gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 31 de março de 2010

Informação – Clubes – Torneios

NÚCLEO DE ANDEBOL DE SAMORA CORREIA - TORNEIO CARLOS FONSECA 2010

O Noticias

PO06 – 2.ª fase ( Grupo A )– Sorteio

O Sorteio do Grupo “A” da PO04 (Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juniores Masculinos ) foi adiado conforme Comunicado Oficial da FAP N.º 96 Época 2009/2010 , para dia 08-04-10 pelas 17H00. Este adiamento deve ter a sua origem na não realização do jogo FC Porto/Aguas Santas ( Falta de Policiamento ), pois o mesmo tinha influência directa no ordenamento classificativo, no nosso entender foi uma decisão acertada.

Realizou-se dia 30-03-10 o sorteio da constituição das duas Zonas dos Grupos “A”, da PO06

PO06 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos

Resultado do Sorteio
Grupo “A” Zona 1 – ABC, Sismaria, CCF A.A Madeira e Belenenses
Grupo “A” Zona 2 – Águas Santas , EA Moimenta da Beira, FC Porto e Benfica

A Zona 1 , será disputado de 16-04-10 a 18-04-10.
A Zona 2 , será disputado de 23-04-10 a 25-04-10.
Estranhamente os locais serão a indicar posteriormente.

O sistema de disputa será de TXT a uma volta, em concentração

Apura o 1.ª e o 2.º de cada zona , para a 3.º Fase ( Fase Final ) a disputar em regime de concentração no sistema de TXT a uma volta. Data prevista de 14 a 16-05-10.

O Noticias

terça-feira, 30 de março de 2010

Alexandrina Barbosa – Suspensa – Última Hora

Depois de termos recebido, alguns comentários sobre a Alexandrina Barbosa, que diga-se na verdade, não demos a devida importância e por isso as nossas desculpas, eis que surge no Portal da FAP , a grande “bronca”, Alexandrina Barbosa Suspensa .

Por decisão do Conselho de Disciplina, datada de hoje, a jogadora Alexandrina Barbosa foi suspensa preventivamente, decorrendo o processo os seus normais trâmites. Da presente decisão foi dado conhecimento à Federação Europeia, Federação Espanhola e ao Clube onde se encontra inscrita.”
(Do Portal FAP)

A data da decisão é de 29-03-10. e a convocatória da Selecção Nacional, para os jogos com a Suiça , já foi alterada, deixando Alexandrina Barbosa de fazer parte da mesma.

Pensamos que a atitude da FAP, foi a mais correcta, se os motivos que originaram tal procedimento foram a falta injustificada ao estágio e jogos e por outro lado, se se confirmar que a atleta pretende adquirir a Nacionalidade Espanhola, para poder jogar pela Selecção do Pais vizinho. Lembramos que esta atleta já representou Portugal por diversas vezes e que a EHF, não costuma ( em principio ) ser uma entidade permissiva a estas “esperteza”. A atleta pode sair muito prejudicada com este tipo de comportamento. Aguardemos pelos próximos episódios e, ao mesmo tempo saber qual vai ser a atitude da EHF em termos de provas Europeias, em que o seu clube ainda se encontra envolvido.

O Noticias.

segunda-feira, 29 de março de 2010

PO03 – Fase Final - Crónica Semanal/ 01

Reiniciamos as nossas crónicas sobre esta prova , com incidência nos jogos da Fase Final

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

1.ª Jornada

Paço Arcos 34 – 27 Santana
Albicastrense 22 – 34 Académico de Viseu
Vitória FC 36 – 30 Callidas

Uma jornada, em que se perspectivava jogos equilibrados, e onde se destacava o jogo Albicastrense / Académico de Viseu, novo confronto entre equipas que na 1.ª Fase se tinha defrontado , por duas vezes, com preponderância para os Visienses ( empate e vitória ), sendo a equipa da Académica de Viseu a única que saiu vencedora em Castelo Branco, e voltou a vencer “cilindrando” positivamente a equipa da casa, num jogo em que, comandou sempre o marcador, ao intervalo já vencia ( 15-10 ), tornando-se na primeira grande surpresa desta prova. Os outros dois jogos , davam um verdadeiro confronto , entre os apurados da Zona Sul e da Zona Norte, com o Paço Arcos 2.º Classificado da Zona Sul, a receber o Santana, vencedor da Zona Norte e que perdeu para o Paço Arcos e com números não esperados, num jogo sempre comandado pelos homens do sul , e que chegou a atingir uma diferença de 10 golos, e os Setubalenses vencedores da Zona Sul a receberem o Callidas o outro apurado da Zona Norte, venceu o Vitória , mas não venceu com as facilidades esperadas, pois ao intervalo vencia apenas por 2 golos ( 17-15) .

O Banhadas Andebol

domingo, 28 de março de 2010

Crónica de Fim de Semana – 24

Mais uma crónica de fim de semana, que teve como aliciante o inicio da Fafe Final da PO01.

CHALLENGE CUP – Masculina 1/4 Final

O Xico Andebol, apenas disputa a sua eliminatória no próximo Fim de semana.

1.ª Mão

Sporting 30 – 24 Stiinta Municipal Dedeman Bacau ( Roménia )

Vitória do Sporting num jogo disputado com uma excelente moldura humana, que sempre apoiou a sua equipa, mas em que a vantagem adquirida obriga a todas as cautelas no jogo da 2.ª mão. A equipa Romena , é uma equipa com um grande índice corporal, que desgasta e que coloca grandes problemas a qualquer sistema defensivo, e por outro lado cria dificuldades ao ataque adversário. O Sporting que realizou em determinados momentos do jogo uma boa exibição, nomeadamente nos primeiros 15 minutos do segundo tempo em que defendeu muito bem, a equipa Romena nesse período esteve os primeiros nove minutos sem marcar um único golo, no entanto não pode dar-se ao “luxo” de cometer tantas falhas técnicas , no seu ataque organizado ( Faltas de Atacante , perdas de bola , maus passes , etc… ). O Contra ataque funcionou em pleno com Pedro Solha ( 12 golos ) a ser ( para nós ) o melhor elemento em campo, não só pela eficácia no remate como pela sua acção a defender, seguido de muito perto pelo jovem Pedro Seabra que esteve muito bem a comandar o jogo no ataque, no segundo tempo surgiu Pedro Portela ( outro jovem ) e Fábio Magalhães ( mais um jovem ), que deram uma maior consistência à equipa. O Sporting que chegou a ter 9 golos de vantagem, perdeu a mesma , entre os 15 e os 22 minutos , pior período da equipa. Os Romenos, que são também uma boa equipa tiveram no seu veterano jogador n.º 27 ( Iacob ), o seu melhor elemento, são uma equipa que obriga a todas as cautelas , para o 2.º jogo. Dirigiu o encontro a dupla de arbitragem Sueca Michael Johansson /Jasmin Kliko, que não nos mostrou nada de novo, não se pode dizer que estivesse mal, mas não satisfez, pois não tinha em atenção as violações da área por parte dos atacantes, e disciplinarmente foi algo permissiva.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

1.ª Jornada ( última da 1.ª Fase ) – Resultados
Grupo “A”
Benfica 24 – 25 Madeira SAD
Belenenses 29 – 23 FC Porto
Sporting – ABC ( 07-04-10 )

Jornada incompleta, face ao adiamento do Sporting/ABC, face a participação do Sporting nos 1/8 Final da Challenge CUP. Os outros dois jogos despertavam interesse , o Belenenses/FC Porto, com o Belenenses a vencer sensacionalmente o FC Porto, que assim inicia da pior forma esta Fase, e que com esta derrota permite a aproximação dos seus mais directos adversários e o, Benfica/Madeira SAD que esta época já tinham defrontado para esta prova duas vezes, e com preponderância para o Madeira SAD ( empate e vitória ) , mas que foram sempre jogos muito equilibrados, e este confirmou a tendência, com uma difícil vitória do Madeira SAD, que ao intervalo já vencia ( 13-12 ) e efectuou um jogo de gestão do plantel que o Benfica nunca soube contrariar , o Benfica andou quase todo o jogo atrás do “prejuízo” , e apenas consegui estar à frente do marcador entre os 39 e os 44 minutos , atingido a diferença máximo de 2 golos nesse período, a falta eficiência do Benfica nos 7 metros foi demasiado evidente em contra ponto com a eficácia do Madeira SAD, que com este resultado ultrapassou o Benfica na Classificação.

