gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Novas Regras – Em vigor desde 1 de Julho de 2010

Finalmente e bem ( embora com atraso ) a FAP, divulgou um documento, que na prática é resumo das Regras de Andebol Actualizadas, e com as alterações verificadas no texto e conteúdos da mesma sublinhados. Este documento que se aconselha vivamente a sua leitura, poderá ser um bom complemento para a compreensão das alterações verificadas.

No entanto, a leitura das novas regras deveria ser acompanhada , dos conceitos das suas aplicações e com documentos explicativos, e embora a IHF, tenha produzido documentação sobre este tema, incluindo um DVD, nada se encontra no Portal da FAP. Consideramos que este tipo de documentos deverá estar ao alcance de todos ( incluindo adeptos ) e não apenas de alguns privilegiados que depois dirão “eu é que sei”. Pois com a divulgação destes documentos poderão ser evitadas muitas situações desagradáveis nos jogos que se avizinham.

Sabemos que além da acção de informação e formação realizada no passado dia 29 de Agosto em Viseu e que contou com a presença do presidente da Comissão de Árbitros da EHf ( Sandor Andorka ) , outra acção já tinha realizada e nenhuma informação sobre a mesma foi noticiada , estamos a referir-nos a uma acção exclusivamente para delegados e realizada na Povoa do Varzim pela altura do Torneio Ibérico, o que foi uma novidade, mas seria interessante , por exemplo saber quais as orientações transmitidas aos Delegados, pois a realização de uma acção deste tipo , pressupõe à partida de que irá existir delegado da FAP, em todos os jogos da PO01 ( mais uma boa cópia ).

Na acção de Viseu estiveram presentes cerca de 150 pessoas ( informação da FAP ), esperamos que a documentação apresentada pela o elemento da EHF, acompanhada pelos seus esclarecimentos, tenha sido bem apreendida, pelos presentes em especial pelos quadros de arbitragem presentes a quem caberá a principal responsabilidade da sua interpretação e aplicação em campo.

Outras acções se seguirão no próximo fim de semana, esperando nós que as mesmas se realizem com qualidade e possam provocar um forte esclarecimento aos participantes.

O Formador

8 comentários:

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

o Professor Miguel Ribeiro acabou de publicar a 2ª parte daquela crítica que tinha feito à tempos acerca do estado do andebol nacional.

Este texto é uma continuação do anterior.

Mais pormenores em:

http://sites.google.com/site/soandebol/

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

a IHF anda numa sanha de promover votações on-line, com toda a fiabilidade que esse tipo de votação dá.

Desta vez, decorreu a votação para o melhor treinador de todos os tempos, e os votantes escolheram a lenda francesa Daniel Constantini.

Mais pormenores em:

http://www.ihf.info//MediaCenter/News/NewsDetails/tabid/130/Default.aspx?ID=452

Não sei quais foram as alternativas, mas acho estranho que o russo Maximov nem sequer apareça nos 4 primeiros. Será por ainda estar no activo?

Anónimo disse...

Estas acções de formação entre Arbitros e Treinadores são muito importantes já variso paises o fazem há anos e com excelentes resultados. Treinador e árbitro são sempre amigos do jogo praticado pelos jogadores, portanto quanto masi convcersarem fora do jogo e da emoção do resultado melhor, mas depois no jogo, cada um que faça o seu papael, jogador joga, arbitro intervem no jogo sempre que necessario, e treinador orienta sempre que necessario.
Mas atenção a essencia do jogo é e será sempre o JOGADOR.
ABC

Anónimo disse...

Uma vergonha....
Então o Porto em Juniores vai jogar em Resende???? Associação Andebol de Viseu???
Onde já se viu isto, não têm respeito nenhum pelas outras equipas não só desportivamente como financeiramente e os Srº. da Federação nada fazem...
Assim vai este nosso andebol.

O ZE DAS CEREJAS disse...

Sendo um assunto fora deste tema, mas que deixo para debate no banhadas.
O FC Porto marcou todos os seus jogos de juniores em Resende às 15h00.
É a vantagem do pai do g.r dos juniores e 3.º g.r. dos seniores ser Presidente da Câmara de Resende.
Para quem não sabe Resende fica a mais de uma 1 hora do Porto por estradas nacionais que no último inverno estiveram cortadas.
Depois podiam ter mais considereação com os clubes e marcar o jogo para mais tarde, pois vai implicar que as equipas vão almoçar a Resende.

Anónimo disse...

Quando é que se vão poder voltar a ver os jogadores dos clubes no site da Federação?

A funcionalidade era excelente, prestável e um bom meio de os clubes analisarem jogadores para puderem vir a ser observados...

Retiraram tudo isso pelo motivo que se sabe...tudo bem...é compreensível!

Mas até acho bem que retirem durante a fase da pré-época, agora a partir do momento que é feita a primeira jornada, ou mesmo na semana desta, porque não voltar a colocar a funcionalidade no ar?

É que os miúdos adoram ir lá e verem-se a si mesmos e aos outros miúdos...usam aquilo por curiosidade e brincadeira...mas as equipas seniores também dão uso à própria funcionalidade...mas para pesquisa e trabalho!

Coloquem isso no ar novamente!

Abraço!

Tiago David disse...

Também concordo que voltem a colocar os planteis dos clubes disponiveis acho que foi um enorme erro terem retirado essa função...

E alguém me pode informar qual o novo link do sete metros?

Anónimo disse...

Podiam colocar transferências da 2ª divisão nacional de seniores. Tenho curiosidade nessa temática e penso que muitos mais terão.