gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 9 de março de 2011

Crónica Intermédia No Feminino – 22 – 2010 / 2011

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino, Fase Final.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

Fase Final - Resultados

3.ª Jornada
Gil Eanes 38 - 21 Alavarium ( disputado em Alavarium )
Académico FC 23 - 22 Juventude Mar
Colégio Gaia 29 - 29 Juventude Lis
Madeira SAD 20 - 20 João Barros

Quem achava que esta fase final seria pouco interessante enganou-se. Esta terceira jornada foi extremamente importante com 3 jogos muito equilibrados, 2 empates e uma enorme surpresa.

Vamos começar pelo grande jogo da jornada. Na Madeira, a SAD recebeu o Colégio João de Barros e esperava-se que, apesar de algumas dificuldades, as madeirenses levariam a melhor. Mas tal não aconteceu e a equipa de Pombal foi arrancar um precioso empate à Madeira. O início do jogo indicava o contrário e até a meio da primeira parte o domínio da SAD era avassalador com o Colégio João de Barros quase sem conseguir marcar. Valeu um time-out muito oportuno pedido por Paulo Félix para acordar a sua equipa. Mesmo assim apenas 6 golos marcados na primeira parte não auguravam nada de bom para o Colégio João de Barros na segunda parte. Contudo, carregados por uma Maria Pereira de alto nível, conseguiram um empate perante a apatia de um Madeira Sad que entrou muito forte mas não teve o instinto assassino de matar o jogo e depois foi assistindo, com inúmeras falhas técnicas à mistura ao aproximar da equipa de Pombal. O grande destaque do jogo vai para as Guarda-redes que efectuaram excelentes exibições. No Madeira, Juliana Sousa, apesar de alguns erros, continua a ser preponderante, enquanto a já destacada Maria Pereira fez mais uma grande exibição. Veremos que consequência terá este empate no campeonato. Continuamos a acreditar que é uma luta a dois mas, tal como temos dito, o Colégio João de Barros poderia desempatar este campeonato. E poderá ter começado já…

A outra surpresa da jornada ocorreu em Gaia, com o Colégio a empatar com a Juve Lis. E, face ao desenrolar do jogo, até se pode dar muito satisfeito pelo empate. As leirienses dominaram toda a primeira parte e chegaram ao intervalo a ganhar por 7 golos, com uma exibição colectiva digna de realce. Quando todos apontam a Juve Lis como uma das grandes defesas do campeonato é surpreendente que nestas primeiras jornadas seja o seu ataque a dar nas vistas com um jogo colectivo muito interessante. O Colégio de Gaia precisou de uma grande exibição de Andreia Ramos para dar a volta ao jogo. Paula Castro deve ponderar se a menor utilização da sua central habitual não estará a influenciar o péssimo início de fase final. A péssima exibição de Ana Rita Costa e mais um jogo sem Helena Soares (que será feito dela?) não explicam tão má primeira parte. A Juve Lis não teve sangue frio para segurar o resultado e quando o Colégio de Gaia se aproximou no marcador perderam discernimento, com o triângulo Rita Chaves, Inês Silva e Giselle Carvalho em grande destaque. Está a faltar a esta equipa uma Diana Pereira a um melhor nível, tem sido a grande desilusão da equipa nesta fase final. Esta série de maus resultados do Colégio de Gaia vem relançar a questão do 4º lugar, afinal, ser também um lugar em aberto.

O outro embate aconteceu na visita da Juve Mar ao Académico do Porto. No jogo entre as equipas que consideramos as mais fracas desta fase final, a Juve Mar esteve na frente a maior parte do tempo, mas fraquejou na hora da verdade. Teresa Santos esteve uma sombra de si própria, embora as duas exclusões muito cedo no jogo tenham condicionado o seu rendimento. Andreia Escrivães e Sandra Peixoto foram chegando para estar na frente mas com o baixar de rendimento das duas nos minutos finais não foi compensado pelo aparecimento das suas colegas e a troca de guarda-redes promovida por Paulo Martins foi um erro crasso. O Académico teve forças para vencer um jogo, contando com uma Joana Oliveira de grande qualidade e uma Isabel Oliveira que não sabe jogar mal. A equipa parece fisicamente muito desgastada mas mostrou ter raça, comprovando as melhorias já evidenciadas no jogo contra o Alavarium e mostrando que não quer ser a última classificada desta fase inicial.

