gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 02 – 2010 / 2011 - II

Crónica que passará a ser exclusivamente dedicada ao Feminino. Que contará a partir de hoje com novos colaboradores, que face ao encerramento da actividade do seteMetros, aceitaram colaborar connosco, agradecemos desde já a disponibilidade.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados
Zona Norte
2.ª Jornada
S. Bernardo 35 – 33 CD Palmilheira
Salgueiros 08 25 – 31 Alavarium
Académico FC 33 – 17 Almeida Garrett
CA Leça 34 – 26 Alpendorada
Juventude Mar 31 – 31 Colégio de Gaia
Santa Isabel 28 – 27 Maiastars
Folga – Santa Joana

3.ª Jornada
Santa Joana 38 – 24 S. Bernardo
CD Palmilheira 22 – 28 Salgueiros 08
Alavarium 22 – 22 Santa Isabel
Almeida Garrett – CA Leça ( 24-09-10 )
Alpendorada 28 – 34 Juventude Mar
Maiastars 24 – 32 Académico FC
Folga – Colégio Gaia

Zona Sul
1.ª Jornada
Jogo em Atraso
Madeira SAD 49 – 21 Passos Manuel

2.ª Jornada
CS Madeira 54 – 29 Passos Manuel
SIR 1.º Maio 18 – 29 Porto Salvo
Assomada 15 – 43 João Barros
Juventude Lis 17 – 25 Gil Eanes

5.ª Jornada
Jogo Antecipado
Madeira SAD 38 – 25 CS Madeira

Conforme já divulgado, o Sete-metrosblogspot.com encerrou. Ao longo da última época, aceitámos o desafio dos seus responsáveis para comentarmos o Nacional Feminino. Fizemo-lo sempre numa lógica de independência em relação ao blog. Com o seu fim (que lamentamos) surgiu o convite do Banhadas para mantermos as crónicas neste outro nobre espaço da modalidade. Aceitámos com todo o gosto.

Para quem não acompanhava o habitual resumo do Campeonato Feminino, recordamos que somos várias pessoas ligadas ao andebol feminino, que não abordaremos todos os jogos da jornada, apenas aqueles que podemos assistir ou que conseguimos obter informações de colaboradores credíveis.

Mas falemos de andebol. Fim-de-semana negro para o Maiastars. No Sábado derrota pela margem mínima no sempre difícil reduto do Santa Isabel. Inês Santos e Marta Aleixo (uma excelente aquisição para um posto em que a equipa maiata tinha lacunas) tentaram lutar contra a maré mas a endiabrada Ana Moreia e a atiradora de serviço, Marlene Pinto, deram a vitória ao Santa Isabel.

No Domingo, o Maiastars foi cilindrado na sua própria casa pelo Académico do Porto. Ana Pereira foi a única jogadora da casa em grande plano e mostrou que finalmente assume-se como uma rematadora de excelência. Contudo, o renovado Académico do Porto não deu hipóteses. Joana Oliveira, regressada de um ano de Erasmus no Brasil, mostrou que quem sabe não esquece, a veloz Ana Sampaio continua a ser muito eficaz no contra-ataque e Isabel Oliveira (um reforço de peso vindo do Colégio de Gaia) mostrou toda a sua categoria. José Carlos Ribas tem muito trabalho pela frente numa equipa que está a sentir em demasia a saída de Rita Alves para o Madeira SAD.

Depois da vitória de Sábado, o Santa Isabel visitou Aveiro para defrontar o Alavarium e arrancou um empate no último segundo. Um jogo em que as defesas estiveram bastante bem mas em que os ataques revelaram ainda muitas imprecisões. Cláudia Correia apesar de parecer fisicamente ainda limitada fez um grande jogo e Marlene Pinto voltou a repetir a boa exibição da véspera. Serão, certamente, duas equipas que lutarão pelo apuramento para a fase final até ao fim.

Ainda na Zona Norte, destaque para o jogo de alta intensidade que opôs a Juve Mar e o Colégio de Gaia. A equipa de Paula Castro conseguiu uma boa vantagem mas acabou por perder o fôlego perante a equipa da casa que lutou muito e conseguiu alcançar um importante empate, com boa exibição de Teresa Santos (até sair lesionada) e de Andreia Escrivães. No Colégio de Gaia, A perda por lesão da pivot Helena Soares foi decisivo para o resultado final, num jogo em que as suas pontas estiveram acima do que é habitual e em que Sara Torres revelou enorme solidez.

Na Zona Sul, o jogo mais interessante disputou-se em Leiria com a Juve Lis a receber as campeãs nacionais. O Gil Eanes teve uma vitória tranquila mas continua a revelar a falta de uma central já que o abandono de Celeste Viana continua a fazer-se sentir. Florêncio começa a querer colocar a equipa à sua imagem mas vai precisar de tempo e de algum menor exagero dos árbitros na marcação de faltas atacantes às pivots, um aspecto do jogo que o Gil Eanes utiliza muito. A Juve Lis fez os possíveis, mas ofensivamente mostra muitas limitações e a equipa deste ano é bastante jovem e revela bastante imaturidade. Contudo, defensivamente, continuam a mostrar um excelente desempenho e isso vai permitir-lhes voltar a discutir o acesso à fase final com o Sports Madeira.

O campeonato apenas regressa daqui a duas semanas, devido aos compromissos da selecção. Infelizmente, muitas das melhores jogadoras não estão disponíveis para representar a nossa Selecção, pelo que o futuro da nossa selecção está longe de ser risonho.

Críticos Femininos

30 comentários:

Anónimo disse...

excelente crónica, os meus parabens ao banhadas, por não ter problemas em aceitar colaborações.

São Esteves disse...

O melhor e menos sujo do Sete-metros veio para o Banhadas. Grande, grande escolha! Fica o banhadas mais rico e ficam estas crónicas num espaço do melhor que há.

Anónimo disse...

Quem escreveu sobre a JUVE ??? O Afra ???É que a equipa é a mesma . Mais Jovem?? Entrou uma jovem e saiu a pivot mais jovem das que estão.Subiram jogadoras da Selecção Nacional para reforçar o plantel do ano passado.Vejam quem dá as noticias

Anónimo disse...

Uma referência ao Salgueiros, parece que a equipa está de volta às grandes exibições. No domingo boa vitoria em Ermesinde, e no sábado quase surpreendia o Ala. É de salientar que na 1ª jornada a equipa jogou sem 3 seniores, e o seu treinador não pôde ir para o banco pq a FAP simplesmente perdeu as inscrições dos mesmos, alegando que nada recebeu, qd as outras inscrições foram enviadas no mesmo dia. Duas dessas jogadoras eram as guarda redes... é a Federação que temos, não se responsabilizou pelo erro e obrigou o clube a efectuar nova inscrição... enfim, FAP = amadores!

Anónimo disse...

A jornada 3 decorreu dentro da normalidade e já se começa a verificar que o campeonato tem várias limitações na qualidade das equipas, quer no norte, quer no sul, e ai põe-se outro problema estrutral, que é nº equipas que desistiram e não foram substituídas por outras, ex. Selecção nacional sul-sub21 ou sub 23, jogando a meio da semana.

Estive na Maia a ver o MaiaStars a jogar com o Académico, equipas semelhante com valor, mas o treinador do Maisatar e presidente devia levar um chicotada técnica tal os erros cometidos e não me parece que se modifiquem a curto prazo.

O Académico teve uma fornada de novas atletas que vieram da sua formação, trabalha-se bem neste clube pensava eu, mas outras pessoas dentro do movimento andebolistico me informaram que a Treinadora do Académico sacou a troco de uma viagem aos europeus universitários várias atletas aos aos Clubes do Norte? Eu nem queria acreditar!!! Será verdade quem sabe que me explique?

Uma coisa me chamou atenção quando o jogo estava a chegar ao fim a Treinadora do Académico, profª Luisa!!! abandonou o jogo e levantou virou-se para o banco do adversário e directamente ao treinador um tal Ribas e começou a bater palmas de provocação… foi o máximo e a treinadora deveria estar fora de si!!!

