gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Crónica Intermédia de Fim de Semana – 30

Crónica intermédia face à disputa de uma jornada da PO01, a meio da semana. No entanto a mesma é incompleta face ao adiamento de alguns jogos, provados pelas restrições existentes , no espaço aéreo Português .

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

7.ª Jornada
Grupo “A”
FC Porto – Madeira SAD ( adiado )
Sporting - Benfica ( Adiado )
Belenenses 27 – 27 ABC

Era para ser, mais uma jornada disputadas a meio da semana, que acabou por se resumir a apenas um jogo, os outros dois terão de ser disputados certamente também a meio da semana, em datas a designar . Era uma jornada em que tínhamos a expectativa de ver o regresso de Bruno Moreira ( Sporting ) à equipa, após um longo afastamento por lesão. Realizou apenas o Belenenses/ABC, que era o primeiro jogo a seguir ás declarações proferidas pelo técnico do Belenenses, e era interessante verificar , como iria reagir a equipa. O jogo mal jogado e sem nexo, terminou num empate, e com o ABC com apenas dois jogadores de campo. No 1.º tempo o Belenenses comandou quase sempre o marcador, tendo chegado ao intervalo a vencer ( 11-10 ), no segundo tempo o ABC , efectua uma recuperação nos 15 minutos iniciais, passando para a frente do marcador , chegando em determinados momentos a ter 5 golos de vantagem, o Belenenses , consegue o empate no último segundo de livre de 7 metros. E deste jogo , não vale a pena dizer mais nada, vale isso sim falar dos árbitros. Comportaram-se como não seria expectável , mas não foram grande surpresa, foram sim uma desagradável confirmação. Para uma dupla que anda à algum tempo na “alta roda” do andebol nacional, e não vê ou não quer ver e aprender sequer na forma primária e na base da tentativa/erro, chega seguramente e sem má fé e apenas por má qualidade , neste jogo, a fazer oscilar o marcador, tão graves e frequentes foram os seus erros, que é difícil discernir , quem será o prejudicado. Embora neste jogo o ABC ter muito mais razões de queixa. E o principal problema é a total ausência de sensibilidade quanto à interpretação que as regras de jogo do Andebol exigem. Após este jogo em termos classificativos mantêm-se praticamente tudo na mesma, e na próxima jornada poderá já estar decidido o Campeão Nacional.

Grupo B
S. Bernardo 29 - 23 AC Fafe
SC Horta – Xico Andebol ( Adiado )
Aguas Santas 22 – 22 Marítimo ( em 17-04-10 )

Tal como no Grupo A, também aqui se registou um adiamento. Com as descidas de Divisão já definidas, desde a última jornada ( Marítimo e AC Fafe ), os jogos deste Grupo resumem-se apenas a manter em actividade as equipas, e a uma definição de ordenamento classificativo. Mais uma vez a jornada iniciou-se com um jogo antecipado o Aguas Santas/Marítimo, cujo resultado, foi um empate, sendo mais positivo para os Madeirenses. O único jogou que se realizou foi o S. Bernardo/AC Fafe , que terminou com a vitória da equipa Aveirense , que ao intervalo já vencia ( 14-9 ) e onde José Coelho foi o marcador de serviço com 9 golos. Com a realização deste jogo o S. Bernardo comanda ( 38 pontos 9, seguido do Aguas Santas ( 36 pontos ) , Horta e Xico Andebol ( 32 pontos – mas menos um jogo ), AC Fafe ( 24 pontos ) e Marítimo ( 23 pontos .

O Banhadas Andebol

15 comentários:

Anónimo disse...

Esta mesma dupla pelos vistos vai voltar a dirigir o jogo do ABC no próximo fim de semana. Vai ser bonito, este jogo não o vou perder por nada. Eu se fosse árbitro não gostaria de estar na pele deles, ainda por cima em Braga.

Desejo a maior sorte à dupla.

Anónimo disse...

quando duas equipas estão empatadas em pontos desempata o confronto directo...

maior nº de pontos no confronto directo nos 4 jogos (fase regular + fase final)...

se a regra é assim, como acho q é neste momento só o madeira pode ainda evitar o título de campeão ao fcp pq ainda pode somar mais um ponto q os portistas...


logo se o fcp empatar em braga sábado o título fica decidido, pois o madeira já só pode obter o mesmo nº de pts do fcp (tal como o belém) mas perde no confronto directo (já perdeu 3 jogos com o fcp faltando um no dia 22)

Portanto, chega o empate em braga, nem sequer é necessária a vitória para a festa do fcp se efectivar desde logo!