Belenenses 29 – 23 FC Porto

Era o jogo da jornada, e não deixou os seus créditos por mãos alheias, à partida tinha todos os ingredientes para ser um excelente jogo de propaganda de divulgação da modalidade. Com um pavilhão muito bem composto, o Belenenses iniciou o jogo da melhor maneira , e comandou o jogou durante todo o tempo ( O FC Porto nunca esteve na frente do marcador ), com acertadas marcações defensivas e a impondo a garra do costume , perante um FC Porto que não encontrou soluções para ultrapassar com eficácia da defesa de Belém, e onde o Contra Ataque nunca funcionou , e com uma primeira linha completamente desastrada. O Belenenses atingiu o intervalo a vencer ( 15-13 ) . No segundo o FC Porto sentindo que a dificuldade de vencer era cada vez maior apesar de ter conseguido equilibrar o marcador ( só até aos 53 minutos ) alterou o seu sistema defensivo para 3X3 mas deu-se mal, continuando-se a verificar uma quase total ausência de eficácia no contra ataque, começando a equipa de Belém a distanciar-se nos últimos minutos. Destaque no Belenenses para António Campos o melhor jogador em campo, e para a eficácia de Tiago Fonseca ( 5 golos ). No FC Porto os destaques pela positiva vão para a actuação dos dois Guarda Redes ( Jerkovic e Laurentino ). Poderemos dizer que ganhou a equipa contra os nomes mais sonantes. Dirigiu o encontro a dupla Internacional de Leiria, Eurico Nicolau/Ivan Caçador , realizaram um excelente trabalho com a aplicação da Sanção Progressiva a um nível bastante aceitável. Pelo só nos resta dar-lhes os parabéns, esperando que actuem sempre do mesmo modo.

Grupo "B"
Xico Andebol 22 – 21 AC Fafe
Aguas Santas 33 – 28 S. Bernardo
SC Horta – Marítimo ( 31-03-10 )

Tal como no grupo A, também aqui se registou o adiamento do jogo entre o SC Horta e o Marítimo, mas o interesse da jornada caia sobre o derby Xico Andebol/AC Fafe, que acabou com vitória do Xico pela margem mínima, onde os manos Silva , marcaram ( 14 golos ) e onde o equilíbrio foi a nota dominante, com maior diferença ( 4 golos ), a registar-se aos 45 e aos 55 minutos. O Fafe confirmou as melhorias verificadas nos últimos jogos. O Aguas Santas/S. Bernardo era o outro jogo que disputava e que terminou com a vitória da equipa do Aguas Santas , que já vencia ao intervalo ( 13-10 ) , num jogo em que Pedro Cruz ( 13 golos ) foi a figura da equipa do lado do S. Bernardo Marco Sousa ( 7 golos ) foi a referência, com esta vitória o Aguas Santas trocou de posição na Tabela Classificativa com o seu opositor, estando agora em 2.º Lugar à condição pois ainda falta disputar o SC Horta/Marítimo. O Marítimo e o Fafe dificilmente sairão do fundo tabela.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

5.ª Jornada – Resultados
S. Mamede 28 – 21 Camões
Sismaria 28 – 27 Maria Balaio
G. Sul 19 – 20 Modicus

Dois jogos despertavam as atenções nesta jornada o S. Mamede líder invicto defronta o Camões vencedor incontestável da zona Sul, os Academistas não deixaram os seus créditos por mãos alheias e venceram facilmente o Camões , num jogo em que já venciam ao intervalo ( 15-10 ) , e em que o Camões apenas apresentou 10 jogadores, com esta vitória são a única equipa invicta até ao momento, e o Sismaria / Maria Balaio, onde havia de ver o interesse de ver o comportamento da irregular equipa de Leiria diante um opositor , que fora de portas nesta fase ainda não venceu e assim continuou, o Sismaria venceu num jogou disputadíssimo , pela diferença mínima, apesar de derrotado Maria Balaio mantém o 2.º lugar na tabela, mas já a 4 pontos do líder. O G. Sul/Modicus , colocou frente a frente o Vencedor da Zona Norte , que até hoje nesta fase apenas contabilizava derrotas e que surpreendentemente venceu a irregular equipa do G. Sul no seu reduto, alcançando a 1.º vitória nesta Fase da prova, num jogo em que ao intervalo os sulistas venciam ( 11-9 ). Com estes resultados criou-se um trio ( Sismaria, Camões e G. Sul ) que ocupa a 3.ª posição com 9 pontos. O Modicus continua em último lugar com 7 pontos.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

15.ª Jornada ( Jornada em Atraso ) - Resultados
Coma disputa desta jornada , termina a 1.ª fase da Prova.

FC Porto - Águas Santas ( não se realizou )
Sporting 37 – 25 FC Gaia
Xico Andebol 32 – 29 FC Infesta
Benfica 22 – 23 ABC
Belenenses 50 – 22 Fermentões
Marítimo 34 – 33 S. Bernardo

Com os 8 primeiros lugares definidos desde a semana transacta, esta jornada apenas iria definir a ordem classificativa entre o 5 e o 8.º lugar, pois nos termos do Regulamento da Prova, o ordenamento classificativo, é determinante para a constituição dos potes para o sorteio e constituição das Zonas do Grupos “A” . Os jogos em que eram determinantes para esta definição, eram o Marítimo/S. Bernardo, em que, venceu o Marítimo embora pela diferença mínima, para o marítimo esta vitória é apenas moral, pois os pontos obtidos não são transportados para a 2.ª fase em virtude de o S. Bernardo ir disputar o Grupo “A”, e o Xico Andebol/FC Infesta, vitória do difícil da equipa de Guimarães, que poupou os seus jogadores chave, fazendo gestão do plantel, visto já ter o apuramento garantido, num jogo equilibrado e com 17 exclusões e 4 desqualificações directas ( mau ). Face à não realização do jogo FC Porto/Águas Santas ( motivo que desconhecemos ) que têm influência no definição do ordenamento Classificativo entre o 5.º e o 8.º lugar e, por consequência na constituição dos potes. Os potes que já estão definidos são, Pote 1 ( Belenenses e Sporting ) , Pote 2 ( ABC e FC Porto ), Pote 3 ( 5.º e 6.º ) e Pote 4, ( 7.º e 8.º ). A nota negativa desta fase foi a classificação do Benfica em último Lugar.

O Sorteio realiza-se no dia 30-03-10 , pelas 17H00 na FPA.

O Banhadas Andebol

sexta-feira, 26 de março de 2010

Campeonato Mundial de Andebol Escolar – 2010 - III

Terminou o Campeonato com comportamentos desportivos diferenciados das equipas Portuguesas, após a disputa da 2.ª Fase da Prova as equipas Portuguesas disputaram a 3.ª Fase , que definia as Classificações Finais.

Masculinos
Portugal que esteve representado pala Escola António Gedeão ( Almada ) obteve o 13.º Lugar na classificação final , classificação situada dentro do esperado. Pois perante equipas bem estruturadas e que apresentar um andebol adulto e com grande índice físico, pouco mais se poderia exigir aos nossos jovens. Voltamos a defrontar a Eslovénia com quem havíamos perdido na Fase Grupos e o resultado foi a vitória para as cores Nacionais. No jogo que definia a Classificação Final ( 13/14 ) contra a Áustria , Portugal venceu e bem.

Femininos
Portugal que esteve representado pela Escola Adolfo Portela ( Águeda ) obteve um 8.º Lugar, que só não foi melhor porque a 1.ª parte do jogo dos 1/4 Final com a Hungria foi bastante negativa, como resultado voltamos a defrontar a Alemanha que já na Fase de Grupos nos tinha vencido e que voltou a demonstrar a sua superioridade, com esta derrota fomos disputar o jogo que decidia o 7/8 lugar com a Turquia e perdemos.