Não está em causa a decisão ou a falta dela da dupla de arbitragem, mas a falta de Ética e fair-play da referida treinadora e universitária.

Valha-me nossa senhora…

Maiato

Anónimo disse...

Excelente aquisição dos responsaveis do BA para comentador residente no andebol feminino blog sete metros, assim o andebol fica mais rico neste blog que continua a fazer a diferença dos demais.
Relativamente ao comentario do "Maiato", confirmo o que narrou e passado no jogo da Maia.
Enfim o desporto não tudo, mas a educação vem do berço.
Pedro

Anónimo disse...

Gostava de deixar aqui algumas questões.
Será que nas novas regras estão expressas as seguintes situações:

1-Parar o contra ataque qdo uma jogadora da equipa adversária fica no chão, nitidamente a fazer fita para que o contra-ataque seja parado?

2- Quando um jogador pivot está de costas para a baliza, sem qq hipotese de virar pois está rodeado de jogadores adversários, a jogadora que o está a parar é sancionada com 2min? (reforço que o jogador pivot está completamente de costas para a baliza e a defensora encontra-se completamente fora da área)

3-quando um jogador pivot não tem minimamente a bola controlada e esta lhe escapa da mão, dá-se dois minutos ao defensor que se encontra mais próximo e marca-se 7 metros?

4-quando um jogador pivot é desarmado unica e exclusivamente na bola quando ainda n está sequer em posição de remate, será q é 7 metros?

5-quando as laterais são, repetidamente, empurradas no ar no momento do remate n deverá haver exclusão do defensor?

É bom que se comecem a aplicar as regras q existem e não se inventem novas para servir os interesses clubisticos de quem apita!!!

Anónimo disse...

E continua a historia das viagens..
O academico ganhou e ganhou bem, foi a melhor equipa dentro do campo.
Claro que no fim so um maiato para reparar em tal pormenor, que com toda a certeza mais ninguem reparou nem a propria treinadora, que tinha acabado de ganhar um jogo importante tendo em conta os objectivos da epoca.

Anónimo disse...

Eu trabalho no desporto universitário e fico muito triste com os rumores que aqui se escrevem. As atletas trabalham nos seus clubes e representam a selecção universitária,que por acaso é bastante boa, tetra-campeã nacional e medalha de bronze este ano no Campeonato da Europa, viagem este paga pela Reitoria e Serviços de Acção Social da U.Porto. Luisa Estriga é uma coisa infíma neste processo, é simplesmente mais um membro da equipa. Este grupo é um conjunto de amigas e a prof. Luisa nunca, durante qualquer competição universitária, falou com qualquer atleta. As atletas são amigas e gostam de jogar juntas e é disso que é feito o Académico, mas quem percebe de Andebol, que por acaso também é o meu caso, vê que a maioria das atletas do Académico vem do antigo Vigorosa tal como: Rita Monteiro, Ana Sampaio, Mariana Carvalho, Mariana Costa, Alexandra, Joana Pinto e Laura Alves. Isabel Oliveira, Daniela Vieira, Joana Oliveira (SanJoanense) e Sara Nascimento vieram juntamente com Ana Sampaio do Almeida Garrett, todas amigas decidiram juntar-se no mesmo clube. As restantes são atletas que não tiveram oportunidade noutros clubes. Espero que tenha esclarecido as dúvidas de alguns mas sei que o rumor vai continuar enquanto esta equipa continuar a ganhar.

Cumprimentos

Speedy disse...

Depois desta vitória vamos todas para as Caraíbas! Vamos equipa ahaha Esse rumor foi a melhor anedota que ouvi até hoje.

