gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Crónica de Fim de Semana – 28

Taça da Liga – Eliminatória – 1.ª mão

Alguns resultados surpreendentes apenas para quem não presenciou os jogos, o perspectiva uma 2.ª mão a ser disputada em 17 e 18 de Dezembro de 2008, cheia de interesse.


Águas Santas 31 – 30 Belenenses

Jogo disputado sob o signo do equilíbrio , mas nem sempre bem jogado. O Belenenses , mais uma vez fez uma aposta nos minutos finais do jogo na sua juventude e pagou caro essa ousadia, pois a imaturidade dos intervenientes foi notória, de tal forma que o golo da vitória do Aguas Santas e conseguido a cerca de 15 segundos do final , mas a 4 segundos o Belém perde a hipótese de empatar. No Belenenses mais uma vez Pedro Spínola ( 9 golos ) e Nelson Pina ( 6 golos ) estiveram em evidência, enquanto do lado dos Maiatos além de Jorge Carvalho com ( 9 golos ), merece destaque ainda Pedro Solha , pelo que jogou e fez jogar. A dupla de arbitragem ( Bruno Rodrigues / Carlos Capela ) , acaba por não ter não influência no resultado, mas teve uma actuação desequilibrada em especial na aplicação da Sanção Progressiva, e na aplicação da Lei da Vantagem, o que por vezes prejudica o andamento e a dinâmica do jogo.

S. Bernardo 35 – 31 Sporting

Surpresa só para quem não viu , o S. Bernardo comandou desde o inicio o resultado , chegando ao intervalo já na posição de vencedor ( 15-13 ), constituindo um bom espectáculo televisivo até ao minuto 58. O S. Bernardo actuou sempre como equipa, o que lhe permitiu resolver problemas na sua defesa, o Sporting perdeu fulgor e já esta a comportar-se como antes da chegada de Paulo Faria ao comando da equipa. Mais uma a actuação de Nuno Grilo ( 8 golos ) em conjunto com a actuação de Pedro Marques ( 10 golos ) foram decisivas. No Sporting ninguém merece um destaque. Falaremos agora sobre a actuação da dupla de Arbitragem ( António Goulão / Paulo Silva ) , quando dissemos que o jogo foi um bom espectáculo televisivo até aos 28 minutos , queríamos referir-nos que a partir deste momento o árbitro António Goulão resolveu ser o protagonista do jogo, dando um triste e incompressível espectáculo pela negativa, felizmente que tudo ficou gravado “esperamos nós” e ai acabou todo o razoável trabalho que tinham feito. António Goulão no nosso entender vai ter de responder pelo fez, pois não pode em circunstância alguma , ser agressivo , ameaçador e malcriado, tanto por palavras como por gestos, tem responsabilidades , a forma como se dirigiu a jogadores e ao banco do S, Bernardo não são dignos de qualquer pessoa e muito menos de um árbitro,

Sobre este assunto vamos aguardar qual vai ser o procedimento dos CA’s da Liga e da FAP, esta situação não pode passar impune, apenas se lamenta que um árbitro como António Goulão que atingiu o escalão mais alto da Arbitragem Nacional e Internacional, tenha caído neste triste espectáculo.

SC Horta 23 – 29 Madeira SAD

Apenas informamos do resultado , em face de não dispormos de informações credíveis sobre o desenrolar deste encontro.

PO01- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

Disputou-se a 11.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

Emp. Comercio 29 – 26 Marítimo
Avança 24 – 20 G. Sul
J. Lis 18 – 31 Ismai
Camões 33 – 30 S. P. Oleiros
Modicus 20 – 27 AC Fafe
F. Holanda 28 – 27 Alavarium

Ao contrário da jornada anterior , esta pautou-se por alguns surpresas, com realce para a vitória do Camões sobre ao surpreendente S.P.Oleiros , devendo ainda realçar a excelente vitória dos Caixeiros sobre o Líder o Marítimo, e a expressiva vitória do Ismai em Leiria sobre a presumível mais fraca equipa deste Campeonato. Mas terminar esta crónica sem referir a excelente e lenta recuperação que o F. Holanda vêm fazendo e culminou este fim de semana com a difícil vitória sobre o Alavarium. Os resultados deste fim de semana proporcionaram que o 1.º lugar agora é pertença do Marítimo e do Alavarium, e que a diferença entre o 1.º e o 8.º é apenas de 4 pontos.

