gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Árbitros Suspensos

Alertados por leitores e por uma noticia inserida no Jornal a Bola ( Jornal oficioso da Federação ) , procuramos confirmar e esclarecer a verdade dos factos, que deu origem a esta suspensão.

No Portal da FAP, no registo disciplinar n.º 8 de 29-10-09, surge a suspensão preventiva da dupla Mário Coutinho / Ramiro Silva, bem como os cronometristas Vanda Aveiro e Hugo Ferraz, com a instauração de Processo Disciplinar nos termos dos Artigos 76 e 82 do Titulo 8 do Regulamento Geral da Federação e Associações.

Transcrevemos os textos destes artigos para melhor compreendermos, o que se terá passado:

Artigo 76º ( Despacho liminar )
1. Logo que seja recebido o auto, participação ou queixa, a entidade competente para instaurar o processo disciplinar decidirá se há ou não lugar a este.
2. Se aquela entidade entender que não há lugar a procedimento disciplinar, mandará arquivar o auto, participação ou queixa, notificando-se o participante deste despacho, caso este o tenha requerido.
3. Caso contrário a entidade referida no n.º 1 instaurará ou mandará que se instaure processo disciplinar
.”

Artigo 82º ( Suspensão e interdição preventivas )
1. A entidade competente para instaurar o processo disciplinar pode suspender preventivamente o arguido sempre que houver indícios suficientes da prática de infracção punível com pena máxima de suspensão igual ou superior a 6 meses.
2. A mesma entidade pode interditar preventivamente o recinto desportivo de clube arguido sempre que houver indícios suficientes da prática de infracção disciplinar punível com interdição de máximo igual ou superior a 5 jogos.
3. A suspensão preventiva extingue-se quando, desde o seu início, tiverem decorrido:
a) 60 dias, quando se proceder por infracção punível com suspensão de máximo inferior a um ano;
b) 90 dias, quando se proceder por infracção punível com suspensão de máximo igual ou superior a um ano
.”

Da leitura destes dois artigos presume-se , de que terá havido queixa de alguém, e de que a pena a que estarão sujeitos, poderá ir até 6 meses de suspensão.

Mas curioso, nunca é referido na comunicação do ainda, Conselho Disciplinar, quais os artigos e as matérias Regulamentares infringidas e que deram origem ao respectivo processo, e isto no mínimo deveria ter sido publicado., para esclarecimento e transparência dos factos.

Os factos ocorridos, presumimos nós estão relacionados, com uma desqualificação em “Last Minute“, que foi aplicada e que deveria ter dado nos termos regulamentares origem a relatório escrito como está determinado, pelas normas Internacionais e já transcritas nos Regulamentos federativos.

Normalmente estas situações, penalizam o infractor na suspensão de pelo menos 1 jogo, ora não sendo relatado o facto o Conselho de Disciplina, não puniu o atleta em causa. Existindo um claro prejuízo para o adversário da equipa onde pertencia este atleta na jornada seguinte.

A omissão de factos ( a ser este o facto ), encontra-se consignada no Artigo 47.º do Titulo 8 do regulamento Geral da Federação e que transcrevemos :

Artigo 47º ( Omissão e deturpação de factos )
O árbitro que, na elaboração de boletim de jogo, deturpar ou omitir factos que conhecesse e devesse mencionar, será punido com suspensão de 1 a 6 meses
.”

Ora deverá ter sido esta artigo, que deu origem ao Processo Disciplinar Instaurado, pois a sanção é de 1 a 6 meses.

No entanto o nosso comentário acerca desta matéria, é contundente, pois estas situações apenas existem , pela falta de um correcto esclarecimento acerca da aplicação das sanções disciplinares ocorridas no chamado “Last Minute”. E Este esclarecimento é da total responsabilidade da Federação. Pois sabemos que existe entre os próprios árbitros diversas interpretações.

Devemos esclarecer, que estes factos não configuram a figura de erro técnico.

Estaremos atentos ao desenrolar dos acontecimentos, pois é uma situação, que pelo seu ineditismo, merece que assim seja.

O Jurídico

17 comentários:

Anónimo disse...

E faltou marcar o respectivo 7 metros que daria a possibilidade do Sad Madeira vencer o jogo, já que a falta do Pina foi em situação evidente de golo de Contra-Ataque.

