gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 34

Iniciamos no Feminino

Challenge Cup 1/8 Final – 2.ª Mão


Gil Eanes 26 – 25 ZRK Trogir ( Croácia )

Vitória do querer e da boa vontade , mas não chegou, para passar aos 1/4 Final, Fica no entanto o trabalho que está ser realizado em Lagos e que trará certamente dividendos no futuro. Parabéns Gil Eanes.

Passamos ao Masculino

EHF Cup 1/8 Final

CF Belenenses 33 – 37 CAI BM. Aragon ( Espanha )

Pavilhão cheio , publico entusiasta, forte apoio à equipa de Belém , alguns bons momentos de jogo, minutos iniciais de completo desacerto do Belenenses, Inicio de 2.ª parte com uma recuperação excepcional de garra e querer, e novamente uma dezana de minutos na 2.ª metade do 2.º tempo de completo desacerto, e que ditou o resultado final. No Belenenses Tiago Silva esteve a milhas do seu valor, nem defendia e a atacar esteve muito mal, Nelson Pina que tem valor , deve-se lembrara que o Andebol é um jogo de equipa e não pode perder 5 bolas seguidas em bonitos , mas sem eficácia. A Equipa espanhola deu um exemplo de velocidade de circulação de bola sem batimentos, em que cada um sabia o seu lugar e com dois pontas, verdadeiros fora de série. A Dupla de arbitragem Francesa , se actuasse nas provas Nacionais iria ter grandes dissabores, sem critério na Falta do Atacante, sem critério na Lei da Vantagem, nas violações da Área de Baliza, com uma actuação para esquecer. Apenas uma nota, se uma dupla portuguesa actuasse desta forma, não faltariam agora as criticas e de certeza contundentes.

Challenge Cup, 1/8 Final

CS Marítimo 26 - 30 HC Buducnost Podgorica
HC Buducnost Podgorica 31 – 28 CS Marítimo


Terminou a aventura Europeia do Marítimo , com bastante dignidade, apesar de ter sido derrotado nos dois jogos da Eliminatória que foi disputada no Funchal.

Campeonato da Liga

Prova ao rubro, que este fim de semana teve todos os ingredientes, bons jogos, emotividade, incerteza nos resultados e até publico num jogo os outros foram fracos, boas e más Arbitragens, e algumas mesas ( Deixam muito a desejar ) e até policia, enfim houve de tudo, mas passemos aos jogos.

Disputou a 16.ª Jornada com os seguintes resultados

Sporting 31 – 30 Águas Santas
ABC 28 – 28 S. Bernardo
Benfica 31 – 31 Madeira SAD
SC Horta 29 – 23 Belenenses ( Já Disputado )

Sporting 31 – 30 Águas Santas

Jogo disputado em Loures e que até estava com mais publico do que é habitual , no entanto a falta de informação e de divulgação dos jogos por parte dos clubes, provoca situações destas. Resultado enganador, pois a partir dos 25 minutos da 1.ª parte o Águas Santas ( Vencia ao intervalo 15-14 ) comandou o jogo até aos 57 minutos altura em que Pedro Neto , fez um remate disparatado e sem nexo e proporciona a reviravolta no resultado. Paulo Queirós deu um banho táctico a Paulo Faria. O Sporting foi uma tudo menos uma equipa, sem fio de jogo, ataca mal e a defender nem se fala, foi salvo por um GR ( Humberto Gomes ) que em esteve em dia , em períodos cruciais do Jogo. DE salientar no Águas Santas a acção de Jorge Carvalho ( 10 Golos ). A Dupla de Arbitragem Eurico Nicolau / Ivan Caçador, num jogo em que os atletas não criaram grandes problemas, também não inventou, no entanto a forma como julgaram as violações da área dos 6 metros não foi a mais correcta. De resto bem .

