gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 17 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados

Zona Sul
16.ª Jornada
João Barros 39 – 11 AC. Coimbra
Passos Manuel 38 – 37 Assomada

Zona Norte
23.ª Jornada
Santa Isabel 22 – 21 CA Leça
Salgueiros 08 18 – 29 Juventude Mar
Santa Joana 34 – 31 Alpendorada
CD Palmilheira 23 – 30 Almeida Garrett
Alavarium 24 – 21 Maiastars
São Bernardo 21 - 28 Colégio Gaia ( Já realizado )

24.ª Jornada
CA Leça 23 – 21 Académico FC
Juventude Mar 29 – 20 Santa Isabel
Almeida Garrett 25 – 31 Santa Joana
Maiastars 35 – 16 CD Palmilheira
Alpendorada 27 – 25 São Bernardo
Colégio Gaia - Salgueiros 08 ( Em 13-02-11 )

Este fim-de-semana tivemos uma jornada dupla a Norte e muito poucos jogos a Sul.

A Norte, o Maiastars parece ter dito adeus à fase final, ao perder, Sábado, em Aveiro diante do Alavarium. Um pavilhão a rebentar pelas costuras com um ambiente extraordinário foi a nota de maior realce deste jogo, algo que deve fazer meditar todos os críticos do actual modelo competitivo. Não foi um grande jogo de andebol, mas jogos com esta moldura humana têm outra emoção. Ana Pereira voltou a carregar o Maiastars mas a defesa muito bem montada pelo técnico do Alavarium secou por completo o ataque do Maiastars e a Guarda-redes do Alavarium Diana Roque fez uma segunda parte verdadeiramente notável e Catarina Martins mostrou que é uma das melhores pivots portuguesas. No Domingo, o Maiastars venceu o Palmilheira num jogo sem história. O Maiastars está praticamente fora da fase final pelo segundo ano consecutivo e é hora de José Carlos Ribas meditar sobre o que está a correr mal.

No Sábado, o Santa Isabel venceu o Cale num jogo de alta tensão, em que o equilíbrio foi sempre a nota dominante. Finalmente, o Santa Isabel arrancou uma boa exibição, jogando com aquela alma que lhe tem faltado nos últimos jogos e, sobretudo, contando com uma melhor prestação da sua Guarda-redes, o que acabou por ser determinante. O Cale que, no Domingo, protagonizou a grande surpresa da jornada ao derrotar em casa o Académico do Porto. É verdade que o Académico já está apurado para a fase final e estará já em descompressão mas esta vitória vem dar ânimo a uma equipa do Cale que vinha a ter maus resultados nas últimas jornadas e que no jogo deste Domingo contou com uma boa exibição de Joana Santos (que não tem estado em grande forma) e da ponta Catarina Oliveira com excelentes pormenores de finalização. Mas a vitória deveu-se, sobretudo, à forma como defenderam, numa atitude muito semelhante à que lhes tinha dado a vitória diante do Maiastars. Quanto ao Académico do Porto, uma exibição muito fraca, de uma equipa que pareceu sempre sem soluções ofensivas e que tem que melhorar muito se quer fazer boa figura na fase final.

O Garrett continua a sua grande segunda volta. No Sábado, venceu um Palmilheira que continua a mais nesta competição e em que apenas Andreia Oliveira vai dando um ar da sua graça. No Almeida Garrett é difícil destacar a exibição de uma jogadora. Aliás, pensamos que esse tem sido o segredo desta equipa, com um colectivo muito compacto, sem vedetas, mas com um fio de jogo muito interessante. No Domingo, a equipa não utilizou as suas atletas juniores que são, hoje em dia, as mais importantes jogadoras da equipa e acabaram por ser presa fácil para um Santa Joana com Viviana Rebelo em grande.

No Sábado, o Santa Joana tinha sentido muitas dificuldades para bater o Alpendorada. A equipa da Maia está, de facto, num péssimo momento de forma, com as suas jogadoras sem a menor atitude e garra e o clube parece numa autêntica queda livre. Não nos parece que a questão seja o treinador, porque com Daniela Monteiro a situação já não era famosa e com José Carlos Carvalho pouco se alterou. Provavelmente, o problema é de jogadoras que parecem sem ambição e sem qualquer espírito de luta. E, actualmente, o Santa Joana é apenas Mariana Regadas e Viviana Rebelo, ao contrário das outras equipas que vão à fase final. Quanto ao Alpendorada, vai fazendo o seu campeonato, com poucos pontos mas incomodando as equipas melhores e tem uma Catarina Luís que ou muito nos enganamos ou na próxima época já estará num clube com outras aspirações… No Domingo, o Alpendorada bateu o São Bernardo que vinha a fazer uma boa segunda volta mas que foi perder a casa do último… No Alpendorada, o duo de Catarinas voltou a estar em grande evidência, mas é justo destacar a influência de Carla Silva que conseguiu sempre pautar o jogo da melhor forma.