Resultados de Portugal

2.ª Fase
Masculinos
Suécia 29 – 24 Portugal
Femininos
Hungria 26 – 23 Portugal

3. Fase
Masculinos
Portugal 26 – 21 Eslovénia
Portugal 21 – 19 Áustria ( 13/14 Lugar )
Femininos
Portugal 16 – 28 Alemanha
Portugal 23 – 31 Turquia ( 7/8 Lugar )

Classificações Finais

Masculinos 1.º Eslováquia, 2.º Irão, 3.º Roménia, 4.º Croácia, 5.º Dinamarca, 6.º Hungria, 7.º Alemanha, 8.º França, 9.º Suécia, 10.º Brasil, 11.º Rep. Checa, 12.º Israel, 13.º Portugal, 14.º Áustria, 15.º Bélgica, 16.º Eslovénia, 17.º Servia, 18.º Chipre, 19.º Grécia e Itália, 20.º Polónia e Turquia, 21.º Luxemburgo e 22.º Bulgária.

Femininos 1.º Áustria, 2.º Servia, 3.º Hungria, 4.º Dinamarca, 5.º França, 6.º Alemanha, 7.º Turquia, 8.º Portugal, 9.º Roménia, 10.º Suécia, 11.º Eslováquia, 12.º Eslovénia, 13.º Polónia, 14.º Holanda, 15.º Croácia, 16.º Brasil, 17.º Chipre, 18.º Bulgária, 19.º Bélgica, 20.º Itália, 21.º Israel, 22.º Suiça, 23.º Rep. Checa e 24.º Luxemburgo.

Breves Apontamentos

Foi uma prova que, pelas informações chegadas foi um amplo sucesso organizativo e desportivo , e que possuía um site, com excelente informação, a tempo e horas, bem estruturado, e apelativo. Com a novidade dos jogos serem transmitidos em directo sem custos para quem estivesse interessado, poderemos dizer que chegamos a constatar nalguns jogos cerca duzentos Viewers , o que poderemos considerar de óptimo , Parabéns é só o que poderemos dizer.

De realçar ainda a forma original, como os desempates eram feitos, através do chamado “shoot out”, com passe e lançamento longo do Guarda Redes para contra ataque , e foi assim que a Hungria foi afastada da Final Feminina. Uma inovação.

Lamentável a informação prestada pelos OCS, dando como exemplo a noticia que foi publicada no Jornal Record em 25-03-10, acerca da derrota de Portugal , diante a Hungria em Femininos . Quem elaborou a noticia, nem se deu ao trabalho de ver os Regulamentos da Prova. É uma tristeza. E Assim vai o Jornalismo Desportivo!!!
Foi totalmente omissa ( até ao momento ) a informação do comportamento das duplas de arbitragem portuguesas, ( como por exemplo o site da Federação Espanhola ) bem como dos resultados das observações que foram efectuadas pela EHF às mesmas , Lamenta-se.

O Formador

Informação – Clubes – Diversos

AA S.MAMEDE
SALGUEIROS
AD CAMACHA
O Noticias

quinta-feira, 25 de março de 2010

Novamente a IHF - Até quando….

Continua a caminhada para o declínio da Instituição ( leia-se IHF ) , depois dos diversos “escândalos” protagonizados pelo seu Presidente e amplamente divulgados na imprensa Internacional. O ilustre , prepara nova “golpe de estado”, a ser a concretizado no próximo Congresso da IHF em Roma nos dias 23 e 24 de Abril.

O Site HandballNews, já deu a conhecer, num artigo extenso mas deveras esclarecedor do que se prepara, agora o blog Espanhol “ De Rosca”, completa a noticia.

Não haja duvida estamos perante um “Golpe Palaciano”, urdido com toda a clareza, usando propostas de alteração estatutárias, como forma de implementa-lo.

Se as propostas apresentadas , que não são originárias nem da Comissão Executiva, nem de um nomeado “Grupo de Trabalho “ pelo Presidente da IHF, o mesmo converterá numa figura omnipotente dentro do organismo.

Ao acumular as Funções de Presidente da IHF, de “Chefe da Administração”, foi estabelecido que o Presidente da Comissão Executiva ( que é ele próprio ) será o Presidente da AG Marketing da IHF, ou seja os principais Órgãos da IHF ficarão sob a sua alçada, e será ele a decidir. Além de ser ele próprio a controlar todas as operações financeiras. Que mais se poderá esperar.

Mais será ele a tomar todas as decisões imediatas, entre as reuniões da Comissão Executiva, como só propõe 3 ( três ) reuniões anuais, está de ver como vai ser.

Felizmente que a EHF tomou posição e já informou todas as Federações Nacionais ( em 10-03-2010 ), que se encontram filiadas na sua estrutura. Informando nomeadamente, de que as propostas apresentadas , não são nem da autoria do chamado “Grupo de Trabalho”, nem do próprio Conselho da IHF.

E interroga-se de quem serão os seus autores, e aconselha as Federações a interrogar publicamente o Presidente da IHF , sobre o tema. A EHF considera que esta reestruturação estrutural é preocupante. Face ao acumular de Poderes numa só pessoa. Chegando ao ponto de nas suas propostas de alteração dizer que só se pode candidatar a Presidente da IHF, quem assume de antemão, o Profissionalismo.

Chegando os mais dignitários da EHF a afirmaram que tal alterações estruturais só podem dar origem uma maior opacidade, quando o que o Andebol precisa é de mais transparência e menos despotismo e o que querem é mais democracia no mundo do andebol.

Como alguém disse esta o caldo entronado, e o Congresso de Roma, vai ser animado.

Cabe agora perguntar qual irá ser a posição da FAP, no Congresso em Roma, que nos parece ir ser bastante “quentinho”. A EHF segundo a nossa opinião está agir bem e merece ser apoiada. A ver vamos.

O Analista

Competições Europeias - Nomeações – EHF

A EHF volta a nomear portugueses, desta vez para os 1/8 de Final da Champions League Masculina e para função de Delegados. Finalmente o Portal da FAP publicou a noticia a tempo e horas . Esperamos que esta melhoria seja para ficar . Saudamos o acto.

Delegados

Nomeação

CHAMPIONS LEAGUE Masculina

Rui Coelho – Para o jogo da 2.ª Mão dos 1/8 Final entre, o Montpellier HB ( França ) e o KIF Kolding ( Dinamarca ) , que se disputará em 03-04-10 em França.

António Goulão – Para o jogo da 1.ª Mão dos 1/8 Final entre, o Pevafersa Valladolid ( Espanha ) e o Rhein-Neckar Löwen ( Alemanha ) , que se disputará em 27-03-10 em Espanha.

As nossas felicitações e desejos de boa sorte, aos nomeados.

O Regras

quarta-feira, 24 de março de 2010

Torneio das 4 Nações – Femininos -2010

Vamos mais uma vez participar no Torneio das 4 Nações em Juniores “A” Femininos, que se disputará em Lille ( França ) de 2 a 4 de Abril de 2010. Participam no torneio as equipas da França, Alemanha e Espanha.
Este torneio , realiza-se antes da nossa participação no Grupo 2 ( Alemanha, Holanda e Israel ) de qualificação para o Mundial de Sub-20, a disputar de 21 a 23-05-10 na Holanda.

Esperamos que esta participação, seja bem melhor do que a verificada na época transacta, em que nos classificamos em último lugar.

Calendário

Dia 02-04-10
Alemanha - Espanha ( 17H30 )
Portugal - França ( 19H30 )
Dia 03-04-10
Alemanha - Portugal ( 16H00 )
França - Espanha ( 18H00 )
Dia 04-04-10
Espanha - Portugal ( 14H30 )
França - Alemanha ( 16H30 )

Ás atletas e aos seus técnicos desejamos as maiores felicidades.

O Formador

terça-feira, 23 de março de 2010

Campeonato Mundial de Andebol Escolar – 2010 - II

Terminou a 1.ª Fase desta prova que se encontra a disputar em Braga, Guimarães e Fafe. Tendo até ao momento sido efectuados 120 jogos. Iniciando-se agora a 2.ª Fase com os jogos cruzados entre os Grupos A/B e C/D.


