gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 12 – 2010 / 2011

Regresso das crónicas exclusivamente dedicadas ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

Zona Norte
15.ª Jornada
CD Palmilheira 21 - 26 S. Bernardo
Alavarium 35 – 21 Salgueiros 08
Almeida Garrett 28 – 29 Académico FC
Alpendorada 19 – 24 CA Leça
Colégio Gaia 29 – 26 Juventude Mar
Maiastars 35 – 13 Santa Isabel
Folga Santa Joana
16.ª Jornada
S. Bernardo – Santa Joana ( 15-12-10 )
Salgueiros 08 27 – 22 CD Palmilheira
Santa Isabel 25 – 30 Alavarium
CA Leça 26 – 31 Almeida Garrett
Juventude Mar 35 – 20 Alpendorada
Académico FC 29 – 24 Maiastars
Folga Colégio Gaia

Zona Sul
7.ª Jornada
Gil Eanes 35 – 23 CS Madeira
10.ª Jornada
Passos Manuel 18 – 47 Madeira SAD
Assomada 22 – 22 Porto Salvo
11.ª Jornada
AC. Coimbra 9 – 42 Madeira SAD
Passos Manuel 36 – 42 CS Madeira
Porto Salvo 25 – 22 SIR 1.º Maio
João Barros 40 – 33 Assomada
Gil Eanes 32 – 22 Juventude Lis

Foram dias de muito andebol feminino em Portugal. A Norte, jornada dupla e, a Sul, muitos clubes aproveitaram o Domingo para acertar o acalendário, criando quase uma jornada dupla. Com tantos jogos, acabámos por seleccionar alguns que presenciámos e que valem a pena o comentário.

A Norte, o grande destaque acaba por ser as duas derrotas do Santa Isabel que faz com que seja a primeira das 7 candidatas à fase final que disse adeus a esse objectivo. As lesões da Guarda-redes Carina Gomes e da ponta esquerda Ana Correia ocorreram na pior altura e deixaram esta equipa fragilizada. Quarta-feira, no jogo com o Maiastars também não jogou a sua melhor jogadora, Marlene Pinto, o que resultou numa exibição inacreditavelmente fraca, em que foram esmagadas por um Maiastars entusiasmo pelo dilatar do resultado e ao qual bastou imprimir o seu ritmo rápido para conseguir uma das vitórias mais fáceis da época, com Olinda Leal a comandar o ritmo do contra-ataque..

No Sábado, já com Marlene Pinto, a exibição foi bem melhor diante do Alavarium. A lateral esquerda voltou aos dias de inspiração e esteve quase perfeita nos remates de primeira linha. No entanto, defensivamente, nunca conseguiram encontrar soluções para parar Cláudia Correia e, quando optaram por a marcar individualmente, surgiu a juvenil Mariana Lopes a fazer a diferença e a marcar 10 golos, o que numa atleta juvenil é sempre um feito digno de registo. Com estas duas derrotas, o Santa Isabel fica fora da corrida mas, com o regresso das lesionadas, estamos em crer que poderá surpreender as melhores equipas e decidir quem vai à fase final.

Quanto ao Alavarium, antes deste jogo tinha batido um Salgueiros bastante desfalcado, onde se nota o cada vez maior divórcio entre jogadoras e treinador. Soraia Durão fez um grande jogo em Aveiro mas não chegou para equilibrar um jogo em que Filipa Fontes esteve em destaque. A equipa aveirense confirma assim ser uma das mais fortes candidatas à fase final.

O Académico do Porto, na Quarta-feira, fez uma exibição muito pouco conseguida diante de um Almeida Garrett que, como vimos dizendo, está a subir muito de produção. Juliana Silva fez mais uma bela exibição e tem sido uma das surpresas deste Garrett que esteve perto de surpreender um Académico onde Ana Sampaio faz dos contra-ataques a sua praia e uma arma letal.

Mas este Académico é capaz do melhor e do pior. Depois de alguns jogos menos conseguidos, faz uma exibição muito consistente contra o Maiastars num dos jogos mais importantes da jornada. É verdade que a primeira parte não saiu de feição para a equipa de Luísa Estriga que não conseguir fazer o seu habitual contra-ataque directo mas na segunda parte a equipa defendeu a roçar a perfeição e neutralizou quase por completo as atiradoras do Maiastars. Ana Carvalho fez talvez o seu melhor jogo desta época e Isabel Oliveira, na hora da verdade, acabou por mostrar que também ela é capaz do melhor e do pior. Felizmente para a sua equipa, neste jogo, esteve muito bem e foi uma das melhores em campo. Quanto à equipa de José Carlos Ribas, a equipa desapareceu por completo na segunda parte, Inês Santos está longe da forma da época passada e vai-se salvando Renata Pereira. No próximo fim-de-semana, a equipa vai jogar ao reduto da Juventude Mar e, em caso de derrota, a situação começa a ficar aflitiva para a equipa maiata.