Anónimo disse...

resposta ao...
Anónimo disse...
"Eu trabalho no desporto universitário e fico muito triste com os rumores que aqui se escrevem. As atletas trabalham nos seus clubes e representam a selecção universitária, que por acaso é bastante boa, tetra-campeã nacional e medalha de bronze este ano no Campeonato da Europa, viagem este paga pela Reitoria e Serviços de Acção Social da U.Porto."
És um básico e se pertences ao desporto universitário então és a pessoa ideal para explicares ao Reitor Marques dos Santos e responder ao protesto dos clubes que enviaram para o Reitor uma carta de lamentação dos processos utilizados pela responsável técnica do Académico, mas isso é chover no molhado. Sou parvo, ouvi na Maia muitos comentários de pais de atletas a comentar e lamentar tal facto, há anos foi o Jorge Tormenta enquanto seleccionador nacional também levou varias atletas para o o Colégio de Gaia, portanto já nem é novo, mas a treinador do Académico era muito crítica na altura a essa atitude, agora é por amizade...
Se é verdade , os actos ficam para quem os pratica… a teoria do Vale Tudo, tem perfeito cabimento nestas situações.
maiato

Anónimo disse...

Por acaso gostaria de saber quando é que a professora Luisa Estriga falou com alguma atleta nas competiçoes universitarias sobre algo que nao fosse essa mesma competiçao.
E sim, esta conversa é chover no molhado e completamente ridicula pq nao tem qualquer tipo de fundamento. Claro que da sempre jeito tentar destabilizar o academico, mas acho que com este tipo de comentarios so fazem com que elas se riam e ainda tenham mais orgulho nelas proprias.

Anónimo disse...

Deveria-se antes de mais pensar e debater o que faz este modelo competitivo ao Andebol Feminino.
Ora vejamos: Temos uma zona sul desiquilibradissima, como se pode ver pelos resultados registados, uma zona norte equilibrada mas nivelada por baixo, aqui ha uns dias a administração do blog referia que se deveria chamar prova de acesso ao nacional da primeira divisão, nada mais correcto, o verdadeiro campeonato inicia-se com a fase final e ai vamos ver possivelmente as equipas apuradas da zona sul a ficarem todas à frente das da zona norte, jáo ano passado assim se verificou, com a honrosa excepção do Colégio de Gaia que este ano parece estar mais fraca. O Andebol Feminino a sul pode ter menos equipasd, mais espalhadas, é verdade, mas não vive num clima de guerrilha como vimos a norte, com os clubes, técnicos, pais e atletas tudo uns contra os outros.
Assim sendo vamos ao cerne da questão, este modelo de prova interessa a alguem? Evolui a competição? Ou serviu apenas para que equipas que desceram de divisão em 08/09 e outras que não subiram podessem estar na primeira?
Quem souber explicar que explique, porque o certo é que o Feminino está mais escondido, senão iria-mos ter os mesmos comentários e as mesmas criticas que existem sempre que joga o 7Fontes, não existe de muitas equipas capacidades para estar numa primeira divisão.

D.S

Anónimo disse...

Sinceramente esta polémica em volta do académico só se está a gerar porque o clube tem 3 vitórias consecutivas... se tal não acontecesse nem se falava no clube como no ano passado. Se pensarem bem este ano só entraram 2 pessoas da U. Porto para a equipa (Rita Monteiro e Isabel Oliveira).
Este ano já nem se fala do St. Joana como era costume nos blogues na época passada, como a equipa não está a fazer bons resultados como o ano passado já nem sequer é mencionada... enfim há pessoas que não tem mesmo mais nada que fazer!!!

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

1º) Off-topic:

Há que actualizar o calendário, e referir que o Benfica - Madeira SAD da próxima 4ª feira vai dar em directo na Benfica TV.

É a Benfica TV que está a anunciar esta transmissão. Senão acreditam, dêem uma olhada no seguinte link:

http://www.slbenfica.pt/Informacao/BenficaTV/Programacao/programacao.asp

2º) Quanto aos jogos da jornada, nada a dizer, a não ser o espanto que me causa a situação das 33 exclusões de 2 minutos e os 3 vermelhos mostrados no jogo Santa Joana - São Bernardo.

Eis o link para a ficha de jogo:

http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?COM=DS;7529507985;111;+PAGE(2000091)+COD_COR_CAIXA(2)+K-CATEGORIA(298)+K-ID(44298)+RCNT(1)

Terá havido assim tanta "porrada" num jogo entre 2 equipas com nome de santos?

Só para que conste, a dupla de árbitros que deu tanto ao braço e ao apito foi Aires Rua & Robin Seixas, inegavelmente uma das duplas de árbitros mais famosas da Zona Norte.

