gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 8 de novembro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 07 – 2009/2010

Fim de semana, marcado pela presença das equipas portuguesa nas prova da EHF, e pelo ABC/Sporting para a PO01, com a curiosidade da repetição deste jogo para a Taça de Portugal No próximo dia 18, agora no Casal Vistoso.

Foi igualmente marcado pela referência ás alterações das regras em 2010, pelo comentador da RTP2, Jorge Tormenta, ou este comentador lê o nosso Blog, ou é um dos que teve o privilégio de tomar conhecimento das mesmas. Jorge Tormenta deve no entanto ter cuidado nalgumas das afirmações que produz, pois o malogrado Humberto Borges , não foi o Presidente da Comissão Organizadora do Europeu de 94, em Almada, porque esse cargo não existia, foi sim um dos maiores dinamizadores e dos elementos que mais trabalhou no mesmo, em Almada.

Chama-se mais uma vez a atenção, para o facto de os resultados , não serem colocados a tempo e horas no site da FAP, apesar do número de profissionais existentes, naquele organismo.

PROVAS DA EHF - Femininos

A representação de Portugal , nas provas Europeias, ficou agora restrita apenas ao Colégio João de Barros.

EHF CUP
3.ª Eliminatória -2.º Mão

Madeira SAD 22 – 24 T+A/VOC Amesterdam ( Holanda )

Quando se esperava pelo menos, uma vitória da equipa Madeirense, eis nova e surpreendente derrota em casa, com a eliminação da prova, reflexo do que temos vindo a afirmar o fraco nível competitivo da principal prova Nacional. No entanto esperávamos mais da equipa Madeirense.

WINNER’S CUP
3.º Eliminatória – 2.º Mão

VFL Oldenburg ( Alemanha ) 36 – 24 Gil Eanes

Resultado que confirma a diferença existente entre as duas equipas. Eliminação do Gil Eanes, com os números a não deixarem qualquer margem para duvidas.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

7.ª Jornada - Resultados

Benfica 26 – 26 Madeira SAD
ABC 20 – 20 Sporting
Belenenses 29 – 24 SC Horta
Marítimo 22 – 24 Águas Santas
AC Fafe 19 – 31 FC Porto
S. Bernardo 30 – 22 Xico Andebol


Jornada com algumas surpresas, sendo no nosso entender a vitória do S. Bernardo sobre o Xico Andebol, a maior pelos números que envolve, será sinal de que a equipa de Ricardo Tavares, vai continua a provocar estragos??? Os dois empates verificados, são o sinal de que a prova está equilibrada, e já nem o factor casa começa a ter peso. Nos outros jogos, resultados normais com vitória das equipas mais apetrechadas. A prova é comandada por um quarteto , constituído pelo , Belenenses, ABC, FC Porto e Madeira SAD ( 17 pontos ), mas o Madeira SAD, tem um jogo a Mais, logo seguido por outro quarteto , Sporting, Xico Andebol, Benfica e SC Horta ( 16 pontos ), mas com o SC Horta a ter um jogo a mais. No lado oposto da Clessificação, Marítimo e AC Fafe apenas com derrotas.

Benfica 26 – 26 Madeira SAD

Mais uma vez a equipa Madeirense, valeu-se da sua garra e da experiência de alguns dos seus atletas, como Carlos Galambas, Vladimir Bolotskih e Yuriy Kostetsky, para impor um empate ao Benfica , que não soube controlar o jogo, a partir do momento em que atingiu os 21-19 aos 47 minutos de jogo. O Benfica teve em Carlos Carneiro o seu jogador com mais influência , tanto pela positiva como pela negativa, com falhas imperdoáveis em situações de remate isolado diante o GR do Madeira SAD. Não seu entendeu a não utilização de Cláudio pedroso durante toda segunda parte e a equipa ressentiu-se. O Madeira SAD , por sua vez com um GR em grande forma e com uma excepcional actuação Svetislav Verkic, e com uma actuação defensiva boa , conseguiu obter o empate nos minutos finais. No Benfica destaque ainda , mais uma vez para a actuação de Ricardo Candeias, também ele irrepreensível. O encontro foi dirigido pela jovem dupla Bracarense Daniel Freitas/César carvalho, que teve uma actuação razoável, mas que foi perdendo lucidez com o aproximar do fim do jogo, fruto provavelmente da sua inexperiência, O Cartão Vermelho directo a David Tavares, não foi completamente esclarecido e este tipo de decisões não podem deixar duvidas. A Aplicação do Jogo Passivo , pecou pela incoerência, e deve ter mais atenção ás bolas nos pés , que deverão ser sempre sancionadas. Uma palavra para o Delegado ao jogo Manuel da Conceição, que quando interrompe o jogo, e mandar inverter o sentido do mesmo, também deve ser completamente esclarecido, e não o foi.

