gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Que Arbitragem…Que Conselho de Arbitragem…

Ponderamos , se deveríamos fazer este texto em vésperas de jogos decisivos e que podem decidir o titulo da PO01, ( sem menosprezar as restantes provas), e concluímos, pela sua oportunidade, pois as situações com a arbitragem têm se agravado dia para dia , e nalguns casos, as situações atingem um elevado grau de responsabilidade, de que os elementos do CA, não podem excluir-se.

Em tempos ainda não muito distantes, o CA da defunta Liga foi severamente criticado, por usar e abusar de determinadas duplas , principalmente quando se estava a disputar o chamado “Play Off”, mas verdade seja dita, nunca divulgou nomeações de duplas, sem a jornada anterior estar concluída ( aqui julgamos nós , pretendia-se defender a modalidade, e as próprias duplas, de possíveis incidentes nos jogos ). O que se faz actualmente , usa-se e abusa-se das repetições ( diga-se sem nexo, e na maior parte dos casos prejudiciais à modalidade em geral, e em especial à arbitragem ), mas , mais grave divulga-se publicamente as nomeações seguintes ( quando existem jornadas a meio da semana ), e com repetições sistemáticas, mesmo depois de se terem registados incidentes nos jogos anteriores, mantêm-se as nomeações… Grave …. Falta de coragem … Será…

Não vamos referir nomes, porque o que está em causa , é a credibilidade da modalidade, e ninguém individualmente, mas que algo está profundamente errado está , e não abdicamos de o denunciar.

Outra situação, completamente anómala, prende-se com a nomeação de delegados a todos os jogos do Grupo “A” da PO01, será que, são só estes que necessitam de figura de Delegado !!! No entanto, não é a sua nomeação que está em causa, é a sua actuação, que na maior parte dos casos é nula, ou complica, em vez de auxiliar a tarefa arbitral. Com o absurdo de os mesmos serem todos elementos do Conselho de Arbitragem, as situações são de tal forma caricatas, que uma interrogação se levanta!! Se um destes elementos for agredido, é o na condição de Delegado ou de Dirigente da FAP??? Como podem os dirigentes estar equidistantes das situações, se nomeiam, observam e fazem de delegados, elaborando ( será que elaboram ) posteriormente relatórios dos incidentes ???

E assim vai os caminhos da arbitragem da nossa modalidade, ainda é tempo de “arrepiar caminho”…

O Reticências

16 comentários:

Anónimo disse...

Jogo importante em Juvenis Femininos Sanjoanense - Alavarium, este fim de semana.
Trabalha muito e bem Alavarium se queres ser apurado, pois vais jogar contra 9.

Anónimo disse...

Hoje tenho que me render ao comentário que é feito, porém, só não consigo perceber a razão da comparação entre as nomeações da Liga e as nomeações do PO01.
Primeiro, ainda com a Liga, o CA tinha mais duplas de arbitros com grande tarimba e experiencia que equilibravam com duplas mais jovens e com isso havia um equilibrio capaz de balancear as nomeações para os jogos. Segundo, hoje temos menos duplas, abrindo-se assim um grande vazio. Concordo que o CA não teve a capacidade de se preparar para este vazio, nada tem feito para amenizar a existência deste vazio, parece que tudo está normal, ou melhor estamos no meio de uma guerra onde os generais não conseguem encontrar a formula mais adequada para ganhá-la. Agora só resta iniciar um trabalho voltado para a próxima época e procurar amenizar os problemas que possam surjir visto que o vazio pode ser maior ao final desta época. Vamos ver o que será feito.

Anónimo disse...

Sr.anonino das 18:13.
Conhece esta dupla? Já as viu arbitar?Olhe eu já vi alguns jogos e sinceramente gostei penso que do que vi, podem ter futuro,claro que se lerem os seus comentários antes dos jogos já estam pressionadas a favorecer uma equipa pois não acredito que fale só por falar,algum interesse tem e isto chama-se pressão psicológica nos arbitros.
Provavelmente é mais um desses treinadores frustados que conhecem bem o seu valor e fazem estes comentários para no fim dizerem eu bem avisei,já sabia os culpados são sempre os mesmos ou seja os árbitros.
Mas meus amigos estas duplas jovens precisam do apoio de todos nós não precisam de ser massacrados ainda antes do jogo começar,claro que estes jovens tambem falham mas não acredito que o façam delibradamente como alguns que estam a mais na nossa modalidade daqual vocês não falam.
A FAP deveria acompanhar mais estes árbitros em vez de estarem sentados na calçada da Ajuda mas tambem compreendo que não pode haver um em cada jogo por isso minhas meninas vamos sem medo e mostrem a estes papagaios que podem tirar o curso e vir para o terreno de jogo em vez de estarem nos bancos a chamarem nomes para sentirem na pele o que é ser árbitros.Força juventude eu estou convosco assim como todos os árbitros da A.A.A que parece que começaram a incomodar muita gente.

