gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 7 de novembro de 2009

Assim se trabalha em Alguns Clubes

O texto que hoje publicamos, é uma pura demonstração de como de bem ( excepcional ), se trabalha nalguns clubes. É um exemplo do que algumas entidades responsáveis, deveriam fazer, ou seja proporcionar a conjugação da prática Salutar da Actividade Desportiva com o Aproveitamento Escolar. Parabéns à Secção de Andebol da Académica de Espinho.


A ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE ESPINHO E O APROVEITAMENTO ESCOLAR


Devem os pais incentivar a prática desportiva pelos seus filhos ou reprimi-la, dando mais tempo para os estudos, “já que a Matemática e o Português não andam nada bem”?
Poderá a prática de um desporto contribuir para o sucesso escolar? Como?
Quando um jovem escolhe uma actividade desportiva e se envolve nela, está a desenvolver interesses pessoais que contribuem largamente para que nunca venham a surgir comportamentos desviantes, como o consumo de drogas ou tabaco.
A prática de qualquer desporto implica a existência de sentido de responsabilidade pelo cumprimento dos compromissos assumidos, nomeadamente a assiduidade e a pontualidade aos treinos.
Se transferirmos estas competências para o domínio escolar, podemos ver que o seu desenvolvimento, nesta área, acarreta uma maior eficácia no estudo, fazendo prever um maior sucesso escolar.
O andebol como desporto colectivo implica também o desenvolvimento de competências de relacionamento social e de trabalho de grupo.
“ O que acontece se eu faltar a um treino ou a um jogo?”
Todo o trabalho desenvolvido em grupo fica em risco, cada colega de equipa perde com a sua ausência e o objectivo da equipa torna-se mais difícil de alcançar.
“O que acontece quando estou chateada com uma colega ou com o treinador?”
Não há que tornar a equipa rentável não obstante os afectos? É necessário desenvolver a disciplina, a tolerância, a aceitação pela diferença, o espírito de colaboração e de entreajuda, bem como a participação num esforço colectivo para se atingir um objectivo comum.
A prática regular de desporto é um hábito a adquirir desde a infância e não apenas quando o excesso de peso ou o excesso de colesterol o pede. O stress acumulado na agitação do dia-a-dia escolar encontrará também aí um poderoso antídoto.
Por isso, pais, investir na prática do desporto pelos vossos filhos é apostar no desenvolvimento de competências que os auxiliarão na vida escolar e é contribuir para uma melhor saúde física e mental, a curto e a longo prazo.
A Secção de Andebol da Associação Académica de Espinho preocupa-se em dar as melhores condições desportivas a todas as atletas, para que possam evoluir favoravelmente na modalidade mas não se alheia da realidade escolar e sabe que, muitas vezes, se torna muito difícil conciliar a actividade escolar com a prática desportiva.
No sentido de apoiar as atletas na actividade escolar, a Secção pretende conhecer as suas dificuldades para de alguma forma as tentar minorar. Não pretende “controlar” ou “vigiar” o aproveitamento escolar, que é da responsabilidade dos encarregados de educação, mas estar atenta às suas necessidades para as articular com a actividade desportiva e para isso criou um "Caderno Escolar" em que todas as Atletas a deverão preencher, manter actualizada e entregar à Secção.
Saudações Desportivas
P´la Secção
Zé Carlos


O Banhadas Andebol

Sem comentários: