gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 3 de abril de 2010

Europeu 2010 – Seniores Femininos – 3.ª e 4.ª Jornada

Campeonato da Europa Seniores Femininos 2010

Portugal disputou mais dois jogos relativos ao Grupo 1 de Apuramento para o Campeonato da Europa 2010, ( Jornadas 3 e 4 ), cuja Fase Final se disputará na Dinamarca e na Noruega de 7 a 19-10-2010. Sendo apurados os dois primeiros classificados de cada Grupo para a fase Final , que se juntarão à Dinamarca e à Noruega já apuradas, como Países Organizadores.

Acabou o sonho , se é que existia, de Portugal ter possibilidades de conseguir um apuramento, com duas derrotas frente a uma equipa Suiça, bem mais poderosa que a Portuguesa. O Jogo apresentado pelas Portuguesas, é reflexo do sistema e da Calendarização das provas Nacionais, e do modelo competitivo da prova principal. Se a Federação e as Associações não “arrepiarem” caminho ,a evolução do Andebol Feminino será nula.

Suiça 28 – 25 Portugal

Portugal com uma equipa cuja convocatória inicial sofreu várias alterações, perdeu neste seu primeiro confronto com as Suíças, mas, foi uma digna vencida num jogo realizado num pavilhão com 850 espectadores, e que foi equilibrado, ao intervalo registava-se um empate ( 14-14 ), neste jogo as atletas mais produtivas em termos atacantes, foram a Miriam Sousa ( 6 golos ) e a Ana Seabra ( 5 golos ). Com esta vitória a Selecção Suiça , que não vencia um jogo desde 30-11-2008 ( à cerca de 14 meses ), quando derrotou a Letónia por 28-20, obteve assim os seus primeiros pontos nesta prova.
Portugal 17 – 27 Suiça

Jogo disputado, num pavilhão, que embora bem composto, tinha um publico que ( no nosso entender ) não animou e nem puxou pela Selecção. Portugal que ainda realizou uma razoável 1.º Parte, foi autenticamente “massacrada”, no segundo tempo. Falhas técnicas foram demasiadas (maus passes, perdas de bola Contra ataques falhados, etc… ) , o ataque não existiu, não só por culpa da excelente exibição da Guarda Redes Suiça ( Manuel Brutsch ) , mas mais por incapacidade do ataque português no momento do remate, alguns remates foram autênticos passes para o Guarda Redes, e as jogadoras portuguesas , deveriam lembrar-se que não estavam a disputar jogos do Campeonato Nacional , e as “flores” deveriam ser evitadas. Depois sempre que nos encontramos em superioridade numérica , nunca soubemos aproveitar a mesma, na defesa, com todas as alterações ao sistema defensivo, e apesar da agressividade positiva que pusemos, nunca encontramos soluções para a 1.ª linha Suiça em especial a jogadora Nicole Dinkel ( 5 golos ) e para a ponta  Annick Bosshart ( 9 golos ). Com todos estes ingredientes não foi admiração a Selecção Nacional , apenas ter marcado 5 golos no segundo tempo. Na equipa Nacional , apesar de tudo no 1.º tempo deve ainda destacar a espaços a Daniela Silva e Miriam de Sousa , ainda deram um ar da sua “graça”. Com estes resultados o de hoje e o de 31-03-10, relançando nas suas hostes Suíças a esperança da discussão num possível apuramento ( pelo menos matematicamente ) enquanto a equipa Portuguesa, despediu-se de vez da discussão. A arbitragem da dupla Italiana Marco Di Domenico / Lorenzo Fornasier foi fraca, em especial nos Passos e na Lei da Vantagem, e na aplicação da Sanção Progressiva, tudo isto num jogo que foi fácil de dirigir.

Classificação actual do Grupo 1:
Ficam a faltar duas jornadas ( 5:ª e 6.ª ) , e Portugal fará os seguintes Jogos :
Dia 26-05-10
Portugal – Roménia ( em Leiria )
Dia 30-05-10
Ucrânia – Portugal ( 17H00 )

O Banhadas Andebol

8 comentários:

Anónimo disse...