A Juve Mar foi a grande vencedora deste fim-de-semana pois cumpriu o seu papel nos 2 jogos e beneficiou da derrota do Maiastars em Aveiro. Sábado, frente ao Salgueiros, teve tarefa fácil perante uma equipa que se arrasta pelos pavilhões e que tem deixado uma péssima imagem para o emblema salgueirista. No Domingo, as dificuldades seriam outras perante um Santa Isabel que apresentava de novo Marlene Pinto, após 4 jogos de suspensão. E regressa de novo com um cartão encarnado confirmando aquilo que temos vindo a dizer sobre esta atleta… A primeira parte foi muito equilibrada, com Marlene Pinto e Ana Moreira a jogarem bastante bem e com a Juve Mar a não conseguir soluções para a defesa agressiva do Santa Isabel. Contudo, na segunda parte, a Juve Mar carregou no acelerador e acabou por vencer tranquilamente, desta vez com Carla Sá a destacar-se, ela que é uma das pontas mais eficazes do campeonato mas seria injusto não destacar a boa exibição da sua Guarda-redes. Com os resultados desta jornada, falta apenas uma vitória para a equipa de Fão assegurar a sua presença na fase final.

Na Zona Sul, apenas 2 jogos. O Colégio João de Barros esmagou uma Académica de Coimbra que tem tido imensas dificuldades neste seu ano de estreia. Esperemos que aproveitem esta época para dar um salto na próxima época. No outro jogo, uma partida de alto ritmo e muita emoção, com o Passos Manuel a bater in extremis o Assomada. O Passos Manuel parecia embalado para uma vitória fácil, mas as jovens do Assomada quase conseguiam virar o jogo, com destaque para uma Célia Vieira que continua a encantar. Mas é justo referir todo o colectivo do Assomada que tem revelado enormes progressos desde o início da época. Veremos se conseguem manter este plantel nos próximos anos. No Passos Manuel, as suspeitas do costume: Suaré e Carolina Santos, desta vez acompanhadas por uma Paula Malcato que parece já adaptada ao seu novo clube e tem vindo a subir de forma. O Passos tem sido uma das equipas mais consistentes da Zona Sul mas alguma sobranceria e relaxamento quase lhe custavam a vitória neste jogo.

Para a semana, no Domingo, o jogo do tudo ou nada na Zona Sul: A Juve Lis recebe o Sports Madeira no jogo que vai decidir a equipa que acompanhará o Madeira Sad, Gil Eanes e Colégio João de Barros no lote de apurados da Zona Sul para a fase final.

Críticos Femininos

25 comentários:

Anónimo disse...

O treinador do Santa Jona era conhecido no ISAMAI por "chiclete" e competência não era própriamente o seu melhor atributo.
È bom que as pessoas de uma vez por todas percebam o seguinte, sem trabalho nada se consegue.

FASE FINAL A TODO O CUSTO disse...

A história da GRANDE vitória do Sta. Joana em Gaia (25-31)conta-se da seguinte forma: o Garrett teve jornada dupla de seniores e tinha jornada de juniores no domingo no Salgueiros. Dentro das boas relações entre clubes o clube pediu ao Sta. Joana para adiar o jogo para dia 13 domingo. O Sta. Joana aceitou com a CONDIÇÃO de que o Garrett NÃO FIZESSE ALINHAR NESSE JOGO AS SUAS JOGADORAS JUNIORES!!! parabéns pela vitória Sr. Moutinho...

Anónimo disse...

No site do Alavarium fala que o seleccionador Duarte Freitas estava na bancada. Isto é notícia porque nunca o vejo nos pavilhões aver jogos.

Anónimo disse...

A 1ª fase a chegar ao fim com os mesmo de sempre a disputar o titulo na fase final e uma surpresa a participaçao do Academico F.C. na fase final, tendo tido uma ascenção espetacular da época passada 8º lugar na 1ª fase para 3ª na presente época, com os mesmos recurso e mesmo plantel é obra...
Deixa-me rir.... a rainha vai nua!

Jorge Almeida disse...

Um pequeno pormenor (é que já não é a primeira vez que os Críticos Femininos cometem este pequeno erro, mas que irrita quem conhece o sítio):

A Juve Mar não é de Fão, mas de São Bartolomeu do Mar.

Não percebo onde é que foram buscar essa da Juve Mar ser de Fão ...

É que, embora sejam 2 freguesias do mesmo concelho, distam entre si uns 15 kms, e demora-se cerca de 10 minutos de automóvel a chegar do final duma ao início da outra, sendo que ainda se tem de atravessar o Rio Cávado (somente um dos maiores rios nacionais) e mais 2 freguesias de permeio ... Mas nada que uma boa consulta ao Google Maps não esclarecesse ...