Como não vi o jogo, nada posso concluir acerca de quem tem a culpa. Mas que é de espantar, lá isso é!

Ana Sampaio disse...

Vocês não imaginam mesmo o que se passa aqui pois não? Fui eu, Ana Sampaio, que falei com a Isabel Oliveira, Rita Monteiro, Mariana Costa e Joana Oliveira. Convidei estas minhas grandes amigas de alguns anos para virem jogar na minha equipa. No ano passado falaram-me do projecto Académico como falaram com todas as ex-atletas do Vigorosa e eu aceitei como muitas outras antigas colegas de equipa do EVS. Contactei a Joana ainda na época passada e esta época estas três grandes atletas e amigas. Todas mostraram o maior interesse em vir para a minha equipa. Informem-se por favor porque isto acaba por ser um insulto. A Luisa Estriga nunca quis, garanto-vos eu, que confundissem as coisas. Nunca falou com nenhuma atleta da Universidade do Porto durante qualquer competição universitária ou treinos sobre o Académico. Aliás, recusou-se a falar quando lhe pedi para convidar estas minhas amigas. Venho aqui em defesa da minha treinadora pois acho ridiculo o que se diz dela. Um grande rumor, uma feia mentira que faz do andebol um desporto mais pobre.

Anónimo disse...

Resposta:
ana sampaio...
compreendo a sua preocupação e tentar safar a pele da treinadora mas já agora e capaz me dizer quantas atletas do Académico da actual equipa foram ao europeu universitário de Chipre, não se esqueça de nenhuma, tenho a lista de participante e irei divulgar e depois veja a sua ingenuidade.
Mais a “recadeira” das contratações uma profª de ginástica que da aulas em Bragança de nome Mariana, que não treina durante o ano mas esta sempre pronta para jogar e viajar.
Para o ano vai aliciar mais 3 atletas já apalavradas e assim o AFC chega ao podium de um modo muito correcto, académico e desportivamente..
Maio

Anónimo disse...

So acho estranho por q razao é q na Selecçao Universitaria nao consta NEM UMA atleta da Universidade de Coimbra q foi vice-campea! Equipa esta q tem 3 jogadoras na Selecçao Nacional... Mas para a Selecçao Universitaria nao tem capacidade, é?

Estranho...

Anónimo disse...

Ei lá!!! Pegou-vos a mania das grandezas! Sim senhor! Lindas meninas! lolol Então o Santa Joana não está a fazer um bom campeonato pk...?!?

Não entendo...

Boa sorte Académico!!! Principalmente pa fase final se cá vierem!

Anónimo disse...

Sta Joana maus resultados??? dois jogos duas vitórias, só foram duas atletas? a Denise não conta e os convites recusados, Mariana Regadas, Andreia Ramos já no ano passado, Ana Paula, Filipa... Agora só poucas tenham aceitado esse jogo da Luísa Estriga... Só espero que haja jogos do camp nacional na altura do europeu universitário e que quem jogar com o académico não aceite alterar a data do jogo!!! estejam atentos... mas tb no académico vale tudo ultimamente, volta académico do meu tempo

Anónimo disse...

Deviam era todos ter um pouco de verginha na cara.
Sinceramente não tem mais que fazer do que estar a falar do que uns fazem ou outros?? epah eu sei que isto é um blog de discução criticas e tudo mais.. MAS atenção MAS e repito MAS... cada um sabe de si e só Deus sabe de TODOS pah. Parem com as provocações e dêm mais atenção ao que se passa no verdadeiro mundo. O Académico fez e têm muitas atletas e prestigio que clubes não conseguiram aí sim está o problema.. é verdade que a dor de cotovelo é ******... e ainda vos digo mais. Sou do Centro, equipa da zona Sul e não compreendo o vosso gosto por mesquices.

Parem com as tretas e discutam andebol. e quando digo andebol para aquelas mentes que ainda não alcaçaram a inteligência... falo em jogadoras (no seu estilo e maneira de jogar), equipas (jogo)... epah sinceramente acabem com a conversa fiada...
ahhhh já percebi não conseguem escrever mais do que uns insultos e provocar discusões??

só uma palavra: PAROLOS

Anónimo disse...

