gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 10 de janeiro de 2010

Crónica de Fim de Semana – 15 – 2009/2010

Fim de semana , marcado pelos jogos de preparação da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, e pela disputa da 14.º Jornada do PO09 ( Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos ) e ainda pela realização de alguns Torneios, na impossibilidade de nos referirmos a todos, apenas faremos referência ao Torneio de Gondomar.

Jogos de preparação para a qualificação – Play Off – Mundial 2011

Portugal , na sua preparação para os Jogos do Grupo 6 de qualificação para o Play Off de acesso ao Mundial de 2011, disputou 2 jogos de preparação na Suécia, com a Selecção deste País e um jogo na Islândia.

É uma preparação cara, pensamos nós e provavelmente haveria alternativas mais baratas. Ninguém esperaria certamente que Portugal fosse vencer na Suécia , uma equipa que se encontra na Fase Final da sua preparação para o Europeu de 2010 na Áustria, ou com a equipa da Islândia que também irá disputar a mesma Fase Final, agora o que não se esperaria é as declarações do Seleccionador nacional , e transcritas no Portal da FAP, após uma estrondosa derrota ( 36-24 ) , proferi-se a frase “ Quase que me atrevia a dizer que foi um resultado normal “, apenas valem o que valem estas afirmações , que se juntarmos ao facto de a foto publicada num jornal desportivo, da equipa, no momento da partida, em que mais parecia um grupo de “excursionistas”, trajando cada um com o que muito bem lhe apeteceu , seria preferível, não dizer nada, e apenas comentar as incidências do jogo.

No segundo jogo com a Suécia voltamos a perder ( 32-29 ) , realizando desta vez uma exibição mais condicente com o potencial valor da equipa, verificando-se ao intervalo um resultado favorável às cores Nacionais ( 16-13 ) , limpando desta forma a imagem deixada anteriormente e ainda bem. Agora quando o Seleccionador Nacional, diz que os atletas se encontravam sem ritmo competitivo, pois não jogavam desde 20 de Dezembro, Cabe-nos perguntar o porquê destas afirmações ? Quem fez o planeamento das Selecções ? Não foi o Seleccionador Nacional ? Quem programou as interrupções das provas ? Não foi a FAP? Então porquê o lamento?

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Esta Fase da prova, têm-se pautado pela irregularidade competitiva, essencialmente na Zona Sul, o que crias enormes dificuldades na sua avaliação, embora , não seja difícil a previsão dos possíveis apuramentos.

Iniciamos por indicar os jogos que se encontram em atraso :

Zona Norte
13.ª Jornada
Académico FC – Maiastars ( 21-01-10 )
14.ª Jornada
Santa Isabel – Alavarium ( 07-02-10 )

Zona Sul
4.ª Jornada
Madeira SAD – Porto Salvo ( 24-01-10 )
6.ª Jornada
CS Madeira – Assomada ( 24-01-10 )
7.ª Jornada
Assomada – João Barros ( S/Data marcada )
8.ª Jornada
Gil Eanes – SIR 1.º Maio ( 07-02-10 )
11.ª Jornada
CS Madeira – CDC Albufeira ( 21-02-10 )
13.ª Jornada
Madeira SAD – BC Branco ( 17-01-10 )
14.ª Jornada
João Barros – Juv. Lis ( 24-01-10 )

Jogos realizados este fim de semana:

4.ª Jornada ( Jogo em atraso ) – Resultados
Zona Sul
CS Madeira 45 – 13 SIR 1.º Maio

14.ª Jornada ( 3.ª da 2.ª volta ) - Resultados

Zona Sul

Assomada 16 – 35 Porto Salvo
Madeira SAD 44 – 8 SIR 1.º Maio
Passos Manuel 24 – 45 Gil Eanes
CS Madeira 31 – 10 BC Branco

Mais uma vez , regressaram os resultados disparatados, que reflectem mais uma vez o errado formato competitivo da prova , e são tantos os jogos em atraso e antecipados, conforme já referimos, que a classificação actual, não reflecte na sua totalidade a realidade existente . Em todos os jogos referentes a esta jornada, os vencedores confirmaram os resultados obtidos na 1.ª volta sem qualquer surpresa. O Madeira SAD e o Gil Eanes comandam sem surpresa a zona, sem derrotas e em igualdade pontual A Juv. Lis ocupa o 3.º lugar à condição, pois tem mais um jogo que o João Barros e CS Madeira, e mais 2 que Porto Salvo, mas mesmo assim a 6 pontos dos lideres. No entanto no nosso entender face à irregularidade patenteada pelo CS Madeira até ao momento, poderá ser uma das equipas a discutir o apuramento .

