gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 13 de setembro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 01 – 2009/2010

Regressamos com as nossas habituais crónicas de fim de semana, começaremos com uma crónica curta e que vai naturalmente dar ênfase ao novel Campeonato Nacional da 1.ª Divisão , cuja 1.º jornada se cumpriu. Os jogos em que estiveram presentes colaboradores terão sempre analise ao jogo e às arbitragens, este será o nosso processo.

Nota Negativa do Fim de SemanaO Péssimo funcionamento do Portal da FAP, o que se lamenta, pois inclusive deixou de ter uma opção de informação acerca dos resultados que se vão verificando, está cada vez pior ,mais uma vez o nosso Lamento.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Começaremos, por uma breve introdução, em que focaremos alguns aspectos que consideramos fundamentais:


  • A Nova forma de identificação dos Oficiais de Equipa aos Jogos, que deixou de ser de braçadeira e passou a ser de cartão identificativo, pendurado , sendo uma cópia fiel do que a LPA, implementou, boa decisão dos órgãos Federativos. Ainda se verificou que as acções quando são bem feitas devem merecer continuidade, e mais uma vez a FAP, nos jogos transmitidos , manteve o sistema usado pela Liga ou seja os painéis com o logo da Prova, junto à mesa de cronometragem , em vez das bandeiras das entidades organizadoras.

  • Não se compreende, como é possível o Portal da FAP, efectuar transmissões através da FAPTV, cuja realidade negativa é de tal forma que apenas a 2.ª parte do jogo realizado na luz foi visível, é uma situação a rever e com urgência, julgávamos que após tantas realizações e experiências estes problemas já estivessem resolvidos.

  • Outra situação diz respeito à pagina das estatísticas, que forneceram um razoável serviço, embora com algumas deficiências e que serão certamente colmatadas num futuro próximo, pois verificou-se que , por exemplo os dados relativos ao Fafe / Belenenses nunca foram fornecidos dando sempre a indicação de “Jogo ainda não iniciado” o que não correspondia à realidade dos factos.

  • Consta-se igualmente que o Site relativo a esta prova ainda está muito incompleto e que já sofreu algumas alterações, pois por exemplo desapareceu a opção Arbitragem, Porquê???

  • A pagina das estatísticas, não tem ainda nenhuns dados relativos às equipas o que também não se compreende, embora seja de reconhecer que os homens das estatísticas estão a fazer um grande trabalho o que se saúda.

  • Consideramos lamentável que as provas se tenham iniciado sem a divulgação prévia das Orientações técnicas fornecidas aos árbitros.
1:º Jornada – Resultados

Xico Andebol 27 – 27 Madeira SAD
Marítimo 19 – 28 S. Bernardo
Fafe 27 – 37 Belenenses
Aguas Santas 34 – 29 SC Horta
Benfica 27 – 25 ABC
FC Porto 24 – 22 Sporting

Apenas uma surpresa, o empate cedido pelo Madeira SAD no reduto do Xico Andebol, é ainda cedo para falarmos da evolução destas equipas , mas é um bom começo para a equipa herdeira do F. Holanda, depois temos dois resultados que espelham bem a diferença das equipas , e que provavelmente irá acontecer ao longo de toda a época ( esperamos que existam fortes melhorias ), estamos a referirmo-nos aos resultados verificados nos jogos do em que intervieram o Marítimo e o Fafe, equipas que registaram os mais baixos investimentos e que espelham a diferença do Andebol praticado entre equipas oriundas da extinta Liga e as equipas do antiga 1.ª Divisão. Por sua vez o Aguas Santas averbou uma excelente vitória perante a equipa do SC Horta, embora a diferença registada, não espelhe aquilo que se verificou durante o jogo, embora a vitória da equipa nortenha nunca tenha estado em causa. E a vitoria do Benfica num jogo entre candidatos ao Titulo. A vitória do FC Porto diante do Sporting é outro dos factores relevantes da jornada.

Benfica 27 – 25 ABC

Jogo disputado num pavilhão em esperávamos uma melhor moldura humana, mas mais uma vez a divulgação dos jogos por parte do Benfica tem enormes falhas.