PO04- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Jun. Masculinos

Disputou-se a 11.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

Fermentões 20 – 39 Belenenses
Infesta 37 – 21 G. Sul
Benfica 31 – 26 FC Porto
Águas Santas 28 – 28 ABC
Sporting 36 – 27 S. Bernardo
AC Fafe 26 – 28 F. Holanda

Alguns resultados não esperados e que originaram trocas lugares no ordenamento classificativo. O resultado entre o Fafe e o F. Holanda surpreende pela dificuldade que o F. Holanda encontrou em Fafe, de realçar ainda o excelente empate obtido pelo Águas Santas perante a forte equipa do ABC , e ainda o resultado do Sporting / S. Bernardo , com a vitória da equipa leonina, mas o que chama a atenção neste resultado são os números , uma diferença ( 11 golos ) ,que não traduz o valor destas duas equipas. Sem surpresa a liderança da prova que os dois mais fortes candidatos ao tiulo são sem duvida nenhuma o F. Holanda e o Belenenses.

O Banhadas Andebol

15 comentários:

Anónimo disse...

O Andebol regressou ao seu normal com varias competições e alguns resultados surpreendentes, mas torna-se difícil manter a "FORMA DESPORTIVA" com tantas paragens e pouco tempo de recuperação e integração dos(as) atletas internacionais nas respectivas equipas, seria melhor pelo menos duas semanas de paragem.
De todo modo assistimos a bons jogos e o S.Bernardo-Sporting foi muito bem jogado por parte dos jovens da casa e com uma arbitragem qualificada dos árbitros nomeados.
É preciso reflectir em algumas atitudes menos pensadas dos elementos afectos ao S. Bernardo que o andebol ainda não é futebol, pressão sobre os árbitros para eles arbitrarem melhor e nunca para desvirtuar o resultado.
Boa sorte para os próximos jogos.
ABC

Anónimo disse...

A atitude arrogante e agressiva com que a grande maioria dos árbitros portugueses trata os jogadores, técnicos e dirigentes é uma coisa incompreensível! Acho que a grande maioria dos árbitros não consegue entender o que é o espectáculo do andebol no todo!

Os jogadores, técnicos e dirigentes sofrem de uma verdadeira atitude "pideana" por parte dos árbitros! Ao mínimo abrir de boca, logo sanção disciplinar!!!! Já mete NOJO!

Acordem para a realidade. Os árbitros não são o centro do jogo!!!

Anónimo disse...

o "já mete nojo" é palavra de Paulo Bento...
Não comparem andebol com futebol.
Nojo, metem todos os que aqui criticam árbitros! São uns nojentos, cobardes, sem caracter!!! Critiquem na cara, dêm o vosso nome! é facil dizer que o Goulão ou outro faz ou fez assim ou assado!!! o mais dificil é assinar no fim!
Uma pergunta para os que criticam: algumas vez arbitraram um jogo oficial de andebol? tentem...
Nojentos!
E os árbitros é que são tudo!? os jogadores, treinadores e dirigentes do nosso andebol são todos meninos de coro? ninguem fala mal aos arbitros! coitadinhos...

Anónimo disse...

Mas afinal qual foi a atitude do Sr. Goulão? Poderiam ser um pouco mais explicitos para quem não pode ver o jogo?

Anónimo disse...

Sabe SR./A do comentário das 10:26, a diferença que existe é que os senhores jogadores e oficiais de cada equipa quando se derigem aos SR`S. árbitros, não vão em acto pacifico, mas sim numa forma arrogante, querendo transparecer que eles é que viram e que sabem, mas não se dão ao trabalho de durante a semana trabalharem com os seus atletas, tanto a nível técnico, tático e regras de jogo.
E para concluir um alerta....devido a estes comportamentos e formas de estar do dirigismo...pode ser que daqui a muito pouco tempo, sejam voces a arbitrar os jogos e depois isto ainda vai ficar pior, já que voces de andebol não percebem nada.
Sim porque os árbitros que à neste momento, estão no activo porque gostam muito do andebol...de certeza absoluta.

SAUDAÇÕES E BOAS FESTAS.
O ÁRBITRO

Anónimo disse...

