gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 28 de julho de 2009

Arbitragem – Classificações

Depois dos anteriores textos em que versamos este tema, iremos hoje analisar a Circular n.º 8, na parte que diz respeito às classificações.

Começaremos por dizer que a própria circular não é esclarecedora, sobre os conceitos aplicados, nem na forma nem no conteúdo, sendo até dúbia, no nosso entender, senão vejamos :

Começa por ser unicamente assinada pelo Presidente do CA, e não por uma Circular do CA, o que se estranha!!!

Refere que a avaliação foi efectuada a cada categoria da Arbitragem com os critérios resultantes do regulamento em vigor. Mas não esclarece quais foram esses critérios, nem como os mesmos foram aplicados, se é que foram !!! Mais nunca refere quais os textos Regulamentares que deram origem a estas Classificações, o que se lamenta, pela falta de transparência que promove, criando duvidas de comportamento não só aos próprios árbitros , como em todos os intervenientes na modalidade.

Refere de seguida o critério levado em linha de conta na resultante das dispensas com penalização, dizendo “As Dispensas resultantes de penalização são todas as que cuja justificação foram requeridas no âmbito de motivo particular “, aqui cria um novo problema, quem define o que é particular ou Oficial, este texto, não é “carne nem é peixe”, pois utiliza um subterfúgio regulamentar consignado no ponto 6 do artigo 43.º do Titulo 15 do Regulamento Geral da FAP, que diz nomeadamente “O Conselho de Arbitragem da FAP, após Parecer da Associação representativa da Classe da Arbitragem, poderá não aplicar as sanções previstas nos números anteriores, se houver motivo ponderoso e justificativo para tal”, pergunta-se quando foi efectuada a pergunta à APAOMA, se houve???, e qual a sua resposta??? A circular não refere em momento nenhum tal facto, estranho !!! Mais estranho ainda será que duplas com mais de 20 pedidos de dispensa conforme consta de anterior circular do CA, parece que não sofreram qualquer penalização, mais uma vez estranho !!!

Falando em Classificações, a circular do CA da FAP, é completamente omisso, sobre :

Quem sofreu penalizações, quais os valores das mesmas e qual a sua influência nas Classificações Finais ???

Quantas Observações foram feitas por filiado, e qual o valor de cada uma??? Como chegaram aos valores divulgados???

Em jogos e provas foram efectuadas as observações ??? Esta informação é de capital importância.

Quem foram os Observadores???, foram cumpridos ou não os textos Regulamentares, nomeadamente o constante no ponto 3 do Artigo 41.º , que diz “Um árbitro não pode ser observado pelo mesmo observador mais do que uma vez na mesma época desportiva, nem em jogos seguidos” ???

Por tudo isto, estas classificações, na nossa opinião pecam por excesso de falta de informação, esclarecedora de todos. Não divulga quem desce de Categoria , nem quem sobe, nem como vão ser aplicados os critérios, para estas situações, mais uma vez estranho!!! Deve o CA, estar a prepara mais uma nova forma de actuação, provavelmente !!!

Estranha-se a classificação final da Dupla de Aveiro Carlos Capela / Bruno Rodrigues, bem como a dos jovens de Leiria João Malhado / Flávio carvalho, bem como da dupla Tiago Monteiro / António Trinca.

Por último, qual a razão de não haver nenhuma informação, sobre as duplas integrantes do Grupo Nacional de Árbitros Jovens e do Grupo de Trabalho de Árbitros Jovens, será que as actuações deste Jovens é secreta ???,Será vão continuar a arbitrara jogos da PO01 e ninguém sabe nada sobre as suas anteriores actuações!!! Mais uma vez estranho!!!

Apresentamos apenas a imagem do quadro de Elite, como exemplo :
O Regras

17 comentários:

Anónimo disse...

classeficacao bonita,viciada,amigos de galambas bem classeficados etc,etc,etc
deviam de falar era dos 7 meses que os arbitros tem por receber isso sim pq a classeficaçao ja a gente sabe como e a muitos anos
abraço acoriano

M.C disse...