Finalmente, um jogo que já se tinha disputado Domingo, em Aveiro o Gil passeou diante de um Alavarium que esteve bastante mal e sem a sua habitual garra, com excepção da juvenil Mariana Lopes que mostrou talento. O Gil Eanes fez uma exibição muito boa, mesmo tendo em conta a péssima prestação das aveirenses, o Gil Eanes mostrou um ritmo fantástico e Vera Lopes deu um autêntico festival de remates de primeira linha. O jogo foi desinteressante dado o desequilíbrio mas o grande destaque foi para um pavilhão cheio como é raro no andebol feminino em Portugal e que começa a pegar moda em Aveiro.

Que bela jornada esta, com muitas contas a serem baralhadas e a promessa de uma grande fase final!

Críticos Femininos

26 comentários:

Anónimo disse...

Jogo muito estranho na Madeira...não se percebe...Duarte começas a fazer historia pela negativa ...queres um conselho as melhores devem de jogar sempre ...podes ter feito asneira mais uam vez e a Madeira pode não ser campeã...

Anónimo disse...

Duarte Freitas continua a fazer história no Madeira SAD pela negativa.....
Bastava ter continuado a jogar com a equipa principal que ganharia o jogo sem problema nenhum....
Mas quando se inventa só pode dar no que deu....

Anónimo disse...

Duarte ao seu melhor, agora só falta vir para os diários dizeres que a culpa é das jogadoras e que tens de mandar embora umas 4.
Volto a dizer, ele não é treinador, existem melhores, mesmo na Madeira, para executar um trabalho mais rentável.
Aqui se vê a importância do Treinador, o Colégio praticamente sem orçamento empata na Madeira, com uma equipa que tem jogadoras a ganhar 1500 Euros ou mais!!!
Sabes o que te falta Duarte? NADA, à tua volta tens tudo, o problema é mesmo tu!
Um admirador do Andebol Femimino.

Anónimo disse...

Os comentários no feminino são muito duros e sem sentido estético... um empate e toca a malhar no homem como se ele andasse a brincar ás substituições, então por essa ordem o Claud Honet no mundial da Suécia e no jogo Espanha-França deveria pedir a demissão por causa das substituições?
A França de certeza não seria campeã do Mundo... Vida de treinador é complicada e as vezes os próprios complicam, foi o dia não de todos os mais importantes elementos...
Um conselho o titulo vai ser disputado entre o gil Eanes e Madeira Sad quem vai servir de mediadora vai ser os resultados com o Colégio joão de Barros e já não podem perder fora e casa com o Colégio de Gaia.

Anónimo disse...

Nada tem a ver com o tópico, mas como acho incrivel e não sei como fazer para abrir novo tópico, aqui deixo a sugestão:
as selecções Jun. A e Séniores estão em trabalhos, estágios e jogos.
Não valeria abrir aqui um tópico sobre isso? Afinal são o nosso presente e futuro, e pelo que li há dados a merecerem análise de quem saiba..
Por exemplo nos jun. A atletas dispensados pelos clubes ou que nãi irão renovar, brilham na selecção! Resta saber se são os clubes que não os querem ou eles que não querem esses pseudo clubes! Nos Séniores atletas de banco e de mau rendimento nos clubes, estão em alta motivacional para a selecção! Até ficam espantados por terem sido chamados...
Que comente quem saiba... e analise o que se passa com a vinda de DRs para o nosso andebol!

Anónimo disse...