Anónimo disse...

Também eu que discordo muitas vezes dos vossos textos, concordo com o teor deste texto, acrescentando o seguinte: se na PO1, que tem a visibilidade que tem, é assim, imaginem nas outras provas! Uma dupla de árbitros corre sérios riscos de ser agredida num pavilhão numa determinada semana, mas o mais tardar passados 15 dias está lá outra vez para que lhe possa ser consumada a agressão. Se uma dupla tem um jogo com problemas fortes num qualquer pavilhão, passado uns dias está novamente nomeada para esse mesmo local! Jogos (muitos!) nos escalões de formação e da 3ª divisão, com índices de dificuldade elevado, entregue a jovens inexperientes, acontecem todas as semanas aqui em Aveiro.
Efectivamente depois do Trinca e Tiago terem tido o azar do jogo Belenenses – ABC lhes ter corrido mal, não podem estar novamente no jogo do ABC passados três dias, ainda por cima, na casa do clube que segundo as criticas foi o prejudicado. O que vai acontecer? Sabe Deus, mas no mínimo há um clube que vai voltar a ser penalizado financeiramente: o ABC, por reacção intempestiva do seu publico.
Diziam mal da gestão do Zé Ribeiro? Volta Zé, estás perdoado!

ATENTISSIMO disse...

A situação a que chegou a arbitragem portuguesa já não é de agora.Nos ultimos anos, fruto de imensos erros no consulado de Luis Santos, levaram a que uma dezena de arbitros saissem precocemente. Estamos a falar de arbitros de Elite/Internacionais e não de outros que chegaram a este patamar por falta daqueles. Somos apologistas que devem ser dadas oportunidades a duplas jovens com critério. Mas o que se fala aqui e agora é a falta de critério do CA, nas nomeações sucessivas e da divulgação antecipada das mesmas. Sobre isto o CA é um DESASTRE.

Anónimo disse...

Oh sr. das 23:29. Os árbitros têm uma tarefa difícil a cumprir, são alvo de muitas pressões e são humanos. No entanto há coisas que são fundamentais, especialmente para os mais novos: humildade, sentido de justiça, equilíbrio mental e gosto pelo que fazem. Infelizmente há muitos novos árbitros em Portugal que começam logo com o pé esquerdo, esquecendo-se das premissas que citei. O caso do jogo de 4ª feira foi paradigmático e aqueles dois rapazes tornaram-se arrogantes, parciais e esqueceram-se do equilíbrio emocional. Quem os escolheu para arbitrar a mesma equipa que 3 dias antes prejudicaram escandalosamente, não é amigo deles e não os quer proteger. Para além disso não é com situações destas que vão evoluir para serem melhores árbitros.

Anónimo disse...

Mais duplas como? Que contas são essas?
A LPA tinha 10 e ainda tinha que as partilhar com a FAP.
Vamos falar verdade, porque na LIGA havia 4 ou 5 pessoas que estavam habilitadas a "falar" com os árbitros "olhos nos olhos" e na sua própria linguagem sem medos de "corporativismos balofos".
Agora no CA da FAP fala-se com quem? Se do Zé ao João,já todo perceberam que defendem o "tacho" e fazem tudo menos arbitragem.
Com a agravante de, o "militar" que os comanda, tambem anda a fazer a sua "guerrinha" para a Presidência e quer sair de "anjinho" ( cuidado com os que o andam a "ajudar" pois vão ser esmagados).
Não briquem.E se não sabem fazer os trabalhos de casa, perguntem a quem sabe e que apenas quer o anonimato.
Aviso à navegação ( Presidente).Cuidado pois segundo consta a hora está perto.
Todo o tempo, é tempo de fazer como o Janios Quadros, falta só a vassoura.
Quanto aos clubes ( Prof do FCP, Eng de Braga, MRPP da Luz e Presidente da Junta), tenham a coragem de repetir a atitude que tiveram para com o Salvador.
Com uma diferença abismal, este não a merecia de todo ( foi mesmo ignóbil, essa atitudee)e, o Torrinha está a por-se a jeito.
Mais uma vez
O ATENTO