Quem foram os Observadores???, foram cumpridos ou não os textos Regulamentares, nomeadamente o constante no ponto 3 do Artigo 41.º , que diz “Um árbitro não pode ser observado pelo mesmo observador mais do que uma vez na mesma época desportiva, nem em jogos seguidos” ???


Os dos Açores " é de enfiada". 4 ou cinco jogos e depois dizem os observadores "epá deves acompanhar mais os lances"

AO 3º e 4º JOGO CONSECUTIVO PEDIR ISSSO APETECE É MANDA-LO CORRER MAS É NOS CAIS DO SODRÉ.

Anónimo disse...

Fartaram-se de miar e agora não dizem nada, por exemplo verem o Trinta tão bem classificado, não é estranho ou é protecção.

Anónimo disse...

Porque é que de todas as duplas integradas na LPA não têm classificação na FPA? Os Santos do Algarve sabemos, porque um deles terminou a sua aventura, e a dupla Martins, porque é que não têm classificação? Naõ pertencem aos quadros da elite da FPA?

Alguem pode esclarecer?

Além do mais, existem aqui classificações de berdar aos céus.
Como é que é possível o Monteiro ter conseguido 80pontos? Será que só foi observado nos jogos femininos, com grau de dificuldade zero. Isso é injusto perante os outros, que foram observados em jogos complicados como as duplas de Leiria e as de Aveiro.

Anónimo disse...

monteiro ficou bem classeficado pq se nao recusava ir dar uma palestra ao algarve aos treinadores como representante
da apaoma quando foi a final da taça de portugal nao havia la arbitros internacionais para ir dar a palestra teve que ir esse amigo do galambas
falem mais de classeficaçoes que essas sao justas hahahahah
um abraço dos acores

Anónimo disse...

As classificações definem-se em duas palavras: GRANDE PALHAÇADA!

Cumprindo-se o Regulamento de Arbitragem, e conforme consta de circular do CA, irão descer da categoria de Elite para Nacional A o Bruno Rodrigues (Aveiro) e o João Malhado (Leiria), situação que irá complicar a formação das duplas para a próxima época pois ninguem sabe o que irá acontecer aos respectivos colegas. Será que se vai manter o critério utilizado de não poder haver duplas mistas?

Sobem à categoria de Elite os árbitros António Fernandes (Porto) e Nuno Gonçalo (Lisboa). Repete-se a pergunta: o que será feito dos colegas deles? Formarão dupla para o ano?

Desce a Nacional B os árbitros Nuno Décio (Porto), Diogo Passagem (Leiria), Paula Casquinha (Lisboa e Vice-Presidente da Direcção da APAOMA) e José Luis Oliveira (Leiria). Como será o caso de Luis Silva (Lisboa) que não tem observação, irá de descer para Nacional B ou o CA vai arranjar mais uma desculpa e descer outro árbitro que até cumpriu com as suas obrigações (arbitrou durante toda a época)?

Sobem a Nacional A Paulo Fernandes (Setúbal), Luis Sousa (Aveiro), Bruno Pereira (Santa Maria) e Henrique Oliveira (Vila Real). Como vai o CA formar as duplas destes árbitros? Como será com o Bruno Pereira que é dos Açores? Será que apesar de passar a ser Nacional A irá ser prejudicado pela insularidade e só vai arbitrar 5 jogos na próxima época?

Descem aos regionais António Oliveira e Joel Cura (Aveiro), Vasco Fernandes (Porto), Hugo Rebelo (Leiria), Daniel Dantas e José Oliveira (Viana do Castelo). Como irá o CA explicar estas descidas às respectivas Associações? Estas descidas irão certamente representar o abandono dos árbitros? Uma Associação como Viana do Castelo pode permitir-se perder 2 arbitros? Que consequencias terão estes actos do CA?

Há uma enormidade de árbitros que não têm qualquer avaliação, o que contraria o Regulamento de Arbitragem e coloca em desigualdade os árbitros. Porque será que alguns árbitros não podem saber as suas avaliações? Como se explica que os árbitros não possam saber da avaliação dos colegas?
Se forem publicadas as avaliações de todos os árbitros certamente que alterará por completo a tabela das classificações! Será que as promoções e despromoções serão as mesmas?