Masculinos

Portugal ( Escola António Gedeão ) obteve o 4.º Lugar do seu grupo, classificação que se enquadra dentro do esperado . Irá disputar os jogos que definem as classificações entre o 9.º e o 16.º Lugar.
Femininos

Portugal ( Escola Adolfo Portela ) obteve um excelente 2.º Lugar, apenas atrás da forte equipa representativa da Alemanha. Irá disputar os jogos que definem a classificação entre o 1.º e o 8 Lugar.
Calendário de Portugal
2.ª Fase

Masculinos
Dia 24-03-10
Suécia - Portugal ( 14H30 )
Femininos
Dia 24-03-10
Hungria - Portugal ( 17H10 )

3. Fase
Masculinos
Dia 25-03-10
Portugal – República Checa / Eslovénia
Femininos
Dia 25-03-10
Portugal – Alemanha / Áustria

Breve Apontamento
Até ao momento é desconhecida qual a actividade das duplas portuguesas, nomeadas para a prova o que se lamenta.

O Formador

segunda-feira, 22 de março de 2010

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos – 2.ª Fase – Sorteios

Realizou-se hoje o sorteio da Fase Final Grupo “A”, ( Grupo que define o Campeão e alguns dos apuramentos para as provas Europeias ), e do Grupo “B”, que na pratica vai definir quem se mantêm e quem desce de divisão.

Tendo o sorteio da 1.ª fase e a apresentação da prova , sido realizados nas instalações de um dos participantes ( Sporting e FC Porto ), com “Pompa e Circunstância” conforme na altura noticiamos, não se compreende ( não foi explicado ) , os motivos que levaram a efectuar este acto , nas instalações de uma entidade fornecedora de serviços da FAP ( Revista de Imprensa ), completamente à margem dos critérios anteriormente seguidos, e numa Cidade ( que merece todo o nosso respeito e admiração ) , mas que neste momento não possui qualquer equipa no escalão máximo da modalidade.

Tomamos conhecimento, de que nestas mesmas instalações ( não podemos confirmar ), foi efectuada uma reunião com os árbitros que irão dirigir os jogos destes dois grupos, a ser verdade , estranha-se, não, a realização da reunião, mas a sua não divulgação, bem como do seu conteúdo e dos seus objectivos , por quem de direito, parecendo que o trabalhar no “segredo” é uma forma de afirmação. Atenção meus senhores, a modalidade já não se compadece com estas formas de actuar e reclama uma total transparência dos actos.

Seria interessante a FAP, divulgar quais as duplas seleccionadas para dirigir estes jogos , quem vai actuar prioritariamente no Grupo “A” e quem vai dirigir prioritariamente o Grupo “B”, e porque não comunicar em primeira mão aos clubes , estes critérios.

Posteriormente à nossa noticia, a FAP, no seu texto relativo ao sorteio, diz que estiveram presentes as dez duplas ( confirma-se a nossa noticia ) nomeadas para dirigir a 2.ª fase dos Grupos “A” e “B”, mas não diz quais. Porquê ?? Será que só mesmo dez vão dirigir os jogos desta Fase da PO01, é que na 1.º Fase actuaram 16.

Resultado do Sorteio

Grupo “A”
1.ª Jornada
Participantes – FC Porto, Benfica, ABC, Madeira SAD, Belenenses e Sporting.
Iniciam a Fase com os Seguintes Pontos - FC Porto ( ) , Benfica ( 27 ) , ABC ( ), Madeira SAD ( 27 ), Sporting ( 25 ) e Belenenses ( 25 )
Sistema de disputa – TXT a duas voltas

Apura o Campeão Nacional, que vai disputar a Liga dos Campeões, o 2.º Classificado vai disputar a Taça EHf e o 3.º vai disputar a Taça Challenge .

Grupo “B”
1.ª Jornada
Participantes – Xico Andebol, S. Bernardo, Águas Santas, SC Horta, Marítimo e AC Fafe.
Iniciam a Fase com os Seguintes Pontos - Xico Andebol ( 21 ) , SC Horta ( 20 ), S. Bernardo ( 20 ), Águas Santas ( 19 ), , Marítimo ( 13 ) e AC Fafe ( 12 ).
Sistema de disputa – TXT a duas voltas

Os dois últimos Classificados descem à 2.ª Divisão Nacional

A Fase de Grupos tem o seu inicio em 27-03-10

O Noticias

Crónica de Fim de Semana – 24/03

Terceira parte de mais uma crónica de fim de semana, dedicada à PO04 e PO09 com a disputa de uma jornada dupla.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos

22.ª Jornada ( 11.ª da 2.ª Volta ) - Resultados
Esta que deveria ser a última jornada desta fase, não o é na realidade pois ainda falta disputar a 15.º apenas será realizada em 28-03-10. Ou seja passou a ser a última jornada, mais uma curiosidade.

Águas Santas 32 – 32 Benfica
FC Infesta 35 – 32 S. Bernardo
FC Gaia 31 – 44 ABC
Xico Andebol 34 – 29 FC Porto
Marítimo 32 – 42 Belenenses
Sporting 36 – 18 Fermentões

A surpresa da jornada, por assim dizer foi o empate obtido pelo Benfica em Águas Santas, que no entanto não evitou que continuasse no último lugar da tabela classificativa. O Xico Andebol venceu o FC Porto, e desta forma já garantiu um lugar nos 8 primeiros ( são os que dão acesso aos Grupos da Fase Final ) num jogo em que mais uma vez usou a sua “artilharia” toda, poderemos dizer assim, mas atenção , houve jogadores , na sua equipa que efectuaram 5 jogos em 8 dias, tal como no Belenenses que foi à Madeira vencer o Marítimo. O FC Infesta depois de na semana transacta ter ido a Braga vencer o ABC, voltou a vencer , desta vez o S. Bernardo e desta forma quando falta uma jornada para o fim desta fase , também já garantiu o apuramento para a Fase Final de grupos. O ABC , foi vencer a Gaia, retirando a esta equipa qualquer possibilidade que já era remota de discutir um lugar nos 8 primeiros. O Sporting venceu sem dificuldades o Fermentões. Quando falta uma jornada , para terminar esta fase, já se encontram definidos os 8 apurados para a Fase Final de Grupos ( 2.ª Fase da Prova ). Faltando apenas definir a ordem da classificação entre o 5.º e o 8 lugar. Esta ordem é importante , pois pelo regulamento da prova irá decidir a constituição dos potes para o Sorteio. Já estão definidos o Pote 1 ( Belenenses e Sporting ) e o Pote 2 ( ABC e FC Porto ).

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Fase Final

2.ª Jornada
Alavarium 14 – 29 Madeira SAD
João Barros 18 – 10 Juv. Lis
Santa Joana 34 – 35 C. Gaia
Gil Eanes 38 – 23 Juv. Mar
3.º Jornada
Juv. Lis 23 – 14 Alavarium
Madeira SAD 39 – 24 Santa Joana
Juv. Mar 18 – 27 João Barros
C. Gaia 26 – 34 Gil Eanes

Disputou-se a primeira das jornadas duplas, que foram inventadas para esta prova, com alguns jogos interessantes, e resultados equilibrados e outros que face aos condicionalismos , já não enquadram numa perspectiva de competitividade que deveria presidir a uma Fase Final . Três das principais candidatas ao titulo , não deixaram os créditos por mãos alheias e venceram todos os seus jogos, comandando desde já a Classificação com o número máximo de pontos ( Madeira SAD, João Barros e Gil Eanes ) com destaque para a vitória do Gil Eanes em Gaia, perante um C. Gaia que se encontra fragilizado por lesões e ausências,  e que tinha na véspera vencido com grande dificuldade o Santa Joana. O Santa Joana e o Alavarium ainda não venceram nenhum jogo. Na presença destes indicadores , começam a definir-se as principais candidatas à discussão do titulo.

Nota Esta prova, sofre mais uma interrupção, face aos compromissos das Selecções Nacionais e regressa no dia 10-04-10 , com uma jornada simples.

