gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 14 – 2009/2010

Mais um fim de semana com jornadas duplas em que os sacrificados são as equipas dos escalões secundários de Seniores Masculinos. Sinceramente não se entende esta Calendarização., pelos motivos já apontados na última crónica. Segue um interregno nas provas , provocado não só pela quadra Natalícia, como pela disputa da Super Taça Arena Portimão, como pelos trabalhos da Selecção. Assim só voltaremos a ter PO01 em 30-01-2010, PO02 em 23-01-2010, PO04 em 24-01-2010 e PO09 em 09-01-2010.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Masculinos

12.ª Jornada ( 1.º da 2.ª volta ) – Resultados

Madeira SAD 24 – 21 Xico Andebol
S. Bernardo 27 – 18 Marítimo
Belenenses 34 – 24 AC Fafe
Sporting 20 – 26 FC Porto
SC Horta 26 – 32 Águas Santas
ABC 25 – 20 Benfica

Felizmente nesta jornada, regressaram os bons costumes, de a transmissão televisiva, ser diferenciada dos restantes jogos, eram estes os procedimentos que deveriam presidir sempre e nunca estar sujeitos à “ditadura” das conveniências da Televisão publica. Em benéfico da própria modalidade.

Dois clássicos realizaram-se nesta jornada O Sporting/FC Porto , que terminou com uma vitória sem discussão do FC Porto, que continua a efectuar uma excelente época ( até ao momento ), com o Sporting a tornar-se na grande desilusão da prova, e o ABC/Benfica, em que o ABC, venceu um Benfica, longe do que poderá produzir, Nos restantes jogos o Madeira SAD, rectificou o empate da 1.ª volta e venceu , embora com alguma dificuldade a equipa sensação da Prova até ao momento o Xico Andebol, S. Bernardo e Belenenses, confirmaram os resultados verificados na 1.ª volta, vencendo sem qualquer dificuldade os seus adversários respectivamente Marítimo e AC Fafe ( as equipas mais fracas da prova ). O Aguas Santas, regressou ás vitórias, vencendo o SC Horta, no recinto deste, rectificando os maus resultados que vinha efectuando. O FC Porto mantém o comando isolado com mais dois pontos que o 2.º ( ABC ) , que por sua vez tem um ponto de vantagem sobre o dueto constituído por Belenenses e Madeira SAD, o Benfica com esta derrota passou para o 5.º lugar a 4 pontos do 1.º

ABC 25 – 20 Benfica

O ABC , venceu e convenceu, apesar da ténue reacção do Benfica a meio do 2.º período de jogo. O Benfica nunca encontrou soluções para a excelente defesa do ABC, e só marcou o 1.º golo aos 6 minutos de jogo, a defender foi uma sobra do pode fazer face à valia do seu plantel, sem garra , e hoje não existiu Ricardo Candeias, para colmatar as reais carências defensivas de um plantel, que gira muito pouco os seus jogadores, e que teve de ser substituído por João Ferreirinho, que esteve bem melhor, mas não chegou. O ABC por sua vez , além de conseguir “adormecer” o Benfica quando atacava com mudanças súbitas de velocidade teve um Luís Bogas ( 9 golos ) ao seu melhor nível , e um guarda redes, Hugo Figueira , que resolvia o resto, que em conjunto com o jovem Mário Peixoto ( com excelente eficácia na marcação dos livres de 7 metros ) foram os elementos mais preponderantes na sua equipa. No Benfica apenas Rui Silva esteve próximo do seu nível, sendo acompanhado de perto por David Tavares, que acabou por ser o melhor marcador da equipa ( 6 golos ), e não teve Carlos Carneiro, que no nosso entender jogou mal. Num jogo que à partida se prevê equilibrado , não se podem falhar 4 livres de 7 metros. A arbitragem da dupla António Trinca/Tiago Monteiro, num jogo de dificuldade elevada, efectuaram uma actuação equilibrada, sem razão de queixa de nenhuma das equipas, no entanto devem manter um nível de concentração maior durante todo o encontro, pois ficaram algumas exclusões por efectuar. No jogo passivo bem, e nas faltas de atacante, onde devem ter mais atenção a possíveis simulações. Tiago Monteiro esteve com um critério mais apertado, na aplicação da Sanção Progressiva. E Neste aspecto devem melhor, a sua coordenação.