ABC 20 – 20 Sporting

Excelente jogo de Andebol, com total supremacia das defesas sobre os ataques. Pouco publico presente, e por vezes pouco vibrante. O Sporting tem um inicio de jogo desastroso, pois apenas marcou o primeiro golo aos 9 minutos, ( 4-1 ), no entanto o ABC respondeu de igual modo e permitiu o empate aos 4-4 , quando havia cerca de 14 minutos de jogo, só voltando a marcar aos 18 minutos. Encontro com bastantes falhas técnicas de parte a parte. luís Bogas com um começo de jogo fulgurante , acabou por ser um dos causadores do empate ao efectuar um remate completamente despropositado aos 58 minutos. Jogo marcado ainda pelas excelentes actuações dos GR, primeiro de Hugo Figueira e depois por Humberto Gomes. Tiago Pereira com uma eficácia notável na marcação dos 7 metros ( 6 em 6 ), e Bosko Bjelanovic ( 7 golos ) nos momentos finais do encontro, foram para nós elementos preponderantes na suas equipas. O Sporting, ressentiu-se da lesão de Pedro Solha que até ao momento em que se lesionou, estava a fazer uma excelente exibição. Jogo dirigido pela dupla Leiriense Daniel Martins/Roberto Martins, que felizmente esteve uns furos acima do esperado, pois esteve bastante calma durante todo o encontro , não apresentando agressividade e arrogância que costuma usar. Não esteve bem no Jogo Passivo, e principalmente nas violações da área restritiva. E deve ser mais cuidadosa na aplicação da Lei da Vantagem.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos

8.ª Jornada - Resultados

Zona Norte

AC Lamego 31 – 31 S.P.Oleiros
Avanca 32 – 33 Ismai
Académico FC 28 – 20 Feirense
Santo Tirso 29 – 30 Maria Balaio
Modicus 21 – 21 AA S.Mamede

Destaque para os empates do SP Oleiros em Lamego, e da A.S.Mamede em Sandim diante do Modicus, que desta forma perdeu o Comando da zona, vitórias pela margem mínima do ismai em Avanca, o que denota subida de rendimento da equipa Aveirense, e do Maria Balaio em Santo Tirso, e vitória esperado do Académico no Lima diante da equipa mais fraca da zona o Feirense, que desta forma continua sem qualquer resultado positivo. Com estes resultados, o equilíbrio nos lugares cimeiros é uma evidência. Comanda o Maria Balaio ( 21 pontos ), logo seguido do Modicus ( 20 pontos ), encontrando logo a seguir o Santo Tirso ( 20 pontos ) e o S. Mamede ( 19 Pontos ).

Zona Sul

Alto Moinho 25 – 24 Emp. Comércio
Juv.Lis 30 – 28 Évora AC (incluido á posterior )
Almada 21 – 26 Camões
Alavarium 25 – 26 G. Sul
Passos Manuel 30 – 22 Sismaria

Grandes surpresas nesta zona, começando pela vitória tangencial do G.Sul em Alavarium , vitória esta, que na estava nas cogitações de ninguém, e a vitória do Passos Manuel diante o Sismaria por números completamente esclarecedores, parece-nos que a equipa de Leiria se encontra em queda, após um começo fulgurante, a ver vamos. Por sua vez o Alto do Moinho ao vencer em dificilmente em casa os Caixeiros, começa a denotar alguma recuperação. O Camões venceu em Almada, e com estes resultados reforçou a sua liderança, isolado já com 5 pontos de avanço sobre o 2.ª Classificado o Alavarium, e o Passos Manuel com o resultado obtido, passou para o 3.ª Lugar.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