Anónimo disse...

As pessoas que vem para aqui criticar o trabalho dos treinadores e jogadoras do Santa Joana deviam ir ver os treinos em que realmente se demonstra um enorme trabalho, empenho, dedicação por parte de todos os elementos presentes. Falta de trabalho?? Não me parece.

Força Santa Joana!
NS

Anónimo disse...

Só para que conste o Santa Joana treina á sexta feira num determinado pavilhão da Maia. Horário do treino 20:30 horas.
Várias atletas chegam permanentemente atrasadas.È aceitável que num horário como este se permita atrasos?
Não me parece.

Anónimo disse...

"...frente ao Salgueiros, teve tarefa fácil perante uma equipa que se arrasta pelos pavilhões e que tem deixado uma péssima imagem para o emblema salgueirista"

Sem saberem o que se passa internamente, no clube, no escalão, entre outras coisas, não devem dizer barbaridades destas. Não fazem ideia dos sacrifícios que as atletas fazem e o quanto aguentam para, ainda assim, estarem nos jogos, por poucas que sejam.

Anónimo disse...

Académico com os mesmos recurso e mesmo plantel é obra...
Mesmo plantel do ano passado?!
Rita Monteiro, Joana Oliveira, Isabel Oliveira!!!!

Anónimo disse...

Olá
Senhor comentador e a quem interessar o Stª Joana não tem só a VIVI e a MARIANA Porque elas sozinhas não ganham a ninguém nem lá nem em lado algum. Se tivessem lá a RITA MONTEIRO (vale pelas três que lá estão)com as que lá têm e a jogar no "seu" lugar, não tinham perdido os jogos em casa e estavam na fase seguinte. Apostava.... Tenho dito.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o anónimo, 8 de Fevereiro de 2011 22:27 sobre a falta da Rita Monteiro do Stª Isabel, que foi convidada! para o Académico e mais as atletas (Joana Oliveira, Isabel Oliveira ) para reforçar o plantel(mais de 50% da equipa titular) a troco de géneros e serviços a nível universitário como foi dito no inicio da época e que mereceu muitos comentários críticos aos seus autores, agora ganhar assim ou ri á fase final vai... mas não é a mesma coisa esquecer a manigâncias que se utilizaram de forma pouco ética.
Ceguinha…

Anónimo disse...

SUBSCREVO NA INTEGRA ESTE COMENTARIO DA CEGUINHA? que vê largo!
Anónimo disse...

Estou de acordo com o anónimo, 8 de Fevereiro de 2011 22:27 sobre a falta da Rita Monteiro do Stª Isabel, que foi convidada! para o Académico e mais as atletas (Joana Oliveira, Isabel Oliveira ) para reforçar o plantel(mais de 50% da equipa titular) a troco de géneros e serviços a nível universitário, como foi dito no inicio da época aqui no BA e que mereceu muitos comentários críticos aos seus autores, agora ganhar assim ou ir á fase final!!! vai... mas não é a mesma coisa esquecer a manigâncias que utilizaram de forma pouco ética.
Ceguinha…

Anónimo disse...

O Sta. Joana esta semana esta a dar q falar! Concordo que a RM é acima da média e faz falta, agora colocar as 3 grs do Sta. Joana no mesmo saco?! É só ver o tempo jogado por AL e pelas outras duas grs NS e FC.

Anónimo disse...

agora as jogadoras do academico, já não falam, desculpem elas foram a leça da palmeira dar um rebuçado como elas disseram....

Anónimo disse...

"Salgueiros, teve tarefa fácil perante uma equipa que se arrasta pelos pavilhões e que tem deixado uma péssima imagem para o emblema salgueirista." Gostaria de lamentar este comentário e deixar a minha solidariedade com as atletas seniores do Salgueiros, equipa técnica e dirigentes, pelo esforço desenvolvido. Já deu para perceber que esta situação resulta de um problema interno que nada tem a ver com as seniores, mas sim com a falta de solidariedade das melhores atletas juniores em se recusarem a jogar/apoiar o escalão sénior. Imcompatibilidades?! As atletas juniores lá terão as suas razões, não interessa é do foro interno do clube, mas coloca muitas dificuldades às poucas atletas seniores que tem mais limitações profissionais e fazem grandes sacrificios para não desistirem da modalidade e do clube que gostam. Que me desculpe o Salgueiros, não me quero meter nos vossos assuntos internos, mas acho que era justa este esclarecimento, para quem lê estes comentários. Salgueiros continuem a lutar, porque o vosso nome tem um passado histórico muito rico.

Anónimo disse...