Neste jogo, e apesar de toda a gente falar de que Pedro Gama dirige a equipa verifica-se, uma nítida ultrapassagem à legislação em vigor para o desempenho de funções de Treinador, pois se verificarmos o ficha técnica do jogo, quem é inscrito como treinador é o Fernando Lopes, sendo o Pedro Gama provavelmente inscrito como Oficial de Equipa com as funções de Dirigente, e fazendo parte do número de Oficiais que poderão estar no banco. É uma situação, que iremos acompanhar, até para verificar a actuação da Federação nestas situação.

O Benfica venceu e bem um adversário que apenas rectificou os processos defensivos na 2.º Parte, altura em que consegui por diversas vezes estabelecer o empate. O Benfica viveu a cima de tudo, com a actuação de três elementos, Ricardo candeias que teve uma actuação ao seu nível e foi fundamental em diversos momentos de jogo, a excelente actuação de Carlos Carneiro que mais uma vez levou a sua equipa ao colo, e de igual modo a Cláudio Pedroso, que finalmente deu o rendimento que todos esperam dele. No ABC, Luís Bogas bastante abaixo do que pode dar e Hugo Figueira foi um GR que na 1.ª parte quase não existiu, quando melhorou foi fundamental na recuperação da Equipa, e Eduardo Gaifém foi um dos melhores elementos da sua equipa. Deve ainda dizer-se que Nuno Roque não trouxe nada de novo à equipa. A equipa de Arbitragem constituída por Duarte Santos / Ricardo Vieira, realizou uma actuação positiva , com um bom desempenho no Jogo Passivo e na Falta do Atacante, no entanto tem de verificar os seus critérios de violação da Área de Baliza, pois quando desempenham as funções de Árbitro de Baliza, vigiam muito pouco a Zona dos 6 metros. Em relação a esta dupla temos a dizer o seguinte : Como é possível os árbitros trazerem publicidade nas camisolas, sem ninguém saber, ainda por cima publicidade estrangeira embora da Modalidade a publicidade dizia respeito a EHF TV , sabemos que provavelmente as camisolas foram oferecidas no último evento Internacional em que estiveram presentes. Agora dar-lhes utilização nas provas Nacionais consideramos totalmente descabido, anti-regulamentar e de falta de bom senso. Perguntamos , quem autorizou ??? Deram conhecimento a quem ??? Iremos acompanhar esta situação, pois parece-nos uma total falta de respeito pela hierarquia Nacional.

FC Porto 24 – 22 Sporting

Uma nota antes da crónica em si do jogo, e referente ao comentador dos jogos da RTP2, pensamos que esta na hora de o Comentador residente Prof. Jorge Tormenta, altera o seu estilo, pois as especificações demasiado técnicas apenas interessam a um numero reduzido de Telespectadores, e deve deixar um intervalo maior entre os seus comentários, pois o ritmo a que os mesmos são debitados , provocam em que os ouve uma completa distracção do que se passa dentro das 4 linhas.

O FC Porto venceu e bem uma equipa que efectuou duas partes distintas. O Sporting ainda foi oferecendo alguma resistência durante o 1.º tempo ( Ao intervalo 11-11 ), mas no segundo claudicou completamente, em especial entre os 3 e os 13 minutos , período em que permitiu que o FC Porto chega-se à obtivesse uma diferença de 5 golos, para posteriormente correr atrás do prejuízo, e só não obteve o empate nos segundos finais devido a uma má recepção de Fábio de Magalhães , e na resposta o FC Porto estabeleceu o resultado final. No FC Porto o destaque vai para Hugo Laurentino, decisivo em diversos momentos e jogo e para Wilson Davyes com 9 golos e que foi um autêntico quebra cabeças para a defensiva do Sporting, que nunca encontrou soluções para as suas acções. No Sporting onde a 1.ª linha falhou rotundamente, e defensivamente foram demasiado inocentes o destaque vai apesar de tudo para o GR Humberto Gomes e Pedro Solha. A Dupla de arbitragem constituídas pelos Internacionais Ivan Caçador / Eurico Nicolau, apesar de não ser contestada, esteve na nossa opinião desequilibrada nos critérios n disciplinares, dando nós como exemplo a última exclusão efectuada a Pedro Portela , um verdadeiro exagero, e essencialmente na zona dos 6 metros , deixando passar em claro uma série de violações efectuadas tantos pelos defensores como pelos Pivot´s , no Jogo Passivo esteve bem.