8.ª Jornada - Resultados

Aguas Santas 30 – 23 ABC
Xico Andebol 34 – 23 Marítimo
Sporting 29 – 22 Benfica
FC Infesta 28 – 36 FC Porto
S. Bernardo 33 – 26 Fermentões
FC Gaia 32 – 33 Belenenses

Jornada em que, os resultados que merecem maior relevo, são a difícil vitória do Belenenses no FC Gaia, e a diferença verificada na vitória do Aguas Santas sobre o ABC, de resto tudo normal, vencendo as equipas mais apetrechadas. Com estes resultados, mantêm-se no comando isolado o Belenenses ( 22 pontos ), logo seguido pelo Sporting ( 19 pontos ), que depois de um mau começo, tem vindo a recuperar paulatinamente , por sua vez é seguido por um quarteto , Xico Andebol, Aguas Santas, ABC e S. Bernardo com ( 18 pontos ). Sinonimo do equilíbrio verificado até ao momento.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Femininos

Continua a zona sul a primar pela irregularidade competitiva, não sendo a causa, apenas a participação das equipas Portuguesas nas Provas Europeias. Continua sendo mais grave, a necessidade de existirem ajustamentos de jornadas dupla
Zona Norte

8.ª Jornada – Resultados

Zona Norte

Salgueiros 32 – 29 Santa Joana
S.Bernardo 20 – 22 Almeida Garrett
Académico FC 32 – 20 CD Palmilheira
CA Leça 27 – 27 Santa Isabel
Maiastars 25 – 31 Juv. Mar
C.Gaia 20 – 20 Alavarium

Começamos por realçar a sensacional vitória do Salgueiros sobre o Santa Joana, resultado não esperado mas justo. Depois temos, o não menos excelente resultado de uma equipas sensação da prova ( para nós ) o Alavarium, obtido em Gaia, e o o empate do CALE diante o Santa Isabel, e deve-se realçar a vitória da Juv. Mar na Maia, e a vitória do Almeida Garrett em Aveiro, com estes resultados o equilíbrio Classificativo é evidente, nesta Zona. Comanda o C. Gaia ( 22 pontos ) isolado , logo seguido pelo Santa Isabel ( 21 pontos ) que por sua vez é seguido por um duo composto pelo Santa Joana e Juv. Mar ( 20 pontos ) e em 5.º lugar o Alavarium ( 19 pontos ). O Palmilheira continua no último lugar da tabela.

Zona Sul

Juv. Lis 42 – 11 BC Branco
Passos Manuel 38 – 33 Assomada
CDC Albufeira 20 – 42 Porto Salvo

Nesta zona, resultados completamente normais, com as equipas mais apetrechadas a vencerem sem qualquer problema, continuando a verificarem-se resultados disparatados ( no nosso entender ). O desequilíbrio no número de jogos entre as equipas é tal que se torna difícil fazer uma avaliação da zona. Aguardaremos por um acerto do número de jogos , para uma correcta interpretação dos mesmos. A Nota saliente é que Madeira SAD e Gil Eanes continuam a ser as únicas equipas só com vitórias.

O Banhadas Andebol

17 comentários:

Luís Lopes disse...

Relativamente ao jogo ABC- Sporting: é verdade que o Bogas perdeu fulgor ao longo do jogo mas é injusto atribuir culpa ao remate falhado a menos de 2 min do fim pois ele só o fez porque os habilidosos do apito levantaram o braço para assinalarem jogo passivo, num ataque que tinha iniciado há pouquíssimo tempo. Parecia que havia pressa em entregar a bola ao Sporting a ver se eles ainda davam a volta ao jogo. Perfeitamente ridículo (assim como a exclusão ao Mário Peixoto segundos antes). Portanto não sejam injustos com o Bogas porque ele não tinha alternativa e teve de rematar. Acho importante chamar a atenção para este facto porque muda completamente a forma como se analisam os minutos finais desse jogo.

Anónimo disse...

Alavarium equipa sensação da prova feminina?

Com uma Internacional a ganhar 1500€, não se podechamar sensação mas sim afirmação. Já para não falar na Pivot e na GR a ganharem bem acima de 500€. Nasce dinheiro no Alavarium e assim podem haver surpresas.

Anónimo disse...