Anónimo disse...

este atento oh gosta de fazer futurologia oh e burro...basta pensar um bocado e ver que o presidente se da com bem com todos os clubes se nao ha diga me qual?basta pensar e chegar a conclusao de que pessoas como ao atento sao pessoas que so querem denegrir e mandar a baixo ou seja ninguem serve para ele,deve ser ele o futuro presidente o perfeito...mas para sua informaçao a sempre quem discoerde e quem concorde,logo e simples vermos que mudare nao e soluçao mas sim debater e chegar a um concenso!qunato a lpa que eu saiba tinha dez cedidos pela federaçao mas enfim ha quem tenha a mania que sabe tudo logo continue na tentativa ser alguem na modadlide.uma palavra:FRUSTRADO!

Anónimo disse...

Boa noite, peço desculpa pelo lugar do post, que bem sei que não é aqui. Ninguém comenta o afastamento da equipa do ABC "B" da fase final do PO 07 por uma suposta má inscrição de atletas? Esta FAP é uma vergonha, este Galambas veio acabar com a seriedade e hombriedade do andebol em Portugal. Nem sei o que pensar sobre este assunto, nem o que dizer. Mau de mais para ser verdade e para estar realmente a acontecer. A brincar com uma época brilhante de grupo de jovens atletas para assim ceder a favores de terceiros, neste caso do CALE. O presidente deste clube, além de trapaceiro, mal formado e um come boinas, afinal também presta real vassalagem à fap.

Vergonhoso o nosso andebol e o organismo que o lidera

Anónimo disse...

Caro anónimo das 01:15

Esta a brincar connosco?
A realidade é que existiram irregularidades na utilização dos atletas por várias equipas por isso a FAP apenas fez o que lhe era devido, onde está a confusão?

Se não conhece o regulamento deixo um conselho: leia antes de falar

Anónimo disse...

As irregularidades são só para alguns clubes.
Na PO09 nada aconteceu ao Alavarium, no caso dos exames médicos...

Para uns existem irregularidades, para outros fases finais.

Anónimo disse...

E tem a certeza que houveram irregularidades? Ora pois gostava imenso que me mostrasse onde diz que um iniciado não pode jogar mais que x jogos pela equipa acima.

Porque meu caro, eu li.

Anónimo disse...

O Conselho de Arbitragem dirigido pelo Major António Galambas NÃO RESPEITA A LEI!!! E a FAP fecha os olhos às maiores atrocidades.

Consagra a alínea a) do artigo 49.º do Regime Juridico das Federações Desportivas, Decreto-Lei n.º 248-B/2008, de 31 de Dezembro, sob a epigrafe "Incompatibilidades" que "É incompatível com a função de titular de órgão federativo:
a) O exercício de outro cargo na mesma federação".

Ora os membros do CA têm desempenhado, de forma reiterada, outras funções na FAP, nomeadamente as de observadores e delegados, o que a Lei não permite!

Deste modo, será fácil a qualquer interessado intentar acção judicial para correr com gente que viola a Lei e convocar obrigar a FAP a convocar eleições para o CA dirigido por um Major que vergonhosamente e deliberadamente não cumpre a Lei!

Qualquer árbitro terá, no final do ano, legimitimidade para impugnar as classificações pois não podem ser validadas observações efectuadas pelos membros do CA.

Como querem que a arbitragem progrida quando os exemplos vêm de cima?!

Laço o desafio ao Banhadas para averiguar e desenvolver este tema.

Anónimo disse...

O CALE sempre em grande, todos os anos arranja casos para beneficiar, já que no campo não consegue.
A Fap devia requisitar os dirigentes do cale para verificar os boletins de todos os jogos e para detectives.

abraços

Anónimo disse...

manipulação de classificações dos árbitros é vergonhoso!!!!
e isto é verdade e continua a acontecer

Anónimo disse...

O ABC de Braga não cometeu nenhuma ilegalidade na utilização de jogadores na equipa B de juvenis e está a seguir os trâmites estabelecidos para recorrer de uma decisão que foi tomada à margem dos regulamentos. Para que se saiba, os pais dos atletas têm intenção de reclamar os direitos desportivos dos seus filhos por todos os meios legais, desportivos ou outros.
Não permitirão que enxovalhem o justo para favorecer o pecador e tudo farão para desmascarar os responsáveis por esta vergonha de que os seus filhos são as únicas vitimas.