O Academico em grande , mesmo sem treinar fez um bom jogo e na parte final é preciso ter sorte, uma mausinha... dos arbitros e o campo fica mais facilitado.
Mas para quê! estas habilidades do Vitor Nascimento só para agradar aos suas amigas...

Anónimo disse...

Paula Marisa, continua a deixar a Andreia no banco, a meter a Vanessa a ponta e a Fernanda a Pivot que vais lutar pelo 7º e 8º lugar...

Abre os olhos, numa equipa onde não pagam nada, não há cá coisas de não entra a titular porque não treina. Mete quem joga melhor e deixa lá o resto. O Colégio só joga uma parte desde há muitos jogos.

Este ano a Andreia tem sido a melhor jogadora da equipa, quer ao ataque quer a defesa. Para defender até o Duarte devia abrir os olhos, não sei se há alguma melhor que ela...

Anónimo disse...

Espero que a administração da SAD já tenha escolhido um treinador para a próxima época, que não seja este.
Este campeonato já era. O Gil será de novo campeão.
Duarte Freitas.... já foste....

Anónimo disse...

lolololololol Olha olha...afinal tb se lava roupa na madeira... só o Duarte e Paula Castro e que alguma nave que os venha buscar. Paula comce e jogue com a sua melhor equipa e não invente nesta fase do compeonato.

Anónimo disse...

lolololololol Olha olha...afinal tb se lava roupa na madeira... só o Duarte e Paula Castro e que alguma nave que os venha buscar. Paula comce e jogue com a sua melhor equipa e não invente nesta fase do compeonato.

Anónimo disse...

Parabéns Colégio João de barros!! Meninas este ano vamos intrometer-nos mais do que o que pensavam no titulo... colegio de gaia uma sombra com a sua treinadora a insistir em inventar.. começar com andreia e ines no banco é ter uma equipa amadora de luxo...depois queixam-se... Inês da juve lis a superar as expectativas, juv lis com uma defesa agressiva e muitas vezes fora do que é permitido o que se os arbiros nao aguentarem o jogo pode fazer um dia destes atletas perderem a cabexa... Alavarium em jogo ímpar... e juve mar a precisar de melhorar capacidade fisica... que continue assim esta fase final !

Anónimo disse...

Assisti ao jogo de Gaia e por grande tristeza minha vejo uma equipa, pela qual simpatizo, bastante praticar um andebol tao triste! O Colegio nao existiu na 1a parte e pode dar se como muito contente por ter conseguido este empate. Nao so por uma 2a parte onde a equipa da JUVE LIS nao conseguiu manter um nivel semelhante mas sobretudo por uma dupla de arbitragem que soube bem dar a volta a situaçao, tendo uma dualidade gritante na 2a parte, tendo poupado um vermelho directo à central do Colegio! O Colegio nao precisava de tanta ajuda mas pelo que tenho visto este ano esta equipa nao tem valor para estar entre as 4 primeiras equipas!

Espero por dias melhores desta equipa e que traga as alegrias do passado!!

Anónimo disse...

Agora vão começar a perceber a razão pela qual a Alexandrina foi embora!!!!!!!!Ou ainda ninguem explicou tal decisão ou será que não interessa discutir esse tema...mas o tempo dirá quem tem razão.
Um abraço para o Andebol Feminino

Anónimo disse...

O homem nem treinador de jeito no Clube consegue ser que fará Seleccionador Nacional!

Quanto a Paula Marisa começa a ficar notório o porquê de ter saído da Selecção! Está a ficar caduca!
Ter uma jogadora como a Vera no Banco e não a colocar a jogar das duas uma ou não percebe nada de andebol ou gosta de sofrer! Só depois de ela entrar é que começou a discutir o jogo!
Se a Ana Rita não estava e entrar no jogo porque não meteu a outra guarda-redes, ao menos deixava a Ana Rita acalmar.
Há quem ande à procura do Wally, no Colégio andava tudo "à procura da Helena"!

