gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Porquê da adesão ao Luto pelo Andebol

Ao aderirmos ao “LUTO PELO ANDEBOL”, apenas nos move a tentativa de terminar com a opacidade, obscurantismo e falta de transparência que a estrutura máxima da modalidade, vai tendo e cuja tendência é para piorar, como é próprio de quem faz “ouvidos moucos” e não reconhece que algo vai mal no seu “reino”. Porém, estamos certos que o imobilismo instalado, não se reduz meramente aos órgãos de cúpula da modalidade, pois todos os agentes da modalidade, sem excepção, comungam desta atitude.

Assim questiona-se – Porquê?

  • total alheamento dos clubes, da actividade das suas Associações Regionais ???
  • a grande maioria das Associações Regionais, não realizar reuniões com os seus clubes, para discussão dos temas , para os quais são convocados a pronunciar-se pela Federação???
  • as chamadas Associações de Classe ( Árbitros, Atletas e Treinadores ), não serem pró activas, e não discutirem os problemas das classes que representam e, que na prática são os grandes problemas da modalidade???
  • da existência de uma Associação de Clubes , cuja actividade é completamente desconhecida, não se conhecendo sequer quem representam, detém 35 % de votos numa Assembleia Geral da Federação e, não informa, não reúne, não divulga; enfim “zero” ???
  • Qual a razão para a FAP e respectiva Assembleia Geral, aceitar passivamente uma alteração estatutária que, na prática, transfere a decisão de toda a regulamentação essencial, para a Direcção da FAP ???

Estas são apenas algumas das questões, que reputamos como das mais importantes de momento e que nos merecem a seguinte reflexão:

- Alguns clubes olham cada vez mais para o seu “umbigo”, preocupando-se em obter benesse directas, ficarem com contas correntes ( diga-se dívidas ), de que nunca ninguém sabe o valor, viagens pagas, acessos a provas europeias subsidiadas, organizações de provas, enfim, benesses que os deixam sem voz activa. Claro, se falam, são “castigados”.

- As Associações Regionais ( algumas nem contas apresentam – Vide – segundo parece o escandaloso caso de Lisboa ) , são “presenteadas” com ridículos subsídios , se compararmos por exemplo com as verbas gastas com os técnicos das selecções , mas não falam nem reagem (senão ficam sem nada). Assim vão fazendo uns contratos programa, que na maior parte das vezes nem cumpridos são, mas servem para manter a Associação com “vida”. Na maior parte delas, nem os sites funcionam.

- As Associações de Classe , são um comportamento verdadeiramente “esquisito”, é o mínimo que se poderá dizer. Muito activas em períodos eleitorais, mas após estes actos é um verdadeiro vazio. As regulamentações surgem e nada se sabe, ou nada discutem, nada denunciam, o imobilismos é total: porquê? falta de tempo dos seus dirigentes, comodismo, ou aguardam o quê ???, (provavelmente protagonismo momentâneo).

- A Associação de clubes então é uma total aberração, não só jurídica, como na sua génese, pois como todos sabemos, foi constituída para “combater” a Liga nas Assembleias Gerais e não com objectivos de contribuição para o desenvolvimento sustentado da modalidade. Mas, já que existe, poderia aproveitar para discutir os grandes problemas da modalidade, como por exemplo, a questão das taxas de inscrição, ou o porquê da obrigatoriedade das Equipas possuírem escalões de formação também a disputar provas Nacionais ( uma aberração ) .

- E, já agora, uma última interrogação. Porque será que nem relatório e contas, nem orçamentos anuais, são divulgados no Portal da FAP, como obriga a Lei?

Por hoje ficamos por aqui, porque não gostamos de ser acusados de nada fazer pela modalidade, a que nos dedicamos , servindo-a e não se servindo.

O Administrador

24 comentários:

Anónimo disse...

