gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Selecções Nacionais

Vamos entrara num período de intensa actividade, com várias Selecções Nacionais, a efectuarem estágios e participações em vários Torneios Internacionais, servindo algumas destas participações como preparação para outras provas Europeias de qualificação para Mundiais, Taças Latinas e outras. Verificamos que todas estas actividades se encontram previstas nos calendário de actividades para as diversas Selecções, congratulamo-nos por tal. Obviamente que estes estágios e jogos obrigam a paragens nas diversas provas Nacionais.

Não faremos comentários sobre os critérios dos Seleccionadores, apesar de termos as nossas duvidas sobre os mesmos, em especial na Selecção “A” Masculina, em que continuamos a ter um Seleccionador Nacional Adjunto que no nosso entender é um desperdício em termos desportivos e económicos para a Modalidade.

Descrição das Actividades

· Selecção Nacional de Seniores Masculinos

Estagio e participação no Torneio de Doha ( Qatar ) de 26-10-09 a 31-10-09

Calendário:

GRUPO A - Egipto, Itália, Qatar
GRUPO B - Portugal, República Checa e US Ivry ( França )

Dia 28-10-09
US Ivry - Portugal ( 14H00 )
Qatar - Itália ( 16H00 )

Dia 29-10-09
República Checa – Portugal ( 14H00 )
Egipto - Qatar ( 16H00 )

Dia 30-10-09
US Ivry - República Checa ( 14H00 )
Itália - Egipto ( 16H00 )

Dia 31-10-09
7º/ 8º lugares - 3º Grupo A - 3º Grupo B ( 12H00 )
5º/ 6º lugares - 2º Grupo A - 2º Grupo B ( 14H00 )
1º/ 2º lugares - 1º Grupo A - 1º Grupo B ( 16H00 )

Nota - Horas em Portugal

· Selecção de Juniores “A” Masculinos

Estagio em Paços de Ferreira e Jogos com a Espanha em Leon de 26-10-09 a 31-10-09

Calendário:

Dia 30-10-09
Espanha - Portugal ( 19H30 )

Dia 31-10-09
Espanha - Portugal ( 18H30 )

Nota : Horas em Portugal


· Selecção de Juniores “B” Masculina

Estagio e participação no Scandiberico em Marsta ( Suécia ) de 26-10-09 a 1-11-09

Calendário :

Dia 30-10-09
Noruega - Portugal ( 18H00 )
Suécia I - Suécia II ( 20H00 )

Dia 31-10-09
Suécia II - Portugal ( 16H00 )
Suécia I - Noruega ( 18H00 )

Dia 01-11-09
Suécia II – Noruega ( 11H00 )
Suécia I - Portugal ( 13H00 )

Nota: Hora em Portugal.

O que se passará com este torneio que de ibérico nada tem , só participa Portugal.

· Selecção de Juniores “C” Masculinos

Estagio em Pinhel e Jogos com a Espanha em Salamanca de 28-10-09 a 31-10-09

Os jogos serão disputados na Região de Salamanca nos dias 30 e 31 de Outubro com horário ainda por definir.

· Selecção de Juniores “C” Feminina

Estagio em Leiria de 28-10-09 a 01-1109

Este estagio que serve de preparação para a Taça Latina que se disputa em Março/Abril-10 em França , tinha previsto nas actividades das Selecções jogos com a Espanha, mas pelo que nos é dado a conhecer esses jogos não se realizam.

O Noticias

8 comentários:

Anónimo disse...

Como técnico de um dos clubes de formação do nosso Andebol, gostaria que fosse abordada as recentes convocatórias da nossas selecções Juniores "A, B e C".
Mas para começar este tema eu diria somente e para já o seguinte:
1º Continua tudo de mal a pior neste "reino", convoca-se atletas que esta época nem sequer nos seus clubes são titulares.
2ºconvoca-se atletas para posições diferentes para as quais fizeram e continuam a fazer a sua preparação de base e os quais nos seus clubes de origem nunca jogaram ou mesmo no futuro irão jogar nessas posições.
3º Convocam-se atletas que neste momento não se encontram fisicamente e psicologicamente bem, e que actualmente não são titulares no seu clube.
4º Mais uma vez não se fez um trabalho de "campo" enviando observadores a alguns dos jogos neste 2 meses, bastava somente ver alguns desses jogos do PO 04 e 06, através do canal da FPA.
5º Mais uma vez actuou-se com prepotência não se dignando sequer a fazer um telefonema a nenhum dos técnicos dos clubes para que os mesmo opinassem sobre esta matéria.
6º Não se procuram jovens talentos que eventualmente se encontram a aparecer com sucesso.
7º A Selecções devem ser "compostas" por uma espinha dorsal (concordo) mas temos de ter uma abertura para jovens que vão aparecendo, mas não mantemos os erros de anos anteriores temos atletas que "carimbaram" o passaporte a 3 e 4 anos e independentemente da sua evolução ou estado físico e psicológico continuam nas Selecções Nacionais.
Não gostaria que fossem interpretadas estas minhas palavras no sentido destrutivo mas sim construtivo sobretudo para os atletas que fazem parte destas selecções (e que alguns foram ou são meus atletas) e aos outros que não fazendo (ainda) parte dela ( foram ou são também meus atletas. Devem os mesmos continuar a trabalhar no sentido de elevar o seu potencial individual e dos clubes que representam.
Por último somente não me identifico não por mim mas sim por respeito as meus actuais e ex.atletas que estão envolvidos nestas minhas palavras e não quero que os mesmos se vejam envolvidos em "praça pública", quanto a este meu pensamento eles conhece-no pois já tivemos e vamos continuar a ter conversas individuais sobres este assunto, os que estão e para o qual eu quero que continuem mas demonstrando o seu real valor, porque o têm e aqueles que não estão para continuar a trabalhar que mais tarde ou mais cedo os frutos do seu trabalho vão aparecer.
Desejo os maiores sucessos as nossas Selecções de Seniores, Juniores A, B e C, em prol daquilo que eu mais gosto depois da minha família que são os meus "meninos" e o Andebol
Obrigado
(Técnico de formação)

