gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Analise das Nomeações – Fim de Semana

Estamos de regresso, na semana em que , se iniciam os Play Off das principais provas do Calendário Nacional. É um regresso quase em pleno pois ainda falta a última jornada da 1.ª fase da PO04 ( Campeonato nacional de Juniores Masculinos da 1.ª Divisão ). Será normal, que estas crónicas criem espíritos adversos e tenham anti corpos, mas sempre que possível este “post”, será elaborado, sendo contundente sempre que se justificar, na nossa opinião. Entendemos que devemos contribuir, para uma melhoria substancial da modalidade.

Nas nomeações da LPA, existe um facto novo, mas que discordamos, o CA da LPA, colocou no seu site as nomeações da 1.ª e 2.ª mão, do Play Off, poderá parecer, transparência absoluta, mas no nosso entender trata-se de uma aberração. Nunca até hoje verificamos uma situação destas, numa altura em que se fala tanto , em situações de pressão, o CA da LPA , resolve sem critério justificativo , apresentar as nomeações publicamente, já para as duas mãos. Nós questionamos, porque não teve o mesmo critério, quando na Fase Regular se disputavam jornadas ao Fim de Semana e na 4.ª feira Seguinte!!!. Mas enfim esperamos que tudo corra dentro da normalidade.

LPA – Play Off – 1/4 Final
1.ª Mão

Delegados – Entramos numa fase crucial da Prova e o cuidado deveria ser total , assim discordamos da nomeação do delegado para o jogo Benfica / S. Bernardo, é demasiado condescendente e pouco pró activo.

Duplas – Sem qualquer reparo.

Jogos – Duplas

FC Porto - SC Horta – António Trinca / Tiago Monteiro
Benfica – S. Bernardo – Duarte Santos / Ricardo Vieira
ABC – Sporting - Eurico Nicolau / Ivan Caçador
Madeira SAD - Belenenses – Fernando Branquinho / Rui Tomás

2.ª Mão

Delegados – Sem reparos.

Duplas – Discordamos da nomeação da dupla para o jogo S. Bernardo / Benfica , não pelo valor e capacidade da dupla , mas sim pelo critério aplicado, é uma dupla da Região da equipa da casa, e nesta fase não será nada fácil à dupla obter uma concentração plena para o jogo. Embora se entenda que ainda poderão existir 3.ª’s jogos. Não, existe razão aparente para que a dupla Flávio Carvalho / João Malhado por exemplo não ter sido nomeada para esta fase, o mesmo se aplica à dupla António Goulão / Paulo Silva.

Jogos – Duplas

SC Horta – FC Porto – Bruno Rodrigues / Carlos Capela
S. Bernardo – Benfica – Mário Coutinho / Ramiro Silva
Sporting – ABC – Daniel Martins / Roberto Martins
Belenenses – Madeira SAD – Eurico Nicolau / Ivan Caçador

Desejamos, que todos os jogos corram da melhor forma para todo e qualquer interveniente

Nomeações FAP

O Play Off da PO01, pela sua natureza e importância , merece especial cuidado, e o CA da FAP apenas nomeou duplas do quadro de Elite, para esta 1.ª Mão, no entanto não teve o cuidado de ver as restantes provas, vamos dar dois exemplos, da falta de cuidado. A dupla Eurico Nicolau / Ivan Caçador , está nomeada pela Liga para um Jogo em Braga ( ABC / Sporting ) , o que faz o CA da FAP, nomeia esta dupla para o F. Holanda / Camões, ou seja esta dupla vai viajar em dois dias , duas vezes para a mesma região, com esta atitude , não se defende a arbitragem nem os jogos, verifica-se ainda a nomeação da dupla Fernando Branquinho / Rui Tomás, para um jogo no Domingo em Santarém , quando a mesma dirige um jogo no Sábado na Prova da Liga no Funchal, eis mais um caso de falta de critério e de cuidado nas nomeações.

O estranho, é ao dia de hoje não existirem nomeações de observadores ou de delegados, para qualquer jogo. É um mau serviço do CA da FAP .

PO09 – Sendo o Grupo “A” o decisor do titulo, não se compreende, que existindo quadros de elite disponíveis, nem todos os jogos tenham merecido a sua nomeação, e o Grupo “B”, que já nem devia existir face ao modelo competitivo já aprovado para a próxima época, os mesmos tenham sido utilizados.

O Analista

3 comentários:

Anónimo disse...

atenção que a fap na ultima jornada da po01 enviou observadores surpresa aos jogos.

Anónimo disse...

As suas criticas quase sempre são correctas, mas sejamos honestos...

1º Esta época, na fase regular da LPA, a única jornada a meio da semana foi a 18ª (última) a 12/03/2009, sendo a anterior a 01/03/2009....Não houve um período tão curto entre jornadas....

2º O critério regional, ainda é factor para uma dupla não apitar uma equipa?! Não existem outros factores mais impeditivos como a ligação afectiva a um clube?! Não é verdade que há arbitros a viver/morar num distrito e a pertencerem a Associação Regional distinta...
Se esse fosse esse o critério D.Santos/R.Vieira não podiam apitar na Madeira; Branquinho/Tomás; Trinca/Monteiro não podiam apitar o Belem, Benfica e Sporting em casa...

3º A falta de harmonia nas nomeações entre competições FPA/LPA, não é de hoje. Só se ultrapassará quando existir um quadro de arbitros mais alargado. Nem lá para 2020....

Anónimo disse...

É só para esclarecer ,o Conselho de Arbitragem da Federação não nomeia os Observadores, não sabiam