Com um seleccionador destes e uma ex-seleccionadora assim como é que Portugal pode evoluir!

Quando o Torrinha tiver vergonha e se demitir, pode ser que deixem de ir para seleccionadores os amigos dele!

Anónimo disse...

Agradeço à Administração do Banhadas Andebol a publicação de este meu Post, que visa esclarecer o comentarista de “9 de Março de 2011 – 17:24”
Sou uma pessoa com passado e presente na modalidade que escolhi há 25 anos para me formar como atleta e pessoa, com os princípios e valores recolhidos de ensinamentos recebidos e ao longo do tempo reforçados e que agora faço questão de os transmitir aos jovens com que lido diariamente.
No Andebol, fui Atleta (actualmente ainda pratico/divirto nos campeonatos do INATEL), fui Dirigente, fui Seleccionador e sou Treinador há cerca de 21 anos, faltando-me apenas ter sido Arbitro, para poder ter exercido quase todas as funções ligadas à modalidade de Andebol.
Assim, quando me relacionam com algumas “habilidades” não percebo a conotação que tentam fazer entre mim e as arbitragens, apesar do respeito, simpatia e amizade que as pessoas ligadas a esta classe me merecem.
Penso que depois deste meu pequeno currículo, só posso pensar que a pessoa que proferiu o meu nome, se confundiu na pessoa, até porque se me conhecesse, certamente saberia que a honestidade, isenção e disponibilidade são valores que me norteiam quer no meu dia-a-dia, quer nas relações andebolisticas que criei e que em abono da verdade são muitas e em muito me orgulham.
Não pretendo entrar em litígio nem em “troca de galhardetes” com ninguém, mas apenas que o meu nome e as minhas acções sejam justamente julgadas e não inventadas ou deturpadas.
Poderia ficar-me por aqui, mas como penso que este será o meu segundo e ultimo comentário, vou, para mais facilmente se enquadrarem no 1ºcomentário que fiz em postagem anterior e que pelos vistos tanta celeuma criou, informar que para além do trajecto e actividade desportiva acima descrita e para quem não sabe, a minha vida actividade profissional é exercida no Gabinete de Desporto da U.Porto, mais concretamente no Desporto Universitário.
Convido assim, a relerem todo o comentário que redigi e que verifiquem, se em momento algum faço defesa do Académico FC, apesar de ser um Clube no qual tenho amigos e nutro simpatia, como os tenho em muitos outros clubes nacionais e estrangeiros. Nele peço apenas que não comparem nem associem o nome das Instituições, ACF e UP, dado que cada uma delas tem finalidades diferentes, partilhando apenas algumas pessoas que as representam.
Distingo perfeitamente o Desporto Universitário do Federado e foi apenas, no sentido de fazer ver as conotações erradas que constantemente fazem entre as instituições que tentei separar a explicar o funcionamento, ingresso e enquadramento do Desporto Universitário, mais concretamente das alunas e docentes da U.Porto na equipa de andebol.
Julgando ter elucidado em definitivo qualquer confusão que possa ter surgido, coloco-me ao dispor para qualquer esclarecimento.
Viva o Andebol nas suas Variadas Vertentes.
Vitor Nascimento

Anónimo disse...

O Andebol feminino é muito bonito jogado e observado nos respectivos jogos, mas os comentários? de índole pessoal e a provocar climas de suspeição e duvidas da legitimidade de poder ou não participar na Fase Final tira-me do sério porque quem devia esclarecer não era os responsáveis do clube mas os serviços da Federação.
Anda uns a enganar os outros, assisti a dois jogos este fim de semana e fracos, muito fracos e a continuar assim os candidatos ao titulo são os mesmos Madeira-Sad e Gil Eanes e o resto são jogos para aquecer. Mas o lamentável é as intrigas provocadas por algumas treinadoras junto das suas atletas só para se fazer ao coitadinho…..
Viva o andebol

Anónimo disse...