ABC 28 – 28 S. Bernardo

Apesar de existir um jogo de Futebol, quase à mesma hora, o Pavilhão estava como de costume muito bem composto, Braga tem os seus fieis adeptos ( Gostávamos de ver este espírito noutros clubes ) . O S. Bernardo proporcionou a surpresa da jornada ( mal aproveitada pelo Benfica ) ao empatar em Braga, mas o mais surpreendente foi que ao Intervalo vencia por 17 – 11, disputou um jogo cheio de garra, com efeitos de surpresa sobre um ABC, que correu o jogo todo atrás do prejuízo, e que apenas conseguiu empatar nos últimos segundos. No S. Bernardo , Nuno Grilo com 13 golos foi a figura do jogo. No ABC, Dário e Fábio carregaram com a equipa . A Dupla de Arbitragem Duarte Santos / Ricardo Vieira, estiveram razoáveis embora nos parece que Ricardo Vieira , deve acalmar em certos momentos do jogo. Tiveram no entanto uma virtude entenderam que o andebol é de sete e só actuaram disciplinarmente quando deviam, no entanto convém lembrar que as sanções disciplinares no último minuto, passíveis de interferir no resultado do jogo, devem ser punidas com Cartão Vermelho ( Desqualificação ) e relatório escrito.

Benfica 31 – 31 Madeira SAD

Um jogo que foi emotivo pela incerteza do resultado , com o Madeira SAD a funcionar como verdadeira equipa e o Benfica a defender mal como já à muito tempo que não o víamos fazer, e sem soluções. Valeu O Luís Nunes , que parece ter entendido, de que as “flores” só devem ser feitas quando resultado está consolidado , e foi a figura do Benfica com 12 Golos, talvez o falar-se na sua possível mudança o tenha feito pensar na sua forma de estar em jogo. Por seu lado o Madeira SAD, com os seus “veteranos” Yuriy Kostetsky ( 11 golos ) e Carlos Galambas ( 8 golos , 5 seguidos aos 6 metros ) em grande plano deram cabo de todos os planos do Benfica. Por fim o caricato O Madeira SAD obtém o empate num livre directo da depois do tempo terminado ( mas legal ).
Antes de se falar na Arbitragem , deve dizer-se que a distância dos 3 metros é para manter até a bola sair da mão do lançador ( Aplicação de sanção progressiva ao infractor ) . Depois só pode ser concedido “time out” à equipa que possui a bola em seu poder e nunca deverá a mesa sinalizar para conceder tempo de jogo, depois de a bola sair pela linha Lateral, má actuação dos Oficiais de Mesa e do Delegado ao jogo, no entanto os técnicos devem saber que o Cartão de “Time Out”, deve ser entregue em mão e não atirado para cima da mesa e mais devem também saber, o momento preciso em que o solicitam. Os Árbitros os Oficiais de Mesa e o Delegado devem igualmente, saber que depois de um Cartão Vermelho ( Desqualificação ) seja a quem for , o inscrito no Boletim de jogo a quem foi aplicada essa sanção tem de abandonar imediatamente o recinto de jogo, ora o que se viu foi uma autêntica palhaçada, com O técnico do Madeira SAD , depois de Desqualificado a fazer o Tempo de paragem e a dar instruções , até que finalmente alguém esse lembrou de pôr a Policia a trabalhar para retirar o mesmo de campo. A Dupla de Arbitragem António Trinca / Tiago Monteiro , que até possuem condições morfológicas para serem uma boa dupla , mas que só isso não chega. Tiveram uma actuação completamente desequilibrada, começaram por impor um critério disciplinar que depois não conseguirem manter, provocando protestos por tudo e por nada, o critério dos 7 metros não existiu, defendia-se dentro da área dos 6 metros sistematicamente, e na 2.º parte do jogo o descontrole foi total. Finalmente parece que entenderam o jogo passivo só esperamos que tenha sido em definitivo.

