gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 18 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

Sorteio da Fase Final dia 15-02-11 na FAP.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Resultados
Zona Sul
17.ª Jornada
Assomada 13 - 43 Madeira SAD
Gil Eanes 48 - 29 Passos Manuel
SIR 1.º Maio 24 - 27 AC. Coimbra
Porto Salvo 9 - 30 João Barros
Juventude Lis 29 – 22 CS Madeira

Zona Norte
24.ª Jornada
Colégio Gaia 39 – 25 Salgueiros 08
25.ª Jornada
Académico FC 23 - 28 Juventude Mar
Santa Isabel 16 - 28 Colégio Gaia
São Bernardo 28 - 27 Almeida Garrett
Santa Joana 25 - 34 Maiastars
CD Palmilheira 17 - 36 Alavarium
Salgueiros 08 30 – 29 Alpendorada

Esta era a jornada do tudo ou nada para o apuramento para a Fase Final das 2 equipas que faltavam e ficou mesmo tudo resolvido. Juve Mar e Juve Lis. E antes de passarmos à análise dos jogos, há 2 aspectos que consideramos importante salientar:

O primeiro tem a ver com a excelente moldura humana nestes jogos, sobretudo em Leiria. Para quem acompanha o andebol feminino há tanto tempo como nós, não nos lembramos de uma época com tantos espectadores na bancada.

O outro aspecto prende-se com a questão da competitividade. Muito se tem escrito sobre a Zona Norte e a Zona Sul. Não há dúvidas que as 3 melhores equipas portuguesas estão no Sul. Mas depois de vermos tantos jogos, temos poucas dúvidas que o jogo entre as 5ªs equipas de cada Zona (Sports Madeira e Maiastars) seria um jogo muito equilibrado. Por isso, aquela lenga-lenga de que quem está no Sul, se estivesse no Norte teria mais hipóteses de apuramento, para nós é uma falácia e desculpas de mau pagador.

Mas vamos então aos 2 jogos grandes da jornada. O Juve Lis – Sports Madeira acabou por ser um jogo sempre sob o domínio da Juve Lis que mostrou melhor consistência defensiva, melhores guarda-redes e maior agressividade. Rita Chaves fez mais um grande jogo e a jovem Inês Silva é cada vez mais uma certeza. Ana Calhelhas esteve muito eficaz nos remates de ponta mas foi na defesa que uma vez mais a Juve Lis venceu o jogo, perante um Sports Madeira que começou bem o jogo mas foi-se apagando e nunca soube defender a forte pivot leiriense. Sara Gonçalves não sabe jogar mal e continua a ser uma das melhores pontas esquerdas do nosso andebol, mas falta ao Sports Madeira poder de fogo da primeira linha e as suas jovens jogadoras nunca conseguiram equilibrar o jogo. Falta muito a este Sports Madeira para poder estar entre as melhores e a saída das suas melhores jogadoras para a SAD não ajuda, naturalmente.

O outro jogo grande jogou-se no Pavilhão do Lima, com o Académico do Porto a receber a Juve Mar. Após uma primeira parte equilibrada, o maior querer da equipa de São Bartolomeu do Mar conduziu-a à vitória. A grande estrela do jogo foi a central Sandra Peixoto que fez uma notável exibição, não apenas pelos 10 golos marcados mas pela qualidade das suas assistências, nomeadamente para a pivot Andreia Martins que efectuou também uma bela partida numa equipa que repete a presença na fase final, o que não pode deixar de ser sublinhado. No Académico do Porto mais uma fraca exibição, em linha com o que tem sido os últimos jogos, salvando-se do naufrágio apenas Isabel Oliveira e Joana Oliveira. A equipa de Luísa Estriga está em descompressão, mas começam a ser muitas derrotas seguidas e muitas más exibições, o que está longe de ser um bom tónico para a fase final.