Que Vergonha!
Até a selecção da suiça nos ganha por 10 em casa?
agora eu entendo a opção da federação em Duarte! é que a seguir vamos acabar com o andebol feminino, logo convinha arranjar alguem muito mau!
Boa Duarte, estás a conseguir cumprir o objectivo.
ès um verdadeiro exterminador implacavel!

Anónimo disse...

… é reflexo do sistema e da Calendarização das provas Nacionais, e do modelo competitivo da prova principal. Se a Federação e as Associações não “arrepiarem” caminho, a evolução do Andebol Feminino será nula…
Para além deste chavão, eu gostava que a administração deste blog apresentasse soluções objectivas, que justifiquem a alteração do actual xadrez. Não basta chegar aqui, largar uma posta de pescada e virar as costas ao assunto. Que competição é que propõem? Um campeonato a dois com o Gil Eanes e Madeira SAD, a 10 voltas? A três voltas com as duas atrás citadas, mais o Colégio João de Barros a servir de intervalo nos jogos entre eles? É que com exclusão destas duas/três equipas o filme é sempre igual! O Colégio de Gaia é igual a mais 6 equipas da Zona Norte e quatro segundos planos da Zona Sul. Para que o campeonato tenha pica, temos que retirar a Madeira SAD e Gil Eanes de competição! Ou então obrigamos as duas melhores a produzirem atletas, proibindo-as de se abastecerem nos outros clubes, porque se bem me lembro, estas sabem contratar, mas não sabem produzir. Vamos organizar um campeonato que satisfaça e se preocupe com estas equipas vorazes, mas pouco solidárias no que toca a promover?
No meu clube andamos há 5 anos a trabalha com empenho no formação e agora vamos assistir à desertificação do clube, porque chegaram os abutres do costume! Estamos mal na Selecção? E nos clubes estamos bem? Qual tem sido a prestação das equipas Portuguesas com este e com os outros campeonatos todos? Zero!
Quando todos os clubes forem solidários, principalmente os que têm mais meios e trabalharmos todos a pensar no andebol de forma colectiva, valerá pena pensarmos em campeonatos distintos. Enquanto tivermos uns no papel de formiguinhas e outros no papel de abutres, só faz sentido um campeonato como o que temos!

Zé Pneu entendedor de andebol disse...

Isto deve ser pelo Donner tar no andebol feminino!
Arranjaram alguém muito mau para ele entrar em cena! Só podia, parabéns srs líderes federativos e sr. Duarte Freitas pelo excelente trabalho realizado!

Anónimo disse...

"É reflexo do sistema e da Calendarização das provas Nacionais, e do modelo competitivo da prova principal. Se a Federação e as Associações não “arrepiarem” caminho, a evolução do Andebol Feminino será nula" Será só? Não havia jogadoras a defender e a atacar fora dos seus postos? Não será importante ver jogos?
Na entrevista dada pelo Seleccionador na TV este afirmou que teríamos que começar do zero... Será possível que estas jogadoras não tenham valor? O trabalho realizado pelas associações, federação, equipas técnicas e clubes durante tantos anos foi assim tão mau?

Anónimo disse...

Começar do zero é aquela justificação esfarrapada para quem não sabe o que há-de dizer e não querer denunciar o sistema... Saberá quanto custa um atleta desde que é escolhido para o lote dos seleccionáveis? Saberá quantos anos leva um atleta a chegar à equipa nacional? Saberá quantos atletas desistem do "alto rendimento" depois de obterem o estatuto de alta competição para ingressaram nas universidades? Saberá que a experiência só aparece com a competição com equipas de maior nível competitivo? Saberá se a FAP estará interessada em investir no andebol feminino? Saberá que a FAP só investirá no feminino quando houver "estímulos" estatais nesse sentido? Caros amigos, isto é para ir gerindo e esperar que apareçam de tempos a tempos umas Alexandrinas....e que não aspirem a grandes voos internacionais!!! O trabalho dos clubes "fábrica" é meritório e será sempre o sustento das equipas nacionais. Os predadores estarão sempre atentos e depois jogam uns contra os outros a 10 voltas e ficam nas suas salas de troféus com muitos títulos e os treinadores serão óbviamente sumidades e experts na modalidade.Denunciar é obrigatório, Lutar contra isto é difícil mas faz-nos bem.....