A Juventude Mar jogou no Colégio de Gaia e, apesar da boa exibição, não conseguiu evitar a derrota. Andreia Escrivães fez um bom jogo em Gaia e Carla Sá continua com a eficácia de sempre. Contudo, do lado de lá, estava um Colégio que continua com a confiança em alta, em que é difícil destacar jogadoras porque há muita gente a jogar a muito bom nível: Ana Rita Costa, Maria Domingues, Sara Torres, Fernanda Carvalho, Andreia Ramos e nem foi preciso jogar Helena Soares. Já no Sábado, A Juve Mar esmagou o Alpendorada e parece-nos que se vencer no próximo fim-de-semana o Maiastars abre as portas da fase final.

Finalmente, a Norte, destaque para a excelente vitória do Almeida Garrett no difícil reduto do Cale. É verdade que a equipa de Leça apresentou-se desfalcada da Guarda-redes Rita Machado e da internacional Joana Borges, mas é inegável que a formação do Garrett está em trajectória ascendente e os resultados provam isso mesmo. Além da já citada, Juliana Silva, há uma série de jovens a despontar nesta equipa: Cristiana Brito, Cátia Prata e Sofia Gomes que apenas foi inscrita recentemente mas que em Leça esteve simplesmente imparável.

No Sul, o Gil Eanes teve dois jogos contra as equipas que estão a lutar, ombro a ombro, pelo 4º lugar que dá acesso à fase final. E a verdade é que a equipa de João Florêncio ganhou tranquilamente. No Sábado, esperava-se mais réplica de uma Juventude Lis que tem feito uma excelente época. No entanto, as algarvias parecem começar a jogar ao ritmo do seu treinador e a Juve Lis mostrou uma inoperância ofensiva gritante, salvando-se a atiradora Diana Pereira. Vera Lopes fez uma excelente exibição e custa-nos muito a perceber como é que, perante tão más exibições da selecção, esta jogadora poucos minutos jogou na primeira linha nacional.

No Domingo, o Gil bateu o Sports Madeira com base num contra-ataque que começa já a ser uma imagem de marca. Ana Seabra e Diana Fernandes facilmente abriram portas para um resultado confortável perante umas madeirenses que gostam pouco de correr para trás. Aliás, o Sports Madeira, no Sábado, foi jogar ao reduto do Passos Manuel e este jogo começa a tornar-se um clássico quanto ao número de golos. Sempre que estas duas equipas jogam, os golos sucedem-se, com equipas que gostam de correr para o contra-ataque mas esquecem-se de recuperar. E se o Sports Madeira ambiciona ir a Leiria vencer a Juve Lis por mais de 2 golos para se apurar para a fase final, tem que perceber que também atrás se ganham os jogos. E os apuramentos.

Outro jogo cheio de golos foi o Colégio João de Barros – Assomada. Sem Maria Pereira e Inês Reis (e sem Natalina Melo que continua lesionada), a equipa de Pombal esteve muito mal defensivamente, longe das excelentes prestações que costuma ter. Valeu uma Inês Catarino com a mira afinada para irem mantendo uma vantagem confortável no marcador perante um Assomada que começa a ver as suas jovens a evoluírem muito e a começarem a jogar um andebol agradável. No Domingo, com Maria Pina em campo a fazer um bom jogo, arrancaram um interessante empate no derby com o Porto Salvo que já tinha sentido inesperadas dificuldades na véspera para bater o Sir 1º de Maio e fez um jogo bem abaixo daquilo que nos tem habituado.

Finalmente, o líder do campeonato, Madeira SAD, no Sábado teve um jogo demasiado fácil em Coimbra perante a Académica, mas a sua exibição foi muito descolorida. No Domingo, um jogo com outro ritmo, em casa do Passos Manuel, em que a média de cada ataque devia ser na casa dos 10/12 segundos, com as equipas a optarem por um ritmo frenético com Suaré a ser o abono de família da equipa da casa e Rita Alves e Cláudia Aguiar a ultrapassarem os 10 golos. No próximo Domingo, a SAD receberá o João de Barros num jogo muito interessante mas que, face ao actual momento de forma de ambas as equipas, deve pender para as madeirenses.

Críticos Femininos

15 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma boa crónica. Quanto ao Sports Madeira, tocaram com o dedo na ferida. Esta equipa pode ir mesmo à fase final, mas tem que pensar em defender forte, senão não passa em Leiria!

Anónimo disse...