NS. Bernardo - A.Garrett os jovens árbitros (DE AVEIRO) ouviram cobras e LAGARTOS do técnico do São Bernardo. Esse técnico como prelector da AAA e FAP devia ter vergonha por tentar apitar o jogo do banco e no final do jogo ainda insultou os adeptos do Garrett, sem comentários...
Os "miúdos" nos últimos 10m não aguentaram a "pressão" o Garrett ganhava 22-15 e viram ser-lhes marcadas 3 faltas atacantes,5 violações aréas e 4 7m contra. Um vexame. Mas a jovem equipa do Garrett aguentou firme, sem marcar nenhum golo e CONTRA TUDO E CONTRA TODOS (Cobras e LAGARTOS) ganhou o jogo por 2. De referir que a GR do Garrett nº1 Sónia defendeu esses pseudo quatro 7m (defendou 5 - 100% no jogo todo).
Quem tiver dúvidas do comportamento dos técnicos do S. Bernardo analise todos os boletins de jogo, em todos há sempre 1 amarelo ou amarelo e 2 minutos ao Lagarto e/ ou ao ex- internacional Paulo Gonçalves (adjunto). Jovens árbitros receiam dar lhes vermelho porquê?!!!
CL

Jorge Almeida disse...

Embora sucinta, uma boa análise feita à jornada da Zona Norte da PO09.

Permitam-me discordar numa coisa: Para mim, foi muito mais surpreendente o empate do Santa Isabel no CALE que a vitória do Salgueiros (sim, foi o Salgueiros que ganhou! E não ao contrário!) frente ao Santa Joana, ou mesmo que o empate do Alavarium no Colégio de Gaia.

É que o Salgueiros esteve as ultimas 2 jornadas a perder só nos últimos minutos, e o nível da aposta do Alavarium na PO09 só podem colocar esta equipa no topo (caso não se apurem para a fase final, digam o que disserem, será, sempre, uma desilusão). Pelo que se diz por aí, o orçamento da equipa sénior feminina do Alavarium é maior que o da equipa sénior masculina, numa aposta que é de realçar, e que demonstra haver "cabecinhas pensadoras" lá para os lados da Ria). O Alavarium só é surpresa para quem não acompanha a prova a fundo, nem acompanhou a ultima edição da PO10.

CL: O que conta não é novidade nenhuma para ninguém, excepto, pelos vistos, para si. Os relatos sobre arbitragens a ajudar as seniores femininas do São Bernardo em casa nos últimos minutos de jogo, se o resultado estiver próximo, são mais que muitos. Nunca lá fui, pelo que nada posso jurar nem explicar pelos meus próprios olhos, no entanto, fontes que considero fidedignas referem-me que essas situações nem são de hoje.

Anónimo disse...

Bons jogos no fim de semana com empates entre os candidatos ao titulo, Benfica, Sporting e Sad Madeira e o Campeão em titulo F.C. do Porto que com uma vitória fácil face aos números, mas o FAFE deve repensar afinal que anda a fazer na 1ª Divisão, tem um pavilhão excelente, tem publico para já mas falta matéria prima.
Vi o jogo ABC-Sporting e comparar o ambiente de hoje com os dos anos 90 com casa cheia e todo o mundo partilhando o sofrimento da equipa a ajudando-a a chegar á vitória, este assunto deve ser uma preocupação dos Notáveis Diferentes do ABC(Luis Teles e seus colegas) com uma obra fantástica face ás dificuldades financeiras e momento do andebol português.
Bom jogo entre dois técnicos que tudo fizeram para ganhar o jogo e o resultado acaba por estar certo, mas o ABC senão fosse dois erros grosseiros da Dupla de árbitros no final do jogo teria por certo ganho o jogo, também é verdade que a lesão de Pedro Solha que estava a fazer um jogo soberbo com grande qualidade técnica na finalização e se estivessem em campo poderia ter acontecido um resultado diferente.
De todo as duas equipas com muita gente da Escola do ABC o que demonstra o excelente trabalho por este Clube ao longo dos últimos 20 anos, aqui se realça o trabalho de todos os treinadores e dirigentes na aposta na juventude local entre eles o Fabio que hoje em representação do Sporting, está muito menos jogador que estava a ser no ABC, ás vezes o dinheiro não é tudo na vida, assim como o Hugo Rocha que ia para o Sporting para ter mais tempo de jogo o que é uma ambição séria, mas acho que já se está a ver que vai passar mais tempo no banco, mas não desista.
Um jogador sobressaiu no jogo, Hugo Figueira, excelente exibição e pela sua actuação passou o equilíbrio do jogo e a possível vitória do ABC.
Arbitragem sem condição basica mesmo com a ajuda do Delegado da FPA Antonio Goulão tem estaleca para um jogo desta dimensão.
ADC

Anónimo disse...

