gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Audiências e Share’s do Andebol…

A Federação publicou no seu Portal em 14-04-10, um artigo sobre as audiências e Share’s do Andebol, relativos à corrente época, que não mereceu de imediato, qualquer reacção da nossa parte, pois é um texto , que carece de informação complementar, e dados comparativos. Embora não duvidando dos mesmos, são dados que envolvem uma forte componente técnica.

Analisando o número de jogos, diremos que a RTP2, não transmitiu, 21 jogos da 1.ª Fase da PO01, mas apenas 18, neste número de 21 jogos estão certamente incluídos, os 3 jogos da Super Taça de Portimão que mereceram honras de transmissão pela Canal Público.

Embora tendo a consciência, de que trabalhar um documento deste tipo é de um grau de dificuldade elevado e por vezes apenas é possível trabalhar com números. Mas isto não invalidade, que por exemplo, não se tenha divulgado dados comparativos a épocas anteriores ( isto sim, seria relevante ).

Depois não tem relevância nenhuma fazer uma comparação de dados relativos a audiências com publico em pavilhões , quando todos nós sabemos, que dos pavilhões utilizados pelos Clubes na PO01, apenas um Pavilhão tem capacidade para 2000 espectadores ( com excepção do Arena Portimão – apenas usado na Super Taça, que supera este número em muito ). Seria provavelmente mais interessante dar a média de espectadores por jogo ( disputaram-se na 1.ª Fase da PO01 132 jogos ).

Depois ao dizer que “Viram” isto significa do ponto de vista técnico que o total do numero de indivíduos que contactou o suporte ( programa, spot, etc.. ) ou o meio. E deveria esclarecer se estes números se referem directamente e só ao Andebol , que está inserido num programa Desportivo.

Para se chegar ao numero apresentado, a expressão “Perto de 3 milhões “, está a admitir-se que todos os indivíduos eram diferentes…

O que foi feito, foi somar a média da audiências de cada um dos jogos … Voltando a admitir que eram todos indivíduos diferentes para depois se chegar a “Perto de 3 milhões”.

Esquecendo o aspecto anterior, a expressão “Perto” simplifica os 2,7 milhões... Quando na verdade este já é um número fabuloso... Mesmo 185000 indivíduos (o melhor resultado médio de espectadores de um jogo) é um número de respeito (e credível) que multiplica por várias vezes o número de espectadores de bilheteira...

E finalmente teremos de dizer , sendo uma das grandes verdades, é que o Andebol, é um dos grandes contribuintes líquidos para a RTP2 ( Com uma afinidade positiva )… Mas cautela porque a média deste indicador de share ronda os 6,4%... E aos sábados os valores médios do share da RTP2 está acima dos 5%...

O Reticências

8 comentários:

Anónimo disse...

Qualquer outra modalidade pegava neste tema (nas diversas vertentes: blogs, etc.) e exultava de contentamento. No Andebol um blog diz que desconfia, outro diz cuidado!
Mas são estes que se dizem defensores do andebol, ou seja, a FAP dá números encorajadores, para que os clubes os potenciem, os blogs dizem cuidado, deixem-se estar que isto pode não ser certo!
Um blog diz deve ser mentira, outro começa a esmiuçar conduzindo-nos para o mesmo caminho!
Quando um clube de futebol pega nos números que a televisão lhe fornece e os mostra aos seus patrocinadores, estão certos e ninguém pestaneja. Os nossos bem…talvez… enfim…
Cautela, diz o banhadas, o valor médio do share ao sábado está acima dos 5%... Que é que isso nos interessa? a maioria dos jogos não foram transmitidos ao domingo? Qual é o valor médio do share ao domingo?
Porque não fazem vocês as comparações com a época anterior, visto que essa foi gerida pela LIGA?
Porque não se mentalizam que se de vês em quando deixassem de ver rabo de fora onde ele possivelmente não está, éramos todos mais felizes?
A propósito: para quando uma análise ao numero de visitantes dos blogs e à sua realidade, ou seja: se nos 500 visitantes diários estes são pessoas diferentes, ou se correspondem apenas a 100 visitantes, que vão ao blog 5 vezes ao dia, etc. É que se a realidade for de 100 visitantes dia, que saltam de um blog para o outro, num universo de 30.000 praticantes, os blogs e as suas opiniões valem mesmo zero!
Cumprimentos para todos os incrédulos!

Jorge Almeida disse...

Para além disso, e como bem o blogue Sete-Metros indicou ao comentar este mesmo assunto, falta saber qual a fonte destes números (qual a empresa que mediu as audiências para a RTP).

Para além disso, um reparo ao comentário que fizeram: A comparação com anos anteriores é boa e recomenda-se, mas, neste caso, dado que as transmissões, na época passada, eram feitas por um canal exclusivamente de TV Cabo (aliás, por assinatura), e, este ano, são feitas em canal aberto, as comparações nunca seriam exactas.

Claro que, daqui para a frente, já existem nºs para servir de base para comparações.

Para além disso, e, em geral, não me é difícil acreditar que as audiências estiveram acima do nível de share médio da RTP 2, não por terem sido excepcionais, mas porque as audiências da RTP 2 são baixas (infelizmente, pois, para mim, é o melhor canal de TV nacional).

Jorge Almeida disse...

1º) Milorad Krivocapic, 1ª linha nascido na Sérvia e actualmente naturalizado Húngaro, 30 anos, actualmente a jogar nos húngaros do Pick Szeged, teve uma trombose venal.

Mais pormenores em:

http://www.balkan-handball.com/balkan/zdravstveni-problemi-milorada-krivokapica

A notícia fala em 3 meses de recuperação, mas, se é mesmo trombose (e não sendo médico), o jogador terá sorte se puder jogar daqui para diante.