O Banhadas tem que arranjar reporteres nas ilhas...:):):)...que vergonha não ter nenhuma informação...LIGUEM AOS DELEGADOS...SANTA IGNORÂNCIA

Anónimo disse...

POIS UMA AJUDA PARA MUDAR ALGUMAS COISAS............

No seguimento do contacto anterior relativamente ás eleições para os corpos sociais da APAOMA ..............
divulgar o programa e a composição da lista concorrente aquele acto eleitoral.

Infelizmente .................. que começar por comunicar e alertar todos os quadros de arbitragem para um autêntico “golpe de assalto ao poder” patrocinada pelo actual presidente da direcção Dr. Hugo Virgílio, com a conivência do Presidente da Assembleia Geral Sr. Jorge Gil.

Pensava que este tipo de comportamentos era apanágio de regimes políticos, tal como o que vigora no Zimbabwe protagonizado por Robert Mugabe.

Há mais de um ano que, continuamente, .......... solicitar ao Presidente da Assembleia Geral e da Direcção da Apaoma para o estado ilegal da Associação e para a urgência da marcação de eleições.

Como ........................... na minha última comunicação, só iriam prestar contas e marcar eleições porque foram pressionados pelos órgãos competentes.

Só que ninguém esperava que a Assembleia Geral para aprovação de contas e eleições fosse marcada já para o dia 22 de Dezembro no maior secretismo ao arrepio da legislação em vigor.

Estamos disposto a ir a votos, de uma forma transparente na defesa de um projecto que temos para a Apaoma.

Parece que tem receio das nossas propostas e de se submeterem ao sufrágio dos filiados.

Logicamente que não pactuaremos com este tipo de comportamentos e iremos denunciá-los aos organismos competentes e se necessário for com recurso aos Tribunais.

........... fazer-vos esta comunicação em virtude de ter marcado uma entrevista a um jornal desportivo diário e pensar que são os árbitros e oficiais de mesa os primeiros a saber destas manobras pouco sérias.

Feita esta denúncia é tempo de dar a conhecer os projectos e intenções que a lista
................................ se propõe realizar:



1 – Negociação de um novo contrato de patrocínio para os árbitros e oficiais de mesa, pois não é possível haver árbitros com equipamentos do patrocinador e outros sem direito a eles.

2 – Encetar negociações com o Senhor Secretário de Estado do Desporto e através dele com o Ministério das Finanças sobre a situação fiscal dos árbitros e oficiais de mesa.

3 – Encetar diligências com a FAP e LPA sobre o modo como se efectuam as observações e elaboram as respectivas classificações, no sentido de torná-las mais transparentes e justas.

4 – Colaborar com a FAP na formação dos quadros de arbitragem.

5 – Editar um site da Apaoma na internet que dignifique a classe.

6 – Diligenciar para que todos os quadros de arbitragem se tornem sócios da Apaoma no sentido de lhe conferir maior força reivindicativa.

7 – Elaboração de protocolo com a FAP no sentido de as quotas da Apoma serem cobradas através da dedução nas importâncias a receber dos jogos efectuados.

8 – Revogação de todos os protocolos existentes e negociação de novos, nomeadamente com a FAP e LPA, no sentido de serem acautelados os interesses dos quadros de arbitragem.

9 – Criação de um “conselho consultivo” que servirá de apoio à direcção, no sentido de auscultar permanentemente a opinião dos filiados e seus problemas.

Este Conselho será constituído com personalidades de prestígio na arbitragem e a convite da Direcção.

10 – Reunir com todos os Conselhos de Arbitragem das Associações, no sentido de “perceber” os problemas inerentes aos árbitros das mesmas.

11 - Lutar intransigentemente pelos direitos de TODOS os quadros de arbitragem.



Esta lista ....................... visa a união de TODOS os quadros de arbitragem mas jamais abdicaremos das nossas ideias e das nossas posições na defesa intransigente dos nossos filiados.

Connosco à frente dos destinos da Apaoma será o garante da isenção e transparência de processos, repudiando qualquer tentativa para instrumentalizarem a Associação na defesa de grupos ou interesses pessoais, sejam eles quais forem.