Anónimo disse...

Um conjunto de clichés que servem de crítica a uma qualquer selecção, de uma qualquer modalidade, mas falta neste comentário objectividade e alguma verdade.
No meu caso pessoal, tenho atletas na selecção de juniores C e B, tenho sido contactado pelos técnicos e os meus atletas têm sido observados nos jogos.
Não me posso prenunciar sobre os Juniores A, mas é recorrente ver o Professor Rolando nos pavilhões com frequência (estou a referir-me principalmente à época anterior, pois cruzei-me com ele diversas vezes).
Eu também lamento que o Belenenses, o Xico, o ABC e o S. Bernardo tenham, ou tivessem tantos atletas nas selecções e muitas vezes perguntava: não há mais? A verdade é que eles estão em grande, quase todos, jogando ao mais alto nível. Outros que passaram pelas selecções (tantos!) não vingaram nas selecções nem nos seus clubes. Onde estará a diferença? Isto é que nos deve por a reflectir.
Estão lá atletas que eu não convocaria? Claro que sim.
Também é verdade que um atleta meu joga em posição que habitualmente não ocupava no meu clube, mas como mais importante que o meu clube é a selecção e o gozo que me dá ter lá atletas, passou a jogar no meu clube, na mesma posição que joga na selecção. Bem mais importante que o meu umbigo é a Selecção nacional e como não conheço lá nenhum mentecapto, tenho que adaptar-me à realidade, criando condições para que o meu atleta lá continue. Claro que a minha preocupação incide sobre evolução dele e dos meus atletas e não se vou ser campeão ou ficar em 4º lugar. Aliás, no meu clube já fomos campeões nacionais na formação e nenhum desses atletas chegou a um lugar visível, logo, trabalhamos mal. Portanto, agora trabalhamos ao contrário, antes do colectivo o individual.
Concordo com uma prerrogativa: se os atletas não crescem como deviam estão a mais na selecção e a actual selecção de juniores b, é vítima desse “enrolar de tempo” à volta de atletas que há muito deixaram de prometer.

Anónimo disse...

Boa Tarde, deixo também aqui duas questões.

1 - Não serão as selecções fechadas muito cedo ?

2 - Quando se "abre" a selecção a um novo elemento esse vem quase sempre de um clube com maior "visibilidade" não há jovens a desapontar em equipas ditas inferiores ?

Anónimo disse...

È esquisito, um adjunto, que não está cá, só vem para os estágios e jogos, quanro custa este individuo à federação, então não seria melhor um adjunto Nacional, para ir adquirindo experiência e conhecimentos e ter tarimba. Vai lá vai!!!

Anónimo disse...

o anonimo(22 de Outubro de 2009 13:14),poderia esclarecer melhor a esta frase :
"a actual selecção de juniores b, é vítima desse “enrolar de tempo” à volta de atletas que há muito deixaram de prometer."

qual o seu ponto de vista , e qual o seu objectivo a dizer isso??:S

Jorge Almeida disse...

A selecção de Juniores C Feminina nem um jogo contra algum equipa de Juvenis conseguiu marcar?

É caso para dizer: Arre Porra!

Anónimo disse...

