gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 4 de setembro de 2010

Novas Regras – Em vigor desde 1 de Julho de 2010 – Orientações

As novas Regras de Andebol, estabelecem , situações especificas em que, as Federações Nacionais podem criara e aplicar Regras especiais, e numa delas devem mesmo criar as Regras. Estão nessa situação as Regras 17:5, 17:8, 17:9 e 17:14, que passamos a transcrever :

17:5 

  • Em princípio, todo o jogo será dirigido pelos mesmos árbitros.

  • É sua responsabilidade assegurar que o jogo é jogado de acordo com as regras, e têm que sancionar quaisquer infracções (ver, no entanto, Regras 13:2 e 14:12).

  • Se um dos árbitros fica incapaz para terminar o jogo, o outro árbitro continuará o jogo sozinho.
Nota: A IHF e as Federações Continentais/Nacionais podem aplicar regras especiais no âmbito da sua responsabilidade com respeito ao consignado nos parágrafos 1 e 3 da Regra 17:5.

17:8 Ambos os árbitros são responsáveis pela contagem dos golos. Também anotam as advertências, exclusões e desqualificações. 

17:9 Ambos os árbitros são responsáveis por controlar o tempo de jogo. Se há qualquer dúvida sobre a exactidão da cronometragem, os árbitros tomam uma decisão conjunta (ver também Regra 2:3). 

Nota: A IHF e as Federações Continentais/Nacionais podem aplicar regras especiais no âmbito da sua responsabilidade com respeito ao consignado nas Regras 17:8 e 17:9.

17:14 Os árbitros e os delegados podem utilizar equipamentos electrónicos para comunicação entre si. As regras para sua utilização são determinadas pela respectiva federação.

No entanto, e estranhamente , até ao momento nenhuma orientação foi transcrita para Comunicado Oficial, o que pressupõe , que quanto ás regras 17:5, 17:8 e 17:9, se aplica o texto integral das Regras, mas quanto à regra 17:14, fica ao livre arbítrio de cada um… Será assim… Ficamos aguardando a publicação dos devidos esclarecimentos.

O Formador

3 comentários:

Anónimo disse...

As novas regras são uma treta.
Servem para por, ainda mais, a "faca e o queijo" na mão dos arbitros.
A regra dos guarda-redes sairem da baliza...Ok.
Agora a regra dos pivos não poderem ganhar espaço, ter de ter as pernas à largura dos ombros??
Mais vale por lá um pino...
Depois aqueles que são maus arbitro(a)s ainda pioram mais.
Estas regras devem ter sido feitas por quem não joga andebol ou está completamente alheado do jogo.

Vai ser um campeonato lindo... só exclusões

Anónimo disse...

Atenção aos inteligentes da arbitragem da FPA, todos nós, felizmente, quer na RTP2, quer na Eurosport, temos visto jogos de andebol, arbitrados pelos melhores árbitros, com a presença de Delegados da EHF e julgados segundo as Regras em vigor , agora.
Tambem vimos as actuações dos nossos arbitros e as explicações dos nossos "Experts" nos torneios até agora efectuados em terras lusas.
Convenhamos que, temos de chegar à conclusão de que alguem anda a mentir.
Não colhe passar a ideia de que são interpretações.
São apenas concepções, e a teimosia de alguns que ao longo dos anos, tem da modalidade.
Quando ciclicamente chegam ao poder a modalidade regride,passamos a ser a chacota no exterior e a arbitragem regressa à estaca 0.
Já a nivel interno reforçam as suas idiossincracias, e quando abandonam, fica o deserto.
Os exemplos mais paradigmáticos estão espelhados em duas situações a saber.
1º- A nossa dupla mais conceituada, vai continuar a actuar de maneira distinta seja a nivel interno ou externo.
2º- A dupla que arbitrou os Dinamarqueses e o SLB vidé a RTP2 que vinha de uma época muito positiva, com um nivel de progressão excelente, passou de repente para um patamar que ronda o analfabetismo arbitral.
Finalmente, peço à "nova vaga" do dirigismo na FPA que arrepiem caminho antes que a modalidade, à semelhança do Hoquei em patins morra de vez.
Quanto aos outros intervenientes,clubes jogadores e arbitros, tenham coragem REVOLTEM-SE
ADC(antes do cataclismo)

Anónimo disse...

O anónimo do dia 4 as 23:19, deve ter a mania que é o ás do andebol, ou se calhar pela hora que escreveu já devia estar na cama aconchegado à almofada. Então as regras são alteradas por gente que não conheçe andebol?
quem és tu para fazeres uma afirmação dessas? Jogas andebol? Sabes do que estás a falar? parafraseando o Rei digo-te: Cala-te... Cala-te... e vê se às 23: vais para a caminha e dorme, que deve ser a única coisa que podes fazer. demonstras-te com o teu comentário a maior ignorância andebolistica.