Urgente discutir-se a questão dos direitos desportivos dos clubes sobre os jogadores que formam durante anos e que, feitos 18 anos partem sem qualquer dividendo para o clube que neles invistiu e os formou!
O Varzim ainda agora receberá 440.000 € pela venda do Bruno Alves.
No andebol fazer formação? Só quem for louco.
a FAP tem de intervir rapidamente sobre isto sob pena de, a breve prazo ter um camp. de andebol a 10 voltas, entre FCP,SCP,SLB, ABC(?), Mad(?) AAASantas(?).
A Associação de jogadores sendo aresponsavel por isto, porque não protege os artistas.Foi ela que em tempo de vacas gordas invocou a lei bosman para o andebol e...deu cabo de tudo!
Poderão começar por aqui a ter alguma utilidade...

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

2 coisas:

1º) A página do Facebook do torneio da Póvoa de Varzim, no seguinte link:

www.facebook.com/andebol-iberico

não funciona (pelo menos, tentei aceder pelas 18:00 de 5/8/2010, e nada).

2º) Quanto ao assunto da mensagem de hoje:

Não é só o caso das contas da própria FAP.

A Form.and ainda é uma S.A., não é?

Anónimo disse...

Assistimos a posições díspares sobre a gestão do andebol, e, algumas delas, como é o caso deste artigo, completamente fora de contexto. Vejamos: Quando lemos (…) O imobilismo instalado não se reduz meramente à cúpula da modalidade, pois todos os agentes sem excepção comungam desta atitude (…) Pergunto: têm consciência do muito que trabalham e por isso são responsáveis pela evolução do andebol, associações como a do Porto, Aveiro, Braga, para citar as mais fortes, ou as de Viseu, Viana, Vila Real, Algarve, para citar as menos expressivas? Têm consciência que a associação de clubes, apesar da sua juventude, já percorreu o país de lés a lés, mais que uma vez, em reunião com os clubes e inclusive, chamou a si a tarefa de divulgar e ministrar acções de formação, sobre as novas alterações administrativas implementadas pela FAP a todos os clubes do norte a sul do país? Por acaso nesse imobilismo contabilizaram as muitas dezenas de reuniões que a FAP através (e com) as associações promoveu com as autarquias de norte a sul do país, com as escolas dos diversos graus de ensino (inclusive com as universidades, como a acção que decorreu no Porto)? Têm consciência das centenas de professores que passaram no corrente ano lectivo, por acções (de um dia), promovidas pela FAP junto das autarquias, principalmente dirigidas às AECs, ministrando a estes conhecimentos sobre como treinar andebol? Têm conhecimento que há muitas autarquias que aderiram a estas acções? Têm conhecimento que o andebol pulverizou as restantes modalidades no Desporto Escolar, sendo neste momento a modalidade mais praticada nas escolas?
Continua o Sr. Administrador: (…) Qual a razão para a FAP aceitar passivamente uma alteração estatutária que, na prática, transfere a decisão de toda a regulamentação essencial, para a Direcção da FAP ??? (…) Sr. Administrador a lei foi proposta e aprovada pelos Sr. Deputados na Assembleia da Republica. Podemos gostar ou não, mas…Eu pessoalmente discordo totalmente desta lei, mas a verdade é que ela fornece instrumentos para que exista maior democraticidade nas AG das federações.
O imobilismo que citam não é responsabilidade da FAP, é das associações de classe, nomeadamente dos árbitros, dos treinadores, dos atletas e dos clubes!
Chamou à liça a Associação de Lisboa: sabia que esta não apresenta contas aos seus clubes, há mais de 6 de anos? De quem é a responsabilidade? Dos clubes e só destes! Aliás a FAP propôs a suspensão da AAL na última AG e esta recusou, dando mais um prazo para que a AAL se retrate. Que dinheiro merecem receber da FAP? Nenhum!
Estamos de luto porque a FAP estabeleceu taxas de inscrição às equipas (que cobrem seguros, inscrição, arbitragens) muito altas? Sr. Administrador pegue no exemplo do Basket e verá que teria que pagar o triplo; pegue no Volei e pagaria o dobro! Alguma destas Federações investe o que a FAP investiu na imagem, através dos jogos na TV? Nem 50% e apenas para clubes de top, quando jogam entre si! Alguma destas Federações patrocina os seus clubes nas competições Europeias? Zero! Alguma destas Federações proporciona a carga de jogos internacionais aos jovens, que a FAP proporciona? Nem um terço! Alguma federação proporcionava os torneios de pré-epoca como o que vai decorrer em Viseu e na Povoa com o Barcelona, preparando os clubes para as competições europeias, nomeadamente o Porto na Liga dos Campeões? Estamos de luto? Claro que sim, não o andebol, mas os blogs, pelo papel que poderiam, mas não sabem representar! Tenho muito respeito pelo Banhadas que é coerente e democrático, publicando o que gosta e o que não gosta. O outro é no meu entender o lixo do andebol, que só publica quem estiver de acordo com o administrador. Contudo o Banhadas poderia ser uma mais-valia, citando o bom, criticando o mal. Infelizmente não é essa a Vossa prática e assim quem fica a perder é o andebol, nós todos, inclusive o Banhadas!
Cumprimentos.
Anónimo é claro, por respeito ao blog que também é anónimo.

