gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 18 de outubro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 04 – 2009/2010

EHF CUP – Masculinos

2.ª Mão – 2.ª Eliminatória

FC Porto e Benfica – Apurados para a 3.ª Eliminatória
MRK Skopje ( Macedónia ) 2528 FC Porto

O FC Porto, apurou-se para a 3.ª Eliminatória, no segundo jogou em que venceu, confirmando avitória da 1.ª mão , os ambientes nestes jogos , cria por vezes grandes problemas. Tal como já tínhamos previsto na crónica da semana anterior, felizmente o FC Porto soube ultrapassar este obstacúlo.

1.ª Mão – 2.ª Eliminatória

Benfica 34 – 21 H/C “Tiblisi” ( Geórgia )

2.ª Mão – 2.ª Eliminatória

H/C “Tiblisi” ( Geórgia ) 25 – 29 Benfica

O Benfica venceu os dois jogos desta eliminatória perante um adversário bem mais fraco, e que apenas tinha um jogador de andebol de nível elevado o seu n.º10 ( Tite ), os restantes possuem uma qualidade abaixo da média, no entanto a equipa do Benfica mostrou um nível demasiado “relaxado” , demonstrando fraco “respeito” pelo adversário a partir do momento em que sentiu que tinha a eliminatória nas mãos, e por vezes este estado de espírito, em alta competição origina surpresas desagradáveis. Felizmente que ainda existem jogadores que pelo seu elevado nível e sentido de responsabilidade são um pêndulo nas suas actuações sejam quais forem os adversários , estamos a referir-nos a David Tavares , cuja grau de eficácia é notável. Nuno Roque pelo contrario foi a negação total durante todo o encontro. A arbitragem do de uma dupla mista, constituída por Libor Skruzny ( Republica Checa ) e Radoslav Kavulic ( Eslováquia ) , não esteve mal nos dois jogos , embora nos parecendo , que inciia os jogos com demasiada energia na aplicação das sanção progressiva e que depois não matem o mesmo critério, durante o resto do encontro, e por vezes da sensação de alguma desconcentração e falta de ligação.

O Sorteio da 3.ª Eliminatória realiza-se dia 20 de Outubro ás 11H00, em Viena

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

5.º Jornada – Resultados

Benfica 33 – 28 Aguas Santas ( Já analisado )
Marítimo 28 – 30 SC Horta
FC Porto 17 – 15 Madeira SAD
AC Fafe 26 – 30 Xico Andebol
Belenenses 23 – 23 ABC
S. Bernardo 25 – 23 Sporting


Jornada que foi completada este fim de semana, e em que a grande surpresa , se verificou em S. Bernardo com a vitória da equipa Aveirense sobre o favorito Sporting, num jogo em que os Jovens de S. Bernardo comandaram sempre o jogo. O FC Porto venceu dificilmente o Madeira SAD, que apenas claudicou nos minutos finais, continuando os Azuis do Norte a realizar uma carreira oscilante, o SC Horta cumpriu a sua obrigação vencendo a equipa mais fraca ( no nosso entender ) da prova. O Xico Andebol, venceu novamente, num jogo entre equipas da mesma Região, e em que o Fafe ainda não apresentou a sua mais recente contratação, Belenenses e ABC empataram. Na presença destes resultados, a prova é comandada pelo Madeira SA mas como mais um jogo, seguido pela dupla Belenenses e Benfica, com o mesmo número de pontos , sendo de salientar que a jovem equipa de Belém é a única que ainda não perdeu nenhum jogo, mas conta com dois empates. AC Fafe e Marítimo , ainda não registaram qualquer ponto positivo.

Belenenses 23 – 23 ABC

Jogo mais emotivo do que bem jogado, jogo em que o coração se sobrepôs à mente e em por vezes os atletas, nem sequer pensavam. O ABC , fracassou totalmente na construção do seu ataque, permitindo o normal uso do seu Contra Ataque ao Belenenses, que por sua vez demonstrou demasiadas fragilidades na sua 1.ª linha. Tendo a oportunidade de vencer o jogo nos minutos finas, não fosse os “disparates” de Nelson Pina, que apesar de tudo acabou por ser o mais produtivo com 6 golos, acompanhado de perto por Tiago Fonseca com 5 golos. No ABC salienta-se a exibição de Hugo Figueira com um nível de eficácia elevado ( 45 % ) e Mário Peixoto com 7 golos, Luís Bogas esteve abaixo do nível que possui, e a equipa na sua 1.ª Linha ressente-se dessa situação. O Jogo foi dirigido pela dupla Internacional Madeirense Duarte Santos / Ricardo Vieira , que realizaram uma actuação abaixo do seu nível normal, Sem critério na Falta do Atacante e nos Passos, e com o Arbitro de Baliza, a interromper sistemática o jogo em zonas do Arbitro Central. O Guarda Redes é atingido na cara em vez de se para imediatamente o jogo deixa-se continuar, quando o Árbitro Central ( Ricardo Viera ) para o jogo, deu origem a uma interrupção de cerca de 5 minutos. Esqueceram-se de que a saúde de um atleta deve estar sempre em 1.º lugar. Pode e sabem fazer muito melhor.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos

6.º Jornada – Resultados

Zona Norte

AC Lamego 30 – 39 S. Mamede
Académico FC 29 – 24 Avanca
Santo Tirso 37 – 30 Ismai
Modicus 25 – 24 Feirense
S. P. Oleiros 31 – 26 Maria Balaio

O destaque nesta jornada vai inteirinho para o S. P. Oleiros com a vitoria obtida perante um dos até agora comandantes da Prova , o Maria Balaio, que tal como tínhamos previsto a na semana anterior, parece-nos estar em quebra. De referir ainda a vitória do S. Mamede em Lamego, e a vitória do S. Tirso sobre o Ismai, que continua desiludir. O Avanca continua a realizar um campeonato pela negativa, O Modicus venceu o Feirense , mas com dificuldades não esperadas face a carreira das equipas até ao momento. Com estes resultados o Modicus assumiu o comando isolado , seguido de perto pelo Santo Tirso e eplo Maria Balaio em igualdade pontual., seguidos de muito perto pelo A. Mamede, Académico e S. P. Oleiros.

Zona Sul

Alto Moinho 29 – 30 Sismaria
Almada 20 – 23 J.Lis
Alavarium 44 – 32 Évora AC
Passos Manuel 24 – 28 Camões
Emp. Comércio 22 –
31 G. Sul


Nesta zona a grande surpresa, vai para a vitória do G. Sul em Santarém e por números que não deixam duvidas , o Castigo aplicado a Medvedev , deixou marcas e as mesmas vão provavelmente durante mais dois jogos a serem visíveis. Referencia ainda para a excelente, mas difícil vitória do Sismaria no Alto do Moinho, equipa que a partida era considerada uma das favoritas , mas que continua desiludir. Camões e Alavarium , continuam na sua caminhada, vitoriosa. E uma chamada de atenção para a vitória da J. Lis em Almada cuja equipa continua sem realizar qualquer resultado positivo, tal como o Évora AC. Comanda isolado a zona o Camões, sendo segundo classificado o Alavarium com apenas menos um ponto.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Jun. Masculinos

6.º Jornada – Resultados

Aguas Santas 30 – 21 Fermentões
Sporting 37
– 26 Xico Andebol
Gaia 32 – 31 Marítimo
S. Bernardo 33 – 32 Belenenses
ABC 26 – 21 FC Porto
Infesta 27 – 20 Benfica


Jornada com total preponderância do factor casa, e com algumas surpresas , tais como a difícil vitória do S. Bernardo diante do favorito Belenenses, e a vitória do Sporting sobre o Xico Andebol , por diferença significativa Continuando esta, pautar-se pela “mentira”, em virtude da utilização dos jogadores Juniores/Seniores, e consoante à ou não jogos de Seniores assim vai variando a qualidade, as vitórias ou as derrotas de algumas das equipas, tudo reflectido mais uma vez nalguns resultados desta jornada. Merece ainda destaque a difícil mas excelente vitória do Gaia sobre o Marítimo , equipa que tinha causado alguma surpresa nas primeiras jornadas. O Infesta não deixou os seus créditos por mãos alheias, e venceu um Benfica que se encontra bastante abaixo dos níveis que se esperavam. Nesta prova, já não existem equipas sem derrotas, comanda o Belenenses, apenas com um ponto de diferença do trio composto pelo Aguas Santas, ABC e S. Bernardo, mas o equilíbrio pontual que se verifica até ao 7.º lugar, promete campeonato até ao fim.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Femininos


Este fim de semana, não se realizou qualquer jogo, devido aos estágios e jogos da Selecção Nacional.

O Banhadas Andebol

11 comentários:

Anónimo disse...

Banhadas, há coisas que eu não entendo.

ESte tema não tem nada a ver com a cronica semanal, mas é uma boa oportunidade, para escrever


O mérito do vosso trabalho é inquestionável, já que permite aos apaixonados da modalidade, ter mais informação e mais debate, do que aquele que teríamos com a imprensa desportiva que, de facto, não quer perder a possibilidade de ter as suas viagens com as selecções e que por isso se cuida e “filtra” as notícias de interesse público, obedecendo às ordens dos poderosos do seu mundo medíocre.