É espantoso continuar a presenciar às cenas "herculianas" do Maria Balaio. Ganham os jogos quase todos por um golo (na maioria dos casos "empurradinhos") neste último ganham levadinhos ao colo e a aproveitar a ausência do nosso melhor goleador. O trabalho é bem feito nos bastidores e já vem bem feito dos anos anteriores.

Anónimo disse...

Esses valores que falam no Alavarium são de rir. Inventam cada coisa. Tirem um 0 a esses valores e andarão próximos da verdade.

Anónimo disse...

Tem piada o comentário das 15.38 pois os responsáveis do G S Tirso dizem que foi uma boa arbitragem. Pudera com duas exclusões de vermelho, cirúrgicas, aos dois melhores atletas do Balaio, até eu lambia os pés aos árbitros. Acredito que o isave possa ter sido empurrado noutros jogos, neste não foi, bem pelo contrário! E atenção não sou de Braga, sou do Porto e fui espiar!

Anónimo disse...

Valores do Alavarium são de rir? São realidade mas as jogadoras merecem-no. Todas as restantes ganham 50 euros.

Anónimo disse...

Quem diz isso é só para destabilizar. Eu sei muito bem do que falo, a Cláudia recebe 150 euros mais casa e comida e as outras 50 euros mais subsídios. Mas percebo que quem queiram inventar estas coisas par alançar a confusão. era bom era! E não digo que não mereciam!

Anónimo disse...

CL quando fazemos um comentário temos que deixar a camisola de fora.
É verdade que em todos os jogos o Lagarto não tem o melhor comportamento,mas os putos de Aveiro não deixaram o campo inclinar,e não se deixaram influenciar pelo Lagarto e o treinador do Garret que tem uma postura de grande senhor no banco deu uma lição ao Lagarto a nivel de comportamento.Relativamente aos ultimos 10 minutos não houve vexame nenhum as atacantes foram bem assinaladas e os 7metros tambem faltou foi cabeça ás jogadoras do Garret que partiam para o ataque como se estivessem a perder e isso os putos não têm culpa,concordo consigo faltou 2 minutos ao Lagarto mas isso aprende-se com a experiência e neste teste de fogo os jovens de Aveiro passaram com nota positiva. Putos não desistam o andebol precisa de arbitros como vocês que aprendam com os erros e não tenham medo dos dinossauros pois isso são seres do passado e vocês fazem parte do futuro.

Anónimo disse...

Exmos. Senhores
Venho por este meio lamentar a forma como vossas excelências abordam um assunto, que segundo me parece não estiveram no local do jogo ou quem vos informou, informou-vos erradamente.
1. Momento algum o Jogo foi invertido pelo delegado nomeado pela FAP.
2. O Jogo foi sim mandado parar por (2) duas vezes.
3. Primeira porque o cronómetro de parede não arrancou, e como mandam as regas a mesa de cronometragem deve dispor de um cronómetro Manual para qualquer eventualidade que surja o que foi o caso.
4. Segunda foi mandado parar o jogo para advertir o dirigente da equipa do Benfica Sr. Filipe Gomes e como o Benfica na tinha a posse de bola dai não houve a necessidade de Inverter o sentido de jogo.
5. Ao que me parece a crónica apresentada no vosso blogue por uma questão de ética (se é que existe) deve ser corrigida.
6. Já agora mais um reparo devem procurar estar no local para fazer as crónicas sérias e transparentes ou então não confiarem em colaboradores que possivelmente trocam o nome dos jogos a que assistem, ou então já vão com a companhia do São Domingos

Anónimo disse...