Anónimo disse...

Assistimos a posições díspares sobre a gestão do andebol, e, algumas delas, como é o caso deste artigo, completamente fora de contexto. Vejamos: Quando lemos (…) O imobilismo instalado não se reduz meramente à cúpula da modalidade, pois todos os agentes sem excepção comungam desta atitude (…) Pergunto: têm consciência do muito que trabalham e por isso são responsáveis pela evolução do andebol, associações como a do Porto, Aveiro, Braga, para citar as mais fortes, ou as de Viseu, Viana, Vila Real, Algarve, para citar as menos expressivas? Têm consciência que a associação de clubes, apesar da sua juventude, já percorreu o país de lés a lés, mais que uma vez, em reunião com os clubes e inclusive, chamou a si a tarefa de divulgar e ministrar acções de formação, sobre as novas alterações administrativas implementadas pela FAP a todos os clubes do norte a sul do país? Por acaso nesse imobilismo contabilizaram as muitas dezenas de reuniões que a FAP através (e com) as associações promoveu com as autarquias de norte a sul do país, com as escolas dos diversos graus de ensino (inclusive com as universidades, como a acção que decorreu no Porto)? Têm consciência das centenas de professores que passaram no corrente ano lectivo, por acções (de um dia), promovidas pela FAP junto das autarquias, principalmente dirigidas às AECs, ministrando a estes conhecimentos sobre como treinar andebol? Têm conhecimento que há muitas autarquias que aderiram a estas acções? Têm conhecimento que o andebol pulverizou as restantes modalidades no Desporto Escolar, sendo neste momento a modalidade mais praticada nas escolas?
Continua o Sr. Administrador: (…) Qual a razão para a FAP aceitar passivamente uma alteração estatutária que, na prática, transfere a decisão de toda a regulamentação essencial, para a Direcção da FAP ??? (…) Sr. Administrador a lei foi proposta e aprovada pelos Sr. Deputados na Assembleia da Republica. Podemos gostar ou não, mas…Eu pessoalmente discordo totalmente desta lei, mas a verdade é que ela fornece instrumentos para que exista maior democraticidade nas AG das federações.
O imobilismo que citam não é responsabilidade da FAP, é das associações de classe, nomeadamente dos árbitros, dos treinadores, dos atletas e dos clubes!
Chamou à liça a Associação de Lisboa: sabia que esta não apresenta contas aos seus clubes, há mais de 6 de anos? De quem é a responsabilidade? Dos clubes e só destes! Aliás a FAP propôs a suspensão da AAL na última AG e esta recusou, dando mais um prazo para que a AAL se retrate. Que dinheiro merecem receber da FAP? Nenhum!
Estamos de luto porque a FAP estabeleceu taxas de inscrição às equipas (que cobrem seguros, inscrição, arbitragens) muito altas? Sr. Administrador pegue no exemplo do Basket e verá que teria que pagar o triplo; pegue no Volei e pagaria o dobro! Alguma destas Federações investe o que a FAP investiu na imagem, através dos jogos na TV? Nem 50% e apenas para clubes de top, quando jogam entre si! Alguma destas Federações patrocina os seus clubes nas competições Europeias? Zero! Alguma destas Federações proporciona a carga de jogos internacionais aos jovens, que a FAP proporciona? Nem um terço! Alguma federação proporcionava os torneios de pré-epoca como o que vai decorrer em Viseu e na Povoa com o Barcelona, preparando os clubes para as competições europeias, nomeadamente o Porto na Liga dos Campeões? Estamos de luto? Claro que sim, não o andebol, mas os blogs, pelo papel que poderiam, mas não sabem representar! Tenho muito respeito pelo Banhadas que é coerente e democrático, publicando o que gosta e o que não gosta. O outro é no meu entender o lixo do andebol, que só publica quem estiver de acordo com o administrador. Contudo o Banhadas poderia ser uma mais-valia, citando o bom, criticando o mal. Infelizmente não é essa a Vossa prática e assim quem fica a perder é o andebol, nós todos, inclusive o Banhadas!
Cumprimentos.
Anónimo é claro, por respeito ao blog que também é anónimo.