(Continua)

Anónimo disse...

(Continuação)

Esta situação é uma verdeira vergonha e ofende com todos aqueles que cumpriram as suas obrigações durante a época. Qual a explicação que o CA irá arranjar para justificar a não atribuição de classificação aos manos Martins. Eles já não fazem parte dos árbitros "young referee for the future" e deixaram de ter idade para pertencer à categoria de árbitros jovens. Será que não eram os últimos classificados da Elite? Ou estavam nos últimos de Nacional A? E qual a classificação dos árbitros de Braga que foram indicados para o projecto "young referee for the future"? Será que a classificação deles iria revelar que não eram os melhores? Será que todos ficariam a perceber que a indicação deles foi por critérios de amizade e conveniencia e não por mérito próprio?

Mais uma vez, ao não publicar as classificações de todos os árbitros o CA não respeitou o regulamento de arbitragem, deixando no ar a suspeita de que as classificações foram falsificadas.

Não foram publicados os pedidos de dispensa solicitados, bem como as respectivas justificações. Desconhece-se as penalizações aplicadas aos árbitros. Como podem os árbitros defenderem-se contra factos que lhes são omitidos?

Conforme referem na noticia, é exigivel um parecer da APAOMA para atribuição dos critérios de justificação das dispensas. Onde está o parecer da APAOMA? Foi a mesma alguma vez sequer consultada?

A noticia também refere erros formais que desconheço, mas acredito que qualquer advogado conseguirá facilmente identificá-los.

Como podem árbitros que dirigiram centenas de jogos não ter classificação e o Hugo Virgilio e Felisberto Silva que só fizeram meia duzia de jogos estarem classificados? Como é que o CA explica esta disparidade?

Como é que o Sr. Manel da Conceição consegue explicar como é que os piores árbitros nacionais que servem de exemplo negativo para os restantes conseguem acabar no topo da lista de Nacionais A? Vou chamar os "bois" pelos nomes e por isso pergunto como é possivel alguem classificar o António Fernandes e o Silvino Santos como os melhores árbitros nacionais A? Que classificações são estas?! Esta situação só é possivel porque os observadores não têm qualquer qualidade e porque o Sr. Manuel da Conceição provou claramente que não sabe gerir as observações.

Ao verem as classificações, os observadores devem sentir vergonha do trabalho que realizaram. E o Sr. Manuel da Conceição deve sentir duplamente essa vergonha, não só pelo seu trabalho (ou falta dele) mas também pelos homens que lidera. O pior é verificar que o último curso de observadores não augura nada de bom e o panorama ainda vai ser mais negro na proxima época desportiva.

Estou em crer que quer a APAOMA, quer os próprios árbitros não irão deixar passar em claro estas classificações e irão impugnar as mesmas, sob pena de na próxima época haver ainda mais cambalaços.
No futebol foi preciso haver uma denuncia para haver um processo apito dourado, se calhar está na hora de agir de modo igual no andebol. Foi a forma de varrer o lixo do CA da Federação de Futebol e parece que é a única forma de varrer o lixo do CA da FAP.

Vou assitir impavido e sereno para ver se os árbitros têm coragem e enfrentam o CA ou se, pelo contrário, continuam a deixar que os pisem ano após ano.


Um Observador Envergonhado com o trabalho do CA e principalmente de Manuel da Conceição e que pede desculpa aos árbitros por esta vergonha.

Anónimo disse...

Infelizmente este obs. deve ser da terra daqueles que não veem um boi a frente do nariz e uma bola de andebol deve uma pedra pois quando não se sabe observar é melhor dedicar-se há pesca.
O iluminado até já sabe quem desce e quem sobe deve ter uma bolinha de cristal.
Deve ter esquecido que iram sair por licenciamento mais alguns arbitros e que se têm que fazer acertos.

Não dê palpites daquilo que não sabe ou têm alguns afilhados mal classificados e que não dão jeito descerem.