E continuamos a ver grandes discussões sobre pequenas coisas e ausência total de discussão sobre as importantes e estruturantes questões. Toda a gente concluiu o que levou ao fim da LPA, mas eu não vi uma única entrevista sobre o assunto aos responsáveis da mesma ou a dirigentes de clubes seus associados. Acabou por bons motivos e estamos no caminho certo ou acabou por motivos inconfessáveis e estamos no mau caminho? Alguém sabe? Claro que os jornalistas obedeceram às ordens; assunto “tabu”, a Liga nunca existiu,

não falam com ninguém. Mas, vocês ficam tranquilos?



Vem tudo isto a propósito das eleições na FAP. As eleições foram marcadas com o período minimo de tempo, estatutariamente permitido: 15 dias para a apresentação de listas e 30 dias para a reflexão necessária, após o conhecimento das mesmas.

Os 30 dias já lá vão e as listas não são do conhecimento público. Porquê? Para quê? Interessa a quem? Foram mesmo apresentadas?

Mais uma vez, os jornalistas omitem esta grave situação; entendo-os porque são “federaçãodependentes”, embora não os estime.

Mais uma vez, o sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que deveria ser o garante dos direitos dos associados e da legitimidade do movimento associativo, estará a cumprir ordens de alguém. E essa situação já é imperdoável. Só havia uma forma de provar que os prazos haviam sido cumpridos: apresentando, no final do tempo definido, as listas correspondentes, até porque os prazos atribuídos foram os mínimos. A reflexão já sabemos que não é necessária mas é exigida na “Bíblia” que nos orienta.

Estamos no caminho certo? Não me parece.

O Atento

Anónimo disse...

Eu por acaso até sei que as listas foram distribuídas...às Associações (inclusive AJAP, APAOMA e ANCANP). Eu não sei se estatutariamente estas deveriam ser divulgadas publicamente, penso que não e a ser assim, o Presidente da A G da FPA, está isento de culpas porque faz o que mandam os estatutos.
O que falta saber é quem apoiou estas listas, que tem os mesmos personagens à cabeça, onde a grande novidade é a entrada do Goulão no C A, ficando o Macau de fora.
Ao que sei o Augusto Silva foi o estratega do processo, pois o meu interlocutor, foi convidado por ele a subscrever as listas.
Consta que o H T teve que negociar com o Augusto Silva a liderança do C A, porque este recusava-se a aceitar o Galambas, dada a má relação que existe entre os dois. O que é que Augusto Silva levou em troca? O futuro o dirá, mas teve que ser algo de peso!

Anónimo disse...

camoes eliminado da taça... camoes 33 vfc 35 após prolongamento

Anónimo disse...

O Benfica qualificou-se hoje para a terceira ronda da Taça EHF, depois de voltar a vencer o H/C Tbilisi, desta vez por 29-25, em jogo da segunda mão da segunda jornada, realizado em Lisboa a pedido dos georgianos.

A equipa de Pedro Gama não imprimiu o ritmo mais forte que lhe permitiu triunfar por 34-21 na primeira mão, no sábado, mas teve sempre o jogo controlado, sem experimentar dificuldades para se impor na defesa e no ataque.

Apenas aos 26 minutos, altura em que os encarnados, com uma defesa 5+1 (Carlos Carneiro), ficaram reduzidos a menos uma unidade - João Pais foi excluído durante dois minutos - a diferença de golos foi mínima (13-12).

No segundo tempo, o técnico do Benfica fez uma gestão da equipa - Carlos Carneiro não actuou - e a tendência do jogo manteve-se inalterável, com os benfiquistas a explorarem bem o contra-ataque a espaços. O H/C Tbilisi procurou argumentos para ultrapassar a defesa do Benfica e chegou mesmo a actuar com dois "pivots", para que pudesse libertar Tite Kalandadze, o melhor marcador da equipa, exímio no remate de meia distância.

A vantagem do conjunto português, que visita o FC Porto no próximo fim-de-semana, em jogo do campeonato, chegou a ser de oito tentos aos 15 minutos (25-18) e nunca foi inferior a quatro durante os 30 minutos do segundo tempo.

O sorteio da terceira ronda da Taça EHF (16 avos-de-final) realiza-se na terça-feira e os jogos estão programados para 14 e 15 de Novembro

Anónimo disse...

RECORD
Benfica vence na Europa
TRIUNFO FÁCIL SOBRE O TBILISI (34-21) NA TAÇA EHF


O Benfica venceu sábado os georgianos do HC Tbilisi por 34-21 e garantiu uma vantagem dilatada para a segunda mão da segunda ronda da Taça EHF em andebol, no domingo, novamente no Pavilhão da Luz.
A equipa do Benfica, que actuou no jogo da primeira mão sem Pedro Jerónimo e o sérvio Bozidan Nadoveza, impôs-se sem dificuldades a um conjunto que defendeu deficientemente, sem rigor nas marcações individuais, e que acumulou erros no ataque.