Mas voltemos ao Sul para falarmos sucintamente dos outros jogos. E o grande destaque vai para a primeira vitória da época para a Académica de Coimbra que era a única equipa na competição que não tinha qualquer vitória. Prémio justo para um clube que tem lutado para voltar ao andebol feminino sénior e esperemos que esta vitória sirva de impulso para mais participações no futuro pois começam a aparecer os progressos. Apesar das muitas lesões que têm vindo a assolar o plantel da Briosa, a equipa fez a sua exibição mais consistente e teve uma inspiradíssima Ana Campo Maior muito bem acompanhada por uma Agostinha Tavares que tem um enorme potencial. O Sir continua a sentir os efeitos de um venenoso e pouco ético “raide” da Juve Lis em todos os escalões deste bom clube de formação mas que, nesta altura, ao nível sénior apenas Beatriz Santos parece estar num patamar superior.

Nos restantes jogos, o Madeira Sad bateu tranquilamente o Assomada, o Gil Eanes com o seu ritmo vertiginoso (com a jovem Soraia em grande subida de forma) venceu também muito tranquilamente um Passos Manuel que vinha de excelentes exibições e onde Maria Suaré está a fazer a sua melhor época de sempre. Por último, um passeio do João de Barros em Porto Salvo onde se fala que algumas das suas atletas de referência podem voltar na próxima época. Seriam boas notícias para uma equipa que já foi competitiva.

A Norte, o São Bernardo confirmou as suas melhorias, vencendo o Almeida Garrett mas não vai fugir do 11º lugar. Cátia Sousa foi a melhor do São Bernardo num jogo cheio de casos e onde nem uma bela exibição de Cristiana Brito impediu a derrota do Garrett. O Colégio de Gaia não teve problemas na sua jornada dupla. No Domingo, venceu o Salgueiros num jogo sem história, enquanto no Sábado venceu um Santa Isabel que foi uma das grandes desilusões da época. O Salgueiros que, também no Sábado, venceu o Alpendorada num jogo também muito quente e onde a maior experiência das salgueiristas veio a revelar-se decisiva nos instantes finais, perante as jovens do Alpendorada que vão terminar a competição em último mas que têm sido uma agradável surpresa, prejudicadas pelas questões da utilização irregular de uma jogadora que lhe custou duas derrotas.

O Alavarium venceu o Palmilheira num jogo sem história, com destaque para a veia goleadora da juvenil Mariana Lopes. O derby da Maia foi triste pois as duas equipas viram-se afastadas da fase final. A vitória do Maiastars foi incontestável. Liderou sempre o jogo, com Olinda Leal a marcar o ritmo e Ana Pereira a mostrar o porquê de ser uma das revelações da época. O Santa Joana parece sem rumo, uma equipa que é uma sombra do que foi no passado e que vive apenas de duas jogadoras e quando uma delas não rende, a equipa não joga, apesar de uma Vânia Braga que foi uma agradável surpresa.

Começaremos a preparar um especial sobre a fase final onde falaremos das equipas, das suas estrelas, do perfil dos treinadores e até de métodos de treino. Queremos que não percam pitada sobre esta fase final!

Críticos Femininos

22 comentários:

Anónimo disse...

Académico na fase final? O feminino no seu melhor. Então e os requisitos das três equipas de formação alternadas ou dois escalões seguidos. É que o Académico não tem nenhum destes requisitos. Quanto a uma jogadora não render no Santa Joana, neste fim de semana... Ela simplesmente lesionou-se não se sabendo ainda a gravidade da lesão. Quanto à Vânia Braga ser uma surpresa, só o é mesmo para quem acompanha os jogos pelos boletins de jogo e não vê jogos ao vivo, pois a Nekas é uma excelente jogadora. Não é surpresa nenhuma!!!

Anónimo disse...