Anónimo disse...

a única dúvida q existe sobre o empate chegar é se o confronto directo ser apenas relativo aos jogos da fase final

se assim for o empate não chega no jogo de braga (abc-fcp) pq o madeira mesmo só podendo empatar em pontos com o fcp pode ter um confronto directo favorável se ganhar no dragão por mais de 2 golos (24-22 para o fcp na madeira nesta fase final, isto no caso dos jogos da fase regular-2vitórias do fcp-não contarem)

Miguel Sousa disse...

Estes imbecis dos árbitros do Belenenses-ABC para além de serem totalmente incompetentes, têm um inexplicável ódio pelo ABC que vem sendo demonstrado nas arbitragens dos jogos em que os bracarenses actuam. O que se passou ontem foi inenarrável. Um jogo em que o ABC merecia vencer, pois fez mais do que o suficiente, foi totalmente manipulado para um resultado falso e injusto. Por trás disto está a dita incompetência dos árbitros e a vontade, a todo o custo, de criar condições para os "grandes" de Lisboa se colocarem nos lugares do pódio.
Estou cada vez mais desiludido com o andebol em Portugal e sinto-me impotente para transformá-lo em algo justo. O Belenenses não tem culpa nenhuma nisto e acaba por ser mais uma vítima de toda a política que gere o andebol português, que só protege os ricos e que destrói os pobres. Tenho pena de ver duas equipas com tantos pergaminhos no andebol português serem tão maltratados por uns senhores que deviam estar a fazer tudo menos a estragar espectáculos desportivos.

Anónimo disse...

DE facto quem assistiu ao jogo entre o Belem/Abc pôde confirmar a grande falta de qulaidade minima da dupla.

Vergonhoso e grande prejuizo para o Andebol tudo o que ontem se passou e foi assistido pelo Presidente da Comissão de Arbitragem.

O que terá faltado para aqueles senhores serem irradiados do Andebol.

Primeiro foi o Belém grandemente prejudicado e depois algumas intervenções infelizes (para não lhe chamar outra coisa) a prejudicar o ABC.

Volta Carlos Joaquim, estás perdoado.

Anónimo disse...

A dupla A. Trinca e T. Monteiro é uma das 5 melhores em Portugal.
Esta afirmação demonstra o fraquissimo nível que atingiu a arbitragem. Este ponto merece uma reflexão profunda da modalidade.
Tanta incompetência da FAP que, nesta fase do campeonato nomea esta dupla para dois jogos consecutivos do ABC!!! Estamos fartinhos dos critérios de nomeação (ou falta deles) do Zé Ribeiro e Macau. Para quando gente competente no CA?

Mas importa também reflectir sobre a incompetência que graça na generalidade dos delegados / observadores, pois ontem o Sr. Manuel da Conceição teve uma atitude extremamente passiva para com os bancos e, em minha opinião, foi devido à sua inercia que o jogo se complicou para a dupla de arbitragem. Curisoso é verificar que sempre que este delegado é nomeado pela FAP é quando acontecem as piores desgraças às duplas de árbitros. Só se tenta afirmar em jogos com TV - Porquê? Risivel é sabermos todos que ele ainda é delegado da EHF (apesar da EHF já o ter posto na prateleira). Infelizmente só a FAP ainda não quis admitir a incompetencia do Sr. Conceição para desempenhar estas funções.

Mas também importa reflectir, pelo menos o próprio, sobre o comportamento do Sr. Jorge Rito, que este ano tem sido tudo menos dignificante, para ele e para o ABC. Como pode um clube de top da nossa modalidade admitir que o seu treinador tenha reiteradamente comportamentos injustificáveis como os que adoptou ontem no Restelo? Como pode o ABC aceitar que um treinador coloque publicamente em causa a viciação da competição em que participa? Eu se esta época fosse patrocinador do ABC garantidamente que deixaria de apoioar o clube, pois não creio que as empresas queiram ter a sua imagem associada a este tipo de comportamentos! Penso que o Sr. Jorge Rito em face da sua inegável qualidade de treinador deveria procurar a excelencia e alterar radicalmente a sua forma de estar. O Andebol agradeceria e o ABC, por certo, também.

Anónimo disse...

Fora do tópico, porém vale sempre a pena referir:

Jogo importante em Juvenis Femininos Sanjoanense - Alavarium, este fim de semana.
Trabalha muito e bem Alavarium se queres ser apurado, pois vais jogar contra 9.

Anónimo disse...