Nota Final – O último Lançamento Livre de 9 metros ( rectificado ), do encontro, foi executado, já com espectadores dentro de campo. Uma situação que não pode acontecer. Embora tenham sido no lado contrário de onde o mesmo era executado.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos

15.ª Jornada ( 6.ª da 2.º Volta ) - Resultados

Zona Norte

AA S. Mamede 30 – 23 AC Lamego
Avanca 26 -
27 Académico FC
Ismai 33 – 31 Santo Tirso
Feirense 28 –
30 Modicus
Maria Balaio 35 – 31 S. P. Oleiros


Na presença destes resultados, pensamos que a disputa pelos lugares de apuramento, ficou restrita a 4 equipas ( Maria Balaio, S. Mamede, Modicus e Ismai ), todos estes conjuntos com maior ou menor dificuldade venceram os seus jogos, com o Maria Balaio e o Ismai a rectificarem os resultados verificados na 1.ª volta. O Ismai , como de costume não começou bem , mas tem vindo a subir de rendimento, o que já deixa de ser uma surpresa. O Académico por sua vez venceu dificilmente em Avanca. O Maria Balaio comanda a zona , com apenas 1 ponto de vantagem sobre o dueto composto pelo S. Mamede e Modicus, que por sua vez apenas têm 2 pontos de vantagem sobre o 4.º Classificado o Ismai. A partir daqui as diferenças já começam a ser substanciais, pois o 5.º Classificado ( Académico FC ) , já está a 7 pontos.

Zona Sul

Sismaria 21 – 18 Alto Moinho
Juv. Lis 19 – 19 Almada
Évora AC 27 – 25 Alavarium
Camões 35 – 31 Passos Manuel
G. Sul 30 – 22 Emp. Comercio

Jornada com preponderância do factor casa, pois a maioria das equipas que jogaram no seu recinto venceram os jogos. A vitória do Évora AC sobre o Alavarium , acaba por ser o facto mais relevante da Jornada, sendo a 2.ª vitoria da equipa Alentejana na prova. O Camões regressou aos resultados positivos ao vencer o Passos Manuel, precisamente com a mesma diferença que se registou na 1.ª volta, e o G. Sul , venceu os Caixeiros, com um resultado que quase igualava o registado na 1.ª volta. O Almada, foi a surpresa da jornada ao ir empatar em Leiria com a Juv. Lis , obtendo desta forma o seu 1.º ponto positivo na prova, será bom prenuncio ? Na presença destes resultados, conforma-se a subida o G. Sul , que ascende ao 2.º lugar embora já a 6 pontos do 1.º ( Camões ) , por sua vez O Alavarium face à sua derrota, desce ao 3.º lugar a 1 ponto do 2.º , e o Passos Manuel, mantém o 4.º posto , a 1 ponto do 3.º Classificado. Pensamos que a luta pelo apuramento nesta zona está confinada às equipas situadas até ao 6.º lugar , pois o diferencial entre o 2.º ( G. Sul ) ,e o 6.º ( Sismaria ) é apenas de 4 pontos.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

14.ª Jornada ( 3.ª da 2.ª Volta ) - Resultados

Aguas Santas 25 – 29 FC Gaia
FC Porto 32 – 28 Belenenses
Fermentões 30 – 26 Benfica
S. Bernardo 32 – 20 Xico Andebol
FC Infesta 20 – 38 Sporting
ABC 34 – 30 Marítimo