PO01- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

Disputou-se a 18.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

Marítimo 33 – 26 S.P. Oleiros ( Já disputado )
Avanca 25 – 25 Camões
Ismai 21 – 23 Emp. Comércio
Alavarium 23 – 22 AC Fafe
G. Sul 24 – 22 Modicus
J. Lis – F. Holanda ( 14-03-09 )

Jornada sem surpresas aparentes, mas com resultados equilibrados, em o Ismai perdeu o balanço que começava a levar.A subida do Alavarium ao comando da prova em igualdade com o Marítimo, a descida do S. P. Oleiros ao 7.º Lugar e a distância Pontual, ( quando faltam 4 jornadas para o terminus desta fase ) entre o 1.º e o 7.º Classificado é de 6 pontos , convém recordar que o 8.º Classificado tem um jogo a menos ( F. Holanda ) e que poderá eventualmente ficar a 5 pontos.

PO04- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Jun. Masculinos

Disputou-se a 16.ª Jornada da prova com os seguintes resultados.

Belenenses 43 – 30 F. Holanda
AC Fafe 22 – 26 Águas Santas
Benfica 28 – 27 Sporting
G. Sul 31 – 35 S. Bernardo
FC Porto 29 – 29 ABC
Infesta 28 – 25 Fermentões

Alguns resultados surpresa , como o empate do FC Porto com o ABC, a expressiva vitória do Belenenses sobre o F. Holanda, que permitiu o isolamento da equipa de Belém no 1.º Lugar , em detrimento do F. Holanda, bem como a subida do ABC ao 3.º lugar.

PO09- Cam.Nac. da 1.ª Divisão Sen. Femininos

Completou-se a 18.º Jornada, com os seguintes resultados.

ND St. Joana 27 – 39 CS Madeira
Almeida Garrett 23 - 46 Madeira SAD
Maiastars 21 – 34 Gil Eanes ( Já disputado )
Porto Salvo 27 – 19 J. Lis
João Barros 18 – 17 C. Gaia

Jornada em que a grande surpresa foi a vitória da equipa de João Barros sobre o Colégio de Gaia, que lhe permitiu o acesso à Fase Final Grupo “A” e estabeleceu a classificação final da Fase regular .

Apurados para o Grupo A , disputa da Fase Final Grupo “A” do Campeonato Nacional Madeira SAD, Colégio de Gaia, João Barros e Gil Eanes , esta Fase será disputada no sistema de TXT a duas voltas , transitando as equipas com 50% dos Pontos da 1.ª Fase.

Nestes Termos o Grupo “A” inicia-se com a seguinte Classificação:

1.º Madeira SAD 27 Pontos
2.º Colégio de Gaia 24 Pontos
3.º João Barros 22 Pontos
4.º Gil Eanes 21 Pontos

A grande surpresa é o não apuramento da CS Madeira, o que já não se verificava à uns anos.

O Banhadas Andebol

14 comentários:

Anónimo disse...

PO09 - "Grande surpresa", só se for para os mais desatentos.
Na época passada, as equipas apuradas para a Fase Final, foram as mesmas que esta época.
Paulo Andrade

Anónimo disse...

Então e a história do Colete, não é ridícula no Madeira SAD, será que não sabem as regras, é mau

Anónimo disse...

Agora é o colete?!?!?!agora o Madeira Sad é ridiculo por causa do colete?!?!..:):)quando não existe mais nada para inventar do clube e já se disse tão mal dos dirigentes, treinadores, jogadores e etc...és que um iluminado surge com o COLETE, para dizer que o Madeira SAD é MAU...:):)
Ainda bem que o Madeira SAD é liderado por HOMENS COM MUITA FORÇA, já não vai ser o colete que vai destruir tudo.

Anónimo disse...

Continuamos a falar de tudo e de todos, mas esquecemos o essencial: PARA ONDE CAMINHA A NOSSA MODALIDADE A CURTO E MÉDIO PRAZO ?
Já não pergunto a longo prazo, porque estou farto de lirismos .