Bom mas vocês não sabem que esta dupla ainda actua por concessão do senhor Carlos Joaquim ao senhor Galambas.
Pois é verdade, o antigo CA queria que esta dupla saísse da zona de nomeações com implicação em decisões.
Mas o snhor Galambas para inovar, quando chegou ao poder tratou de inverter essa tendência, aliás justificada pela actuação da dupla no ultimo campeonato da LPA.
Existiu um almoço em que tudo foi combinado, o senhor Carlos Joaquim foi desse repasto avisado, mas como andava convencido que iria ter um lugar no actual CA da FAP, abaixou as calças ao Major até onde ele quis.
Em termos de valor da dupla, só se lhe pode reconheçer, boa estampa fisica e terem sido atletas.
Quanto ao mais são ignorantes na aplicação das Leis ( durante anos andaram a aplicar o Jogo Passivo para "PREMIAR" a equipa que melhor defendia.
Como se os árbitros tivessem de premiar alguem.
O seu QI é nulo. Não têm um pingo de elastecidade mental.
Quanto a teimosia, rebentam com a escala.
Mas se a Associação de Lisboa nada faz sobre assunto nenhum, como podem os arbitros de Lisboa ter algum valor
O ATENTO

Anónimo disse...

Perguntem ao Armando Pinho, porque é que esta dupla ainda actua?
ALIBÁBÁ

Anónimo disse...

Estes árbitros só podem atuar na Associação de Lisboa, porque nem o Rodrigues Pereira os quis lá
O SILVA

Anónimo disse...

Pois é. Toda a gente fala das arbitragens que estão a acontecer no Grupo A mas e lembro que há o grupo B onde existem as maiores barbaridades ao nível da arbitragem como vi no sábado passado em Aveiro, no jogo S. Bernardo-Águas Santas. Uma verdadeira vergonha. Mas atenção para os dois lados com o Águas Santas a ter mais razão de queixa. O nível da arbitragem está a matar o andebol em Portugal. As pessoas estão desiludidas, não sabem o que vão encontrar em cada fim de semana, se um árbitro está bem disposto ou não, se os árbitros estão com vontade de mexer na classificação, se o árbitros deitam a moeda ao ar no balneário e decidem, bem hoje ganha a equipa xpto, enfim, uma auténtica vergonha. Tenho a sensação que há duplas que propositadamente, prejudicam algumas equipas não se sabendo muito bem porque mas chega-se ao fim do jogo e nota-se um olhar de ódio nesses árbitros. Para um espectador como eu, se vir dois jogos seguidos apitados pela mesma dupla de árbitros, vejo decisões totalmente contrarias em lances idênticos, sem coerência, sem método, sem nada.
Mas o pior e mais grave, é a forma autoritaria, prepotente e sem educação que a arbitragem portuguesa está a actuar aqui em Portugal. Sim porque no estrangeiro, uma dupla nossa apita, cala-se e espera que o jogo chegue ao fim, ouvindo das que quer e das que não quer.
Apelava a que a arbitragem para a próxima época tivesse outro comportamento, outra atitude e dignificasse o apito que tem na boca mas tudo passa por uma sensibilização de bom senso do conselho de arbitragem para com os árbitros e não induzi-los que são uns Deuses, que são intocáveis, que são o supra sumo de tudo o que acontece num jogo de Andebol.
Quando isso acontecer, tenho a certeza que os jogadores, treinadores e dirigentes também serão obrigados a ter outra atitude em campo e respeitar mais a arbitragem porque meus amigos, só se respeita, quem quer ser respeitado e não temido.

Anónimo disse...

Não me digam que o Belenenses ainda tem razões para se queixar quando em termos de comportamento em campo é dos que mais prevarica e abusa disciplinarmente dos árbitros, mesas e delegados, como é fácil de constatar em cada jogo pela atitude incorrecta e generalisada no banco e em campo .

É dos Clubes que mais intimida e pressiona os árbitros, basta olhar para o conjunto de pessoas ligadas a arbitragem que continuasm a tirar partudo disso e que por lá vão andando:
- José Francisco, Paulo Silva, Armando Pinho e outros dependentes destes .

UM BRACARENSE ATENTO

Anónimo disse...

Trinca e Monteiro venham cá cima que nós esperamos por vocês.

Anónimo disse...

Armando Pinho é o quê no Belenenses?

Sempre foi um eucalipto nas bancadas do Acácio Rosa.

Com amigos destes o Belém não necessita procurar fora inimigos.

Anónimo disse...

Ao bracarense atento, como podes estar atento se tu és burro e estúpido, porque senão não dizias asneiras. Como és de braga tens a mania de seres perseguido. Cresce e aparece