O Banhadas Andebol

domingo, 21 de março de 2010

Crónica de Fim de Semana – 24/02

Segunda parte de mais uma crónica de fim de semana, em que se disputou a última jornada da 1.ª Fase da PO01. E a 4.ª Jornada da PO02.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos

22.ª Jornada ( última da 1.ª Fase ) – Resultados

Madeira SAD 31 – 22 Marítimo
Xico Andebol 31 – 34 SC Horta
Águas Santas 23 – 33 Sporting
Benfica 29 – 27 Belenenses
AC Fafe 25 – 25 S. Bernardo
FC Porto 22 – 18 ABC

Apuramentos - já definidos desde a jornada 21.ª
Apurados para o Grupo “A”
FC Porto – Benfica – Madeira SAD – ABC - Sporting - Belenenses
Apurados para o Grupo “B”
Xico Andebol - SC Horta - S. Bernardo – Aguas Santas – Marítimo – AC Fafe

Esta jornada, apenas poderia definir o ordenamento classificativa, e o acumular de pontos para a fase seguinte, pois os apuramentos já encontravam definidos. Mas mesmo assim ainda se verificaram alguns resultados interessantes. O jogo grande da jornada colocava frente a frente FC Porto e ABC, com a vitória indiscutível do FC Porto. A vitória do SC Horta em Guimarães, num jogo equilibrado , ao intervalo registava-se um empate a 17 golos, contou com uma excelente eficácia de José Costa ( 11 golos ), e de Edgar Madureira ( 9 golos ), o Horta apenas assumiu o comando do marcador aos 51 minutos. Vitória dificílima do Benfica sobre o Belenenses, num jogo que a equipa de Belém vencia ao intervalo ( 19-14 ), poderemos resumir a crónica desta jogo a, Belenenses apenas marca 3 golos nos 16 minutos iniciais do 2.º tempo , Ricardo Candeias resolve o problema do Benfica, Nelson Pina e Elledy Semedo falharam em demasia. O empate do AC Fafe em casa diante a equipa Aveirense, vêm no seguimento da significativa melhoria que a equipa de Fafe vêm denotando nos últimos jogos, mais uma vez vencia ao Intervalo ( 13-12 ) sendo o equilíbrio a nota dominante do jogo, o S. Bernardo obteve o empate em cima dos 60 minutos. Madeira SAD e Sporting venceram sem grandes dificuldades os seus adversários. O Sporting com este resultado acabou por ultrapassar o Belenenses e chegar ao 5.º Lugar . Tendo a classificação dos 6 primeiros ficado ordenada da seguinte forma : 1.º FC Porto ( 61 pontos ) , 2.º Benfica ( 54 pontos , 3.º Madeira SAD ( 53 pontos ), 4.º ABC ( 52 Pontos ), 5.º Sporting ( 50 pontos ) e 6.º Belenenses ( 49 pontos ).

FC Porto 22 – 18 ABC

O jogo da jornada colocava frente a frente FC Porto e o ABC, num pavilhão ( Resende ) , com uma excelente moldura de publico. Vitória indiscutível do FC Porto, que após adquirir confortável vantagem, geriu a mesma, iniciou o jogo, com uma excelente postura defensiva ( por vezes com excessos ), provocando grandes dificuldades ao ataque organizado do ABC, desta forma i utilizando o contra ataque , facilmente adquiriu uma vantagem confortável, aos 10 minutos vencia por 6-1 , e que obrigou Carlos Ferreira a solicitar um Time Out, que teve como resultado uma melhoria substancial do sistema de ataque organizado do ABC, evitando a sequência de contra ataques, e consegui equilibrar o resultado, o intervalo chegou com o resultado favorável ao FC Porto ( 12-8 ). O segundo tempo teve cerca de 7 minutos incaracterísticas, com O Porto e o ABC a marcarem unicamente um golos cada. O ABC ao falhar 3 livres de 7 metros, caiu em termos anímicos permitindo no período sequente que o FC Porto chagasse aos 8 golos de vantagem ( 21-13 ) , e o vencedor estava encontrado. No FC Porto o destaque vai todo para o Guarda Redes Jerkovic , com uma excelente actuação ( 55 % de eficácia ) e para Filipe Mota a pautar todo o jogo da sua equipa. No ABC , Eduardo Salgado com 7 golos foi a figura da equipa pela positiva, seguido de perto pelo desamparado Hugo Figueira, quando o ABC teve em campo em simultâneo Stankov e Naumovsky, esteve a jogar com “apenas 4 jogadores de campo”. Jogo dirigido pela dupla Feminina Portuense Ana Silva/Ana Afonso, que teve uma agradável actuação , mas que foi demasiado permissiva em termos disciplinares, e que deve ter mais cuidado com as violações da área de baliza, em que não esteve bem e no aviso de Jogo Passivo.

Nota FinalO Comentador da RTP2 ( Jorge Tormenta ) , ao falar sobre o acesso aos quadros da EHF, das duplas de árbitros, meteu os pés pelas mãos, ao indicar os limites de idade de acesso aos quadros. Deveria face ás suas responsabilidades na modalidade em ter mais cuidado.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

4.ª Jornada – Resultados

Camões 24 – 21 Sismaria
Modicus 19 - 25 AA S. Mamede
Maria Balaio 24 – 17 G. Sul

Nova vitória do Camões , agora diante o Sismaria, o que parece confirmar alguma estabilidade dos lisboetas, o Leirienses, denotam uma acentuada quebra. O Maria Balaio, goleado na última jornada, voltou ás vitórias derrotando por larga margem um G. Sul, ambas apresentam-se demasiado irregulares nesta fase da competição. O S. Mamede conforme informação fornecida por um nosso leitor , venceu tranquilamente o Modicus. E assume o comando da priva invicta. No lado oposto situação o Mod1cus, ainda sem qualquer ponto positivo.

Nota – Lamentavelmente até o momento de fechar este texto, a FAP, ainda não tinha no seu portal a indicação do resultado do jogo Modicus/ S. Mamede o que mais uma vez se lamenta.O Resultado do jogo, foi indicado por um leitor que desta forma nos porporcionou completar o texto.

O Banhadas Andebol

sábado, 20 de março de 2010

Informação – Clubes – Torneios Páscoa

Hoje divulgamos um excelente torneio de Iniciados Masculinos, a realizar da AA Braga

Torneio Internacional de Iniciados - Páscoa 2010
Dias 26, 27 e 28 de Março de 2010, no Sá Leite

ABC de Braga e a Associação de Andebol de Braga vão organizar conjuntamente o “Torneio Internacional de Iniciados – Páscoa 2010” que irá decorrer no Pavilhão Flávio Sá Leite entre os dias 26 e 28 do corrente mês de Março.

Este evento conta com a participação das equipas de Iniciados do ABC de Braga e do Xico Andebol, da Associação de Andebol de Braga, das equipas da AA Águas Santas e do FC do Porto, da Associação de Andebol do Porto, da equipa do AC de Sismaria, da Associação de Andebol de Leiria, e do SD Teucro, da Federación Galega de Balonmán.

A competição encontra-se organizada em duas séries, sendo a Série A constituída pelas equipas do ABC de Braga, do Atlético Clube de Sismaria e da Associação Atlética de Águas Santas e a Série B constituída pelas equipas do Futebol Clube do Porto, da Sociedad Deportiva Teucro e do Clube Desportivo Xico Andebol.

Dia 26-03-10
ABC de Braga - AA Águas Santas – ( 20H00 )
Xico Andebol - FC Porto – ( 21H30 )
Dia 27-03-10
ABC de Braga - AC Sismaria – ( 10H30 )
Xico Andebol - SD Teucro – ( 12H00 )
AC Sismaria - AA Águas Santas – ( 17H30 )
FC Porto - SD Teucro – ( 19H00 )
Dia 28-03-10
3º da Série A - 3º da Série B
2º da Série A - 2º da Série B
1º da Série A - 1º da Série B

Considerando a qualidade geral das equipas em confronto, convidamos os agentes e adeptos da nossa modalidade a contribuírem para o sucesso deste evento, assistindo connosco aos jogos do “Torneio Internacional de Iniciados – Páscoa 2010”.”
( texto da AA Braga )

O Noticias

sexta-feira, 19 de março de 2010

Europeu 2010 – Seniores Femininos

Portugal dar continuidade a sua participação no Grupo 1 de qualificação para o Europeu de 2010, cuja Fase Final se disputará na Dinamarca e na Noruega de 7 a 19-10-2010.