O Duarte tem contrato para o próximo ano. Está lá o amigalhote Willy para sustentar o coiro do incompetente do amigo.
O pseudo treinador dá-lhe a comissão da Hummel, e o Willy abre-lhe as pernas para ele continuar a ser o "coveiro" do Andebol Feminino.
Vítor, Nélio, Florido, e outros mais, com perfil, vão ter de fazer uma revolução para alguma vez ter a hipótese de treinar o Madeira SAD.

Raquel Pinho disse...

Obrigada Anónimo de 9 de Março de 2011 21:53.

Disse tudo...

Raquel Pinho

Anónimo disse...

Caro Vítor Nascimento como funcionário da GADUP deveria ter tido bom senso e não se meter a defender actos desportivamente errados e achar em conversas privadas com as suas ou seus autores e depois noutro núcleo de amigos criticar os actos praticados com as Selecções Universitária Feminina, Caro Vítor Nascimento vc não pode esquecer que tb é treinador do Boavista e portanto um técnico respeitado, mas atenção já diz o ditado" diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és !". Os actos ficam para quem os pratica e não defenda o que não tem defesa pela falta de bom senso e o fanatismo de ganhar a todo o custo.
ADC

Anónimo disse...

Exmo. Senhor ADC
Já que sabe quem eu sou (apesar de me conhecer mal e não participar no meu núcleo de amigos nem nas minhas conversas privadas) e eu também sei quem o Senhor é, estou diponivel para falar pessoalmente consigo e esclarecer o que pretender, sem necessidade de recorrer aos blogs, pois esta é a ultima vez que o faço.
Vitor Nascimento

Anónimo disse...

Afinal Vitor Nasciemnto meteste-te numa embrulhada sem necessidade, faz o teu trabalho na GADUP e boavista e não compras guerras sujas de gente tua amiga.
Tem juizo, até não és mau rapaz, mas tambem não és nenhuma flor de cheiro?
Se queres falar com o "Senhor" porque o não fizeste há muito mais tempo, se calhar já é tarde e com prejuizo para ti.Até sei que tinhas boas relações com ele sempre que precisas-te de uma ajuda, mas depois esqueces-te e dava jeito andar no meio das gajas.
Para a semana vais ter novidades boas ou más? saberás....
Teu amigo

Anónimo disse...

Afinal o "lobbie" da selecção universitaria e Academico tem rosto e varias pessoas a manobrar... mas tudo tem limites e podem ter a certeza que alguem vai ficar mal na fotografia pelos processo utilizados e com que intenção.
Amigo da verdade

Anónimo disse...

Um fim de semana que vai esclarecer quem são os candidatos ao titulo nacional e não esperamos novidades.

quanto ás questões relatadas no blog sobre alguma irracionalidade que se vive no andebol feminino a nivel de inscrições cumprimento dos regualmentos, subscrevo completamente.
Vitorino

Anónimo disse...

4.ª Jornada
Dia 12-03-11
Alavarium 29 - 19 Juventude Mar
Gil Eanes 42 - 21 Colégio Gaia
João Barros 37 - 18 Académico FC
Juventude Lis 16 - 28 Madeira SAD

2 Candidatos(Madeira SAD- e Gil Eanes) ao titulo como no passado, Gil Eanes muito forte e Alavarium numa luta com o João de Barros e os dois convidados sem pedalada, Juv. Liz e academico.

Anónimo disse...

Parece que Paula -castro conseguiu perder mais umam atleta (fisicamente, porque já perdeu muitas apoesar delas ainda la estarem)... não vejo Maria Inês na ficha de jogo...Parabens Pauls Castro... Os adversários agradecem...

Anónimo disse...

Se calhar o Freitas aprendeu com a Estraga e anda a distribuir rebuçados! O problema é se o loja vai à Falência por não vender nada! E lá se vai o Campeonato!

Ainda vou ouvir cantar:
" Outra vez... outra vez... o campeonato com o .... outra vez"