A terminologia utilizada
é muito cientifica, é a voz do dono ou seja da responsavel técnica do AFC.
Assim vai o nosso melhor andebol feminino.Este resultado dno Cale é para acalmar a onda de critica aos modos como o Clube de Costa Cabral assaltou varios clubes para ser melhor, mesmo que utilizando meios ilicitos!!!

Anónimo disse...

Esta gente não sabe o que fala.
Vão colocar as 3 guarda-redes do S.Joana todas num saco e desvalorizalas dizendo que a Rita Monteiro é melhor?
Desculpem mas não concordo.
Sim, é verdade que a Rita Monteiro é uma boa guarda-redes, mas tenho a apontar que a Ana Lopes não lhe fica nada atrás, sendo que ante passado a Ana Lopes penso que defendeu mais que a Rita Monteiro fazendo ela muitos bons jogos.
AS novas guarda-redes não ficam nada atrás, Nina Silva e Francisca. São boas guarda-redes como boas atletas a nivel de equipa.
Enfim.

Anónimo disse...

As atletas do Santa Joana chegam ALGUMAS vezes atrasadas porque a maioria vem de Gaia ou de Sandim ou tem faculdade ou trabalham e só o esforço que fazem para ir treinar é digno de louvor! Não falem do que nao sabem por favor! Se calhar se o pavilhão fosse um mais no centro da maia para o qual houvessem mais acessos nao haveria tantos atrasos. Algumas atletas nao tem carta ou carro para se deslocarem para o pavilhao. O facto de uma atleta sair a correr, por exemplo, de um mestrado e mesmo assim ir a correr para treinar nem que seja só meia hora, ups parece que estavam enganados sobre o que disseram sobre o santa joana.peço desculpa entao.
Em relação à RM, boa gr sem duvida, agora que vale pelas 3 gr do santa joana? poupem-me uma gr sozinha nao ganha jogos. pode ser um elemento extremamente destabilizador pela positiva e contribuir imenso para essa vitoria. Mas quem ganha jogos é a equipa e nao uma ou duas jogadoras.


p.s.- em relaçao ao jogo com o Garrett, nem vale a pena comentar. Já se sabe como é. Desculpas e mais desculpas bla bla bla.

Tenho dito.
NS

Anónimo disse...

Paulo Dias diz de peito cheio, para quem quer e não quer saber, que este será o último ano à frente da equipa do Salgueiros. Se assim for, grandes mudanças se perspectivam.

Anónimo disse...

E o pessoal ridículo continua...

o treinador do cale ficou ofendido com o REBUÇADO, ahahaha coitado!!!!
que se junte ao seu amigo treinador da juv mar e va festejar os jogos das vitorias do juv mar, como quando este jogou contra o ACADEMICO, e o parolo do treinador doi cale mais a sua amiga estavam la a assistir e a festejar os golos do cale....que bonito...pois, ele aqui nao da a cara so a da no 7metros...

continuem com as viagens, com o trafico influencias... os CAES LADRAM e a caravana passa, e o que se costuma dizer.....

defino todos vocês numa palavra...RIDÍCULOS!!!!!!

e por mais respeito que tenho pelas mulheres, não me chamem menina....

Anónimo disse...

"Paulo Dias diz de peito cheio, para quem quer e não quer saber, que este será o último ano à frente da equipa do Salgueiros. Se assim for, grandes mudanças se perspectivam."

E eu digo mais, se assim for, grandes e boas mudanças se perspectivam. Esperemos voltar a ver a equipa competitiva e que causava problemas em qualquer pavilhão, vendendo bem caras as derrotas. Para quem já viu os jogos desta equipa e os vê agora, nota mesmo que aquelas jogadoras precisam de se motivar e, provavelmente, um treinador novo e motivador fará a diferença.

Anónimo disse...

Será que o Académico vai à fase final. É que dia 8.02.2011 não preenchia os requisitos. A equipa de infantis, inscrita, mas desistiu por falta de atletas e as juvenis só tinham seis, sete atletas, sendo que para se ter inscrito precisava de dz. Como será que isto aconteceu... Afinal para os lados de Costa Cabral vale tudo. Esperemos que Sábado (jogos decisivo para o afc masculino e jogo com a juve mar feminino) não aconteçam coisas estranhas no Pavlihão do Lima

Anónimo disse...

O Académico tem os padrinhos no sitio certo. A AA Porto está podre e a FAP apadrinha este tipo de gente que são iguais a eles, ou seja, que não prestam para nada.

Anónimo disse...

Está explicada a recente ligação ESTRIGA/TORRINHA.....
Académico na fase final.

Anónimo disse...

Ó Jorge Almeida é facil as pessoas trocarem Fão com S. Bartolomeu do Mar. De facto os jogos são em S.bartolomeu do Mar, mas as jogatinas são feitas à mesa em Fão! Dizem as más linguas que existe lá um restaurante chamado "O APITO" tantos são os apitos que lá passam.