Esta a haver muita pressa em fechar a 1ª fase. como é possivel que ja estejam no site as equipas apuradas se o campeonato não acabou!
Alem disso um sorteio antes da ultima jornada dá uma imagem um bocado esquisita! Então já estava previsto que na penultima jornada estivesse tudo decidido?
Desde quando? Desde o inicio do campeonato?
Onde foi decidido em algum jantar perto do mar?
Mas atenção que estão enganados?
O apuramento não está legalmente decidido!
Já alguem conhece o resultado do protesto do Academico no jogo da Juve Mar? É que se o protesto for deferido, como se diz que tem de ser as equipas ainda não estão apuradas.
Ou sera para ninguém ver se todas as equipas têm requisitos para jogar a 2ª Fase?
Ou ao contrario do que aconteceu com o Modicus e o Santa Isabel na PO13A, que foram impedidas de participar por falta de requisitos, vão usar o mesmo peso que usaram na PO12 em que o Academico foi admitido mesmo sem requisitos?
LE a presidente da FAP, afinal ela ja manda e já! Agora até nos arbitros!

TENHAM VERGONHA

Anónimo disse...

Acho que estão a ser injustos com o Académico, que é um clube que desde que LE foi para lá aposta forte na formação, senão vejamos:
Foi excluido da PO14 por falta de Atletas.~
Na PO13 apresenta de 5 a 10 atletas, quando o regulamento da prova exige 12. Só em multas já devia ter pago 3.400€ mas milagrosamente nos registos disciplinares da FAP ainda só foi multado em 1450€.
Nem podia competir porque não satisfaz o Artº 2 do Regulamento da Prova.
Na PO12 nem devia competir porque não preenche os requisitos no mesmo artº, contudo até vai à 2ª Fase.
Na PO11 nem devia ter ido a sorteio porque só tem 7 jogadoras inscritas, mas pode!
E porquê?
Porque fica sem as 2 equipas inscritas de formação para ter requisitos para competir na PO09. Isso não se pode fazer a sua excelencia a “Prima-Dona” do Andebol Português.
Agora pensem!
Não tem infantis, não pode ter iniciadas, não pode ter juvenis, juniores só tem no papel, logo...
NAO PODE COMPETIR EM SENIORES!
Mas espanto dos espantos CLARO QUE VAI COMPETIR, Os famosos requisitos não se aplicam a uma equipa que tem uma sumidade chamada LE como Treinadora.
Muito menos quando está tão bem protegida pelo DONO do Andebol em Portugal.
O que o Andebol Português precisa é de uma revolução como o Egipto e mandar o nosso Mubarak para o Deserto.
TENHAM VERGONHA

Anónimo disse...

Claro que a estriga já manda na fap... ali também manda qualquer um...

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Está explicada a recente ligação ESTRIGA/TORRINHA.....
Académico na fase final.


.................................................................



Anónimo disse...
ESCANDALO


Mais curioso é num escalão de formação, com equipas Ae B, a referida equipa tem 10 jornadas (acabada a 1º fase) e nos melhores marcadores aparece UMA atleta com 12 jogos, e podem ter a certeza que não é nenhum engano.

No feminino actualmente vale tudo, ou acham que quantas das 8 equipas qualificadas para a fase final cumprem os regulamentos estipulados pela FAP, para poderem iniciar as respectivas 2º fases, nos ,mais variados escalões???

Anónimo disse...

Essa de uma jogadora se lesionar... Sabe a quantos minutos do fim foi essa lesão? E quanto já estava o Santa Joana a perder? Não atirem areia para os olhos... o jogo estava super decidido nessa altura.

Sílvia Fernandes disse...

