gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Eleições FAP – O Silencio

Em 1 de Outubro , publicamos um “post” acerca das Eleições para a Federação, cujo conteúdo mereceu alguns comentários. Hoje voltamos ao tema e porquê ? Porque as nublosas são tantas a falta de informação e de clareza de métodos é tal , que pelos vistos poucos saberão alguma coisa.

O Período para a entrega de candidaturas termina hoje dia 14. Diz na convocatória da Assembleia Eleitoral, de que qualquer lista, tem de ser subscrita por um mínimo de 10% dos delegados à Assembleia Geral. Ora como a Assembleia Geral é composta por 57 Delegados, conforme estabelece o Artigo 49.º dos Estatutos, significando portanto que qualquer lista para ser considerada válida, necessita da proposição de pelo menos 6 delegados à Assembleia Geral.

A distribuição de delegados encontra-se consignada no artigo 50 dos Estatutos e assim distribuídos :

3. São delegados da Assembleia-Geral da Federação de Andebol de Portugal:
a) Os legais representantes das Associações Regionais de Andebol até ao número de 20, que representam 35 % dos votos da Assembleia-Geral.
b) O legal representante da Liga de Andebol de Portugal (LPA), e respectivos delegados por esta designados até ao número de 14, que representam 25 % dos votos da Assembleia-Geral.
c) Os legais representantes das Associações Nacionais de Clubes de Andebol Não Profissional, e respectivos delegados por esta designados até ao número de 6, que representam 10 % dos votos da Assembleia-Geral.
d) Caso não exista uma competição de natureza profissional e a Liga Portuguesa de Andebol não exerça as competências, delegadas pela Federação, relativamente à gestão e organização de uma competição profissional, os legais representantes das Associações Nacionais de Clubes de Andebol Não Profissional, e respectivos delegados por esta designados passarão, nos termos da lei, a ser até ao número de 20, que representam 35% dos votos da Assembleia-Geral;
e) Os legais representantes das Associações de Jogadores e respectivos delegados por estas designados até ao número de 9, que representam 15 % dos votos da Assembleia-Geral.
f) Os legais representantes das Associações de Árbitros e Oficiais de Mesa e respectivos delegados por estas designados até ao número de 4, que representam 7,5 % dos votos da Assembleia-Geral.
g) Os legais representantes das Associações de Treinadores e respectivos delegados por estas designados até ao número de 4, que representam 7,5 % dos votos da Assembleia-Geral
.”

Levantam-se algumas questões, como por exemplo quem são os delegados ??? Não deveria a FAP, já ter divulgado a lista dos mesmos !!!!

A Associação de Clubes não Profissionais que conforme estipula os Estatutos, já procedeu à Eleição dos seus 20 delegados??? E de que forma??? Fez alguma Assembleia Geral??? Ou estamos perante factos consumados e desconhecidos da maioria dos Clubes!!!

A Apaoma , por exemplo tem direito a 4 delegados, e até ao momento não procedeu a nenhuma acção para eleger os representantes dos árbitros e Oficiais de Mesa.

O Regulamento Eleitoral , diz claramente no artigo 3 , ponto 2 do Regulamento Eleitoral :

2. Os delegados da Assembleia-Geral da Federação serão designados, ou eleitos, no início de cada época desportiva por cada membro ordinário da Federação, de acordo com os critérios estabelecidos nos estatutos e regulamentos da Federação.”

Esta norma é complementada pela norma estabelecida no artigo 27.º do Regulamento Eleitoral.

Artigo 27º ( Prazo da designação )
A designação, ou eleição pelos membros ordinários da Federação, dos delegados da Assembleia-Geral deverá ocorrer anualmente até 15 de Setembro de cada ano, devendo estes, obrigatoriamente remeter a listagem para a Federação, de acordo com os critérios do artigo anterior
.”