Conforme dissemos em tempo, Portugal tem reduzidas hipótese de conseguir o apuramento, tal como já reconheceu o próprio Seleccionador Nacional, no entanto “enquanto à vida à esperança”, e apesar dos resultados registados até ao momento e das baixas por lesão verificadas na nossa Selecção, esperamos que as nossas atletas dêem tudo o que têm, e façam os jogos que faltam da Fase de qualificação com mérito. Estes são os nossos desejos.

Resultados registados até ao momento:
Roménia 37 – 23 Portugal
Portugal 31 – 36 Ucrânia

Calendário de Jogos :
Dia 31-03-10
Suiça - Portugal (Wettingen – Suiça ás 19H00 em Portugal )
Dia 03-04-10
Portugal – Suiça (Moimenta da Beira, 17H00) RTP2

Esperamos que o Jogo de Moimenta da Beira, seja uma festa do Andebol, com Pavilhão cheio e vibrante, apoiando fortemente a equipa.

O Noticias

Informação – Clubes – Diversos

ARSENAL CANELAS

SALGUEIROS
AD CAMACHA
GONDOMAR CULTURAL
MODICUS – SANDIM
O Noticias

quinta-feira, 18 de março de 2010

Crónica de Fim de Semana – 24/01

Iniciamos a nossa crónica com a PO01 , e a 21.ª Jornada que hoje se realizou.

Gostaríamos de perguntar qual o motivo , da não realização de transmissões, quando as jornadas são efectuadas em dias de semana, será que por exemplo, uma jornada com um Belenenses/FC Porto e um Sporting/Xico Andebol, não mereciam uma Transmissão???Responda quem souber!!!

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos

21.ª Jornada ( 10.ª da 2.ª volta ) – Resultados
SC Horta 29 - 32 Madeira SAD
Marítimo 29 – 29 AC Fafe
S. Bernardo 24 – 25 Benfica
ABC 32 – 27 Águas Santas
Sporting 30 – 23 Xico Andebol
Belenenses 23 – 29 FC Porto

Jornada com alguns jogos interessantes, e que tinham influência directa na definição do 6.º apurado para o Grupo “A” da Fase Final. O Jogo de todas as atenções , era o Sporting/ Xico Andebol, que na 1.ª volta terminou com a vitória dos jovens de Guimarães, mas desta vez o Sporting, venceu efectuando uma boa 1.ª parte ( 16-9 ), com João Pinto a ser o mais eficaz ( 8 golos ) e com este resultado garantiu o apuramento para o Grupo A da Fase Final. O Belenenses/FC Porto , um clássico do Andebol Nacional, despertava a curiosidade de ver a reacção dos homens de Belém após a derrota em Aguas Santas, diante um FC Porto, que tem vindo a demonstrar, ser a equipa mais equilibrada do Campeonato, Venceu o FC Porto um jogo mal jogado, em especial no 2.º tempo , e em que ao Intervalo a equipa portista já vencia ( 18-10 ), O Belenenses, parece-nos em autêntica quebra física e anímica. O S. Bernardo/Benfica, era à partida outros jogos que face ás últimas exibições e as limitações do plantel do Benfica, e a qualidade e “garra” dos Aveirenses, despertava curiosidade , e na realidade foi jogo sempre equilibrado, vencendo o Benfica pela margem mínima. O Marítimo/AC Fafe , jogo entre os últimos classificados e que terminou com um empate, o consagra o primeiro ponto positivo da AC Fafe, que se dá bem cm os ares da Madeira, pois na semana transacta , já tinha efectuado um excelente jogo contra o Madeira SAD, e que num jogo equilibrado e que comandou durante largos períodos estando na posição de vencedor ao intervalo ( 14-15 ). O SC Horta/ Madeira SAD que terminou com a difícil vitória da equipa Madeirense, num jogo em que SC Horta comandou o mesmo durante largo período de tempo, ao intervalo vencia ( 15-13 ) , O Madeira SAD apenas passou pela 1.ª vez, para a frente do marcador aos 40 minutos de jogo. A uma jornada do fim desta fase reforçamos a nossa opinião de que com este esquema de prova corre-se o risco de ter o vencedor encontrado ainda antes do inicio da Fase Final do Grupo “A”, tal a diferença pontual existente entre o 1.º e os outros possíveis apurados. E já estão definidos os apurados para o Grupo “A” ( FC Porto, ABC, Benfica, Madeira SAD, Belenenses e Sporting ) as restantes equipas irão disputar o Grupo “B”. O FC Porto comanda com 58 pontos, seguido ABC e Benfica com 51 pontos, Madeira SAD com 50 pontos, que ultrapassou a equipa de Belém agora com 48 pontos, o Sporting garantiu o 6.º lugar com 47 pontos, o Xico Andebol por sua vez j+a não será desalojado do 7.º lugar com 41 pontos pois o S. Bernardo que se encontra em 8.º lugar tem apenas 38 pontos.

O Banhadas Andebol

quarta-feira, 17 de março de 2010

Campeonato Mundial de Andebol Escolar - 2010

Portugal , vai realizar o Mundial de Andebol escolar, que se realiza de 19 a 27 de Março de 2010 , em Braga, Guimarães e Fafe.

Participam, 48 Equipas ( 24 Masculinas e 24 Femininas ) em representação de 26 Países, que estão distribuídas em 4 Grupos de 6 equipas, em cada escalão.

A representação Portuguesa está entregue a:
Masculinos Escola António Gedeão ( Almada )
Femininos Escola Adolfo Portela ( Águeda )

Grupos de Portugal :
Masculinos
Grupo B - França, Eslovénia, Croácia, Itália, Chipre e Portugal
Femininos
Grupo B - Alemanha, Eslovénia, Polónia, Suiça, Itália e Portugal

Calendário de Portugal na Fase de grupos :
Masculinos
Dia 20-03-10
Portugal – França ( 09H00 )
Itália – Portugal ( 15H00 )
Dia 21-03-10
Eslovénia – Portugal ( 10H30 )
Dia 22-03-10
Croácia – Portugal ( 09H00 )
Dia 23-03-10
Chipre – Portugal ( 09H00 )

Femininos
Dia 20-03-10
Portugal – Alemanha ( 09H00 )
Suiça – Portugal ( 15H00 )
Dia 21-03-10
Eslovénia – Portugal ( 10H30 )
Dia 22-03-10
Polónia – Portugal ( 09H00 )
Dia 23-03-10
Itália – Portugal ( 09H00 )

Breves Apontamentos

Segundo informação inserta no site da Associação de Andebol de Braga ( alguns comentários noutros artigos , também já referiam a matéria ), foram indicadas 3 duplas Portuguesas para dirigirem jogos desta prova , sendo que duas delas prestarão provas para o Curso de Arbitro Jovem Europeu ( João Basto/Júlio Cardoso da AA Braga e Marta Sá/Vania Sá da AA Viseu ) e ainda Roberto Martins/Daniel Martins que segundo as palavras constantes do artigo já referido “estarão também presentes neste Mundial, no que poderemos designar como uma pré-observação, ao curso que irão efectuar da EHF.”

Apenas lamentamos a falta de informação do Conselho de Arbitragem da FAP, (e da própria FAP, que hoje insere a noticia no seu Portal e nem uma palavra sobre este assunto), não informa nada nem ninguém da sua actividade, é um Órgão Social da Federação que menos informação presta. Porquê ??? Será que estas decisões não devem ser objecto de Comunicado Oficial e não é matéria que interessa ao todo da modalidade. Ou será que a transparência não é um objectivo!!! È triste termos estas informações e outras por terceiros , parabéns à AA Braga pela divulgação desta matéria.

Quando se diz o que se diz em relação à dupla Roberto Martins/Daniel Martins, reforça os nossos comentários , relacionados com o uso do emblema da EHF, e prova que temos toda a razão quando dizemos que não podem usar o emblema da EHF, pois ainda irão ser pré-observados para um curso que irão efectuar. Mais uma matéria em que o CA da FAP, se “esqueceu” certamente de informar toda a gente, pois deduz-se destas palavras que esta dupla já está indicada para um curso da EHF. É pena e os outros o que dirão!!!