Jornada que encerra uma curiosidade, apenas o ABC, confirmou o resultado da 1.ª volta, ao vencer o Marítimo, em todos os restantes jogos , as equipas que venceram rectificaram os resultados verificados na 1.ª volta, inclusive o Sporting que na 1.ª volta tinha cedido um empate, e desta vez venceu de forma concludente o FC Infesta. Por sua vez um dos factos mais salientes foi a 2.ª derrota do Belenenses na prova, diante um FC Porto , que está a efectuar uma recuperação positiva. O Benfica continua a desiludir e o Xico Andebol, sofreu uma copiosa derrota diante o S. Bernardo e com estes resultados, está em risco de não ser apurado para a Fase seguinte da prova.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos

10.ª Jornada ( Jogo em atraso ) – Resultados

Zona Norte
Almeida Garrett 37 – 16 CD Palmilheira

13.ª Jornada ( 2.ª da 2.ª volta ) - Resultados

Zona Sul

CDC Albufeira 26 – 39 Passos Manuel
Gil Eanes 25 – 19 João Barros
BC Branco – Madeira SAD ( em 17-01-10 )
SIR 1.º Maio 29 – 26 Assomada
Juv. Lis 27 – 25 CS Madeira

Nesta zona são tantos os jogos em atraso e antecipados, que a classificação actual, não reflecte na totalidade a realidade existente . O resultado de maior realce nesta jornada, vai para a vitória da Juv. Lis sobre a CS Madeira, equipa que não está a ter o rendimento habitual, e com este rendimento está a colocar em perigo o seu apuramento para a Fase Final da prova, em que as Leirienses da Juv. Lis passaram a ser ,umas das candidatas.

Zona Norte

Alavarium 33 – 22 Salgueiros
C. Gaia 41 – 25 CA Leça
Académico FC – Maiastars ( em 21-01-10 )
Almeida Garrett 21 – 33 Juv. Mar
CD Palmilheira 16 – 28 Santa Isabel
S. Bernardo 26 –
37 Santa Joana

Nos jogos disputados, todas as equipas confirmaram os resultados obtidos na 1.ª volta,. O Almeida Garrett venceu o jogo em atraso com o CD Palmilheira, relativo à 10.ª jornada. A zona é comandada pelo Santa Isabel e pelo Alavarium, em igualdade pontual ( 34 pontos ) , com mais 2 pontos que o C. Gaia, mas este tem menos um jogo. Os lugares de apuramento continuam por definir, pois Juv. Mar, Santa Joana e Maiastars, também têm uma palavra a dizer.

O Banhadas Andebol

14 comentários:

Anónimo disse...

Banhadas, só um pormenor.

O ultimo lançamento foi de 9metros, e não de 7metros...

O ABC com fair play, abdicou do remate, portanto é um pormenor que na prática é "irrelevante", ainda que a chamadas de atenção seja oportuna.

Anónimo disse...

Acho alguma piada quando dizem que não deveriamos estar sujeitos à ditadura das televisões: têm consciência daquilo que escrevem? Ou passamos os jogos quando eles querem, ou não há jogos transmitidos! A Vossa opção é não transmitir, ou seja nesse espaço que passem outra modalidade, que a nós não nos interessa. E a imagem da modalidade? e os patrocinadores dos clubes? E a angariação de novos aderentes ao andebol através da caixa mágica?
Todos os sacrificios valem a pena, por uma transmissão de 60 minutoss! Não somos nós que mandamos nos horários são eles!Este blog como se institucionalizou como o blog do contra, não tem noção das asneiras que escreve, mas devia ter do quanto prejudica o andebol!

Anónimo disse...

