gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 24 de maio de 2009

Crónica de Fim de Semana - 48

Mais um Fim de semana com actividade em fases decisivas em diversas provas.

Campeonato da LPA

Disputou-se a 3.ª mão da Final, com o seguinte resultado:

FC Porto 33 – 26 Benfica

Face ao resultado verificado na 2.ª mão , desta final , este 3.º jogo serviria para constatar a real forma destas duas equipas, que por sinal foram as duas primeiras classificadas durante a Fase Regular. E, o jogo em si, não defraudou as expectativas, com a Caixa Dragão , mais uma vez cheio, a demonstrara o interesse competitivo desta formula de disputa, e daquilo que a Liga trouxe de novo à modalidade, emoção, empenho, organização e adeptos, que na realidade era o ingrediente em falta.

O FC Porto venceu, e com números não esperados , mas que espelham o desnorteio e a falta de equilíbrio que a equipa do Benfica demonstrou a partir do momento em ficou a trás do marcador. Momento crucial do jogo, no nosso entender aos 16 minutos da 1.ª Parte , quando Carlos Carneiro falha um Livre de 7 metros, mascado em atitude displicente, é a partir deste momento que o FC Porto passa para a frente do marcador. O Benfica nunca soube aproveitar as situações de superioridade numérica , em especial no inicio da 2.ª Parte, em que nos primeiros 5 minutos , passa de uma diferença de 4 golos ao intervalo para 8 golos ( aqui acabou o jogo ) . João Fereirinho não foi o Guarda Redes que o Benfica necessitava, nem o seu substituto Nuno Silva. Apenas Rui Silva e Edgar Madureira estiveram ao seu nível, mas só, Carlos Carneiro demonstrou “garra” e força de vontade , para tentar reverter as situações. No FC Porto , Eduardo Filipe , após um inicio de jogo nada auspicioso, conseguiu ultrapassar a fase menos boa, e tornar-se no melhor jogador da sua equipa em conjunto com o Guarda Redes Hugo Laurentino, também Filipe Mota foi o jogador para todas as posições e sempre com trabalho valido, Inácio do Carmo fez da eficácia a sua principal arma. No Benfica , apesar da utilização de Zaikin , ficou demonstrado que não está condições de dar o seu contributo à equipa. Uma palavra para João Lopes , bastas vezes criticado, mas que demonstrou que tem condições para jogar mais vezes ao ataque. A dupla de arbitragem constituída por Duarte Santos / Ricardo Vieira, tiveram um trabalho positivo ,com um critério disciplinar apertado, mas que se aceita plenamente, não deixou existir protestos e sancionou sempre os mesmos. No Jogo Passivo esteve bem, no entanto nas Faltas do Atacante e na Lei da Vantagem tiveram algumas falhas, não teve trabalho fácil.

Ordenamento Classificativo

3/4 Lugar - 2.ª Mão

Madeira SAD 29 – 27 Sporting

Com este resultado , o Sporting obteve o 3.º Lugar na Prova, conseguindo desta forma alcançar uma participação Europeia na próxima época ( Taça Challenge ). Esta Classificação foi obtida através da Diferenças de golos, na 1.ª mão o Sporting tinha vencido por 4 golos de diferença.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.º Divisão Seniores Masculinos

Disputou-se a 1.ª mão da Final, com o seguinte resultado:

F. Holanda 28- 19 Marítimo

Resultado não esperado pela diferença verificada, O Marítimo pode ter hipotecado com esta diferença a suas hipóteses de ser novamente o vencedor da PO01, dificilmente mesmo jogando em casa o jogo da 2.ª mão, os Madeirenses conseguirão um resultado com uma diferença de golos que lhes permita alcançar o titulo. Os homens de Guimarães, com um Calendário que lhes foi extremamente favorável, pois disputaram os jogos da PO01 , em datas não coincidentes com a segunda Fase da PO04 ( Juniores ), o que lhes permitiu utilizar os mesmos na equipa Seniores, no jogo da 2.º mão já tal não será possível pois é em simultâneo com a disputa da Zona 2 do Grupo “A”, dos Juniores.