Zona Norte

Salgueiros 26 – 34 C. Gaia ( 26-36 )
Juv. Mar 42 – 16 CD Palmilheira ( 32-28 )
Maiastars 42 – 26 S. Bernardo ( 36-29 )
CA Leça 27 – 24 Académico FC ( 24-28 )
Santa Joana 33 – 29 Almeida Garrett ( 39-24 )

Nesta jornada, apenas o CA Leça rectificou o resultado verificado na 1.ª Volta, vencendo o Académico FC, nos restantes resultados todas as equipas confirmaram os resultados obtidos na 1.ª volta. Nesta zona , com a excepção do C. Gaia, que tem praticamente garantido o apuramento, existem depois 5 equipas a discutir os restantes 3 lugares de apuramento para a Fase Final , com 4 equipas em igualdade pontual ( 34 Pontos ), no segundo lugar a 4 pontos do 1.º ( Santa Joana, Santa Isabel, Alavarium e Juv. Mar ) e uma 5.º equipa em 6.º Lugar, com 32 pontos ( Maiastars ) no entanto Santa Isabel, Alavarium e Maiastars têm um jogo a menos, o que poderá alterar a ordem classificativa. Mas o apuramento será disputado entre estas 6 equipas.

V - Gondomar Coração de Ouro

Este torneio foi dos que se disputaram este fim semana, como forma de manter as equipas em actividade, em especial equipas que não forneceram jogadores às Selecções Nacionais.

Teve como vencedor o Aguas Santas, numa final disputada com o FC Porto ( 30-29 ). Jogo equilibrado, em que acabou por vencer a equipa menos desfalcada, o FC Porto, que apesar dos jogadores cedidos as selecções Nacionais de Seniores ( 5 ) e Juniores A ( 2 ), mantém uma forte estrutura, foi um digno vencido.

Resultados :

Dia 09-01-10
São Bernardo AC 24 - 32 AA Águas Santas
FC Porto 38 - 13 Gondomar Cultural
Dia 10-01-10
3/4 - Gondomar Cultural 16 - 47 São Bernardo
Final - FC Porto 29 – 30 AA Águas Santas

Foram atribuidos os seguintes prémios indivuduais:
Melhor Guarda Redes - Rui Pereira ( Águas Santas )
Melhor Marcador - Filipe Martins ( FC Porto )
Melhor Jogador - Ricardo Pesqueira ( Águas Santas )
O Banhadas Andebol

12 comentários:

Anónimo disse...

O estágio dos Juniores A só começa amanhã, pelo que tanto o António Silva como o Gilberto Duarte jogaram no torneio de Gondomar

Jorge Almeida disse...

Banhadas, concordo plenamente convosco na análise às reacções dos jogos da selecção.

Pior ainda quando Olsson desculpa o 1º resultado com o facto da Suécia ir com a preparação mais adiantada.

Se os jogos da selecção são, salvo erro, a 15 e a 16 de Janeiro, e a Suécia começa o Europeu a 19, como é que a Suécia pode ir mais adiantada na preparação?

Se ele ainda se desculpa-se com o desgaste da viagem, ainda percebia. Agora, com a preparação?

Outra boa análise foi a feita à Zona Norte da PO09. Desta vez, não vi nenhum jogo.

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

1º) De maneira a passar os olhos por coisas bonitas, vejam o link:

http://www.stadehandball.de/damen/pages/team/bilder.php?cpath=005_VfL-Bikinis

2º) Serve esta mensagem para anunciar que a dupla de arbitragem Lemme / Ullrich, oriunda da Alemanha, anunciou a sua retirada a nível internacional.