Não tem nada haver com este assunto, mas já começa a ser um caso sério para ser discutido
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL

suspende árbitros húngaros

por batota contra Angola


"Com Rádio 5 - A dupla de arbitragem de nacionalidade húngara, constituída por Horvath P e Marthon B, que apitou a partida entre Angola (21) e Alemanha (25), foi suspensa pela Federação Internacional de Andebol (IHF).
O facto foi dado a conhecer pelo presidente da Federação Angolana de Andebol, Pedro Godinho, quando reagia à participação de Angola no Mundial'2010 que decorre na China, onde a selecção angolana ficou na 11ª posição.
Entre as irregularidades verificadas pela IHF durante a partida, o destaque recai para a expulsão da meia-distância Elzira Tavares, que viu a cartolina vermelha directa sem nunca antes, ao longo da competição, ter sido advertida.
"Mostrámos o nosso descontentamento junto da Federação Internacional, que rapidamente suspendeu os árbitros dessa partida", realçou. Godinho referiu que este comportamento da arbitragem e consequente derrota levou Angola a não disputar os sete primeiros lugares da prova.
Esta é a segunda vez que Angola é prejudicada numa partida diante da Alemanha. A primeira aconteceu em 2007, em França, quando Angola perdeu por 33-36 e os árbitros sancionaram injustamente a meia distância Marcelina Kiala. Elzira Tavares foi a melhor marcadora de Angola com 45 golos em 72 remates efectuados. "

É caso para dizer, cuidado ´Zé Tó

Jorge Almeida disse...

Banhadas, quando há Bogas, há ABC.

Quando há Carneiro, há Benfica.

É tão simples como isto.

No ABC, no pouco que vi, para além de haver Bogas, também houve Figueira e Eduardo Ferreira (a defesa academista, no pouco que vi, essencialmente a 1ª parte, esteve muito bem, com até bastantes blocos, e foi bem comandada por Eduardo Ferreira).

O publico esteve mais activo que no jogo contra o Porto, mas pareceu-me que foi sempre a equipa a puxar pelo publico, ao contrário do que acontecia dantes.

Anónimo disse...

Estive em Braga a ver o meu ABC com o super campeão Benfica agora reforçado com ao Doutor do Andebol José Silva.
Estava um pouco preocupado depois da derrota do ANBC como FCP e muito ganho pelo clube Azul e branco, estava um ambiente muito agradável, publico do andebol e não publico que vem passar tempo no Flávio Sá Leite.
Grande exibição do ABC durante todo o jogo e começou da pior maneira com a lesão grave do lateral direito Eduardo Salgado que de forma precipitada aos dez segundos já estava a atacar a baliza, levou dois toques intencionais e lesão grave. Esta lesão permitiu ver pela primeira vez o 2º reforço (Jovan Stankov) do atleta europeu que joga e bem e tem capacidade para ajudar tal como o pivot a formar uma boa defesa a começar na sua melhor prestação desde que esta no ABC do Hugo Figueira, que bela exibição.
ABC com um Bogas ao seu melhor nível, mas com alguns erros mas uma generosidade e uma pontaria no remate que voltou ao seu normal, já que no jogo do Porto deveria ter descansado uns minutos para voltar ao jogo, tal a sua incapacidade momentânea ,Hugo Figueira e Mario Peixoto, excelente a finalizar e com um reportório técnico de excelência, atenção Mats Olson.
Do Benfica, decepcionante, afinal o reforço não o está a ser e sinto a equipa a jogar sem orientação do banco, mas tudo a monte e salve-se quem puder. Vamos acreditar que o Doutor vai melhorar porque agora esta a tempo inteiro na Luz.
Arbitragem sem problemas e um bom jogo de andebol na Catedral do Andebol português.

Jorge Almeida disse...

Banhadas Andebol:

Vejam só este link:

http://www.scn.pt/andebol/noticia.php?menu=9&id=qpPakS8QSos

No meio de mais uma declaração de intenções, aparece a informação de que, "Para a época de 2010/2011, os clubes que integram os Campeonatos Nacionais de Seniores Masculinos terão de ter a participar nas Competições Nacionais duas equipas dos escalões de formação sequenciadas, mais uma, no total de três."

Anónimo disse...

mas é inscrever-se e participar mesmo?
ou fazer faltas de comparência como o fazem constantemente os caixeiros da 2ª divisão nacional.
Os infantis do Benavente á espera deles no pavilhão e nada.
Vergonhoso
António Nascimento

Jorge Almeida disse...