Terminamos, perguntando apenas , porque a dupla de Viseu e não a dupla Feminina do Porto ( Ana Silva/Ana Afonso ) ???

Parece-nos que a Informação a tempo e horas , e justificação da tomada de decisões é meio caminho andado para a pacificação de um sector que normalmente só falado por maus motivos , e deveria ser falado pelo seu contributo para o desenvolvimento do jogo e da modalidade. Paciência!!!

O Formador

terça-feira, 16 de março de 2010

Taça Presidente da Republica ( PO25 ) -1/8 Final - Sorteio

Realizou-se hoje o Sorteio dos 1/8 Final com o seguinte resultado :

1/8 Final – Jogos a realizar em 17-04-10

S. P. Oleiros - Ílhavo
Alavarium - Belenenses
AA S. Mamede – Académico FC
CD Feirense – AC Fafe
Passos Manuel – Santo Tirso
G. Sul - Almada
Paço Arcos - Sismaria
Vitória FC – SC Horta

Equipas em prova :
3.ª Divisão ( 3 ) – Vitória FC , Ílhavo e Paço Arcos.
2.ª Divisão ( 10 ) – AA S. Mamede, Alavarium, Almada AC, CD Feirense, Sismaria, Santo Tirso, G. Sul, Passos Manuel, S. P. Oleiros e Académico FC.
1.ª Divisão ( 3 ) – AC Fafe, Belenenses e SC Horta.

Merecem uma referência especial, o Jogo AA S. Mamede/Académico FC, pois já esta época se defrontaram duas vezes, com o factor casa a ser preponderante , veremos o que dá agora, depois temos um Paço Arcos Sismaria, jogo que será de emoções com as duas equipas a disputarem as Fases Finais dos respectivos Campeonatos. O G. Sul/Almada, por ser um jogo entre vizinhos com o natural favoritismo dos homens do Ginásio. AS equipas da PO01, são naturalmente favoritas nos seus jogos, mas atenção jogam todas na condição de visitantes, e o jogo Vitória FC/SC Horta, será um jogo a ter em atenção, Nos restantes jogos o factor deverá ser factor a ter em conta.

O Noticias

Novas Regras a entrar em vigor em Agosto de 2010 - IV

Continuando na descrição das principais alterações aprovadas, e a entrar em vigor em Julho de 2010. Hoje terminamos as Regras 8 e 16 – Faltas e Conduta Anti-desportiva, e Sanções.
Regra 8 ( Faltas e Conduta Anti-desportiva ) e Regra 16 ( Sanções )
( Continuação )

Nesta regras, conforme já informamos existirão algumas alterações, umas simplesmente de forma e outras bastante profundas e de conceito.

5) Existe agora uma clara distinção entre as desqualificações ditas “normais” ( sem a obrigatoriedade de informação escrita adicional ) ,e aquelas que são mais sérias e grosseiras que requerem obrigatoriamente uma informação adicional escrita, para posteriores sanções após os jogos.

Estas últimas aplicam-se , quando se considerar que a desqualificação não é punição suficiente, Por exemplo:

a) Faltas violentas;
b) Faltas violentas não relacionadas com o jogo, e que não se podem confundir uma acção defensiva lógica;
c) Desqualificações no último minuto, etc…

6) Com as atitudes anti-desportivas, passa-se algo similar, tendo a partir de 2010, TRÊS tipos de atitude anti-desportivas:

a) Simples ( Punem-se com sanção progressiva ),
b) Graves ( Punem-se com Cartão Vermelho )
c) Grosseiras ( Punem-se com Cartão Vermelho e obrigatoriamente com relatório escrito adicional, para possibilitar uma suspensão após o jogo )

Como exemplo deste último caso, poderemos citar o comportamento ameaçador ou o insulto a outra pessoa, ou a acção anti-desportiva que impede um golo no último minuto com um marcador critico.

7) Desaparece a expulsão, que passa a “Cartão Vermelho, mais obrigatoriamente informação escrita”.
Como sabemos, desde à algum tempo que se procura uma solução para o tema expulsão, dado que raramente os árbitros aplicavam esta sanção, talvez porque , fazia com que a equipa jogasse o resto do jogo com menos um jogador, e que parecia um castigo demasiado severo e indesejável.

8) É completamente esclarecido que quando o Guarda Redes, abandona área de baliza, assume a responsabilidade de evitar o choque com os jogadores atacantes adversários.
Isto , porque ele está normalmente numa posição que têm uma visão global da situação, então é lógico de que tem de assumir a responsabilidade.

No próximo artigo falaremos da Interrupção do jogo pelo cronometrista ( Esclarecimento N.º 9 )

O Regras

segunda-feira, 15 de março de 2010

Crónica de Fim de Semana – 23/02

Publicamos hoje a segunda parte da crónica de Fim de Semana, dedicada a PO04.
 
PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masculinos
 
21.ª Jornada ( 10.ª da 2.ª Volta ) - Resultados
Esta Prova, saltou uma jornada, pois a 15.º apenas será disputada em 28-03-10. Ou seja passou a ser a última jornada, mais uma curiosidade.

S. Bernardo 35 – 30 Aguas Santas
Benfica 23 – 24 Marítimo
Belenenses 44 – 25 Xico Andebol
Fermentões 27 – 22 FC Gaia
ABC 32 – 33 Infesta
FC Porto 31 – 33 Sporting

O jogo da jornada, era o Belenenses/Xico Andebol, não só porque se encontravam duas das melhores equipas do escalão , desde que se apresentassem completas, e que poderia ser decisivo para a definição do 8.º apurado , venceu o Belenenses que se apresentou na sua máxima força, enquanto o Xico , não apresentou os seus principais jogadores, mas que ( quanto a nós ) face ao calendário em falta, deverá ter garantido o apuramento para a Fase Final, depois tivemos um jogo entre eternos rivais um FC Porto/Sporting , que terminou com a difícil vitória do Sporting , Por fim tivemos um Benfica/Marítimo, que terminou com a vitória dos Madeirenses pela diferença mínima, deixando a equipa lisboeta cada vez mais no fundo da tabela . O FC Gaia ao perder diante o Fermentões , poderá ter hipotecado as suas hipóteses ( embora remotas ) de ter acesso aos lugares de apuramento do Grupo “A”, pois encontra-se agora a 3 pontos ( 9.º Lugar ) do duo formado pelo Xico Andebol e FC Infesta, O SA. Bernardo ao vencer o Aguas Santas, desfez a igualdade pontual em estas duas equipas se encontravam e ficou em 5. Lugar na tabela classificativa. Os dois primeiros lugares estão definidos, quaisquer que sejam os resultados nas duas jornadas em falta ( Belenenses e Sporting ), que face ao regulamento na 2.ª fase da prova , não farão em principio parte do mesmo grupo.

O Banhadas Andebol

domingo, 14 de março de 2010

Crónica de Fim de Semana – 23/01

Voltamos a fazer uma crónica repartida, efectuando a segunda parte da mesma após a realização da jornada da PO04.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos

Não queremos deixar passar em claro, as anormalidades cometidas nesta jornada em termos de horários, e transmissões televisivas. Como é possível , existirem dois jogos marcados para o mesmo dia e hora e ambos com transmissão televisiva ??? Como é admissível que isto aconteça ??? Quem beneficia com esta situação??? A modalidade não é certamente. O publico que gosta de andebol apesar de ter as suas cores clubistas , vai a todas, e com esta autênticas aberrações, fica completamente manietado. Mais quem são as firmas que investem em publicidade com esta dispersão de meios ??? Ninguém certamente, pois a anarquia é total !!! Mas ainda existem outras vicissitudes, é que com horários coincidentes com a hora das transmissões , estavam marcados a maioria dos outros jogos. Se fosse o extinto organismo que organizava a prova de topo do Andebol Nacional a fazer isto , caía o “Carmo e a Trindade”, mas como são os omnipotentes, está tudo bem. E assim vai o Andebol Nacional.