Esclarecimento ao anónimo das 14.22: Quando digo que andaram a enrolar muito tempo, tem a ver com o facto de esta selecção ter reunido um conjunto de atletas, que sendo os melhores no seu escalão, não prometiam, como não prometem nada.
Há gerações que deixam pouco sumo e esta geração dos actuais Juniores B penso que é uma delas. Tem o Rui Silva que é um eleito, hipoteticamente o Peneda (se o treinador do Fafe não continuar a adiar-lhe o futuro – faz parte do plantel sénior mas não joga!) o Daan e pouco mais. Mas mesmo com estes dois (Peneda e Daan), já estou a ser condescendente.
Esta Selecção enrolou-se muito tempo num conjunto de atletas do Xico (que eram bons com o Rui Silva ao lado), atletas de Moimenta (que não tem modelos por perto para crescerem e muita carência de trabalho individual de qualidade, logo não davam, como não deram garantias), de Leiria (competem em campeonatos de juvenis do sul, que é fraquíssimo e ainda por cima não podem crescer nos juniores ou seniores, porque o clube deles não os tem, ou tinha), atletas do ABC, que apesar de juvenis já passaram do prazo de validade (tipo Caniço, ou Luís Oliveira, este sem perfil intelectual para representar uma selecção) etc., etc., etc.
Desde há muito tempo que era visível esta falta de matéria-prima e deveríamos ter chamado atletas do escalão etário inferior, onde pontificam alguns atletas com boas características e fortes promessas para o futuro (Belmiro e Carvalhais, do Porto apenas para dar dois exemplos).
Andamos a perder tempo e dinheiro, com falsas promessas, deixando nos juniores atletas que não sendo melhores neste momento que os B, têm uma margem de progressão que os outros nunca deverão ter.
Estes Bs garantem-nos que perdemos por menos? Isso é importante? Não será mais importante perder por muitos, dando experiência aos mais novos?

Anónimo disse...

Torneio Internacional de Doha: Portugal jogou com a República Checa
Em jogo a contar para a segunda jornada do Torneio Internacional de Doha, Portugal jogou com a República Checa. Amanhã, sexta-feira, é dia de descanso para a Selecção Nacional, que realiza o último jogo no sábado, dia em que termina o Torneio.
Depois da vitória sobre a equipa francesa US Ivry, Portugal não conseguiu nova vitória frente à selecção da República Checa e perdeu por 22-19.

A Selecção Nacional não entrou no jogo da melhor forma e a República Checa conseguiu ganhar alguma vantagem no marcador desde cedo. "Entrámos mal no jogo. Nos primeiros dez minutos, estivemos mal no ataque e só conseguimos um golo em sete ou oito ataques. Isso e algumas falhas técnicas fizeram com que andássemos "atrás" da República Checa", disse Mats Olsson. Ao intervalo, Portugal perdia por 12-9.

Na segunda parte, Portugal entrou melhor no jogo mas no decorrer do segundo tempo, Portugal esteve sempre com 2, 3 ou 4 golos de desvantagem e já não conseguiu dar a volta ao resultado. "Na segunda parte melhorámos mas a República Checa também jogou com muita vontade e agressividade e tivemos algumas dificuldades em passar pela dura defesa deles. O guarda-redes da República Checa é muito bom também", acrescentou Mats Olsson.

"Na defesa estivemos bem, mas não fiquei satisfeito com o jogo ofensivo que fizémos", concluiu o seleccionador nacional.

Pela Selecção Nacional, alinharam e marcaram Hugo Figueira e Hugo Laurentino (GR), Carlos Carneiro, Fábio Magalhães (3), Claudio Pedroso, Inácio Carmo (1), Bosko Bjelanovic (4), João Lopes, Nuno Pereira, Luís Bogas (1), David Tavares (2), Jorge Sousa, Nelson Pina (3), Tiago Rocha (2) e Bruno Moreira (3).

República Checa: Slabý, Mrkva – Diviš (4), Horák (1), Bečvář (2), Polášek, Petrovský (3), Motl (2), Lehocký (3), Třeštík (1), Řezníček (4), Brykner, Linhart (1), Požárek, Mika (1).

Ainda esta quinta-feira disputou-se o Egipto - Qatar, jogo do Grupo B, que terminou com a vitória da selecção egípcia por 34-20.

Sexta-feira é dia de descanso para a selecção nacional e sábado, dia em que termina o Torneio, Portugal realiza o último jogo, cujo adversário só será conhecido amanhã, sexta-feira.

Calendário e resultados de jogos:

Quarta-feira, 28.10.09
17h00 - US Ivry : Portugal 28-38 (12-19)
19h00 - Qatar : Itália 30-29

Quinta-feira, 29.10.09
17h00 - República Checa : Portugal 22-19 (12-9)
19h00 - Egipto : Qatar 34-20

Sexta-feira, 30.10.09
17h00 - US Ivry : República Checa
19h00 - Itália : Egipto

Sábado, 31.10.09
15h00 - 7º/ 8º lugares - 3º Grupo A : 3º Grupo B
17h00 - 5º/ 6º lugares - 2º Grupo A : 2º Grupo B
19h00 - 1º/ 2º lugares - 1º Grupo A : 1º Grupo B

Nota: Menos três horas em Portugal.