Tretas! A pivot do Alavarium saiu do Maiastars, na época passada, mudando de cidade com os custos que isso tem, respondendo a uma proposta positiva de 500€. Na presente época ganha 50€ e um pão com marmelada, por cada treino que faça!
Não está em causa o investimento do Alavarium e ainda bem que alguém aposta no feminino. Tiro-lhes o chapéu por isso, porque estão no bom caminho.
É natural que desinvistam no masculino, porque já existe em Aveiro uma bandeira que se chama S. Bernardo e a autarquia quer diferenciar o investimento. Tudo certíssimo. Só se dispensa é o atirar areia para os olhos dos outros. Qual é o interesse? É para dizer que não têm responsabilidades? Claro que têm e têm a obrigação de conquistar o 1º lugar desta zona, porque é a equipa que mais investe financeiramente! Não fica nada bem o papel de coitadinhos. Assumam a Vossa responsabilidade e se falharem também não há-de ser nada, porque o C. de Gaia é um projecto antigo, usufrui da estabilidade que isso lhe proporciona, logo, há tolerância para as Vossas falhas se hipoteticamente falharem.

Anónimo disse...

oh anónimo, deixa lá de ser fantasista. e o treinador há de ganhar então uns 2 mil euros! Poupa-nos que queremos falar aqui da realidade do andebol em Portugal não de ficção!

Anónimo disse...

Conheço a Cláudia e ela disse publicamente o Ano passado que sósaia , não para o melhor clube mas para o mais vantajoso financeiramente, e foi o que fez. ESsa dos 150 € é mesmo de rir
por esse valor ou melhor por mais estaria na SAD ou no Gil EAnes e ela optou por aveiro... Nâo tentem enganar ninguém assumam-se alavarium. Quanto ao treinador ele que mostre um recibo aqui se recebe assim tão mal

Jorge Almeida disse...

Anónimo 9 de Novembro de 2009 23:50:

Concordo plenamente consigo.
Eu mesmo já referi, diversas vezes, essas estórias que se contam acerca do investimento do Alavarium.

É pena que não haja outras equipas a fazer o mesmo investimento.

Também é pena que haja equipas que mereciam ter esse tipo de investimento. Queria ver os resultados do Alavarium se eles estivessem nas mesmas condições de treino e de trabalho que têm a média dos clubes da Zona Norte da PO09 ... Eles só têm mesmo é de se assumir como candidatos a ganhar a Zona.

Só teve aí um erro: A pivot do Alavarium, que se chama Catarina Martins, já estava a jogar no Alavarium na época passada.

Anónimo 10 de Novembro de 2009 12:31:

Só porque o pessoal do Alavarium continua a querer atirar areia para os olhos do resto da malta ...

Se não tem havido dinheiro para as seniores femininas do Alavarium nas últimas 2 épocas, gostava que me explicasse 2 coisas:

1ª) Como é que uma equipa que, há 2 temporadas, finalizou a Zona Norte da PO10 em penúltimo, consegue, na época passada, ficar, com, praticamente, o mesmo grupo de jogadoras, em 2º lugar dessa mesma série (e em 3º lugar da Fase Final do Nacional)?

2ª) Como é que uma equipa que, na época passada, estava na PO10, a meio dessa época, consegue ir estagiar para o Gerês?
Foram para lá de graça?
Não pagaram nada pela estadia?

Não faça de mim burro, porque não me parece que uma estalagem situada no Gerês (a mais de 200 km de Aveiro), vá querer patrocinar uma equipa de andebol feminino em Aveiro. Para mim, o patrocínio só tem um objectivo para o patrocinador: buscar publico para o seu negócio! Que publico é que uma equipa de andebol feminino em Aveiro ia trazer para uma estalagem no Gerês?

Anónimo disse...

Então veja lá o equipamento e veja o que é que nós temos escrito no rabo: geres monte!

Quanto á primeira pergunta, trabalho... Tinhamos só duas jogadoras diferentes. No primeiro ano eramos todas seniores de primeiro ano. Pergunte ao Cale se está a ser fácil. O primeiro ano de apdaptação é muito difícil. Nessa época, há 2 anos, na primeira volta ganhámos só 2 jogos. Depois, disso, incluindo para a Taça, fizemos 12 jogos e perdemos 4! Já aí se notava a evolução. Percebo que nos outros clubes não d~e para treinarmos muito. Nós esforçamo-nos por isso e felizmente que podem pagar as deslocações de 6 ou 7 de nós que estudamos no Porto e que fazemos um esforço enorme para treinar 3 vezes e conciliar o andebol com as aulas. Custa? Pois custa. Mas só assim chegamos lá.