gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Fim da Liga – O Porquê

Segundo noticias que correm nos Jornais, aproxima-se o fim da Liga. Nós interrogamo-nos , Porquê ?

Custos ?
Falta de organização ?
Motivação ?
Falta de clubes na competição ?
Visão dos Dirigentes ?
Patrocínios ?
Democraticidade no Organismo ?
Clubismo ?
Promessas encapotadas ?
Pressões de outros organismos ?

Enfim uma série de Porquês, se poderão levantar, alguns até ligados entre si. Dificilmente se descortinarão os reais motivos , sempre encapotados debaixo da capa dos custos e no número de clubes , conforme temos vindo a auscultar nos pavilhões.

Mas as declarações de responsáveis, de alguns Clubes, da Liga, do Governo e até da FAP , dirigem-nos a outros caminhos e a outras ideias.

Fala-se nos custos, essencialmente em termos de Segurança Social, mas segundo consta esse assunto já estará resolvido, e levanta-se uma questão, Será que os Atletas vão passar a receber menos, por estar a disputar uma prova de Falso Amadorismo???

Pedro Cruz sai do Sporting para o Águas Santas, ( Clube que já se reforçou e de que maneira ), apenas por amor à camisola??? E os outros???

Poder-se-á acreditar que Carlos Carneiro e outros , assinaram novamente pelo Benfica , por valores inferiores aos anteriores, apenas porque não assinaram contratos como profissionais???

Será que os atletas que se vão deslocar para as equipas das Regiões Autónomas , não são verdadeiros profissionais??? E os Estrangeiros , são o quê ???

Será que o estado não vai fiscalizar estas verdadeiras aberrações???

Porque será que o Belenenses, até teve um jogo transmitido na RTP2 , relativo à Taça de Portugal, ou um jogo das competições Europeias. Afinal é a FAP que tem contrato com esta estação Televisiva.

Será verdade que a FAP, já assinou um protocolo com a Benfica TV??? Quais os direitos dos adversários do Benfica???

Quais as promessas da FAP??? Simples ajudas financeiras nas deslocações para as provas Europeias, arbitragens por valores inferiores, inscrições facilitadas, pagamento das viagens às Regiões Autónomas etc… ???

Mas quais os pressupostos financeiros, para as equipas , que vão participar num Campeonato de 12 Clubes??? Será que o F. Holanda , que já é devedor de avultada quantia à FAP, vai ter condições para participar???

Será que a Região autónoma da Madeira vai subsidiar duas equipas da Região na mesma Prova???

Quem terá os direitos de imagem destas equipas ??? , Como serão os patrocínios da FAP , distribuídos por estas equipas??? Como será o planeamento da Prova articulado com o Planeamento das Selecções???

Poderemos concluir sem nenhum receio que, alguns estão a poupar num lado , apenas para contratar mais atletas e serem mais competitivos. O Campeonato vai ser a degola de uns para gáudio de outros , vai prevalecer o Falso Amadorismo, que como disse o Presidente da Liga ao Jornal Record, é mais fácil ser Falso Amador do que Falso Profissional, e vai prevalecer a protecção de uns sobre os outros. Mas atenção depois vai ”fiar fino”.

O Livro do Luís Santos é publicado mesmo no momento oportuno.

O Jurídico

10 comentários:

Anónimo disse...

Vocês parece que acertaram em cheio, e quem vai fiscalizar os impostos destes artistas

Anónimo disse...

Excelente post! A colocar o dedo nas feridas!

Anónimo disse...

E vão levar com aqueles observadores que os filhos jogam e gostam de pressionar os árbitros e andar ao pontapé nas bancadas vai ser giro

Anónimo disse...

De quem é a responsabilidade de tuda esta bagunça e MENTIRA?

Mas será que é só no desporto e no Andebol em Particular, ou isto é o espelho do País?.

Vai ser bonito chamar amador a um atleta que ganha 10/11 mil euros mês!!!. Aí o seu clube já pode poupar na S.S. mas, será isto uma verdade?.

Como os tais clubes, agora até não admitem adeptos do clube adversário, não há problçema. Já não têm que pagar quotas à liga. Isto é mesmo um gozo...

Anónimo disse...

Cada vez o Estado investe mais no Desporto Federado e representação olímpica e pelo contrario as Federações pretendem voltar ao profissionalismo do antigamente em que vale tudo ate tirar olhos.
Lamentável e comparar esta desorganização com o Desporto internacional profissional em todas as modalidades é um mero exercício de auto-flagelação!!!
Este ano o campeonato e organização da LPA foi a melhor de sempre e quando tudo apontava para continuar há que recuar face aos encargos desnecessários, mas exigidos pela Tutela e o Fisco português.
Vamos voltar, aos Play off das competições internacionais aos treinos diários no final do dia e com atletas a trabalhar e treinar para ganhar algum. Vamos longe senhores dirigentes.

Anónimo disse...

Eu acho piada a estes moralistas.
Então estão distraídos com o que se passa nas outras modalidades. A liga acabou no Basquetebol e agora os americanos jogam á borla?? O Volei em que liga joga?? o Hoquei?? Acordem srs. Apenas o futebol tem condicções para ligas profissionais e mesmo assim com clubes incumpridores como bem se sabe. O resto é poesia.

Anónimo disse...

Andebol » Campeonato da Liga
FC Porto vai à Luz sem levar adeptos
MIGUEL RIBEIRO

O segundo jogo da final do Campeonato da Liga, realiza-se hoje, pelas 21h00, na Luz, uma partida que os benfiquistas precisam de vencer para evitarem a possibilidade de tudo ficar resolvido ao terceiro encontro, no Dragão Caixa. Sem baixas de ambos os lados, o Benfica tentará empatar a eliminatória, uma vez que os portistas venceram (32-25), no passado domingo, o primeiro jogo em casa.

Mas este será um clássico diferente, a exemplo do anterior, a Norte, ou até dos que, na meia-final, colocaram frente a frente os rivais de Lisboa. Após a polémica que rodeou a meia-final entre Benfica e Sporting, envolvendo a cedência de bilhetes entre os clubes, na final o registo tem sido outro, mas também pouco habitual nestes jogos: os clubes visitantes não solicitaram qualquer bilhete. Ou seja, o Benfica foi ao Dragão sem ter um único adepto identificado na bancada - até porque não houve venda de bilhetes a não-sócios portistas -, e, ao que tudo indica, o mesmo se repetirá na Luz, pois o FC Porto não pediu bilhetes e os encarnados não parecem dispostos a colocar à venda ingressos para o público. Em suma, a festa das bancadas vai continuar a ser feita a uma só cor.

Anónimo disse...

Ao escritor das 9:41 e explique a nós se os americanos do Basquetebol são amadores ??? e se os estrangeiros ( diga a grande maioria ) no Voley são amadores ??? e se tudo isto não é falso amadorismo encapotado e com fugas declaradas ao fisco, então o que é , onde está a transparência, não diga que é nas ajudas de custos, pois essas até os dirigentes da FAP as têm , e que eu tenha conhecimento só na FAP e nas suas congéneres Associações de Amadores, dá para rir , e os outros é que falsos moralistas

Anónimo disse...

meus amigos uma coisa é um atleta passar um recibo verde e ter de ser ele a fazer os descontos outra é o clube ter de ser ele a fazer os descontos para a segurança social porque tem mais 20 funcionarios

Anónimo disse...

é tudo muito bonito mas em portugal so existem 3 clubes verdadeiramente profissionais , FCPorto, SLBenfica, SCPortugal, todos os outros aliam um misto de semi profissionalismo com o amadorismo armados em profissionais. OS nossos clubes não tem capacidade para serem profissionais porque o estado as camaras as juntas e a cultura portuguesa não se move pelo andebol ao contrario de outros paises na europa. e so FCP;SLB;SCP, porque tem as suas bases assentes em clubes de futebol profissional conseguem ser verdadeiros profissionais e os atletas que estão nestas equipas são profissionais e fazem os seus descontos. Agora não podemos obrigar clubes pequenos à dimensão nacional mas grandes anivel de Andebol como ABC, Aguas Santas, S. Bernardo e agora o Xico a serem profissionais pois a sua morte então estará para breve.
Alguem pensa que o Prof. Rito e o Prof, Paulo Queiros ou Ricardo Tavares deixaram os seus empregos naturais e são profissionais de andebol? não sejam malucos estas equipas destes treinadores treinam ao final do dia após o trabalho de todos pois o que os clubes lhe pagam não da para abdicar da carreira profissional que escolheram. E quando questionamos resultados temos de dar valor a estas equipas quando conseguem algo pois os atletas dão tudo o que tem e não estao em pe de igualdade com o verdadeiros profissionais dos tres grandes do futebol. Será que as pessoas que defendem a continuidade da liga queriam que Aguas, ABC, S. Bernardo a curto prazo seguissem as pisadas de manabola, espinho , isave... penso que não a passagem para aFAP é a bem destes clubes. Também acho que a liga se baixa-se as suas clausulas de inscrição na Liga, multas, taxas de arbitragem e se conseguisse junto do governo o mesmo estatuto para o andebol profissional como tem o futebol ai sim digo a liga podia continuar caso contrarrio qual é o clube que suporta 800 € de arbitragem por jogo, 5000€ por ir as ilhas de cada vez? qual?qual destes clubes consegue acompanhar nos dias de hoje porto benfica e sporting nos contratos milionariso que estes andam a oferecer. nenhum . ja para pagar de 1000 a 3000 se veem a rasca quanto mais competir com 7,8,11,13 mil euros qua ganham alguns senhores do andebol qie ate conseguem dizer não a selecção nacional.
Vamos ser realistas profissional em portugal so os atletas dos 3 grandes do futebol e mesmo no futebol so conseguimos ter uma liga profissional com duas ja se ve os clubes que vão caindo, Farense, salgueiros, maia, setubal, Amadora. mais vale prevenir.
Concordo que o proximo campeonato tem de ser gerido por um grupo exterior a FAP senão o seu protagonismo e divulgação vai ser 0.