Anónimo disse...

Clubes com projecto desportivo sólido: candidataram-se a clube escola de andebol, ou clube formação de andebol e usufruem dos apoios da FAP que em alguns casos é a isenção quase total de gastos com arbitragens, seguros, inscrições. Já podem investir nos seniores porque só aí terão despesas. O que é preciso fazer? Trabalhar debaixo de um projecto, onde dois treinos por semana não chegam, porque isso é manutenção física. Protocolos com escolas, com juntas de freguesia, com ocupação de tempos livres cabem todos nestes projectos e ficam todos a ganhar!
Clubes que estão na 1ª Divisão Masculina: tem direito a transmissões televisivas, podendo vender publicidade para o jogo, ficando com o total do que arrecadarem. Não conseguem vender algumas placas com direito a televisão? São sornas!
Clubes que estejam nas competições europeias: a FAP paga uma parte das viagens. Não conseguem arranjar o resto?
A FAP promove estágios para atletas dos escalões de formação ao mais alto nível, pondo-os a jogar nos palcos mais elevados. O que fazem os “professores” do andebol que treinam os clubes? Não os emprestam para estes poderem jogar com regularidade e colocam-nos a aquecer o banco dos seniores. Nem jogam nos juniores por serem bons de mais, nem nos seniores por ainda não serem bons! O que fazer? Correr com estes teóricos do andebol, que ganham mais no andebol que na escola, mas faltam aos seus deveres com o andebol por causa da escola! Treinar duas vezes por dia? Nem pensar pá! É verdade que ganho mais no andebol que na escola, mas eu tenho que dar aulas, não é pá? Eu não sou profissional de andebo, não é pá? Isso é para os Donners, os Tchikolaevs, pá! Estão no desemprego? É pá, lamento muito, mas muito mesmo!
E claro vem a velha pergunta: e os clubes da 2ª, 3ª Masculinos e Todos os Femininos?
E claro fica a resposta: trabalhem! Equipas que treinam 2 ou 3 vezes devem procurar o Inatel, porque assim deixam de dar prejuízo à FAP, pois o que pagam não chega para pagar o que gastam com lesões por trabalharem mal. Os que trabalham já usufruem, ou vão usufruir da sua qualidade de trabalho, chegando ao top não é? Vêem como isto é tudo muito simples? Vamos ao trabalho malta para podermos sair do luto!

Anónimo disse...

Já agora aos bens informados, quantos clubes fazem parte da Associação de Clubes e que quotas pagam , como é que como dizem fizeram deslocações pelo País inteiro , e quem as pagou, porque razão só existem despesas com os clubes de top e os outros pagam para tudo, bem não digo mais cumprimentos atodos inclusivé ao banhadas que colocu e muito bem o dedo na ferida, agora pulem

Anónimo disse...

com estes gastos todos quando pagam aos árbitros eu ainda lá tenho algum

Anónimo disse...

Isto é mesmo um blog da treta...

Só assuntos que pouco ou nada adiantam ao Andebol e seus Clubes...