O Noticias

9 comentários:

Anónimo disse...

FERNANDO SANTOS

É por artigos 'palermas' como estes que vocês, a esta hora, ainda não têm nenhum comentário... Não perceberam que foi a pri meira jornada, com um novo site, o do Andebol 1, e que é natural que no início as coisas nem semrpe funcionem da melhor maneira? Mas já repararam que passados 60 minutos dos jogos de sábado terminarem já o portal estava em funcionamento? Já repararam que todos os jornais desportivos trazem as fichas dos cinco jogos realizados ontem? Não lhes ´caíram do céu...
Abram os olhinhos, que já é dia...

Emanuel Casimiro disse...

Para quem quiser ver o jogo Benfica-ABC do passado sábado pode fazer o download do mesmo em:
http://www.megaupload.com/?d=MNX001WV

O jogo Porto-Sporting estará disponível amanhã. Depois coloco aqui o link.

Abracinhos Andebolisticos a todos.

Emanuel

Anónimo disse...

Grande Emanuel. Esse é um serviço que devia ser feito pela FAP. É óptimo transmitirem alguns jogos no site, mas há pessoas que não os podem ver em directo. Se houvesse a disponibilização dos jogos gravados (à semelhança do site da EHF), possibilitaria aos interessados ver o jogo em diferido.
Obrigado pela iniciativa.

nascimentos disse...

Senhor Fernando Santos ainda hoje e já são 12h10 de segunda feira dia 14 Setembro e o site da FPA continua uma autentica aberração.
E não estou a falar do Andebol 1 estou a falar do site geral.
Não sei o que voçê se acha,para chamar palermas ás outras pessoas,se não existe nenhum comentário como voçê diz,eu então afirmo que para existir comentários como o seu,valia mais estar em Branco.
Durante todo o dia de sábado,Domingo e pelos vistos hoje tento saber os resultados da 3ª divisão nacional e nada.

Anónimo disse...

Nao seria possivel evitar este tipo de "palermices" de nos insultarmos uns aos outros por causa de...nada?
Já agora, foi pena a dupla de arbitragem do jogo Xico - Madeira SAD ter cometido os erros que cometeu no jogo, com claro prejuizo para o Xico, que viu o Madeira empatar com uma falta atacante grosseira, mesmo grosseira e um atleta excluido por nada ter feito nem dito. Não foi intencional? acredito, mas que pareceu, pareceu!

nascimentos disse...

Obrigado ao banhadas foi aqui que fiquei a saber os resultados da 3ª divisão.
Força Banhadas

Anónimo disse...

Todos os Blogues e pasme-se a Estatistica do ANDEBOL 1 (FAP)

Maritimo - Liberty S. Bernardo 19-28

Resultado no Boletim de jogo 19 - 27

Anónimo disse...

Em vez de se criticar o facto dos árbitros usarem publicidade nos equipamentos, deviamos era meditar no facto dos árbitros estarem a usar equipamentos que lhes foram fornecidos pela EHF e não pela FAP.
É bom lembrar que cabe à FAP (e principalmente ao Conselho de Arbitragem) fornecer equipamentos para os árbitros. Infelizmente isso não acontece porque dá muito trabalho ao Sr. Galambas andar a bater às portas das empresas para arranjar patrocinios. Como o Torrinha afirma que "infelizmente os árbitros são um mal necessário que custam muito dinheiro à FAP" e sabendo que os membros do CA são uns "yes man" que não pensam pelas suas cabeças, conclui-se que nada se podes esperar de bom para os árbitros.´
Já agora, é importante lembrar, (pode ser que o CA da FAP ganhe vergonha na cara), que a última vez que foram entregues equipamentos aos árbitros foi por iniciativa da APAOMA e já no longinquo ano de 2004.

O uso de publicidade só é proibido se a FAP ou a APAOMA fornecerem equipamentos. Até lá, cada um pode usar o que quiser e como quiser e até pode negociar patrocinios por forma a minorar os danos provocados pelos sucessivos incumprimentos da FAP nos pagamentos aos árbitros.

Emanuel Casimiro disse...

Como prometido aqui fica o link para quem quiser fazer o download do jogo Porto-Sporting:
http://www.megaupload.com/?d=SLC8FVXI

Enjoy

Emanuel Casimiro