Se verificarem na PO1 existem ainda equipas com jogos em atraso, porque certamente se está a espera de outros resultados para depois melhor se articular a classificação e assim ajudar alguns Clubes, algumas Associações e se calhar até alguns "Treinadores/Formadores" a não ficarem tão mal como isso .
É esquisito que um jogo da 13 ª. jornada (calendarizado para 3 de Janeiro de 2009) e cujos jogos já se realizaram a 3 e a 14 de Janeiro, só se venha a realizar a 14 de Março e que outro da 18 ª. jornada (calendarizado para 14 de Fevereiro de 2009) e cujos jogos já se realizaram também todos, um a 10 de Janeiro (o Maritimo com o S. Paio de Oleiros, na Madeira) e os outros a 14 de Fevereiro, igualmenmte esteja marcado para 14 de Março de 2009, antes precisamente da penúltima jornada .
Será que não tenho razão ?

Igualmente existe por resolver na PO2 (e a última jornada foi neste fim de semana de 14 de Fevereiro) um PROTESTO apresentado pelo Évora, do seu jogo em casa com o ALTO DO MOINHO, com influência séria na Classificação no que diz respeito as equipas apuradas para disputarem a Fase Final que também ninguém sabe como vai acabar.
É certo que foram dois Clubes que foram levados ao colo pela FAP desde o inicio do Campeonato da P02 e como só um ficou em condições de o fazer (o Alto Moinho, que está em 2º. lugar), a FAP não sabe com qual deles vai ficar menos bem.
Será que também não tenho razão ?

Parece que os Campeonatos de Séniores Masculinos vão ser todos remodelados. Deste modo, já se fala que a Associção X diz que vai ser assim, que o Clube Y que seja de outro modo, que o Treinador Z que seja de outra maneira e que a FAP para poder agradar a tantos protegidos e a alguns serviçais, não sabe ainda para que lado se deva virar.
Importante era que a FAP, o mais cedo possível e desde já o definisse, até se possível antes de começarem as actuais Fases seguintes dos respectivos Campeonatos Nacionais desta época, para que os Clubes possam atempadamente saberem para onde caminham.
Esta situação clarificada desde já, permitiria que a FAP não andasse como tem sido habtual e há última da hora com arranjos, ajustando por interesses quem fica na Divisão X ou na Divisão Y, ou quantas Séries terão que ser criadas para assim poderem ir ao encontro de todos os protegidos .
Na minha modesta opinião, que vale o que vale e que efectivamente é mais uma, atendendo as dificeis condições financeiras que todos atravessamos, manteria uma PO2 (II Divisão Nacional) com as mesmas três Séries que actualmente existem com 12/14 Clubes(Sul/Centro/Norte), englobando geográficamente os actuais Clubes que ficarem da PO1 (actual I Divisão), os que subirem da PO3, descendo os mesmos 2 por Série da actual PO2 á PO3 como está definido desde o inicio e alteraria a PO 3 para 4 Séries (Sul/Sul, Sul/Norte, Norte/Sul e Norte/Norte), agrupando geográficamente os respectivos Clubes por Séries de 14/16 Clubes.
Talvez assim conseguíssemos ajudar a credibilizar a Modalidade e permitir que as Fases dos respectivos Campeonatos da actual época que se vão seguir, fossem muito mais competitivas e interessantes .

Para finalizar : muita atenção, à forma como continuam a calendarizar estas Provas Nacionais: é impossível nestas Divisões continuarem a existirem paragens de um mês ou ainda pior, de mais de um mês .
Quem o faz, desconhece completamente a realidade dos Clubes que compoem as actuais PO1, PO2 e P03 .

O Futebol, já teve o cuidado de o fezer, divulgando atempadamente a composição das futuras Divisões, porque perecebu que não podia continuar como estava, quer no quadro da Lei, quer no aspecto actual financeiro de todos os Clubes .

Anónimo disse...

