gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mundial Egipto Sub 21 Masculinos III


Portugal em 7.º Lugar – após vitória sobre a Espanha

Terminou a participação Portuguesa no XVII Mundial de Juniores ( Sub-21 ), em que a Selecção Nacional , alcançou um honroso 7.º Lugar , embora após os primeiros resultados as expectativas se tivessem elevado, mas nunca se deve esquecer que equipas coo a França , a Espanha, a Republica Checa e outras com maior ou menor nome ficaram classificadas, atrás de Portugal. Os jovens portugueses realizaram 9 jogos em 11 dias, uma situação nada habitual para os mesmos , mas apesar de alguma quebra, que dá a sensação mais anímica do que física, demonstraram estar bem preparados para este tipo de competição. Desta forma teremos de considerar positiva a nossa presença. Parabéns a toda equipa.

O Mundial - Finalmente a França venceu um jogo ( com a Estónia ), que lhe deu o 11.º lugar, muito aquém do espectável, o Brasil confirmou os bons resultados obtidas até ao momento vencendo a Republica Checa e Classificando-se em 9.º lugar. Na disputa do 5.º e 6.º lugar a equipa surpresa da prova, a Argentina obrigou a forte formação Sueca a prolongamento, e ai perdeu o encontro ( 30-32 ), resultado que reforça tudo o que se foi dizendo ao longo da Prova acerca do seu valor.

Portugal – Portugal defrontou a Espanha em mais um duelo Ibérico, Portugal comandou o jogo durante os 15 minutos da primeira parte , momento em que estabeleceu uma diferença favorável de 6 golos ( 9-3 ), mas depois permitiu a recuperação da equipa Espanhola, sofrendo, mais um dos “apagões”do costume, que durou até aos 25 minutos, embora tenha recuperado nos minutos finais o que lhe permitiu chegar ao Intervalo a vencer ( 13-11 ). No segundo tempo a jovem equipa portuguesa comandou sempre o encontro, acabando por vencer ( 28-24 ) com todo o mérito e encerrando da melhor maneira esta sua participação no Mundial. Destaques para Fábio Antunes ( 100% de eficácia , 7 golos em 7 oportunidades ) e Fábio Magalhães com 7 golos e João Antunes com 6 e Bruno Dias que atingiu uma eficácia de 35,1% . Refira-se que neste jogo estivemos em pleno no uso do contra ataque 8 golos em 8 acções.

Resultados e Classificações já definidas :

Jogos Classificativos:
Dia 17-08-09

11º / 12º lugares – França 32 / 29 Estónia
/ 10º lugares – Brasil 36 / 31 Republica Checa
/ 8º lugares - Espanha 24 / 28 Portugal
/ 6º lugares - Argentina 30 / 32 Suécia


Meias – Finais
Dia 17-08-09

Alemanha 27 / 23 Eslovénia
Dinamarca 27 / 21 Egipto

Finais
Dia 19-08-09
3.º / 4.º Lugares – Eslovénia 35 - 24 Egipto
1.º /2.º Lugares – Alemanha 32 - 24 Dinamarca

O Formador

3 comentários:

Jorge Almeida disse...

Quero deixar aqui os parabéns à selecção nacional de sub-21 pela boa prestação que fizeram no campeonato do mundo.

Banhadas: A situação de 9 jogos em 11 dias era já do conhecimento de todos antes do campeonato começar. Bem fez Rolando Freitas ao dar tempo de jogo a toda a gente na 1ª fase.

Mudando de assunto: Vejam só o Regulamento para a próxima época da PO09

http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/91276776951255100315.pdf

No regulamento que foi aprovado pela AG da FAP, a data-limite de inscrição não era até 31-07-2009? Parece-me que sim. Mas, ao ver o art. 2.º de tal estatuto, afinal é até 24-08-2009 (aparecendo a bold!!!).

Será curioso ver se tal artigo vai ser totalmente aplicado.

Por outro lado, porque é que marcam a data-limite de inscrição desta prova para tão tarde?

Ao porem uma data tão tardia, e pensando que a competição começa em Outubro, não há grande margem de manobra para as jogadoras programarem a sua vida de modo a poderem vir a treinos e a jogos, para já não se falar em eventuais patrocínios. Será que pensam que os clubes põem e dispõem da vida das jogadoras?

Quando é que pensam começar a prova?

Dantes, eram 3 os que passavam à fase final, agora são 4? A AG não tem de aprovar isto?

Já observo o andebol feminino nacional desde o início dos anos 90. Ainda me lembro de Filomena Santos como seleccionadora nacional A (há quanto tempo que isso vai!). Lembro-me bem do tempo em que "Deus" suspendeu a actividade da selecção nacional A feminina alegando falta de empenho das jogadoras (entre as quais se incluía a Sandra Martins, actual seleccionadora nacional nos escalões de formação - as voltas que o mundo dá)!

O andebol feminino sempre foi mal tratado pela FAP! É tempo de acabar com estes maus tratos.

Anónimo disse...

Sétimo não é mau
MIGUEL RIBEIRO

Não foi a melhor participação de sempre neste escalão, que ainda pertence à equipa de 1995, que chegou ao bronze na Argentina. No entanto, a geração que, na sua maioria, encerra o seu contributo no escalão de sub-21, cumpriu bem a missão que levou para o Egipto onde, recorde-se, sofreu derrotas frente à Dinamarca (campeã do Mundo e da Europa), finalista na competição, Eslovénia, a lutar pelo bronze e Suécia (5ª classificada), esta última terá sido mesmo o único verdadeiro "pecado" da formação de Rolando Freitas. Ontem, num duelo Ibérico, Portugal bateu a Espanha, e, com isso, fixou-se no sétimo lugar, entre 24 selecções, numa partida onde a defesa lusa foi a principal arma das cores nacionais. "O sétimo lugar é muito bom, queremos sempre um lugar ímpar na classificação, e queríamos despedir-nos com uma boa imagem de Portugal", resumiu o seleccionador Rolando Freitas. "Foram os melhores tempos que passei na selecção. Posso ir a todo o lado com todos que não me envergonho de nada. Obrigado a todos os que nos apoiaram e acreditaram em nós", sustentou Fábio Antunes, ontem o melhor marcador do duelo ibérico.

Anónimo disse...

no mundial de 95( Argentina) não era por convite. Portugal fez o apuramento, onde eliminou a georgia e a islandia( que no mundial anterior tinha ficado em 3º lugar no mundial).

faltavam importantes selecçoes? estiveram presentes, entre outros, espanha, russia,noruega,frança,suécia,jugoslvávia,dinamarca,alemanha,eslovenia,rep.checa,etc.
nao sei em que se baseou para fazer o comentario que fez, mas está errado.
de qualquer forma, devemos enaltecer o feito agora conseguido, que foi um bom resultado para o andebol portugues, mas o referido 3º lugar em 1995 foi sem duvida nenhuma o maior feito do andebol portugues ao nivel dos escaloes jovens.