António Nascimento:

Não lhe sei responder a isso. Tem de endereçar essas perguntas à associação regional onde o seu clube está inscrito.

Eu não posso, pois, actualmente, não sou director de nenhuma equipa.

E era bom que as pusessem já, pois são perguntas pertinentes.

Anónimo disse...

Na sequência desta informação do Sr. Jorge Almeida, acrescento que li no site da AAB, de forma pormenorizada outras informações que saíram desta mesma reunião das associações com a FAP.
Sem pretender mandar no Vosso Blog, acho que seria interessante se a administração pudesse debruçar-se sobre essa reunião, mas se possível, sem criticas baratas, porque dessas penso que já estamos todos cheios. Tenho pena que o Site da AAB não tenha explanado toda a reunião, como o costumam fazer, e tenham informado apenas sobre aquilo que é urgente. Possivelmente já o fizeram aos seus clubes, até porque eles (AAB) são exímios nessa vertente (e nas outras!), mas esqueceram-se que muitos de nós bebemos no site da AAB a informação oficial que a FAP não passa, ou passa sem grande informação, como foi o caso desta reunião.

Anónimo disse...

JULIO SILVA
Braga

Amigos, mais umas informações avulsas:
1. Quem marca o horário dos jogos transmitidos pela Televisão é a estação que os emite. Neste caso, a RTP. É assim no andebol, no futebol, no voleibol, no basquetebol, no futsal, na bisca lambida... EM TUDO! Perceberam? É pegar ou largar, como diz um leitor numa crónica anterior. É o peso da Televisão. O mesmo peso que leva a que as Maratonas, nos Jogos Olímpicos, contra toda a lógica, às vezes comecem ao meio-dia.

2. Sobre o jogo ABC-Benfica e o último livre de nove metros. Efectivamente, não estava ninguém dentro do campo quando foi marcada a falta porque um senhor da federação, que estava por tras da secretária dos oficiais de mesa, alertou os jovens e os árbitros.

Anónimo disse...

È só para dizer ao Sr. Júlio Silva, que não existia ninguém da Federação atrás ao lado ou por cima , no pavilhão a ver o jogo. Eu também lá estava.

Anónimo disse...

Alguem me sabe dizer se há algum problema grave e/ou financeiro com o Presidente da AAB, ou os pardais andam a fazer muito barulho, com problemas de lana caprina só para entreter a raposa.
Se ninguem me disser nada, vou chamar o Ali Bábá, que ele é que sabe tratar com os ladrões,
Já chateia, a barraca a abanar por todos os lados, e os "Tretas"...blá,blá,blá.
Falem mas é de problemas sérios.
Já agora um problema sério, segundo consta alguns dos chamados clubes grandes, excepto o Xico claro, que esse é dos Chicos Espertos, veriam com bom agrado a volta da LPA.
Esta situação seria possivel?
Não sei não, o melhor será perguntar ao JURIDICO.
Vai Lá vai que até a Barraca Abana.

PS . Digam lá não sentiam saudades.
PS 1 . Olhem que há mais broncas.
PS 2 Cuidado com os militares sem armas

Anónimo disse...

A PARTIR DO MOMENTO EM QUE A FAP COMEÇOU A "AJUDAR" O "CIENTISTA" DO ANDEBOL PROF. PEDRO ALVAREZ, O GINÁSIO DO SUL VEIO CÁ PARA CIMA OUTRA VEZ, NÃO SENDO CERTAMENTE VIR A SER NECESSÁRIO NO FINAL DA FASE SER DADO O HABITUAL "EMPURRÃO" PARA SE LIVRAREM DA DESCIDA COMO TEM ACONTECIDO NOS ÚLTIMOS ANOS .

Anónimo disse...

Porque razao deixou de haver com tanta profundidade a analise aos arbitros dos jogos e tambem dos delegados, O analista foi dispensado ou agora mudam-se os tempos mudam-se as vontades.
ou analista passou a comer da gamela ?