Resta-me por último revelar a composição da lista candidata aos órgãos sociais da Apaoma:

MESA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Manuel Avelino Guimarães Marinho Moreira - Associação Braga

1º Secretário: António José Machado Brousse – Associação Aveiro

2º Secretário: Sérgio Paulo Botelho de Sousa – Associação Porto
CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR

Presidente: Ivan Luís Oliveira Caçador – Associação Leiria

1º Secretário: Eurico Daniel Bonita Matos Fonseca Nicolau – Associação Leiria

2º Secretário: Daniel Accoto Martins – Associação Leiria

DIRECÇÃO

Presidente: Fernando Manuel da Silva Martins Ferrão – Associação Braga

Vice-Presidente: António José Namorado Carvalho Afonso Goulão – Associação Setúbal

Vice-Presidente: Rosa Maria Vasconcelos Ferreira Rodrigues Pontes – Associação Aveiro

Vice-Presidente: Rui Jorge Freitas Tomás – Associação Setúbal

Tesoureiro: Fernando António Teixeira Ribeiro – Associação Braga


Esta lista, mais que um conjunto de nomes, será o rosto e a força de todos os árbitros e oficiais de mesa portugueses.

Está na tua mão concretizar este projecto –

Contamos com o teu apoio.

DMC

Anónimo disse...

os culpados disto que se passou em msao bernardo e sem duvida dos delegados pq vao para a mesa e nao mexem uma palha e os srºs directores e treinadores fazem o que querem e dizem o que querem e quando o arbitro vai ao banco para actuar este e que fica mal visto
pois se calhar o goulao devia era mesmo lhe ter dado um soco nos dentes ja que o menino nao tem educacao talvez assim aprendesse a rspeitar as pessoas mais velhas

Anónimo disse...

Perguntem ao menino Marco,se alguem chamasse à mãe dele o que ele chamou à mãe do António Goulão,
o que é que acontecia.
Tenho a certeza absoluta que se o menino Marco tivesse dito o que disse à entrada do Pavilhão, estaria a esta hora sem dentes,mas tambem com mais um bocadinho de vergonha na cara.
Ricardo Tavares, Vitor Marques, conseguem falar verdade?
É que a ofensa à dignidade da mãe do António Goulão foi feita em voz alta a 1 metro de vocês.
Será que esta é uma linguagem de trato comum entre os atletas do LSB, ou já não há vergonha na cara para se assumir os factos passados na zona de substituições.
O ÁRBITRO

Anónimo disse...

tanto falam na atitude goulão. será que ele teve mesmo um comportamento assim tão indecente. Que fez o Nuno carvalho antes? para vocês nada de certeza. tadinho do Nuno que deve ter dito "sr dr juiz a sua mãe é muito séria...". As pessoas do sao bernardo e o nuno sabem o que ele fez. Que esceva aqui mesmo o que fez e veremos que coitadinhos são os jogadores e oficiais das equipas. Deixem de mandar delegados para os jogos e deixem os of de mesa fazerem o seu trabalho, que os jogos voltam ao antigamente, em que as pessoas eram educadas...´deixando a Liga ninguém fala do sr Paulo Aguiar e atletas do MODICUS que tiveram mais uma demonstração de boa educação, sim mais uma, basta ver os mapas de castigo e ver o que se passa, mas a esses ninguém critica. Espectador atento e que esteve presente nos dois jogos...

Anónimo disse...

acabou a primeira volta da 1ª divisão com enorme destque para as equipas aveirenses. O maritimo lidera mas tem ao seu lado um Alavarium muio forte neste momento. Avanca e Oleiros tb a fazerem grande campeonato. Decepção para o Ismai, Emp. Comércio, Xico, Camões que podiam estar a fazer uma epoca bem melhor.
A ver vamos o que reserva a 2ª volta do Campeonato numa prova de excelente competividade.

Anónimo disse...

- Só é pena o "menino" mimado, desculpem, o sr Ricardo Tavares, somente agora ter dado realmente nas vistas. Toda a gente conseguiu ver o verdadeiro artista!
- Esses comentários lamentáveis q teve no jogo de domingo, têm vindo a acontecer um pouco por todo o lado e, não sei como este educado senhor ainda permanece num clube que nos merece todo o respeito.
- O papel de defender os seus meninos, como foi neste caso com o Marco, tem de ter limites. Um treinador tem de ser um lider e é o espelho da equipa; aqui o SBernardo é q está a ficar à imagem do seu técnico.
-Façam o mesmo que o ASantas. Aproveitando o convite do SCP, resolveu um dos seus principais problemas, o sr Faria!