Parem e meditem se é isto que vos trouxe à praça publica, pelo menos sejam um blog sério e isento...

Anónimo disse...

Claro faltavam aqui os mercenários do andebol: os árbitros! Ainda não receberam? Bendita FAP, pois vós não mereceis melhor sorte!

Anónimo disse...

Finalmente juntos e a pensar no principal: o bem de todos e a conciencia das coisas. um abraço a todos os que gostam de desporto

KK disse...

Análise completissima do "Banhadas".

Anónimo disse...

Não vi opiniões sobre a questão dos direitos de formação dos jogadores por parte dos clubes formadores. O tema não interessa?

Anónimo disse...

infelizmente, ainda há muito boa gente no andebol a desprezar as divisões secundárias, porque os seus jogadores trabalham e não podem treinar mais do que 2 ou 3 vezes por semana.

são pessoas que jogam por prazer, não por euros - e isso causa muita confusão em algumas mentes que se julgam brilhantes

há até muitas dessas cabeças pensantes a dizer que o lugar desses jogadores é no inatel. e o pior é que tenho a certeza que a federação também pensa assim.

meus caros, não podiam estar mais errados. e essa tem sido a grande razão para a morte do andebol.

percebam uma coisa de uma vez por todas: o andebol só terá sucesso se tiver muita gente envolvida. se tiver muitos jogadores, milhares de jogadores, que passem a modalidade a novas gerações, que a divulguem, que falem dela com amigos, que levam gente para os pavilhões.

só eles, juntamente com dirigentes, treinadores, TODOS, podem criar um efeito bola de neve.

enquanto o andebol quiser viver dos grandes clubes e de adeptos que só lá vão quando a equipa está a ganhar, podem esquecer qualquer visibilidade mediática para a modalidade.

as pessoas vão ignorá-la, os pavilhões estarão às moscas, os jornais (só os desportivos) vão dar meia página por necessidade de encher páginas, as televisões não pagam um cêntimo, o espectáculo morre.

esperem lá: não é isso que já acontece há uns bons anos?

pois é, mentes brilhantes, dediquem-se à pesca que de fenómenos de massas não percebem nada. e por isso o andebol vai continuar entregue a uns quantos senhores, fechados sobre si mesmos, quais pescadinhas de rabo na boca, enquanto os portugueses vão à praia, ao cinema, ao circo, ao futebol, à igreja e ao raio que os parta.

uma lição grátis para quem estiver interessado em fazer do andebol um desporto com impacto em Portugal.

Anónimo disse...

