gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 25 de março de 2009

Escândalos na EHF

Muito se falou , quando Eurico Nicolau , deu uma entrevista ao Jornal Record, em 03-02-09, que mereceu um desmentido por parte do Jovem árbitro Leiriense, no seu desmentido diz, a determinado passo “"que a nossa Federação tal como a Federação Internacional está a realizar um trabalho com as camadas jovens de árbitros, estando cada vez mais a dar oportunidades aos mesmos, para estar nos grandes palcos, ainda com poucos anos de experiência.
Pelo facto de serem mais novos são mais fáceis de trabalhar, de se adaptar, ao contrário dos árbitros mais velhos que, pelo facto de terem mais anos de serviço, mais vícios apresentam."

Quando proferi as palavras "trabalhar", "adaptar", "vícios" apenas e só me queria referir ás orientações dadas pelas Comissões de Arbitragem, a nível técnico e de conduta de jogo.
Nunca em momento algum da minha conversa com o referido Jornalista pus em causa a honra, honestidade, e conduta desportiva de qualquer árbitro, nunca o poderia fazer pois foi com muitos deles, com a experiência que me transmitiram, que evoluí…


Ao extrairmos estas frases não pretendemos apresentá-las fora do contexto em que foram e muito bem proferidas, mas sim inseri-las nos actuais acontecimentos, em que a arbitragem a nível Europeu se encontra. São as tentativas de corrupção , é o dinheiro que surge por milagre em algumas malas, são as denuncias que envolvem mulheres e mordomias, nas suas deslocações. São as denuncias efectuadas por um ex-árbitro sueco, ( Ler a entrevista completa neste Link ) que também envolve delegados ao nível Internacional.

Quais as medidas tomadas pela EHF, acerca destes rumores !!! Diz que sim , mas a única até hoje divulgada , é de que, passará a nomear as duplas apenas duas horas antes dos jogos, e impede os dirigentes de falarem com os mesmos. Diga-se a bem da verdade e da transparência que no nosso entender isto apenas pode funcionar em Fases disputadas em agrupamento e concentradas, nunca poderá funcionar em todas as outras situações, pois existem deslocações a programar e estadias a marcar. Com esta orientação, como estas se irão processar !!!

Mas, não é o conhecimento antecipado ou não que provoca a existência de tentativas de corrupção, pois se as mesmas existem , a primeira coisa a fazer é denunciá-las as autoridades competentes na Modalidade, e recusar a direcção desses jogos. È colocar, desculpem a expressão “ A boca no trombone” , é criar uma Elite de Jovens quadros, acabando com alguns vícios primários , é fazer a renovação dos quadros de Delegados .

Ficamos a guardar pelos novos desenvolvimentos sobre este tema a nível Internacional, de que daremos noticia.

O Jurídico

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta bonito isto por isso não admira que se vença jogos em casa por 4 e 5 e depois se perca fora por 6 e 7.

Anónimo disse...

Esta parte da EHF só nomear 2 horas antes dos jogos está bem pensada. O "nomear duas horas antes dos jogos" será apenas para as clubes/selecções e jogos em causa, pois por parte dos árbitros com toda a certeza que a nomeação se saberá muito mais cedo, acabando assim com as tais pressões, telefonemas e ofertas feitas a árbitros... Porque não optar esta medida mesmo a nível interno? Os clubes não precisam de saber quem vai dirigir o jogo. Os árbitros aparecem no recinto de jogo com credenciais autirizadas pela FAP dirigem o jogo, acabando assim com as pressões que os clubes fazem sobre a o conselho de arbitragem para estes alterarem nomeações para árbitros que lhe podem cair mais em conveniência.