Jorge Almeida disse...

O Jurídico:

No seguinte link, vem uma notícia que pode fazer alguma luz sobre o que se passou:

http://www.ojogo.pt/25-252/artigo829546.asp

Anónimo disse...

Ó Jurídico, a suspensão de árbitros não é inédita, talvez desses perguntar ao Jurássico, pois grandes árbitros portugueses de outros tempos já estiveram suspensos e com processos disciplinares, e outro tipo de castigos. Alguns são históricos

Anónimo disse...

Meus amigos os árbitros só são suspensos, porque o Clube que poderia beneficiar da situação era de Braga, está tudo dito

Anónimo disse...

Não foram estes arbitros que protagonizaram também um erro num celebre jogo da Taça de Portuagal Ismai-Sporting?

Penso bem que sim.Se confirmar que foram eles, são erros demasiados grosseiros para passarem sem castigo.

Anónimo disse...

Ao anónimo de hoje - 15:34
Não há qualquer tipo de duvida, que pelo teu comentário a AA Braga, trabalha muito bem.

A ser verdade o que dizes, parabens AA Braga.

Parabens pelo vosso trabalho.

regras são para cumprir.

Anónimo disse...

O Artigo coloca uma questão pertinente, e a FAP até agora não esclareceu devidamente como se aplica a questão do último minuto, é só quando o resultado está equilibrado ou é em todas as situações, é em faltas passáveis de sanção de suspensão temporária ou é só em questões grosseiras, penso a questão colocada está muito bem.

Anónimo disse...

Já alguém sabe como acabou o folhetim da pancadaria do jogo de Juvenis entre os "santinhos" do Belenenses e o Benfica, disputado há mais de duas semanas no Acácio Rosa ?

Continuamos a estranhar tanto silêncio de todos .

A ÁGUIA

Anónimo disse...

Para esclarecimento do comentador das 15.34: O ABC consultou o presidente da AAB e este pediu ao ABC para não denunciar a situação, recomendação que o ABC acatou. Querem saber porquê? O presidente da AAB e os seus interesses lá sabem!

Anónimo disse...

Voçês nem imaginam que está para vir. O Augusto e o Torrinha tem tudo preparado. Para o Ano querem 4 equipas da AABraga na PO1. Como vão tentar segurar o Fafe e promover o Maria Balaio é que falta saber...

Anónimo disse...

E o que diz a Apaoma destes factos, ou será que também o seu presidente é suspenso por não ter narrado o que aconteceu nos juvenis no Restelo, então e sobre isto ninguém diz nada

gupi disse...

A regra do ultimo minuto é só quando a bola não está em jogo. De resto se for em "jogo corrido" é como se fosse dos 0 aos 60. Se tinha de levar vermelho podia ser apenas por conduta antidesportiva grave. É uma acção de jogo e não é por ser no ultimo minuto que vai dar relatório.

Anónimo disse...

Digam-me porque razão é o jornal "A Bola" o jornal oficioso da Federação, se raramente tem noticias sobre a modalidade. A nossa seleção está num torneio à uma semana e todos temos acompanhado da forma possivel! A última noticia on-line do "oficioso" é de dia 25 acerca do Porto-Benfica!!! Provavelmente porque "A Bola" é de futebol...

Anónimo disse...

concordo.
têm de acompanhar mais o andebol nacional. o andebol já foi mesmo ultrapassado pelo futsal em termos de 2ª modalidade mais praticada em portugal a seguir claro ao futebol.

tem de haver mais promoção da modalidade não só em jornais mas tem de partir da federação... os clubes estão tesos e com enormes dores de cabeça para angariar financiamento.

saudações desportivas.
sterbik.

Anónimo disse...

na minha opinião são a melhor dupla de arbitragem....

Anónimo disse...

Para esclarecimento de todos e deixarem de dizer inverdades, já no ano transacto saiu uma circular para os arbitros sobre a interpretação da EHF e IHF sobre o "last minute".
Só não a aplica quem não quer ou não sabe.

Anónimo disse...

A Águia deve ter muita azia no que concerne ao Belém.

Como habitualmente na formação servem de "Saco de Boxe", tanta é a porrada que estão habituados a levar, que a azia custa a passar.

São anos e anos a encaixar goleadas.Uma vez por ano lá ganham um joguito.

Compensam ajuda a passar isso.