Quando os responsáveis pela Crónica do andebol feminino do vosso blogue consideram que o Santa Isabel é a desilusão do Campeonato só posso considerar isso como um elogio ou então salientar que quem faz a crónica está muito longe da realidade do andebol feminino em geral e do Santa Isabel em particular. Na época passada o clube esteve muito próximo do apuramento conseguindo discutir o resultado praticamente em todos os jogos. No entanto, se os vossos responsáveis estivessem mais informados poderiam ter constatado que da equipa da época passada perdemos "apenas" uma das nossas melhores jogadoras,Elisabete Carvalho, que foi referida imensas vezes como uma das melhores da zona norte, o que por si só já era suficiente para sofrermos um abalo. Mas não foi só esta atleta que deixou de fazer parte do plantel. Tivemos também as saídas de atletas experientes na primeira divisão como, Andreia Duarte, Cátia Costa, Sónia Ribeiro, Maria Castro, Nádia Sousa, além da lesão da Liliana Pimenta e não conseguimos reforços que pudessem ter colmatado este facto. Aliado a isto, e já no decorrer da época, tivemos duas lesões graves em atletas preponderantes na equipa, Ana Correia e a GR Carina Gomes. Se a isto ainda acrescentarmos as ausências por questões profissionais de várias jogadoras, que em diversos jogos não puderam dar o seu contributo, uma delas Marlene Pinto, porque afirmam os responsáveis pela crítica que o Santa Isabel é a desilusão do campeonato? Terminamos esta fase recorrendo à nossa formação e, apesar de criticada pelos vossos comentadores, com a treinadora a ocupar também a função de atleta, pois não temos recursos para contratar jogadoras.
Mesmo assim, conseguimos ocupar o meio da tabela classificativa e nunca ouviram ninguém responsável pelo clube a afirmar que o objectivo passava pelo apuramento para a fase final. Vencemos uns jogos, perdemos outros, mas independemente dos vossos comentários uma coisa tenho certeza é que fizemos tudo o que podiamos para dignificar o nosso clube, e lutamos para ganhar todos os encontros.
Por isso, sem lamentações e vitimizações, continuaremos a trabalhar para nos reconstruirmos e ficarmos mais fortes.
A treinadora e atleta do Santa Isabel

Anónimo disse...

Parabéns à Juve Lis pela excelente prestação que tem tido tanto no campeonato nacional como na Challenge Cup. Justificou inteiramente o acesso à fase final e o mesmo ficou provado no jogo do passado domingo frente ao Sport Madeira. Dominou o jogo desde o início e as suas atletas, que mostraram uma garra enorme desde o princípio ao final da partida, merecem estar entre as melhores equipas portuguesas. Parabéns a todas elas e equipa técnica.

Anónimo disse...

Pois é o Académico e sua treinadora, tem muito tempo e espaço para dar a volta aos regulamentos e vamos pra frente que o Pres. da FAP Sr. Torrinha faz de conta....
Mas há mais falcatruas e das grossas, inscrições maradas, atletas que jogaram com nome de outras e árbitros a fazer de conta, tinham ordem superiores para fechar os olhos?
Temos de elogiar ao sector masculino do Clube com outra limpeza de processos e até pedem para não misturarem as secções no clube… Vergonha e os outros clubes senão cumprirem os regulamentos fora… e senão pagarem , fora… mas o Clube da Estraga tem a mãozinha de Deus ladrão, até um dia… Veremos.
Francisco

Anónimo disse...

Grande vitoria do Madeira SAD, a demonstrar aos críticos que este treinador é grandioso e de grande visão.
Anulou todos os pontos fortes do Assomada.

Anónimo disse...

Não sou contra, nem a favor dos actuais regulamentos. Têm muitos aspectos positivos, mas existem aspectos a melhorar.
Mas existindo regulamentos, para que servem?
Depois de os lêr com atenção, não consegui perceber o porquê de se aplicarem a uns casos e a outros não...
Também não me recordo de, quando da sua aprovação, ter ficado registado a que clubes se aplicam e quais os clubes que seriam excepções.
Se a Federação não respeita os regulamentos, porque haverão os restantes agentes desportivos de os respeitar?
Não haverá aqui lugar a um procedimento judicial?
É uma pena que tanto(a)s jovens do nosso País estejam a ser educados desde cedo numa cultura de injustiça, compadrio e corrupção!
Não trabalhem, não se esforcem, esqueçam o desportivismo:
Sejam espertos e juntem-se à maior causa nacional: o Chico-Espertismo !

Anónimo disse...

Grande Vitória do Madeira Andebol SAD??? Vamos falar de equipas a sério, e não de equipas, que nem neste campeonato miserável, deviam existir. Bater em mortos qualquer treinador serve.

Anónimo disse...

Para não se perder e porque ADOREI! LOL

"Jorge Almeida disse...
Um pequeno pormenor (é que já não é a primeira vez que os Críticos Femininos cometem este pequeno erro, mas que irrita quem conhece o sítio):

A Juve Mar não é de Fão, mas de São Bartolomeu do Mar.