As melhoras para o jogador em causa.

2º) Kim Andersson, lateral direito sueco de 26 anos, actualmente a jogar nos alemães do THW Kiel, foi operado ao joelho.

Mais pormenores em:

http://www.balkan-handball.com/kraj-sezone-za-kima-andersona

A notícia não adianta prazos de recuperação da operação, mas dá a época do jogador como acabada.

Anónimo disse...

oh jorge almeira e dificil porque porque tu queres?sem reparo nenhum na minha opiniao tudo o que disse certissimo e acrescento se estao bem e recopmenda se jorge de me os numeros...la por ser de assinatura so prova e a logica e sendo em canal aberto a maior visibilidades!abra os olhos ja que comenta tantio que pense um bocado em vez de escrever...

o vimaranense

Anónimo disse...

o nosso andebol é giro. adoro ver os que nunca criticam, os que pensam sempre que tudo esta bem mas nao sao capazes de falar nos sinais que demonstram q a politica da federação esta mal e vai mal. quantas fases finais nestes ultimos anos? que sucess tem tido os nossos clubes nas principais taças europeias? e o nível de competitividade do nosso campeonato?

Jorge Almeida disse...

Ontem, vi o Sporting - Madeira SAD.

Um jogo bastante equilibrado, em que o Sporting destacou-se na parte final pois quem cometeu menos distracções defensivas e menos erros atacantes (um bocado "à La Palisse", mas verdadeiro).

O Madeira SAD, na parte final, teve uma série de faltas de concentração defensivas individuais pontuais aproveitadas pelo Sporting para fazer a diferença.

Para além disso, num jogo com muitas exclusões de 2 minutos, o Sporting jogou muito bem as situações de inferioridade numérica (marcando golos em quase todas).

Penso que foram estes os 2 factores decisivos deste jogo.

Em termos tácticos, nada de novo. Ambas as equipas defenderam 6x0, com contactos bastante agressivos. No ataque organizado, o Madeira SAD trabalhava para desposicionar a defesa dos leões, mas estes defenderam bem melhor que no jogo contra o ABC. No entanto, o Madeira SAD, com isto, conseguiu arrancar uma série de exclusões de 2 minutos (veteranos sabichões, "provocavam", legalmente, situações em que os jovens leoninos caíram bastantes vezes). No entanto, o aproveitamento que tiveram dessas situações, na minha opinião, não foi nada bom.
No ataque organizado, o Sporting executava com maior velocidade que o Madeira, tendo em Pedro Seabra um autêntico quebra-cabeças para a defesa madeirense.

Melhor em campo: Pedro Seabra (Sporting)
Melhor jogador do Madeira SAD: Albano Lopes (cheguei a pensar em Svetislav Verkic, mas o punhado de boas defesas que fez e os 7 metros que defendeu não chegam para esquecer a falha que teve no único golo marcado por Ricardo Dias)

Não nomeio ninguém pior em campo pois não tive ninguém que me desiludisse especialmente. No entanto, não posso deixar de notar que Humberto Gomes não se encontra na sua melhor forma, especialmente comparando com a forma que patenteava na época passada. São fases que passam.

Uma palavra para os pontas do Sporting, Pedro Solha e Pedro Portela.
Solha esteve bem melhor que no jogo contra o ABC, mas nada que se compare com o jogo que fez contra os romenos do Bacau no Casal Vistoso. Continua a ter o defeito de adornar demasiado os lances, dificultando o que é fácil, falhando golos de contra-ataque "cantados".
Portela, ontem, defensivamente, sentiu imensas dificuldades, na 1ª parte, contra Gonçalo Vieira. Na 2ª parte, as coisas correram-lhe bem melhor. Mas onde fiquei agradado com a sua exibição foi com a garra que mostrou em ataque, não tendo medo de partir para cima dos adversários, tomando a iniciativa. Que continue assim, pois é dessa massa que se fazem os grandes jogadores.

Quanto à arbitragem (e sem fazer uma análise tão esmiuçada como é típica do Banhadas), parece-me que safaram-se bem, num jogo que foi difícil de arbitrar, pois houve muitas quezílias. Um ou outro erro, mas sem influência no resultado. Conseguiram ter mão num jogo que, se fosse arbitrado por uma dupla menos experiente, poderia ter-se "descontrolado".

Anónimo disse...

Diz o Jorge Andrade: … não me é difícil acreditar que as audiências estiveram acima do nível de share médio da RTP 2, não por terem sido excepcionais, mas porque as audiências da RTP 2 são baixas…
Grande contradição: se as audiências são baixas em termos gerais e as do andebol altas isso significa o quê? Que o andebol, num canal apagado, dá visibilidade a este canal e não o contrário. Ou seja, exactamente por serem excepcionais!
Se o andebol estivesse no canal 1, SIC, ou TVI, atingiria share de 12% ou mais, porque estaria a passar num canal cuja sintonia tem “clientes” certos independentemente do que está a transmitir! Quando o andebol atingir audiência médias de 12% no canal 2, será a administração da RTP a passar o programa para o canal 1, porque passou para a esfera dos programas com visibilidade e rentabilidade assegurada! Estamos e acordo Sr. Jorge?
A propósito: já reparou que este tópico não é para falar de lesões nem do jogo Sporting – Madeira? Que péssimo hábito o Sr. tem de misturar alhos com bugalhos, conspurcando sistematicamente os tópicos!

Anónimo disse...

nao e a questao de nunca criticar ou de achar que esta tudo bem!obviamente que a melhorias a fazer, mas para voces esta sempre tudo mal...isso e que e triste!