É de lembrar que esta dupla foi apanhada no aeroporto de Moscovo com uma enorme quantia de dinheiro na bagagem, após ter apitado a final da Taça das Taças de 2006 entre os russos do Medvedi e os espanhóis do Valhadolid, uma arbitragem que, segundo rezam as crónicas, foi classificada como "caseira".

Vejam este link:
http://teamhandballnews.com/news.php?item.918

ADCandebol disse...

é difícil comentar uma notícia tão extensa. Cada assunto deve ter o seu post, para os comentários não se embrulharem numa salganhada sem tino... Fica a sugestão.

Quanto à Selecção, concordo que mais do que se queixar, o seleccionador deve impor uma solução para não haverem interrupções competitivas como estas.

Mas em desacordo com afirmação de ser um estágio caro. Certamente não foi nada barato, mas desportivamente parece-me adequado.

Também não gostei nada de ver a reportagem TV da partida da selecção. Mais profissionalismo meus senhores, a imagem vende e o nosso desporto merece...

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

aproveito para referir que acabei de descobrir jogos na internet que se podem obter sem gastar dinheiro (a não ser o que se paga da ligação à internet).

O sítio da internet do canal de desporto da Televisão Estatal Sueca (SVT) disponibiliza jogos dos campeonatos principais de seniores masculinos e femininos daquele país em versão online e no seguinte endereço:

http://svtplay.se/t/103666/handboll

Se quiserem gravar estes jogos para o vosso computador, há que carregar no botão que diz "Inställningar", onde aparece uma nova página. Nessa página, há que carregar em "Spela i Windows Media", e aparece uma 3ª página com o jogo a dar em Windows Media embutido na página.

Quem tiver o Real Player, há de reparar que, ao passar com o rato por cima do filme, aparece um separador no canto superior direito a dizer "Fazer download do Vídeo". Quem carregar aí, verá o Real Player a descarregar o jogo para a pasta de "videos" dentro de "Os meus documentos". Os vídeos são gravados em formato .rmvb, que só é lido pelo Real Player.

Quem queira obter a mais recente versão do Real Player, pode descarregá-la em www.real.com. Trata-se dum leitor de multimédia muito usado pelos habituais sacadores de filmes da internet.

Actualmente, só estão disponíveis os jogos Lugi - Ystad (Divisão de Elite masculina) e Lugi - Sävehof (Divisão de Elite feminina).

Anónimo disse...

Façam um artigo sobre o congresso deste fds!
Que reacção aquele evento?

Um treinador desiludido!

Anónimo disse...

onde posso ver essa noticia da partida da selecção em que varias pessoas se queixam da "imagem"...

Anónimo disse...

No jornal o jogo do dia 8 de Jan 2010

Jorge Almeida disse...

Anónimo 11 de Janeiro de 2010 18:43:

Convido-o a deixar a sua impressão do congresso no fórum do Sete Metros, no link:

http://www.setemetros.com/balanco-do-7-congresso-tecnico-cientifico-t10.html

Tem de se registar novamente, mesmo que já estivesse registado, pois aconteceu uma "anormalidade" relatada por Ulisses no seguinte link:

http://www.setemetros.com/um-novo-setemetros-t4.html

Banhadas Andebol:

A FAP acabou de publicar o mapa das transmissões televisivas dos jogos da 1ª semana do Europeu que se aproxima, e que vai ser jogado na Áustria.

Aqui vai o link:

http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/60826559471153471047.pdf

De notar que quase todos os jogos vão passar na Sport TV 2.

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

houve desenvolvimentos na estória das más práticas administrativas da IHF, que vocês publicaram no passado sábado.

Vejam só este link:

http://teamhandballnews.com/news.php?item.920

Como é que queremos que a FAP tenha procedimentos administrativos claros e transparentes, quando o exemplo que vem de cima é deste calibre?

O egípcio que lidera a IHF anda, pelos vistos, a fazer asneiras.

Anónimo disse...

http://213.134.51.44/publishing/img/home_275/fotos/64624852211156051115.pdf

ADCandebol disse...

Neste caso a FAP é demonstrativa de superioridade de procedimentos.

Portugal tem muitos defeitos, mas quando dizemos "só em Portugal" estamos a exagerar...