Ordenamento Classificativo

3/4 Lugar 1.ª Mão

Fafe 25 – 18 Alavarium

Com este resultado , em principio o AC Fafe deve ter assegurado o 3.º lugar na prova , garantindo, se tudo correr conforme o que tem vindo noticiado nos Jornais , a sua participação no próximo Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, pois não acreditamos que o Alavarium, consiga uma rectificação do resultado por 8 golos de diferença. A concretizar-se esta nossa previsão e não mais que isso, a Associação de Andebol de Aveiro, não consegue ter mais representanes, na próxima época na prova de topo do Andebol, pelo contrário e conforme alguns leitores tem dito a estratégia do Presidente da Associação de Andebol de Braga deu os seus frutos.

PO04 – Camp. Nac. Da 1.ª Divisão Juniores Masc. - Grupo A

Disputou a fase em concentração da Zona 1 , com os seguintes Resultados:

FC Porto 18 – 28 Sporting
Infesta 21 – 41 Belenenses
Sporting 26 – 27 Belenenses
FC Porto 28– 22 Infesta
Infesta 27 – 27 Sporting
Belenenses 28 – 23 FC Porto

Fase disputada sem grandes surpresas, em que ficaram apuradas, para a Fase Final , as duas equipas melhores classificadas na 1.ª fase , mantendo-se a hierarquia. Apenas um resultado desnivelado ( Infesta / Belenenses ), e em quase todos os outros o equilíbrio foi a nota dominante., salienta-se ainda o equilíbrio verificado no jogo Belenenses / Sporting , o que pode aguçar o “apetite” para a Fase Final.

Equipas já apuradas para a Fase Final, Belenenses e Sporting.

A zona 2 composta pelas equipas do F.Holanda, ABC, Águas Santas e S. Bernardo, disputa-se em Foz Côa nos dias 29 a 31 de Maio

PO23 – Taça de Portugal Femininos 1/4 Final

Disputaram-se os 1/4 Final desta prova com os seguintes resultados :

SC Salgueiros 22 – 39 CS Madeira
Juv. Lis 15 – 20 João Barros
C. Gaia 30 – 31 Madeira SAD ( Ap. Prolongamento )
Gil Eanes 39 – 23 ND Sta. Joana

Depois da disputa destes jogos , ficaram encontrados os apurados para a disputa das 1/2 Final, e Final em regime de concentração. Sem surpresas , ficaram apuradas as melhores equipas Nacionais com excepção do C. Gaia , que disputou os 1/4 Final com o Madeira SAD. O Sistema de disputa desta prova , só provocará “Taça”, se eventualmente for alterado o sistema de disputa, e as melhores equipas iniciarem a sua participação mais cedo, de forma a poder proporcionar jogos entre as melhores equipas antecipadamente.

Equipas apuradas, para as 1/2 Final e Final ,a disputar em Ansião nos próximos dias 30 e 31 de Maio o Gil Eanes, João Barros, Madeira SAD e CS Madeira.

O Noticias

14 comentários:

Anónimo disse...

A AA aveiro não vai ter representantes????
O S. Bernardo pertence a quem?? Ao Algarve??

Anónimo disse...

Realmente o Presidente da associação de andebol de Braga tem vindo a revelar-se cada vez mais um corredor de fundo. Inundou o andebol com árbitros, aumentou a qualidade de trabalho nos escalões de formação, organizou fases finais a granel nos putos, incutindo-lhe o hábito da vitória. Coloca e tira treinadores nos clubes em função dos resultados, muda direcções nos clubes, controla a federação, a associação de clubes amadores e sabe-se lá que mais. Nada acontece por acaso, a Liga cai agora por obra e arte desse senhor, porque a sua associação está pronta para meter mais duas equipas na 1ª Divisão.
Não sei o que pense em relação a tudo isto e navego entre a admiração e a suspeição de controlo absoluto do andebol. Se é por amor à causa tudo bem, se é por oportunismo é uma decepção de um tamanho enorme.
Acho que deveriam abrir aqui um tópico sobre este tema.

Anónimo disse...

Força xico vamos a madeira para lutar e muito cuidado que o maritimo e muito experiente mas voces conseguem trazer o titulo para a cidade berço força gente , pedro correira , cid , n.silva , paulo s. , cesar , rui etc....

viva a guimaraes

O Banhadas Andebol disse...

em relação ao comentário das 22:36, já rectificamos o texto com a realidade do que se pretendia afirmar, agradecemos todos os reparos , só assim melhoramos. Um muito obrigado

Anónimo disse...