ADCandebol disse...

Há, realmente, muito a fazer. Mas o "começar do zero" não é, seguramente, nenhum atestado de incompetência às atletas.

O Duarte tem currículo, por isso não julgo que seja correcto chamar-lhe de "exterminador". É sempre fácil optar por atacar o seleccionador, mas nem ele fugiu às responsabilidades.

Falou de dar maior experiência e capacidade competitiva às nossas atletas. Como? Pois, é uma tarefa complicada, mas é esse o "começar do zero".

Julgo que esta fase do andebol feminino precisa de discussão de processos, regulamentos, formulas de financiamento e, no global, uma aposta séria no Feminino.

A minha contribuição para a discussão tem sido dada, por exemplo, julgo importante um marketing forte para financiar um Campeonato Nacional nos moldes do Masculino.

Discutamos soluções!

Anónimo disse...

site da FPAndebol

Suíça mais forte que Portugal na qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos
Portugal - Suíça - qualificação Campeonato da Europa Seniores Femininos - Moimenta da Beira, 03.04.2010
A Selecção Nacional A feminina perdeu com a Suíça no jogo da quarta jornada do Grupo 1 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos 2010.

Portugal recebeu, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, a selecção da Suíça, para disputar o jogo da quarta jornada do Grupo 1 de qualificação para o Campeonato da Europa Seniores Femininos.

Perante um pavilhão cheio, o jogo não começou da melhor forma para a selecção nacional de Duarte Freitas. A Suíça inaugurou o marcador e a primeira parte revelou-se muito equilibrada, com a selecção nacional a tentar recuperar da curta desvantagem no marcador. A Suíça esteve na frente do marcador até aos 25 minutos da primeira parte, altura em que Portugal empatou o jogo (11-11). Nos últimos cinco minutos, Portugal ainda marcou mais um golo e a Suíça somou mais dois, tendo ido para intervalo a ganhar por 13-12.

De regresso ao campo, Portugal não conseguiu dar a volta ao resultado e passar para a frente do marcador. Por outro lado, a Suíça, que ia marcando o ritmo do jogo, aumentou a diferença no marcador. No final, o resultado ficou em 27-17, com a selecção suíça a conseguir os dois pontos do jogo.

"Não se explica este resultado. Não vencemos superioridades numéricas, não finalizámos 3, 4 golos na segunda parte... Sentimos tristeza de não ter conseguido, sabíamos onde é que tínhamos de melhorar do último jogo para este e não fomos capazes", declarou o seleccionador nacional, Duarte Freitas, no final do jogo.

"Estamos muito tristes porque a imagem que transmitimos hoje não é a nossa imagem. Este jogo correu-nos muito mal. Falhámos o impossível", disse Vera Lopes, na conferência de imprensa.

O boletim de jogo encontra-se aqui, em anexo.

Marcha do marcador: 0:1, 4:6 (10m), 7:10, 9:11 (20m), 11:11 (25m), 12:13 (int.); 15:18, 16:20 (20m), 18:24 (25m), 17:27 (final).

Recorde-se que o 1º e 2º classificados de cada Grupo de qualificação garante presença para a Fase Final do Campeonato da Europa, que se vai realizar na Dinamarca e Noruega (países organizadores), de 7 a 19 de Dezembro de 2010.

