gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 26 de setembro de 2009

O que os Partidos Parlamentares, Pensam do Desporto

É um texto feito com base num artigo divulgado pela Lusa/Sol, em que omitimos os nomes dos partidos, nos textos, pois não pretendemos entrar nas campanhas, mas achamos interessante sabermos o que eles dizem acerca da actividade desportiva

Legislativas/Programas

O que propõem os partidos para incrementar e desenvolver a prática desportiva?

Apenas um partido não dedica ao desporto umas linhas no seu programa eleitoral.

Um, defende a generalização da prática desportiva, através da aposta na oferta desportiva de proximidade, com infra-estruturas e equipamentos adequados. Devendo passar pelas escolas e por parcerias com autarquias e com o movimento associativo desportivo, pelo apoio a projectos destinados às famílias e pelo incentivo da prática do desporto por mulheres e idosos. Preconiza ainda o "desenvolvimento do desporto escolar" e a sua "generalização e valorização".

Outro, pretende "incrementar os hábitos de prática desportiva e de vida activa dos cidadãos" trabalhando em parceria e colaboração com o movimento associativo desportivo, escolas e universidades, autarquias, empresas privadas e outras entidades. Pretende que a política desportiva "de desenvolvimento assistido, na linha do modelo europeu de desporto", em que as organizações desportivas "actuam tanto quanto lhes seja possível e os poderes públicos apenas quando seja necessário". Propõe-se prosseguir "um programa de desenvolvimento de uma rede de infra-estruturas desportivas de base e especializadas em articulação com as autarquias locais e o associativismo desportivo".

Outro programa defende o "desenvolvimento e a democratização da actividade física e desportiva e o desporto de massas" e defende a valorização do associativismo desportivo e recreativo. Criticam a "linha política de conversão do Estado em organizador de eventos publicitários" e "a colagem a resultados desportivos isolados e sua promoção propagandística, em prejuízo da estrutura desportiva nacional".

Um pretende que crianças, jovens e adultos acedam "em condições de igualdade e qualidade" à prática desportiva, que representa "uma actividade social de valor intrínseco, constituindo uma fonte de bem-estar pessoal". E critica as "teorizações dominantes" que reduzem o desporto ao combate de gladiadores profissionais" ou à actividade física individual para "moldar e disciplinar o corpo para a beleza e a saúde". Por sua vez defende o apoio ao associativismo voluntário e o fomento do desporto escolar em todos os graus de ensino
.”
( texto original Lusa/SOL )

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

com todo o respeito mas valia terem dito leiam a noticia do sol

augusto pedro