LPA
3º jogo Dragão Caixa
Resultado desnivelado, a partir da 2ª parte e nota-se que o SLB se paresenta mal preparado para jogos com curto espaço de tempo de recuperação , visto é notório que alguns atletas do SLB durante o jogo precisam de recuperar de caimbras!! permanentes e o Luis Nunes é evidente um caso paradigmatico.
Há uam grande diferença entre a prepração deste ano e do ano passado, as razões só os treinadores poderão explicar, o Plantel é o mesmo e o SLB ainda mais reforçado.
Melhor jogador em campo do SLB o Jõão Lopes quer na defesa quer quando o deixam ir ao ataque e no FCP o ataque comandando pelo jovem Eduardo Filipe foram demolidores.
Vamos para o 4º jogo.
Excleente arbitragem, mas com excesso de zelo no cartão exibido ao jogador do FCP, quanto ao dirigente do Scouting do SLB não tem estaleca para estar no banco, é um puto indisciplinado e interventivo, atenção ZéTó.
Publico excelente em massa e masi andebolista na forma de participar e apioar a sua equipa.

Anónimo disse...

mais uma vez parabens nao so ao xico pela vitoria mas tb a dupla de arbitragem que mais uma vez deram espetaculo pela positiva, os novos arbitros deviam de acompanhar esta dupla so é pena eles fazerem a despedida esta epoca
parabens ANTONIO GOULAO-PAULO JORGE
so espero que para semana na madeira eurico e ivan estejam tb altura do jogo

Anónimo disse...

jornal o jogo
Tiquetaque portista
P.C.M./M.R.
Com a precisão de um relógio suíço, o FC Porto marcou o ritmo, atingindo as fragilidades do "inimigo" em cheio, no timing certo, deixando-o sem tempo de reacção. Sangue-frio para evitar os erros cometidos na Luz - demasiadas falhas técnicas - foi tudo o que Carlos Resende tinha pedido aos seus jogadores e estes foram até ao primor na defesa - aos 55 minutos o FC Porto tinha sofrido apenas 20 golos - e à organização táctica, que teve o mérito de limitar as acções do adversário, graças a uma superior leitura de jogo. A meia-distância benfiquista aguentou-se apenas vinte minutos sem o lateral-esquerdo George Zaikin - limitação física devido a um toque num joelho -, com Carlos Carneiro no lugar do russo e Edgar Madureira a central, revelando dificuldades num ataque objectivo, sem esconder um penoso entendimento com o pivô Rui Silva. Depois disso, José António Silva foi obrigado a mexer na primeira linha, devolvendo Zaikin à sua posição original, mas nem assim funcionou o xadrez habitual - Cláudio Pedroso continuou apagado para o potencial que lhe é unanimemente reconhecido.
Num jogo com um total de 12 exclusões - seis para cada lado -, o FC Porto adiantou-se (7-6) através de um livre de sete metros, convertido por Ricardo Moreira, caminhando sempre de forma segura: conseguiu mesmo um parcial de 3-0 quando, antes do intervalo, duas exclusões afastaram Ricardo Moreira e Rui Silva - aqui, de 5 para 5, o Benfica tremeu na finalização.
Tal como no primeiro jogo da final, o FC Porto esteve irrepreensível. Agora é sua a vantagem na final à melhor de cinco (2-1). Na próxima quinta-feira, às 21h00, o embate entre os velhos rivais discute-se na Luz e as contas são simples: o título fica entregue aos dragões em caso de vitória, mas o Benfica força a "negra" se ganhar o quarto encontro. Em causa nesta final está a revalidação do campeão Benfica ou a recuperação de um título que foge ao FC Porto desde 2003/04. Ontem, a equipa de Carlos Resende piscou o olho à festa, enquanto nas imediações do Dragão Caixa os adeptos seguiam para o futebol já com a mão no "tri" .

Figura
Eduardo Filipe
Cheiro a ASOBAL
Foi um Eduardo Filipe ao nível que lhe permitiu rumar à ASOBAL, onde chegou a ser o terceiro melhor marcador. Defensivamente irrepreensível e patrão do ataque portista, mostrou as credenciais quando mais foi preciso.