Grupo 1 - Qualificação Campeonato Europa Seniores Femininos 2010

1ª e 2ª jornadas:
- 14.10.2009 – Roménia : Portugal 37-23
- 14.10.2009 - Ucrânia : Suíça 33-20
- 17.10.2009 – Portugal : Ucrânia 31-36
- 17.10.2009 – Suíça : Roménia 18-39

3ª e 4ª jornadas:
- 31.03.2010, 20h00 – Suíça : Portugal 28-25 (14-14)
- 31.03.2010, 18h00 – Ucrânia : Roménia 27-27
- 03.04.2010, 17h00 – Portugal : Suíça 17-27 (12-13)
- 03.04.2010, 12h00 – Roménia : Ucrânia 35-36

5ª e 6ª jornadas:
- 26 ou 27.05.2010 – Portugal : Roménia
- 26 ou 27.05.2010 – Suíça : Ucrânia
- 29 ou 30.05.2010 – Ucrânia : Portugal
- 29 ou 30.05.2010 – Roménia : Suíça

Classificação Geral
1º - Ucrânia (7 pontos)
2º - Roménia (5 pontos)
3º - Suíça (4 pontos)
4º - Portugal (0 pontos)

Anónimo disse...

Bom dia

Estive presente no magnífico pavilhão de Moimenta da Beira. Magnífico por diversas razões, bem estruturado, excelentes condições para as práticas desportivas, bem desenhado e muita gente para o que poderia ter sido um bom jogo de andebol ao nosso mais alto nível - A nossa selecção "maior" de Andebol Feminino. Tive a sorte de ficar no meio de miúdos, jovens infantis praticantes da mesma modalidade na Casa do Povo C. Paiva, ouvindo os seus desabafos ao longo da partida.
E por muito jovens que sejam, conseguem interpretar os princípios básicos da modalidade. Que os jogos se vencem a defender e com muita concentração. Ora isto leva-me á desgraça da nossa primeira parte, sim foi na primeira parte que perdemos o jogo, senão vejam, dos 13 golos sofridos na primeira parte, 9 foram marcados pela ponta esquerda (grande maioria) e pela lateral esquerda. A nossa jogadora que estava a defender na ponta, não sabia o que fazer. Os miúdos diziam que deveria fechar o meio, mas assim não o fez, e o seleccionador também parece que não corrigiu... Outra situação que define bem o quanto interessadas as nossas atletas estavam em representar a nossa “maior” selecção, foi após o nosso Time Out, (ainda na primeira parte), 2 jogadoras dirigiram-se para onde se teriam que dirigir, e as quatro restantes (mais a guarda redes), dirigiram-se para a nossa defesa. A isto o infantil loirito, que estava ao meu lado atirou de imediato, elas estão mesmo muito concentradas no jogo.... A adicionar a tudo isto resta-me referir o seguinte:
Quem falha na defesa como falhamos, com uma selecção vulgaríssima como a Suíça, não deverá ter qualquer argumento de sucesso.
Quem falha no ataque em situações de 1X1 (guarda redes), não poderá culpar o treinador, o presidente, ou até o público por estar calado.
Quem convoca 14 ou 15 jogadoras (não sei ao certo) e não dá oportunidades às que não entraram, é porque não confia nas atletas que convoca, pois concerteza que não iriam “afundar” ainda mais o resultado final.
O que vi, foi mau, muito mau, pior do que alguns jogos do nosso campeonato nacional. Uma selecção sem chama, que não conseguiu estar ao nível de uma representação nacional, não conseguiu interligar com o público (o speaker ajuda, mas não joga), não conseguiu dar luta a uma selecção banal (se calhar, fraca é o termo para a Sel. Suíça), não conseguiu comunicar, e acima de tudo não conseguiu ter o prazer de jogar o desporto que escolheram por vontade própria e ao qual dedicam grande parte da sua vida.
Vi 2 jogos deste apuramento, e o que vi não me deixa grandes esperanças para um futuro próximo a 1 , 2 anos.
Invistam na prospeção, pois existe gente muito interessante a ser trabalhada e com grande futuro nesta modalidade. Não as deixem cair e desaparecer.
Ana Seabra, apesar de uns furos abaixo e de pouco tempo de jogo, foi a nossa melhor “bandeira”.
Melhores cumprimentos