A telenovela do trafico de influencias da treinadora universitaria em levar para o seu clube, Academico FC, as atletas que convoca com segundas intençoes e utilizando as proprias atletas do clube para o aliciamento.. esse filme tem varios autores e vivos.
O melhor era a dita treinador e professor universitaria explicar em entrevista a um jornal desportivo, dos amigos MR ou RG,ou site da FADU(Federaçao Academica do Desporto Universitario) a estrategia para ter uma equipa candidata ao titulo sem grande trabalho, ja parece a comida FAS-FOOD!!!
Pena que a Reitoria ja esta a ser incomada com este estilo de treinadora no andebol Universitario.
coutada

Anónimo disse...

AHAHA!!!
Aires Rua e Robin Seixas!! Penso que dispensam apresentações, td a gente os conhece e não pelos melhores motivos!!!
Sendo assim n surpreende a quantidade de exclusões, vermelhos e etc...já diz o ditado "onde canta galinha, n canta galo" e, é obvio, que em casa desses senhores quem canta é a galinha...e dp as jogadoras é q pagam as frustações...
Já estava na horinha de algumas aves raras calçarem as pantufas!!!
lool
AHAHAHA

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente o q foi dito.
Há que trazer mais qualidade ao andebol feminino português e isso passa muito pela qualidade dos arbitros.
É por esta razão que estes, e outros árbitros, raramente ou nunca, apitam jogos do masculino.
Pergunto se o que não serve para o masculino, já serve para o feminino.

Anónimo disse...

Uma vergonha a selecção feminina. Sairam duas atletas e para as substituir, adivinhem de que clube foram chamadas? Exactamente, madeira SAD, o clube do seleccionador nacional. será que ele pensou em outras alternativas? quando correm com esse senhor de la para fora?

Jorge Almeida disse...

Anónimo 21 de Setembro de 2010 09:56,

se copiar a mensagem que emitiu, e colá-la nos comentários às mensagens do blogue do Sr. Eng. Carlos Capela (carloscapela.blogspot.com), quase de certeza que ele responder-lhe-à.

Entretanto, aproveite para ler as mensagens que ele tem deixado lá nesse blogue, que, pelo menos, algumas das suas duvidas serão logo esclarecidas.

Quando temos um árbitro de elite disponível para esclarecer dúvidas, há que aproveitar, desde que não se ofenda ninguém nem se mencionem clubes, jogos e duplas de arbitragem (regras daquele blogue).

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário do dia 22 de Setembro de 2010 ás 14:24. Ridícula a convocatória do seleccionador, que mais uma vez convoca as atletas do seu próprio clube.
Será que o Sr Duarte Freitas não analisa nem vê jogos de outras equipas?? Se não o faz, acho que esta na horinha de começar a fazer tal tarefa. Mas isto é o que dá ter os seleccionadores ao mesmo tempo que são treinadores de clubes.
É assim que vai o andebol em Portugal.. Uma desgraça..

Anónimo disse...

E voltamos a ter convocada uma Eduarda que rende 50% se tanto...Enfim

Anónimo disse...

é verdade... a Eduarda foiii uma grande jogadora em tempos agora a meio gásnão rende... e não é a unica tão ai bem mais como ela....

Anónimo disse...

Olá
Sr. Jorge Almeida o Aires Rua como tem complexo de superioridade e não consegue ter poder de encaixe das bocas provenientes da bancada nos jogos que "apita" do Stª Joana, tende a ser o protagonista nesses jogos e como sempre é asneirada sem fim como mais uma vez aconteceu é pena o seu ajudante Robim fazer a mesma figura do chefe não passando assim de um (...) como o chefe e foi este Rua considerado o melhor, do Porto????
Quanto ao Académico, sabemos bem como são as coisas e umas viagens e umas brincadeiras até calham bem a algumas atletas que de outra maneira não tinham essa opottunidade. De facto estão bem este ano já que têm treinado com o StªJoana e aprendido ....kakakakak.
cumprimentos