20.ª Jornada ( 9.ª da 2.ª volta ) – Resultados

Madeira SAD 29 – 22 AC Fafe
SC Horta 22 – 25 Sporting
Xico Andebol 23 – 25 ABC
FC Porto 29 – 23 S. Bernardo
Benfica 27 – 25 Marítimo
Aguas Santas 27 – 20 Belenenses

Depois da realização dos dois jogos em atraso, e com todas as equipas com o mesmo número de jogos, esta jornada continha alguns jogos interessantes, começando pelo SC Horta / Sporting , em que a equipa Açoriana normalmente complica a vida aos visitantes , mas o Sporting venceu dificilmente , num jogo em que esteve sempre na frente do marcador e em que a sua 1.ª linha esteve completamente desastrosa ( 4 golos em 16 remates ) , com Petric no seu normal, ou seja, sem rendimento que justifique o investimento feito. Um jogo que poderá tornar-se decisivo para as aspirações da equipa surpresa da prova, o Xico Andebol / ABC, que terminou com a difícil vitória do ABC. Registou-se uma verdadeira surpresa no jogo Aguas Santas / Belenenses, com uma surpreendente vitória dos nortenhos e por números esclarecedores, num jogo em o Aguas Santas comandou quase sempre o jogo, e em que ao intervalo já vencia ( 17-11 ), Pedro Cruz foi o marcador de serviço com 7 golos. Destaque ainda, para a pior exibição do Benfica nos últimos tempos , sem Carlos Carneiro e Cláudio Pedroso, foi uma equipa descaracterizado, onde sobressaiu inesperadamente Luís Nunes tanto pela positiva ( 7 golos ), como pela negativa , demasiadas falhas no momento da concretização, o Marítimo que ia causando uma surpresa, vendeu cara a derrota e ao intervalo apenas perdia por um golo ( 13-12 ). Os outros jogos terminaram com resultados dentro da normalidade esperada, mas, existe sempre um mas, no Madeira SAD / AC Fafe , ao intervalo tínhamos uma grande surpresa com o AC Fafe na posição de vencedor ( 13-11 ) , só perdendo esta posição aos 40 minutos quando o Madeira SAD passou para a frente do marcador ( 17-16 ) . O FC Porto / S. Bernardo, foi um jogo de relativamente fácil para o comandante da prova que já vencia ao intervalo ( 14-8 ) , mas que os comandados de Ricardo Tavares no 2.º tempo, resolveram vender cara a derrota realizando uma exibição equilibrada, e que não permitiu ao Porto dilatar o resultado. Com esta jornada disputada e a duas jornadas do fim da 1.ª Fase, esta prova corre o risco de ter o vencedor encontrado ainda antes do inicio da Fase Final do Grupo “A”, tal a diferença pontual existente entre o 1.º e os outros possíveis apurados. O FC Porto continua no comando agora com 55 pontos, seguido ABC e Benfica com 48 pontos, e pelo Belenenses ( 47 pontos ) que desceu para o 4.º lugar em igualdade pontual com o Madeira SAD, o Sporting mantém o 6.º lugar ( 44 pontos ) e o Xico Andebol mantém o 7.º lugar ( 40 pontos ), e já com o S. Bernardo fora da luta pela disputa do 6.º lugar a duas jornadas do fim desta Fase. As duas últimas jornadas apenas vão servir para definir o 6.º apurado ( entre o Sporting e o Xico Andebol ), e para as restantes equipas amealharem pontos para a Fase seguinte.

Xico Andebol 23 – 25 ABC

Um derby , que merecia mais publico , face ao valor e à juventude que existe nas duas equipas. No entanto um facto insólito que não devemos deixar passar em claro, foi a forma como o Treinador do ABC, que se encontra suspenso, conseguiu dirigir a sua equipa desde a bancada, não entendemos como tal é possível , pois é impossível existir contacto directo entre o treinador suspenso e os seus atletas em situações de suspensão, mas estas são as vicissitudes do Andebol Nacional. O ABC começou mal o jogo, nunca se entendendo com a atitude defensiva do Xico Andebol, e com demasiadas falhas no seu ataque planeado, de tal forma que esteve sempre em inferioridade no marcador , só conseguindo a igualdade aos 22 minutos de jogo ( 10-10 ), passando pela 1.ª vez para a frente aos 25 minutos ( 11-12 ) conseguindo atingir o Intervalo na condição de vencedor ( 12-13 ). No segundo tempo , com um bom início de jogo e com uma forte melhoria no seu sistema defensivo, arrancou de vez e chegou a ter 6 golos de vantagem, quando o Xico Andebol , com a melhoria de produção do seu sector defensivo e de Nuno Silva, consegue um parcial de 4-0, colocando forte pressão na equipa do ABC ( 20-22 ) aos 53 minutos , daqui até final do encontro, o Xico Andebol pressionou ( chegando a jogar HXH ) , numa tentativa de virar o resultado , mas a maior experiência do ABC e a melhoria significativa da actuação de Hugo Figueira permitiu aos Bracarenses terminar na situação de vencedores. No ABC , sem Luís Bogas , foi o jovem Hugo Rosário uma das figuras em destaque , não só pelo que marcou ( 6 golos ) , mas também pelo que defendeu , Mas Eduardo Salgado ( 10 golos ) , foi o marcador de serviço, pela negativa o seu pivot Naumovsky pois esteve completamente desastrado na recepção. No Xico Andebol, que realizou excelente prestação no jogo para os 6 metros , deve-se destacar a acção de José Ricardo Costa que esteve simplesmente impecável ( 6 golos ) , e ainda Nuno Silva que produziu uma segunda parte de grande nível , pois além de ser um excelente defensor é um atacante com uma vasta gama de recursos, abaixo do seu nível, esteve Rui Silva, de quem se espera sempre grandes prestações. A Dupla de arbitragem Daniel Martins / Roberto Martins, surpreenderam-nos pela positiva, embora a sua arbitragem não estivesse isente de erros, pois o seu critério nas violações da área de baliza tanto por atacantes como por defensores , falhou diversas vezes. E o seu melhor foi na nossa opinião o critério disciplinar e as faltas do atacante. Em relação a esta dupla pergunta-se qual o motivo porque usam o emblema da EHF, se não são internacionais!!!Quem os autorizou a tal!!!Quantos jogos já apitaram na EHF!!! Em que curso foram aprovados!!!

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

3.ª Jornada – Resultados
Modicus 20 – 36 Camões
G. Sul 23 – 18 Sismaria
AA S. Mamede 28 – 12 Maria Balaio

O facto mais saliente desta jornada, reside na sensacional vitória do Camões em Sandim, e por números tais, que nem os mais optimistas esperariam. Veremos se esta vitória é extemporânea ou indicia o inicio de uma recuperação. O Modicus é a surpresa pela negativa, ainda não obteve qualquer ponto positivo. O G. Sul , também venceu o Sismaria, que parece-nos voltou a ser a equipa irregular da 1.ª Fase. AA S. Mamede continua a sua caminhada, e poder-se-á dizer que esmagou completamente o Maria Balaio, obtendo um resultado completamente inesperado , tal foi a diferença registada, e sendo agora a única equipa sem qualquer ponto perdido.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Fase Final

1.ª Jornada
João Barros 36 – 13 Alavarium
C. Gaia 19 – 25 Madeira SAD
Juv. Lis 19 – 29 Gil Eanes
Juv. Mar 35 – 31 Santa Joana

Jogo grande deste inicio de fase o C. Gaia / Madeira SAD, por á partida serem dois dos mais fortes candidatos ao titulo Nacional , com o Madeira SAD a não deixar “os seus créditos por mãos alheias” e a vencer categoricamente o vencedor da Zona Norte. O Gil Eanes que na 1.ª fase tinha vencido os dois jogos frente ás Leirienses, confirmou a sua superioridade obtendo um resultado dilatado, O Juv. Mar com o Santa Joana, que na 1.º fase dividiram entre si as vitórias, desfizeram essa igualdade com a vitória da equipa da juv. Mar a vencer , num jogo equilibrado, e o confronto entre as Meirinhas e as Aveirenses, terminou com uma goleada não esperada, nesta fase da prova, com uma total superioridade do João Barros.

O Banhadas Andebol