Não percebo onde é que foram buscar essa da Juve Mar ser de Fão ...

É que, embora sejam 2 freguesias do mesmo concelho, distam entre si uns 15 kms, e demora-se cerca de 10 minutos de automóvel a chegar do final duma ao início da outra, sendo que ainda se tem de atravessar o Rio Cávado (somente um dos maiores rios nacionais) e mais 2 freguesias de permeio ... Mas nada que uma boa consulta ao Google Maps não esclarecesse ...
8 de Fevereiro de 2011 10:34

Anónimo disse...
Ó Jorge Almeida é facil as pessoas trocarem Fão com S. Bartolomeu do Mar. De facto os jogos são em S.bartolomeu do Mar, mas as jogatinas são feitas à mesa em Fão! Dizem as más linguas que existe lá um restaurante chamado "O APITO" tantos são os apitos que lá passam.
14 de Fevereiro de 2011 20:50"

GOSTO

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Ó Jorge Almeida é facil as pessoas trocarem Fão com S. Bartolomeu do Mar. De facto os jogos são em S.bartolomeu do Mar, mas as jogatinas são feitas à mesa em Fão! Dizem as más linguas que existe lá um restaurante chamado "O APITO" tantos são os apitos que lá passam.

14 de Fevereiro de 2011 20:50

Anónimo disse...

Vânia braga boa jogadora?? voces so podem estar a brincar....

Anónimo disse...

Vânia Braga?? então não.. basta irem ao facebook e verem como é bem boa jogadora... capacidade física impressionante!! :p



Carrega Vânia Braga, vou fazer clube de fâs!!

Anónimo disse...

Hummmmmmmmmmmm.
as caceteiras da maia mandaram a Mariana Regadas para o estaleiro 6 meses.
Tenho dito.

Anónimo disse...

Voces muito criticam. Na crónica diz que a Vânia Braga foi uma agradavel surpresa não diz que é uma grande jogadora. E quem viu o jogo viu que foi mesmo uma agrdavel surpresa naquele jogo!

Anónimo disse...

Ao Sr "Anónimo" de 15 de Fevereiro de 2011 17:16, outra "borrada" não é em Fão é em Esposende.
" É que, embora sejam 2 freguesias do mesmo concelho, distam entre si uns 2 kms, e demora-se cerca de 5 minutos de automóvel a chegar do final duma ao início da outra, sendo que ainda se tem de atravessar o Rio Cávado (somente um dos maiores rios nacionais) e mais 2 freguesias de permeio ... Mas nada que uma boa consulta ao Google Maps não esclarecesse ...
Quanto aos árbitros até os de Ténis de Mesa lá passam...

Saudações, viva os "APITOS".

PS: Come-se lá um Bacalhau... de chorar...!!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo das 12:33.

Folgo em reparar que o "Bacalhau é óptimo", pelo que vejo é um dos assíduos "apitos" que lá passa!

Folgo também em perceber que conhece bem o tal "restaurante", já nem vale a pena negar, não é?

Quanto à freguesia tem toda a razão Fão não fica em Esposende, como estamos no Carnaval e o Andebol em Portugal é uma palhaçada foi transferido para Ovar. Assim já os árbitros e responsáveis de árbitros, oficiais de mesa daquela Zona podem permanecer num Concelho que pertença ao seu Distrito.
Não Brinquem com as Atletas! Tenham Vergonha!

Anónimo disse...

Muitos PARABENS à Académica de Coimbra! Devagar se vai ao longe e é com satisfaçao que volto a ver esta equipa em competiçoes femininas e a apresentar uma evoluçao positiva.

Anónimo disse...

Acho muito bem os parabens a Academica de Coimbra, é de facto um prazer ver os equipamentos de uma Academia no Nacional. Agora para evoluirem mais basta pedirem a transferencia da Prof. Luisa Estriga para a Universidade de Coimbra. Temos logo a Briosa na Fase Final, têm que esquecer é esta parte de Briosa que com aquela professora é tudo uma Vergonha: