gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 19 de setembro de 2009

Sorteios PO05 e PO07

A propósito destes sorteios que envolveram 42 equipas na 2.ª Divisão em Juniores Masculinos ( Po05 ) e 80 equipas na 2.º Divisão em Juvenis Masculinos ( Po07 ), é gratificante ver estes números, enchem o “olho” e dão nas vistas para as estatísticas. Mas será que correspondem à realidade do Andebol Nacional ??? temos fortes duvidas…

A forma como estas provas são estruturadas, com um sem número de zonas, transforma esta 1.ª fase em autênticos Campeonatos Regionais, Ver por exemplo( Zona 11 em Juvenis – Algarve, Zona 4 em Juvenis – Aveiro, Zona 2 em Juvenis – Porto, Zona 2 em Juniores – Porto ), mas disputados sob a égide da Federação, com todos os custos inerentes.

Desta forma retira-se responsabilidades às Associações, esvaziando de conteúdo as mesmas, e centralizando a actividade. É uma forma que já deu o que tinha a dar, pois está mais que provado o centralismo nunca produziu nada de bom. Ou será que as próprias Associações estão interessadas em manter está situação!!! Será que deixou de existir a matéria constante no Sub - Titulo 2 do Titulo 11 , nomeadamente no seu Capitulo II, pois esta matéria não está a ser cumprida , Infelizmente.

Não seria muito mais interessante realizarem-se Campeonatos Regionais, cuja competitividade seria mais elevado, pois teriam como objectivo ( incentivo ) o acesso a uma prova Nacional ??? Que séria certamente mais curta mais barata e muito mais competitiva .

Esta formula, obrigaria as Associações a Trabalharem no Desenvolvimento Regional, pois até teriam de formar mais árbitros, que teriam jogos para dirigirem e maturarem a sua experiência , e não chegarem tão depressa a Nacionais, deixando na prática de actuar a nível Regional.

Com Campeonatos regionais fortes , não veríamos certamente equipas “B” e até “C” de um mesmo clube a disputar Campeonatos Regionais, pois esta matéria é facilmente regulamentada, e mais, criaria certamente a possibilidade de aparecimento de novas equipas.

Ainda temos, um artigo regulamentar especifico das Provas , mas vamos apenas dar o exemplo da PO07, diz o regulamento e transcrevemos ( Art.º 2.º – Na PO07, participam todos os Clubes que se inscreverem até 31-08-2009 e terão que possuir 1 (uma) equipa do escalão de Iniciados Masculinos regulamentarmente inscrita. ), ora isto obrigaria a que existissem no mínimo 80 equipas de iniciados , será que os Clubes com mais de uma equipa inscrita tem o número equivalente em iniciados ( Apenas como exemplo Alto do Moinho 2 equipas a ABC 3 equipas ) , duvidamos que o Regulamento esteja a ser cumprido, ou então está ser interpretado como uma equipa de iniciados serve para todas as equipas de Juvenis o que no nosso entender está completamente errado. Estaremos atentos.

Formulas de Disputa:

PO05 - Campeonato Nacional Juniores Masculinos - 2ª Divisão

1ª Fase

Em 6 zonas , que jogaram sistema de TXT a duas voltas. Apuram-se os dois primeiros classificados para a 2ª Fase. Os restantes Clubes disputarão a Fase Complementar

2ª Fase

Em duas zonas jogando os Clubes no sistema de TXT a duas voltas, apurando-se os dois primeiros de cada zona para a Fase Final.

PO07 - Campeonato Nacional Juvenis Masculinos - 2ª Divisão

1ª Fase

Em 11 zonas que jogarão no sistema de TXT a duas voltas. Apuram-se os dois primeiros classificados de cada zona, excepto da zona dez, onde se apura o primeiro classificado. Os restantes Clubes disputarão a Fase Complementar.

2ª Fase

Em três zonas, jogando os Clubes no sistema de TXT a duas voltas, apurando-se o primeiro classificado de cada zona para a Fase Final.

3.ª Fase

Disputada pelos segundos classificados da 2.ª fase mais o representante dos Açores, apurando-se o primeiro classificado para a Fase Final.

Ambas as provas terão o seu inicio em 04-10-09

O Analista

8 comentários:

nascimentos disse...

Não posso estar mais de acordo com algumas das situações aqui mencionadas.
Mas na minha opinião só existe um senão e eu falo como elemento colaborador de um clube da Ass.Andebol Santarém .
Ainda bem que os formatos são estes mesmo errados senão nós a nivel Distrito Santarém estavamos feitos, é uma autentica m....
Assim pode ser que que o clube representativo de santarém compareça aos jogos e sempre temos a garantia que jogamos contra os outros.
Porque neste Distrito Benavente,Samora e Agora Salvaterra andam muitas vezes a rezar que os outros clubes compareçam nos seus jogos.
Mas não deixo de dar razão.

nascimentos disse...

"Não seria muito mais interessante realizarem-se Campeonatos Regionais, cuja competitividade seria mais elevado, pois teriam como objectivo ( incentivo ) o acesso a uma prova Nacional ??? Que séria certamente mais curta mais barata e muito mais competitiva ."
Isto em Santarém é impensável

Anónimo disse...

Só para deixar o meu espanto quando no sorteio do campeonato de juvenis 2ª divisão zona 3 encontro na zona três duas equipas que no fundo serão as mesmas FC Gaia "A" e FC Gaia "B", não quero aqui lecantar qualquer tipo de suspeita sobre a intenção desta equipa mas talvez alertar para a falta de bom senso da federação que poderia perfeitamente colocar uma das duas na zona 2, por troca com qualquer outra equipa, mas é isto que temos!

ginasista disse...

e uma vergonha o Ginasio clube de santo tirso acabar com a equipa de juniores masculinos...com 12 jogadores subiram 4 para os seniores impossibilitando assim a continuacao deste escalao....

parece q andam aos tiros na direccao para os lados de Santo tirso

Anónimo disse...

SE não fosse este modelo de campeonato, nós na area de Viseu continuavamos a nao ter competição porque não conseguimos organizar um campeonato regional e estariamos ainda a anos de luz das principais equipas, pois dificilmente teriamos jogos com qualidade. Assim, perdemos anteontem por muitos, ontem por menos, hoje empatamos, amanhã temos esperanças de ganhar. Só este tipo de competição nos proporcionou esta evolução.Claro que se olharmos para o pais desportivo considerando que apenas existe Porto, Braga, Lisboa e Aveiro os regionais seriam a melhor opção. Mas como nós, Trás-os-montes, Alentejo, Ribatejo, Viana, etc, etc,também contamos, esta é a formula correcta.

gupi disse...

Pode-se conseguir equilibrar e as zonas com menos equipas disputarem interregionais a cargo das associações.

Se não qualquer dia não é preciso associações regionais, joga tudo na FAP.

Anónimo disse...

Se a FAP não organiza provas não recebe os dinheiros do estado. Mentalizen-se, a FAP não esta a pensar no dezenvilvimento do andebol, das Associações, dos Clubes, nem dos atletas mas sim nos bolsos de quem lá anda.

Anónimo disse...

E pronto, cá estamos nós no canto dos frustrados, derretendo lágrimas de lençol na mão, a bradar contra a FAP e a quem os apoiar. Temos azar não temos? Cada vez somos menos e por este andar ainda vamos ter que ir berrar para outra modalidade. Mas nós que somos os profissionais do assobio e outras coisas, não tememos ninguem, se não for na andebol vamos chatear a federação do jogo do berlinde!