Pergunta-se será que isto foi cumprido ( duvidamos e muito ), e se foi aonde está a divulgação da lista dos delegados, pois que saibamos nenhuma Associação de Classe ou de Clubes praticou qualquer acto transparente que permite-se o conhecimento dos seus representantes para o acto Eleitoral.

Desta forma, não se conhecendo publicamente os nomes dos delegados à Assembleia Geral , como era possível a alguém que não pertencesse ao poder instalado, preparar qualquer lista!!!

Começa mal a implementação dos novos Estatutos e da Aplicação do Novo Regime Jurídico das Federações Desportivas.

Iremos continuar a estar atentos e divulgaremos todas as novidades que formos tendo.

O Jurídico

12 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho jornalistico/investigação e sobre a legalidade das eleições há muito elegais no nosso andebol. É preciso lutar e pedir esclarecimentos como o faz o autor deste artigo.
Os mehlores nos melhores lugares e não depender deles.

Anónimo disse...

Excelente trabalho, mas já agora, quem são os clubes da Associação de Clubes não profissionais e quem são os dirigentes dessa associação, era giro sabermos .

Anónimo disse...

são do norte carago, não sabes? estão todos lá.

Anónimo disse...

os sócios da ajap elegeram os seus delegados em assembleia geral

Anónimo disse...

Dev ter sido numa Assembleia que ninguém tomou conhecimento e quem são os delegados

Anónimo disse...

JURIDICO
Estar do lado da FPA, é como diria a Elisa estar do lado da "GAMELA".
Neste momento nas mentes retrogradas dos nossos associatvos, está tudo claro, ainda que não o pareça.
Assim é pacifico, que a equipa do Torrinha ainda não fez suficiente "mal" ao andebol, ao mais alto nivel, para ir para a fogueira( ninguem tenha duvidas e o Torrinha não tem, que quando os grandes clubes quiserem, vai tudo de caracol e couve flor).
Nestas circunstâncias, o mentor ( LS ) MANDOU, fazer "BARALHADA" para ver quem põe a cabeça fora da toca.
Estou em crer que a primeira cabeça de turco vai para os lados do CA ( ele já mamou o suficiente, excepto na reparação do pneu) e se pensa que pode aspirar a ser promovido sem ir aos altos estudos de pedrouços. vai já passar `a reserva compulsiva.
Quem comanda o processo é o AUGUSTINE e, enquento o Domingod não for encriminado pela justiça, vale o ditado de . enquanto o pau vai e vem, folgam as costas.
Vamos ver se não será como o velho das botas, se acadeira não tem de quebrar primeiro.
Já quiseram fazer isso lá para o Alentejo ao LS.
Para os homens válidos da modalidade um conselho revolucionário " Só a pacência é revolicionária ( Ernesto Che Guevara " El comandante" ).
Eles vão cair, para nunca mais se levantarem.
Olhem o outro que só queria quadros da Maluda e agora para ir à TV tem de dar abraços ao MULA em repetiçao.
Estejam atentos.
Calçem as sapatilhas. e quando for altura, Kamicase, todos do lado de bola, e vamos a eles que se faz tarde.
O ATENTO

Anónimo disse...

Este "Atento" deve estar a precisar de uma consulta de psiquiatria, pois se calhar nem ele entende o que escreve ou quer dizer.

Anónimo disse...

Sr ATENTO

Quando se reforma ?

Anónimo disse...

Afinal falam todos e muito e vamos levar outra vez com o Henrique Torrinha e seus Colaboradores .

Ninguém avança ou estarão a espera que a Modalidade feche de vez ?

O ZÉ DE SANTARÉM

Anónimo disse...