Até já

V.A.

Anónimo disse...

"Vou chamar os "bois" pelos nomes"...tudo bem podes começar pelo teu nome...Critíca muito você...Secalhar é porque ficou mal classificado...é lixado isso amigo...ou quando conheçidos ficam enterrados também é...
E já agora prenunçia muitas vezes a palavra palhaço, mas informo de lhe uma coisa...no circo não há só palhaçes também há Ursos. Só uma pessoa como vocé pode avaliar alguma sem ver. Primeira fala de muita gente como António Fernandes e o Silvino Santos que se encontram no nacional "A" bem classificados mas lembro-lhe que há pessoas mais lá para cima, que foram para as ilhas fazer um jogo, e perderam um avião..tá mais acima dos que estes 2...
Vocé não passa de uma pessoa ingénua, que utiliza os seus préprios critérios para julgar os outros...Vocé está a julgar árbitros que ajudaram o andebol...que gastaram dinheiro em portagens(reciclegens), gasolina, para jogos e quue até já ocupara outros graus de ocupação na modalidade...
Eu não lhe chama apito dourado amigo...chamavalhe qualidade e amor ao desporto... Não refiro nomes de A,B,C e D, mas para um árbitro gratificante ficar bem classificado, e dou um concelho a esses árbitros...tudo o que conseguiram conquistar até agora foi com amor ao desporto e com a sua qualidade, e não liguem a este maria amélia...vozes de burro não chegan ao céu...
Os observadores não tem que se sentir envergonhados como diz este marmejo, porque a aprendizagem parte da FPA e eles têm que seguir certos critérios...

Não me vou alongar e por fim tenho uma frase para esse "sr." das 18.04:
Não descutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois ganha-te por experiênçia

Saudações...

Anónimo disse...

Só para terem uma ideia e não tarem praí atirar coisas pró ar, recordo só o seguinte:

20º Bruno Valinho 69,00
21º Tiago Félix 69,00
22º Tiago Ferreira 69,00
23º Paula Casquinha 69,00
27º Márcio Branco 68,00
26º Nuno Décio 68,33

Só um pequeno exemplo da classificação da época passada de alguns arbitros "B" que passaram a "A" Fora outros...!

Anónimo disse...

este ano o CA não teve nada a ver com as classificações. Agora quem paga é o Zé da Ribeira

Anónimo disse...

Para o observador envergonhado das 18:04

Já que chamou os "bois" pelos nomes, também devia dizer o seu.
Eu como colega do António Fernades informo-lhe que deixei a arbitragem, por isso ele vai ter que ter um novo colega de qualquer jeito.
em relação às classificações, estou muito contente por pelo menos uma vez na carreira dele, ter sido "compensado" pela dedicação que ele tem para com o andebol e em especial pela arbitragem. Em anos de carreira de arbitragem contam-se pelos dedos as dispensas dele. Sempre esteve disponivel para tudo sem pouco ou nada ser retribuido. Na minha opinião, se as classificações dele das épocas passadas foram mais baixas, deveram-se mais às minhas actuações do que às dele. Não sei o porquê do seu descontentamento, mas o seu anonimato deve explicar que o seu espaço é muito pequeno no Andebol.

Saudações desportivas
Luis Ferreira
cipa 74218

Anónimo disse...

Que nós os Clubes, os Dirigentes, os Treinadores , os Atletas e demais pessoas que servem honestamente o Andebol já sabiamos que existiam "caldeiradas" de toda a ordem montada para favorecerem os Clubes as) e prejudicar os bs), favorecerem as Associações as) para prejudicar as bs), etc., etc., pela forma como grande parte dos "homens do apito" se "comportavam" em cada jogo ao "inclinarem" o campo sistematicamente para o mesmo lado, não constituindo por isso, essa "situação" qualquer tipo de novidade para ninguém .