Realmente era bom que os blogs sustentassem o porquê do luto, sem se refugiarem em coisas mesquinhas. Deram ênfase a um artigo de um antigo funcionário da FAP, ressabiado, que poderia dar o exemplo aos seus colegas, pegando numa equipa de andebol escolar, que era o mais simples que podia fazer, mas nem isso faz.
O Banhadas fala de imobilismo, mas decididamente desconhece os bastidores da modalidade e tudo o que está ser feito para sustentar o andebol, inclusive nas escolas. Desconhece que a maioria das associações de andebol estão muitos passos à frente das suas congéneres de outras modalidades e que são efectivamente um grande exemplo.
O Professor Rolando está a fazer um grande trabalho (é inquestionável) mas ignoram que é o Matts o responsável por este projecto, que implementou em 2004, para que os frutos apareçam em 2012 e que este homem trabalha com honradez para colocar o andebol no top internacional. É muito caro? Talvez, mas quando eu vou ao talho e compro um bife barato que depois não posso comer, fico logo com a sensação que era o bife mais caro do talho. Porque? Foi barato mas não serviu para nada!
Para os blogs projectos são mentira, os resultados imediatos é que contam, mas esquecem-se que para termos resultados imediatos, temos que trabalhar a longo prazo. Ignoram que a FAP, para o bem e para o mal, é a executora deste projecto, que tem dado corda às últimas gerações de atletas, colocando-os a jogar a nível internacional de forma intensa. Já imaginaram quando juntarmos a geração, repito a geração, do Cláudio Pedroso, a geração do Fábio Magalhães, a geração do João Ferraz mais a geração o Rui Silva? Estamos a falar de atletas todos eles separados por quatro anos de diferença, mas todos próximos uns dos outros. Quanto é que a FAP investiu nestas gerações? Qual o real aproveitamento que os clubes estão a fazer deste investimento (com excepção do F C Porto e Sporting)? Não valerá a pena abrir luto, por aquilo que clubes como o Benfica, Horta, ABC, A. Santas, Fafe entre outros, faz de mal a estes atletas? Vocês viram as contratações dos estrangeiros do ABC na época passada? Viram o Rolo, o Sarmento, o Rosário, o Vidrago jogar com regularidade? Eram piores que os outros?
Deixam suspeitas que se desbarata dinheiro na FAP, mas ignoram que para os clubes, os custos da prática do andebol é muito mais reduzido que o Basket e o Volei; ignoram que a FAP patrocina clubes, torneios, selecções, transmissões televisivas, etc e conseguem tudo isto, recebendo do Governo o mesmo que recebem as outras modalidades, taxando aos clubes a competição por valores inferiores às outras modalidades, fazendo o dobro do que fazem as outras modalidades. Como é que conseguem isso? É que ao contrario do que afirmam, as associações trabalham muito bem as autarquias e têm aí uma fonte importante de financiamento para a organização de diversas provas. Essa é a diferença entre as Associações de Andebol e as suas congéneres. No Basket e no Volei 50% das associações, são lideradas por dirigentes que partilham a gestão da sua associação, com a gestão do seu clube. Como é possível trabalhar assim? Para quem vai a maior fatia do esforço? O andebol está a anos de luz dessas modalidades! O que é que queremos então? O porquê do luto?
Eu pessoalmente não morro de amores pelo Torrinha, mas reconheço nele uma capacidade de trabalho acima da média. Naturalmente por não gostar de uma pessoa não vou reduzir a sua obra a pó, bem pelo contrário, os louros a quem os merece. Também não morria de amores por Saramago, mas compro o seus livros, porque são obras de arte.
Se conseguirmos ignorar o que nos tolhe a inteligência criamos espaço para a tolerância. Num momento de crise financeira terrível, o andebol está a passar um bom momento e a cooperação de todos, inclusive dos blogs, só traria ganhos para a modalidade. Esqueçam a Liga e as suas lutas, isso já vai longe. Sejam positivos que o andebol agradece!
Luto não, luta sim para cada vez sermos mais expressivos!

Anónimo disse...

Diz o comentador das 14.10: … percebam uma coisa de uma vez por todas: o andebol só terá sucesso se tiver muita gente envolvida. se tiver muitos jogadores, milhares de jogadores, que passem a modalidade a novas gerações, que a divulguem, que falem dela com amigos, que levam gente para os pavilhões….
Certíssimo! Eu pergunto isso não pode ser feito a nível do INATEL? Vêm para o andebol derreter as banhas e chama a isso competição? Não estará enganado? Dois treinos por semana porque trabalha? Estamos a falar de quê? Eu também trabalho e treino duas vezes por semana (quando vou…) com os meus amigos e nem sempre é andebol.
A discussão aqui está ao nível da competição, não ao nível da manutenção física, porque se formos por aí então é que a modalidade é barata. Sabe quanto custa duas deslocações ao ginásio por semana? Porque é que há-de ser o clube que você gosta ou o andebol a pagar essas suas idas ao ginásio, neste caso clube e ainda por cima ficar-lhe reconhecido?
O Andebol cresce quando formos tão bons ou melhores que os outros e para isso é preciso trabalhar cada vez mais e não porque um conjunto de preguiçosos (jogadores) se junta a outro conjunto de faz de conta que são directores de alguma coisa e formam um clube que faz de conta que é um clube a sério.
Beijinhos!

Anónimo disse...