Vou abrir uma excepção e respoder dois em um. O dois rapazinhos ( ou será só um ? ) das 12h44 e das 13h00, afinam pelo mesmo diapasão e dizem que eu não entendo o que escrevo.
Bom eu vou explicar e até fazer um desenho para quem tenha o QI mais baixo.
Então não sabes quem tem um monte de desenhos da MALUDA e uma GAVETA cheia de selos à espera de "DEPOIS DE PASSAR À REFORMA" tratar do assunto em simultâneo com umas passeatas com os netos.
Não sabes mesmo ou não queres saber.
E quando podia, uma unica vez na vida, ter a coluna vertebral direita, vai daí e...alho, alho, caracol e arcas encoeiradas e blá, blá.
Não, fez como o "LOPES", e anda por aí, a tecer umas teias, "BARALHADAS" para detectar os possiveis "inimigos", simula umas eleições e espera que não lhe suceda o mesmo que,sucedeu na Amareleja( caiu da cadeira como o outro).
Já percebes tudo ou o TICO e o TECO ainda andam à porrda nas águas furtadas da tua carola.
Quanto a ir para a reforma, tenho dois óbices a saber.
Não vou deixar o "gajo" andar por aí sem que o "gajo" saiba que eu poderei estar ao virar da esquina.
Não posso ir para a reforma porque a penalização por falta de anos de serviço não permite, a menos que arranje um tacho na FAP.
Por ultimo haveria a possibilidade de "atar as botas", mas estou condenado,porque já lá estive em cima, e chumbei no código de barras.
Não há hipótese, têm de levar comigo, "ELES" sabem que se podem encontrar comigo ao virar de cada esquina e em várias situação dsportivas
O ATENTO

Anónimo disse...

estes Blogs estão cheios de gajos corajosos e com opinião sobre tudo o que se passa no andebol. é pena que no momento da verdade não passem de um bando de cobardolas que deixa morrer a Liga e não consegue arranjar uma lista para a fap. essa dos delegados é desculpa de mau pagador... toda a gente sabia que as eleições seriam esta epoca e ninguém conseguiu arranjar alternativa. toda a gente conhece os podres da ajuda mas ninguém tem capacidade para mudar. e o unico que podia ser alternativa foi atraiçoado pelos clubes que o deixaram cair há 4 meses...

Anónimo disse...

Banhadas, há coisas que eu não entendo.



O mérito do vosso trabalho é inquestionável, já que permite aos apaixonados da modalidade, ter mais informação e mais debate, do que aquele que teríamos com a imprensa desportiva que, de facto, não quer perder a possibilidade de ter as suas viagens com as selecções e que por isso se cuida e “filtra” as notícias de interesse público, obedecendo às ordens dos poderosos do seu mundo medíocre.



E continuamos a ver grandes discussões sobre pequenas coisas e ausência total de discussão sobre as importantes e estruturantes questões. Toda a gente concluiu o que levou ao fim da LPA, mas eu não vi uma única entrevista sobre o assunto aos responsáveis da mesma ou a dirigentes de clubes seus associados. Acabou por bons motivos e estamos no caminho certo ou acabou por motivos inconfessáveis e estamos no mau caminho? Alguém sabe? Claro que os jornalistas obedeceram às ordens; assunto “tabu”, a Liga nunca existiu,

não falam com ninguém. Mas, vocês ficam tranquilos?



Vem tudo isto a propósito das eleições na FAP. As eleições foram marcadas com o período minimo de tempo, estatutariamente permitido: 15 dias para a apresentação de listas e 30 dias para a reflexão necessária, após o conhecimento das mesmas.

Os 30 dias já lá vão e as listas não são do conhecimento público. Porquê? Para quê? Interessa a quem? Foram mesmo apresentadas?

Mais uma vez, os jornalistas omitem esta grave situação; entendo-os porque são “federaçãodependentes”, embora não os estime.

Mais uma vez, o sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral, que deveria ser o garante dos direitos dos associados e da legitimidade do movimento associativo, estará a cumprir ordens de alguém. E essa situação já é imperdoável. Só havia uma forma de provar que os prazos haviam sido cumpridos: apresentando, no final do tempo definido, as listas correspondentes, até porque os prazos atribuídos foram os mínimos. A reflexão já sabemos que não é necessária mas é exigida na “Bíblia” que nos orienta.



Estamos no caminho certo? Não me parece.

O Atento