande alcance para a arbitragem dava até jeito.
via nanar...
Até para dar recados... tem que se ter nível.

Anónimo disse...

Caro anónimo DR, ainda que não parece pelo meu pseudónimo ( mouro)ALI BÁBÁ, sou um homem do NORTE, mais "remendado" que "andrade", o introito serve para lhe dizer que os telefonemas que os seus "informadores" lhe fazem, entram-me por um lado a 100 e saem a 200.Tenho um buraco por onde me sai todo o medo que isso me faz.
Posto isto lembro-lhe que este poste trata de qualidades de um arbitro e referencia JUSTO E VERDADEIRO. Então e você acha que são justos e verdadeiros, individuos que tiveram a sua vida familiar posta na rua das amarguras, que foram desqualificados profissionalmente e ainda foram espezinhados desportivamnte até à ultima gota pelo dito FAUSTO DO PODER, e depois vão à sua festa de homenagem?
Desculpe lá caro DR mas se no mundo da arbitragem se procede assim desconheço, porque nunca lá passei felizmente, mas estranho que homens como FH e FP tenham levado tantos pontapés e tenham ido fazer companhia a AG.
Quanto a ADC já é do meu meio e, realmente foi desqualificado em detrimento de romenos exilados e espanhóis em férias e acha bem que lá tenha ido à FESTA???!!! fazer o quê.
Com isto termino a minha intervenção sobre o assunto.
Realmente no museu da cera o homem fica bem, por mais que queira já não faz mal a uma mosca.
ALI BÁBÁ

Anónimo disse...

Caro ALI BÁBÁ
Fui lá para te ver e tu lá no canto a ver a banda passar, mas fica-te bem o sobrenome, e se tens alguma coisa contra o Homem homenageado porque foste lá e porque não disseste isso na cara.
Falta-te qualquer coisa que os homens tem e as mulheres não tem.
Mas como o teu desejo é viveres atrás da porta, ou debaixo do guarda chuva dos teus amigos, fica bem!!

Anónimo disse...

Este ALI BÁBÁ
Não passa do parolo nortenho que tenta fazer teatro tipo circo, mas para isso temos O Herman José e o Fernando Mendes todos os dias na TV.
Este blog não foi idealizado segundo os seus autores para este tipo de comentários.
Zezinho