Declarações
Carlos Resende, treinador do FC Porto
"Merecemos o título"
O treinador do FC Porto não teve dúvidas em afirmar: "Pela justiça desportiva merecemos o título. Após termos perdido, disse aos meus atletas que na próxima quinta-feira iríamos festejar ali o título, temos equipa para o conseguir desde que estejamos em pé de igualdade, no tempo de descanso, mas exclusões, etc". "Aqui cometemos menos erros do que no jogo anterior, que perdemos, não foram eles que o ganharam", acrescentou Carlos Resende.

José António Silva, treinador do Benfica
"Não fomos felizes"

José António Silva confessou: "Não há muito a dizer. Estávamos a controlar, houve um momento mau e o FC Porto cavou uma vantagem que não conseguimos recuperar. Os jogadores mostraram vontade de o fazer mas essa vontade foi contraproducente". O treinador encarnado teve um desabafo: "Lutámos, mas não fomos felizes". Para o próximo encontro, decisivo, José António Silva lembra: "Todos os jogos do play-off são decisivos".

Anónimo disse...

Ficou bem Visivel que o Carneiro nao arbitrou este jogo e quando assim é............

Anónimo disse...

penso que este modelo à melhor de 5 não é pessimo de todo a qualidade da equipa mais forte acaba por vir ao de cima ja o de 3 jogos ou o da fap já não sao tão justos. Mas se fosse uma campeonato a 4 nesta fase tambem estaria ao rubro dado os resultados que existiram nas meias finais.
Discordo que a organização da Liga é boa. tem melhorado mas o facto de ser o FCPO e SLB ou SCP a organizar as coisas facilita tudo pois as suas estruturas permitem uma excelente organização então a este nivel estes clubes não falham.

Anónimo disse...

Quando assim é o Benfica perde.

Anónimo disse...

Uma vez mais ficou provado que quando o XICO apanha boas duplas de arbitragem, ganha com bastante facilidade a todos os opositores que lhe tem aparecido pelo caminho .

Penso que desta forma e muito em especial sempre dentro do campo, tem ficado bastante patenteado o poderio desportivo e competitivo deste Clube .

Só não vê, quem for "zarolho" .

Meus Xiquinhos: vamos voltar a vencer o Maritimo e desta forma alcançar o que muitos tentaram mas não conseguiram: sermos CAMPEÕES NACIONAIS DA I DIVISÃO DE SÉNIORES MASCULINOS e assim podermos estar na próxima época por direito próprio e muito justamente, em paridade na luta com os ex-Clubes fa Liga .

O XIQUINHO DE GUIMARÃES

Anónimo disse...

Uma pergunta ingénua:

- Estamos a 27 de Maio e alguém para além do que os habituais "amigos",
"compadres" , "protegidos" e "serviçais" da FAP vão dizendo por aí, nos consegue dizer concretamente como se irão processar na próxima época de 2009/2010 todas as Provas Nacionais em Séniores Masculinos e
Femininos ?

É que temos de "contratar" jogadores urgentemente e para eles "assinarem" os "avultados" Contratos, precisam de saber Divisões, Séries e deslocações para analisarem em conjunto com os Dirigentes até aonde podem ir e optarem honestamente entre o:

- Jogar nas Provas da FAP, nas da
Associação ou nas da Inatel .

O PACENSE CAMPEÃO DO SUL

Anónimo disse...

Bonito na taça do centenario Henrique torrinha faz do seu Xico de Guimarães campeão nacional, grande jogada. de certeza que até vai à madeira entregar a taça. o Ano passado o presidente mandou um alguém este ano ja não como o titulo é para o continente e para aterra e clube do senhor se calhar vem cá. mas nos ca estaremos para dar a volta se nos deixarem

Anónimo disse...

Então ninguém da FAP consegue ajudar o Pacense Campeão do Sul, que quer saber o que vai ou não fazer na próxima época e nada pode decidir .

Tenham pena dos que não fazem parte da "lista" oficial dos que vão dizendo aqui e ali e já que tanto prezam a organização, de uma vez por todas, comuniquem o que está decidido ou o que está por decidir .

O PACENSE CAMPEÃO DO SUL