Aos 17 minutos do primeiro período, os encarnados já venciam por 12-4, sem que os georgianos, que estiveram durante 6 minutos num jejum de golos, lograssem quebrar o ritmo forte imprimido pelo Benfica.

Apesar do treinador Mamuka Mjavanadze ter recorrido ao banco de suplentes, o Tbilisi nunca mostrou capacidade e o primeiro tempo terminou com resultado de 21-11 favorável ao Benfica.

No segundo período, o Benfica, que ficou isento na primeira ronda, continuou a vincar a sua superioridade, nunca deixando que a diferença fosse menor do que 7 tentos, aos 44 minutos.

Apesar de baixar ligeiramente de intensidade, a formação portuguesa, orientada pelo técnico adjunto Pedro Gama (João Paulo Silva, a aguardar a dispensa da Universidade do Porto para assumir o comando técnico do Benfica, esteve na bancada), manteve a consistência e a facilidade com que chegava ao golo.

O jogo da segunda mão da segunda mão está agendadoi para as 19 horas de domingo, no Pavilhão da Luz.



Data: Sábado, 17 Outubro de 2009 - 21:27

Jorge Almeida disse...

Estou de acordo com o Atento.

Sem retirar-lhe uma virgula, acrescento: Alguém sabe de algum "programa de governo" (ou qualquer coisa parecida) emitido pela lista única que vai a sufrágio? Não é pelo facto de serem eleitos em assembleia-geral da FAP que os integrantes dessa lista não devam apresentar tal documento aos clubes.

Para além disso, e na continuação do Atento, lanço, aqui, uma sugestão ao Banhadas: Porque não uma entrevista ao ultimo presidente da direcção da LPA? Serviria esta para que este falasse, pois, parece-me que ainda ninguém lhe deu tempo de antena. Sei que não és jornalista, no entanto deve valer a pena, pois esse elemento deve ter algumas coisas interessantes a dizer.

Anónimo disse...

Para informação do Jorge Almeida e do Atento, que afinal anda desatento, as listas para os orgãos sociais da FAP e respectivo programa estão no seu Portal desde 15 de Outubro, ou seja um dia apos o termo da apresentação de listas.
Basta lá ir e consultar.
UM AINDA MAIS ATENTO

Anónimo disse...

O MAXIMO DESCARAMENTO...
Então o treinador Principal do Andebol do Benfica estava na bancada e mudou de nome!! Só faltava esta.

José Antonio Silva que também usa o nome João Paulo Silva, a aguardar a dispensa da Universidade do Porto para assumir o comando técnico do Benfica, esteve na bancada), Jornal Record….
Parece os actores nos filmes ou telenovelas, tem o nome próprio e depois em acção usam outro… mas afinal quem é que a Universidade vai dispensar o Jose Antonio Silva ou João Paulo Silva? Já parece um supermercado 2 em 1 uma fantochada para encobrir uma realidade desde o dia 10 de Agosto 2009, Jose António Silva trabalha em exclusividade em 2 Instituições(publica e Privada), Universidade do Porto e Sport Lisboa e Benfica, com o pormenor que estão á distancia de 360 km.???

Anónimo disse...

Não sendo arbitros de braga o Maria Balaia vai perder todos os jogos contra as equipas q vão na frente do campeonato

Anónimo disse...

Mais uma "Pérola" dos comentadores???????!!!!!! pagos pela TV aos jogos de andebol.
Já não chega todos ao molho e em uníssono, quando, os árbitros levantam o braço a sinalizar JOGO PASSIVO.......e agora a equipa tem de rematar à baliza, mas eles não apitam!!!!não se compreende o critério etc, etc.
Agora perante a presença na assistência do Pai Belóni ( babado com o seu "menino ) e das miudas da ASSOMADA, incansáveis a aplaudir o andebol, os "inteligentes" descobriram uma PERSONALIDADE do desporto em geral e do Andebol em particular.....o Exº senhor Alipio Matos treinador de...Futsal????!!!!.
Porra com amigos destes o andebol nem de inimigos precisa.E são pagos,o Fernando Pais recebia quando Deus queria...às vezes.
O ATENTO

Anónimo disse...

Os autores deste blogue andam constantemente a bater no Maritimo, Esquecem-se que é uma equipa que praticamente não foi buscar reforços e o que foi buscar foi com o pouco dinheiro que havia. Se não conseguem ganhar jogos? Não, mas este último foi uma boa prova para ver que não querem duas equipas da Madeira na 1ª divisão. A mais fraca? No fim fazem-se as contas! Como não é só a falar do Maritimo que se vê a vossa categoria, mas há que desculpar o que de certeza foram umas tentativas frustradas de jogadores. De certeza que nunca jogaram até numa 2ª divisão. Quando não se sabe diz-se mal de toda a gente.

Ass: O Madeirense