De destacar a arbitragem vergonhosa do AssomadaxPorto Salvo, se havia um merecedor da vitória seria o Assomada, e contrariamente a vossa opinião, não foi o Assomada que arrancou o empate, mas sim o Porto Salvo que com a ajuda dos árbitros empatou, pois o Assomada esteve sempre na frente, nota-se quando não vêm os jogos, pois...cronicas á distancia...eu vi o jogo.

Snake disse...

Os árbitros marcaram golos?

azeitona disse...

É uma pena ainda se sucederem casos como o da atleta do Garrett Sofia Gomes, ex atleta do São Félix da Marinha, que teve de esperar até completar 18 anos para poder jogar, visto que o clube não lhe dava o cipa. Se ainda houvesse contrato ou fosse um escalão sénior agora impedir assim as miúdas de jogarem, progredirem e mostrarem o que valem, enfim...

Anónimo disse...

Não Snake, mas impediram de marcar.

Anónimo disse...

Paulo Andrade já sabes se o puto é teu? A Madeira e o Continente estão ansiosos por saber.

Snake disse...

Com uma conduta anti-desportista, anónimo de 14 de Dezembro de 2010 09:37?

Anónimo disse...

Sr azeitona, se o garrett quisesse a atleta a jogar, so tinha que proceder ao pagamento dos direitos de formação, provavelmente nem aos 1000 euros chegaria. Uma verba mais que aceitavel para um clube que formou a atleta, dispendeu tempo e dinheiro para a formação da mesma. e mesmo chegando a senior penso que saindo do clube de formação esse mesmo deveria ser ressarcido, para evitar que os abutres do andebol se andem a vangloriar da sua formação com a formação dos outros. Depois há os que têm dinheiro que sobre para isso e exploram e aliciam atletas inscritos e a jogar por outros clubes. Infelizmente é neste Portugal sem escrúpulos que vivemos, e onde ninguem olha a meios para atingir os seus fins. Depois claro que o potencial andebolistico, neste caso no feminino, se concentra em 3 ou 4 equipas que sugam as boas atletas por uns trocos que nem para o clube formador servem para melhorar condições de treino ou comprar novo material para continuarem a boa formaçao!!

Anónimo disse...

As atletas sairam porque queriam deixar de serem mal tratadas, queriam jogar numa equipa com melhores condições e formação, e queriam jogar no escalão sénior, que no caso da Sofia já poderia ter acontecido ano passado, se o seu ex clube tivesse o escalão. Pois não tem e veremos se alguma vez terá. A Rita pagou os 1000 euros e a Sofia pagou por apenas ter nascido em 30 de Outubro mas estão FINALMENTE livres... e felizes...

Anónimo disse...

Pagar uma formação? Se calhar foi a própria atleta que pagou a sua inscrição na equipa, se calhar pagou equipamentos e transporte para o treino e para os jogos...

Pagar a formação no andebol em nada se compara ao desporto rei!!!

Sejam razoáveis e pensem que o andebol serve para que um jovem pratique desporto e ponto final. Profissionalismo só mesmo no futebol.

Felicitações

Anónimo disse...

Já alguem reparou no boletim de jogo do MAIA - CALE?
Como pode o resultado ser de 20-21, se a soma das duas partes dá 17-20?
No entanto, a soma dos golos de cada jogadora, em cada equipa, dá 20-21.
Enfim, curiosidades...

Anónimo disse...

Será que os oficiais de mesa também eram de Aveiro e viram escrever para o Alavarium?

Anónimo disse...

1ª parte Maia 9 x 7 CALE
2ª parte Maia 11 x 14 CALE


Com certeza, mais um bug do sistema, que tem muitos, entrou em acção, e há esse erro na ficha de jogo. no que toca aos golos das atletas está tudo certo.

Anónimo disse...

Corrigido Srs. de AVEIRO.

Azeitona disse...

Sr. Anónimo do dia 14 de Dezembro de 2010 às 14:09:

o sr. deveria prestar atenção aos comentários do dia 15 de Dezembro de 2010 às 00:28 e das 09:42.

Acha (mesmo!) que as atletas e a maior parte dos clubes estão dispostos a pagar entre 700 e 1000 euros por uma miúda? Por muito boa jogadora que seja, com certeza não recebe salário (nem prémio de jogo) como júnior. E caso o senhor não saiba, até com uma iniciada que quis sair do São Félix pediram, se não me engano, entre 300 a 700 euros pela miúda. UMA INICIADA! O senhor deve ser bem abastado monetariamente para achar isto correcto.. Miúdas que sofrem muito para irem treinar só pelo amor à camisola e ainda lhe pedem essa barbaridade, impedindo-as de jogar..

Numa coisa acertou, "infelizmente é neste Portugal sem escrúpulos que vivemos, e onde ninguem olha a meios para atingir os seus fins", incluindo clubes como o São Félix da Marinha que 'prendem' jogadoras só para meterem dinheiro ao bolso.



senhora Azeitona