Acho piada a alguns comentários, é só louvores à federação, mas nenhum ainda questionou os temas que o artigo e bem foca, ninguém diz que a federação subsidia os clubes da PO01 à custa dos outros, ninguém diz que quando os outros acabarem , como vai a modalidade sobreviver , alguns até tem a lata de falar na Inatel, já agora porque é que os escalões de formação não vão para o desporto escolar, ainda se poupava mais, para subsidiar os grandes . tenham dó , pagarem a alguns para escreverem nos blogs , já chega, só vejo desvalorizar os técnicos dos clubes, só vejo desvalorizar o que se faz nalguns clubes de formação, esta é demais, agora até já o Mats está a fazer um bom trabalho nota-se com o vencimento dele quantos técnicos de qualidade haveria. Chega.

Anónimo disse...

Não se descentralizem, é preciso Homens no Andebol, só que na maioria das direcções so existem saloios e politica a mistura. Temos de pensar no todo e nao no "papel"!

Anónimo disse...

se calhar a pior coisa que aconteceu à federação, foi a liga ter acabado....agora vê-se quem manda.

Anónimo disse...

ao anónimo de 6 de Agosto de 2010 16:01

a lição era grátis, mas só para quem percebe de fenómenos de massas

quantas divisões e clubes de futebol há em que os jogadores treinam pouco? vê a federação a querer acabar com essas divisões? não. porquê? chama-se popularidade.

quantos mais melhor. e quantos mais houver maior será no futuro o nível competitivo que vc tanto apregoa, mesmo não fazendo a mínima ideia de qual o caminho para lá chegar.

é simples meu caro. tome lá mais uma de borla. a quantidade traz qualidade. não é já amanhã, nem à custa desses gordos que vc tanto despreza. é a longo prazo. talvez os filhos ou os sobrinhos desses, ou os filhos dos amigos, ou o primo do filho do vizinho.

(já agora, não sou um desses gordos, sou mais dos preguiçosos, que não consegue viver do andebol e que joga só por gosto, e por isso tem de ganhar a vida de outra forma - já sei, devia ir para o inatel, segundo a sua sábia visão).

quem tem vistas curtas não sabe o é isso do longo prazo, por isso nem vale a pena alongar-me mais com tanta inteligência que reina por aí.

fique lá com o seu andebol para meia dúzia de gatos pingados, que tb não merece mais

pavilhões vazios, jornais a fazerem fretes de meia página e TV's a assobiar para o lado. é o que se pode arranjar

Anónimo disse...

Um exemplo é a excelente campanha que a selecção está a fazer e não há um minimo esforço para darem na sportv 1 2 ou 3 os jogos de andebol.

Onde está a federação para lutar por isso?

E o futebol ainda não começou em nenhum pais lol por isso imaginem que mesmo sem futebol a nossa federação não consegue colocar os nossos miudos a dar na televisão num campeonato da europa.

POr muito que defendam a federação não vale a pena porque os acontecimentos falam por si só...

Tenham vergonha quem "tenta" dizer bem da federação de andebol.

Anónimo disse...

para 6 de Agosto de 2010 21:38: so se for a liga a mandar nas camaras municipais...:)

Anónimo disse...

JOSÉ GOMES
Ferreiros


O rfelatório e contas da Federação de Andebol de Portugal edstá no site e foi publicado como prevê a Lei. O que é preciso é abrir os olhinhos antes de escrever.

Caminho a seguir no Site da FAP

"Federação "->" A instituição"-> Relatórios e Contas" : aqui estão disponíveis, de facto, os orçamentos, as Contas , os planos e relatórios de actividades dos ùtimos 3 anos, como obriga a Lei.

Anónimo disse...

2010-06-29 505447975 FORM.AND - SOCIEDADE PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES DESPORTIVOS NO ANDEBOL S.A. Lisboa PRESTAÇÃO DE CONTAS INDIVIDUAL

Anónimo disse...

"FORM.AND"...formar tudo menos professores/treinadores de uma modalidade. O graveto é o mais importante. Depois ve-se o esforço que é preciso para explicar a esses professores coisas básicas. E quem é que paga? quem continua a não querer saber, porque nao precisa e porque ninguem exige. "Por traz de um bom treinador esta e estará sempre um ou mais "professores". Nimguem é bom sozinho, os exemplos aparecem nos media e são raros em cada modalidade.
Abraços desportivos