Anónimo disse...

Os comportamentos do Faria e do Tavares(este anda inchado e não só)só mostram a sua qualidade e que,têm ainda, grande caminho a percorrer.De lideres ainda muito pouco, estes fazem-se com trabalho,humildade e não são algumas vitórias, que lhes dão o estauto de treinadores com T grande.Temos de ser compreensivos ...

Anónimo disse...

Queria deixar aqui uma mensagem bastante explicita sobre o assunto aqui comentado...
Acham que o Antonio Goulão, com 25 anos de arbitragem, com a experiência internacional que tem desde 1994, com varias participações nos campeonatos do mundo e da europa, assim como o colega dele (José Macau), teria ele actuado dessa forma, ainda por cima sendo o jogo televisionado, SEM ELE TER RAZÃO da forma como actuou? Quando os jogadores partem para a ofensa, vcs tb ficavam calados? Não é a questão de uma desqualificação pelas palavras que o atleta proferiu, mas sim a dignidade de um profissional que foi colocada em causa... O insulto, a ofensa que foi proferida e por varias vezes é que DEVERIA TER SIDO TELEVISIONADA para todos verem o que são miudos de 18 anos a respeitarem os outros!!! Será este o futuro do nosso andebol? Se o for, então estaremos mal! Quantos casos destes ocorrem todos os fins de semana e que os arbitros simplesmente para não prejudicarem a modalidade NEM OS MENCIONAM!!! Será que o Antonio Goulão tem necessidade de sofrer com esta situação com os anos que tem de experiência e pelo que fez durante tanto tempo para o ANDEBOL? E o que faz a Liga para penalizar as atitudes destes jogadores??? COIMAS? MULTAS? AOS CLUBES QUE NÃO PAGAM??? A federação tem toda a razão quando diz que a LIGA não devia existir... Porque na Federação ao menos são CASTIGADOS!!! TENHAM JUIZO!!! E pensem um pouco com a cabeça!!!
Todas as criticas que têm sido feita até hoje à dupla Antonio Goulão/Paulo Silva, não têm fundamento de o ser, uma vez que o Antonio Goulão é a figura que é a nivel NACIONAL e INTERNACIONAL e o Paulo Silva é um dos melhores arbitros nacionais que temos... De estranhar é que sendo o Antonio Goulão uma pessoa integra e profissional no que faz, seja criticado da maneira que é feita neste BLOG, e principalmente na ANALISE DO JOGO!!! Será que quem escreve, alguma vez foi ARBITRO? Será que conseguiu atingir o nivel e as competições em que o mesmo participou?

Acho que já se lavou muita roupa suja aqui e apenas me resta comentar que a LIGA e a FEDERAÇÃO têm de tomar algumas atitudes para que estes jovens atletas não continuem com atitudes destas, que têm sido de uma forma repetida... E em muitos jogos em que tenho assistido e jogado, situações destas têm-se repetido constantemente!!!!! Com as duplas Eurico Nicolau/Ivan Caçador, Duarte Santos/Ricardo Vieira e Tiago Monteiro/Antonio Trinca, e para nao falar de outras duplas, têm sido constantemente DESRESPEITADOS tanto por atletas como por dirigentes!!!

DEIXEM O ARBITRO DA MELHOR DUPLA PORTUGUESA, ATE HOJE, DE TODOS OS TEMPOS, DESCANSADO!!!

Segundo palavras dos 2 presidentes (LIGA e FAP), o Antonio Goulão está para durar ainda muito tempo para dar ao nosso triste ANDEBOL!!!

ATLETA

Anónimo disse...

Não consigo entender como é que ignorantes do andebol se dedicam a comentar assuntos que não lhes dizem respeito e sobre os quais não têm conhecimento nenhum!!!!!!
"menino Marco"?! Este senhor que anda pelos blogs a escrever "menino Marco", devia ter mais atenção ao que ve ou ao que ouve. Desssa forma, para a próxima que queira comentar um assunto já estará informado e não correrá o risco de ser chamado de ignorante! O assunto em questão não foi com o "menino" Marco, mas sim com o menino Nuno Carvalho!!
Mas eu entendo, é muito coisa para atacar, não dá tempo para se concentrar em pormenores como o nome dos jogadores!!!

"Falem bem ou falem mal...o que importa é que falem!"