gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Qualidades do Árbitro - 5

Todas as provas Nacionais vão começar a entrar em fases cruciais e mais uma vez serão os árbitros os mais falados, nós próprios iremos continuar a fazê-lo sempre que considerarmos oportuno. Assim e na continuação de artigos anteriores , voltamos ás qualidades dos árbitros. Na sequência dos anteriores artigos, vamos hoje focar mais uma das principais qualidades , que foram enumeradas no primeiro artigo:

Critério e Firmeza ( Ser Firme )

Estas qualidades são focadas em conjunto, porque a interligação das mesmas conduz à AUTORIDADE NA APLICAÇÃO DAS REGRAS; porque, se o árbitro não tem autoridade na concordância da regra através das suas decisões, não faz sugerir a sua aplicação consequente e é incapaz de assumir a direcção de um jogo, estando a ser um travão para o seu desenrolar e desenvolvimento.

A firmeza é a maior virtude que um árbitro pode possuir. Pode ter uma interpretação desviada de uma regra de jogo; pode usar técnicas contrárias ás que o grupo está habituado; o seu critério nalgumas situações de jogo podem ser diferentes do estabelecido pelos padrões normalmente aceites, mas apesar de tudo isto, se o seu critério for sempre o mesmo e firme em qualquer circunstância, os jogadores podem rapidamente ajustar a sua forma de jogar de maneira a ir ao encontro do estabelecido pelo árbitro. Os jogadores podem ficar por momentos surpreendidos e confusos, mas logo que descobrem que o árbitro se mantém firme na sua maneira de proceder, podem, de acordo com esta atitude reorganizar o seu jogo e continuá-lo com confiança.

Ao serem estabelecidos princípios básicos que serão guia para determinar a legalidade do jogo e a responsabilidade pelos actos cometidos , o alicerce sobre o qual se devem desenvolver os critérios fica assim lançado. Se forem verdadeiramente compreendidos estes princípios básicos, então fica estabelecido um critério sólido para dirigir competições.

O Formador

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que podiam-me dizer quem é este tal formador? ou isto que aqui está foi transcrito de algum livro? qual?