gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 8 de março de 2010

PO09 e PO23 – Camp. Nacional da 1.ª Div. – Fafe Final e Taça de Portugal 1.ª Fase – Seniores Femininos

Realizou-se hoje 08-03-10, os sorteios da PO09 ( Fase Final ) e da PO23 ( 1.ª Fase ).

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos

Participantes – C. Gaia, Santa Joana, Juv. Mar, Alavarium, Gil Eanes, Madeira SAD, João Barros e Juv. Lis.
Formula de disputa – Esta fase será disputada no sistema de TXT a 2 voltas, iniciando a estas equipas a Fase Final , com zero pontos.
Apuramento – As equipas classificadas nos 1.º, 2.º e 3.º lugar, fica, apuradas para disputar na época 2010/2011 , respectivamente a Liga dos Campeões, EHF Cup e Challenge CUP.

Resultado do Sorteio
1.ª Jornada
Um breve comentário sobre a curiosidade de na 1.ª jornada se verificar um primeiro confronto entre fortes candidatas ao titulo Nacional Colégio Gaia / Madeira SAD, e o sorteio proporcionou que a 1.ª jornada , seja entre as equipas do Norte com o Sul.

Não se compreende a existência de tantas jornadas duplas, que ( no nosso entender ) são um verdadeiro atentado à equidade competitiva, pois como pode uma equipa jogar um dia na Madeira e no dia seguinte no Continente, ou como pode a equipa Madeirense jogar no Continente um dia e no seguinte na Madeira. Quais os motivos que levam a tal situação, será que isto não é mais uma aberração ??? E nós só apresentamos os casos mais flagrantes, pois existirão muitos outros certamente.

PO23 – Taça de Portugal Seniores Femininos ( 1.ª Fase )

Participantes
PO01 – Maiastars, Santa Isabel, Almeida Garrett, Académico FC, SC Salgueiros, CA Leça, S. Bernardo, CD Palmilheira, CS Madeira, Porto Salvo, Passos Manuel, SIR 1.º Maio, Assomada e CDC Albufeira
( Nota não se compreende que sendo a inscrição obrigatória para as equipas da PO09, o BC Branco não esteja inscrito na mesma , será que já acabou???)
Outras - ARE Porto Alto, Ass 20 KM Almeirim, AA Coimbra eAC Fafe
Formula de Disputa – A 1.ª Fase participam obrigatoriamente , todas as equipas que disputaram A PO09 e que não se classificaram para a Fase final , e será disputada por Zonas no sistema de TXT a duas voltas.

Os dois primeiros classificados de cada Zona apuram-se para os 1/8 final da Taça de Portugal Seniores Femininos, aos quais se vão juntar os oito clubes da PO9 - Fase Final do Campeonato Nacional 1ª Divisão Seniores Femininos.

Resultado do Sorteio :
Zona 1 – Assomada, CDC Albufeira, Passos Manuel e Porto Salvo.
Zona 2 – ARE Porto Alto, ASS 20 KM Almeirim, CS Madeira e SIR 1.º Maio.
Zona 3 – AA Coimbra, Santa Isabel, S. Bernardo, Almeida Garrett e Salgueiros
Zona 4 – AC Fafe, Académico FC, CA Leça, CD Palmilheira e Maiastars

O Banhadas Andebol

3 comentários:

Anónimo disse...

Andaram a arrastar a 1ª fase e agora vão fazer 4 (quatro) jornadas duplas na fase final.
Só visto, contado ninguém acredita.
Uma VERGONHA esta FAP (com o aval das associações)
Paulo Andrade

ADCandebol disse...

Continua a "saga" do andebol feminino em Portugal...

Parece-me consensual que é necessário rever a forma de disputa e a estruturação das jornadas, a bem da competitividade, como descrito no artigo...

Não serve de muito reclamar neste momento, está tudo decidido há muito, por isso convém analisar seriamente tudo o que envolveu a PO9 deste ano, desde a competitividade das diferentes Fases, aos custos de deslocações, às formulas de desempate, enfim, tudo.

Minha opinião: Apoio da FPA às deslocações para permitir mesmo sistema que o Masculino, ou um Campeonato directo, eventualmente.

Vantagens? Marketing de jogos grandes, com SAD e Gil Eanes, por exemplos maiores, transmissões televisivas e procura de patrocinadores pelos clubes e pela própria FPA de forma a custear a actividade.

Porquê? Ou se aposta a sério nos femininos ou vamos perder o efeito positivo que o andebol tem de ter, com a presença nas fases finais de competições internacionais e com o facto de termos uma das melhores jogadoras do mundo...

O tempo escasseia e há que levar isto a sério. Criticar as equipas que conseguem orçamentos mais chorudos é contra-producente, tal como é errado direccionar energias para atacar equipas e organizações, em vez de melhorar condições e capacidades de trabalho.

Nada disto é utópico, se nos metermos a caminho, porque assim como está não vamos lá...

Anónimo disse...

Só não percebo é porque motivo a FAP sendo uma instituição de utilidade pública apoia de maneira diferente o andebol masculino e o andebol feminino. Não está em causa a qualidade dos praticantes, mas sim aquela que deveria ser uma forma de estar de uma instituição que deveria olhar para os intervenientes de forma igual. Que eu saiba no masculino também há duas equipas da madeira a disputar o nacional e, no entanto, as equipas não são obrigadas a jogar de forma consecutiva com ambas, nem tão pouco estas quando se deslocam ao continente são obrigadas a fazer os dois jogos. Qual é a diferença? É por causa da qualidade? Então o fafe, o águas santas, o marítimo, etc... também deverião fazer jornadas duplas, afinal de contas a sua qualidade é bem menor que a dos restantes. Enfim, tratem os intervenientes do andebol nacional de maneira igual, todos são válidos e necessários. Talvez assim este modelo competitivo possa ser alterado e melhorado.