O PO2 só está por definir pois o Évora não sabe perder e como não conseguiu ganhar o jogo em campo e como não conseguiu achar erros na arbitragem, inventou uma falha na mesa para protestar o jogo .....Ah!!! Vamos parar com a palhaçada...verdade desportiva Por Favor !!!

Jonas

Anónimo disse...

Porque será que não se realizou o jogo de Leiria .

Anónimo disse...

Os calendarios só se podem alterar por motivo de força maior.SE calhar foi por causa do jogo de juniores Belenenses-Francisco de Holanda onde utilizaram jogadores que habitualmente jogam no escalão senior no Camp. da 1ª Div. Não valeu de nada ,levaram uma tareia.Mas isto não é motivo que justifique o adiamento.E a Juventude de Lis fez o frete !!!! Num campeonato tão equilibrado estas situações podem prejudicar os outros clubes que disputam a 1ª div. Sen..

Anónimo disse...

e o colégio de Gaia também não fez o frete

Anónimo disse...

E uma pena que ninguem consiga ver mais do que o andebol masculino. E por este tipo de adeptos que cada vez mais a modalidade no feminino é escassa. As pessoas so querem ver o que e mais facil para criticar e inventar...
O encanto desta modalidade vai-se perder para muitas pessoas infelizmente...

Anónimo disse...

PO 04

Ó Banhadas, estás a desiludir-me. Andas nitidamente distraído.

Surpresa no empate do FCP com o ABC? Para que lado?

Então, a vitória do FCP na semana anterior no DFH não existiu?

São tudo surpresas? Ou é sorte do FCP? Ou é trabalho que começa a aparecer?

Por favor, não efectuem apreciações apressadas e não desvalorizem os resultados conseguidos pelos Atletas, os quais nem têm as melhores condições de trabalho.

Continuem a trabalhar bem (como fazem na maior parte das vezes) e tenham mais cuidado nas V/ análises.

Cumprimentos

Anónimo disse...

De certeza que os adiamentos ou antecipações de jogos na PO01 tem motivos de força maior quando são adiados e por conhecer a realidade de alguns clubes esclareço o senhor que o ginasio solicitou o adiamento do jogo com o ismai após a sorteio da taça presidente republica onde lhe calhou o F. Holanda, assim e como o nosso clube não nada em dinheiro o ginasio no espaço de tres semanas iria ao norte do pais 3 vezes (Maia, Guimarães e Oleiros) atendendo que o jogo da Maia era logo o primeiro no inicio do ano atendeu-se a tentar alterar esse. Mas so alguem de elevada suspeição pode trazer esse problema aqui pois se a equipa que defende ganhar os seus jogos nada tem a temer. Concordo consigo que a FAP / LIGA deviam antecipar o que pretendem fazer em relação à proxima época pois os clubes tem de analisar os a caminhos que querem tomar.

Anónimo disse...

Realmente o Évora tem força na FAP ganhou o protesto e tem mais uma chance de passar a próxima fase...um suposto erro do oficial de mesa deu protesto ganho ao Évora...já vi erros muito piores e não deu em nada....onde essa palhaçada vai parar?

Jonas

Anónimo disse...

Ó Jonas: tem calma que por detrás disto tudo, alguma marosca deve estar já preparada.

A FAP andou a PO2 toda, quer com o Alto Moinho quer com o Évora ao colo, pelo que não acreditamos que esta situação seja tão clara como parece quererem fazer transparecer para os outros "anjinhos" que andam nisto há muitos anos .

Será que no futuro não vão ficar os dois bem no novo enquadramento das Divisões e já o sabem de antemão ?

É que tanto um Clube como o outro, tem tantos PADRINHOS em todos os Departamentos do interior da FAP, que leva a crer que sim .

Anónimo disse...

PO.o4

Rectificar o que afirmaam na crónica.

Não foi com esta estrondosa vitória do Belém sobre o XICO que o Belé se isolou. Já vinha isolado da jornada anterior e com jogos disputados em campo neutro, actualmente o Belém em 10 jogos, ganha 9.9, tal é a sua supremacia.