Agora ao vermos as Classificações e ao lermos os comentários de alguns de V. acerca das mesmas, pensamos que tem que saber dignificar a verdade desportiva e respeitar todo o tipo de sacrificios cada vez maiores que são necessários fazer no dia-a-dia, tornando-se muito mais dificil estar num Clube em qualquer um dos papeis atrás referenciados de uma forma séria e honesta, pelo que de uma vez por todas, tem que saber como "limpar" o que de mal tem feito à Modalidade através dos "interesses" de "Árbitros", de "Observadores" e de "Dirigentes" da FAP e das Associações, porque se não o fizerem, qualquer dia ficam todos sózinhos uns a jogar com os outros às cartas .

Lemos aqui alguns comentários que nos deixam perpelexos, porque nós não podemos nem devemos misturar o que é dedicação com competência, ao ponto de aceitarmos de animo leve que a pessoa a) ou a pessoa b) por ser dedicada possa ser sequer um razoavel Árbitro, Observador, Treinador, Atleta ou Dirigente, quanto mais um bom .

O PENSADOR

Anónimo disse...

uma coisa e certa arbitros bons arbitros medios arbitros maus mas todos mas todos mesmo estam a 7 meses a caminho do 8º mes sem receber as suas despesas km portagens alimentaçao so por isto todos deviam de ter a mesma nota 99.99% isto sim a verdadeira nota de todos os arbitros

Anónimo disse...

Só gostaria de informar o senhor do comentário de "30 de Julho de 2009 12:51" que não misturo "esforços" com competemçia...apenas quero dar a minha opinião em relação ao senhor do comentário de 29 das 18.04 que os árbitros de maneira nenhuma podem ser julgados pelos critérios do próprio senhor...porque depois dos esforços dum ano inteiro a quem compete julgar os árbitros são as respectivas pessoas que estão nesse cargo.
Não pretendo tratar mal ninguém, trato sempre as pessoas por "você".
O que quero defender é que cada árbitro tem a sua competençia e daì no final da época terá os seus "frutos"...
Percebo que pessoa "X" fez mais jogos do que "A", e "A" teve mais classificação do que "X", acham que se deve julgar por ai??
Eu não concordo...

Senhor Luiz Ferreira aplaudo de pé pela sua determinação...Mas confesso-lhe quem diz isto tem dor de cotovelo (se é que me percebe).

Enfim, Saudações desportivas

Anónimo disse...

olá,

defacto é mesmo incrivel que os ARBRITOS da nossa modalidade façam este tipo de comentarios a estas noticias !!!


nao percebo o porqué disto ?

mas talvez tenha a ver com a má classificação destes, ou até porque gostariam de estar um pouco mais acima e apitarem melhores jogos !!!

nao sei porqué que voçes mandam bocas do género: " o " joão" vai ter que pegar no apito e vai começar a apitar infantis" porqué que voçes discriminam tanto os miudos ??? caso voçes nao saibam... estes também treinam, tbem se esforçam para serem melhores por isso peço-vos que os respeitem a eles e principalmente o trabalho deles e nao os discriminem e os tratem com indiferencia !!!

defacto é mesmo incrivel que voçes façam este tipo de comentarios nao construtivos e nao dignificantes para a modalidade e para o nosso grupo !!!

já imaginaram todos os dirigentes que vem ver este blog e depois vou ver estes comentarios ?

sabem o que eles peçam ?

se os arbritos estao todos a COMEREM-SE uns aos outros que dignidade tem a arbritagem nacional ???

pesem nisto e começem a cometar as noticias de forma positiva e com ideias construtivas !!!

ao contrario de voçes que passam a vida a mandar "PIPES" e bocas desneçessarias e por vezes algo inconvenientes e ordinarias eu identifico-me:

fernando alves
arbrito da associação de andebol de viana do castelo


agora já me podem mandar as bocas e insultar-me !!!

um abraço para esses todos !

gupi disse...

Sr. Fernando Alves, o problema é que os jogos de infantis não são remunerados, apenas as deslocações.

Percebo que os árbitros tenham direito às compensações mas alguns parece que só cá andam mesmo para ganhar uns trocos que em casa não ganhavam. Apesar de chorarem todos os anos acabam por recebem e depois calam-se e continuam a arbitrar.