gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 27 de março de 2011

Europeu de Sub 17 – Feminino - II

PORTUGAL APURADO PARA A FASE FINAL

Portugal apurou-se para a Fase Final do Europeu Sub 17, desta prova que será disputa na Republica Checa de 23 de Junho a 3 de Julho de 2011, ao Classificar-se em segundo lugar no Grupo 7, atrás da Rússia que venceu com todo mérito este grupo, disputado em Alcanena, e sempre com excelentes assistências, demonstrando que temos nesta localidade um dos polos de desenvolvimento do Andebol Feminino, principalmente ao nível dos escalões de Formação.
A Participação desta Selecção orientada pela Prof. Filomena Santos, teve uma participação bastante positiva, pois se no 1.º dia venceu e convenceu a Macedónia, a formação mais fraca que participou nesta série, fazendo-o de uma forma categórica, com controlo total do jogo, no entanto no segundo jogo defrontamos a Rússia, sem duvida a melhor equipa do grupo e perdemos com naturalidade perante uma equipa com um índice físico excepcional, composta por jogadoras de grande qualidade, mas demonstramos de igual modo que também possuímos atletas de qualidade acima da média, como a jovem guarda redes Isabel Góis e Mónica Soares por exemplo. No terceiro jogo, o de “tudo ou nada”, era um jogo de nervos, mas as pupilas de Filomena Santos souberam gerir as emoções, e com um time out em tempo oportuno, atingiu-se o intervalo a vencer por 16-11. A forte reacção da equipa de Montenegro, deu origem a que a partir de dado momento do jogo e com o aproximar do final do tempo regulamentar se jogasse mais com o coração do que com a mente, e após um empate registado a 27 golos, o jogo decorreu sob o equilíbrio constante, com Portugal a marcar golo que dava o apuramento a cerca de segundos do final do encontro. Com este apuramento, esta equipa está de parabéns, esperando agora, a continuação do bom trabalho, para que a participação na Fase Final seja o mais digna possível.

Resultados do Grupo 7
Macedónia 19 – 37 Portugal
Rússia 34 – 15 Montenegro
Portugal 23 – 34 Rússia
Montenegro 32 – 23 Macedónia
Rússia 44 – 17 Macedónia
Montenegro 29 – 31 Portugal

Classificação Rússia, Portugal, Montenegro e Macedónia

Apurados para a Fase Final
Organizador – República Checa
Grupo 1 – Dinamarca e Áustria
Grupo 2 – Espanha e Croácia ( rectificação )
Grupo 3 – Suécia e Eslováquia
Grupo 4 – Noruega e Alemanha
Grupo 5 – Hungria e Polónia
Grupo 6 – Roménia e Holanda
Grupo 7 – Rússia e Portugal
Grupo 8 – França

O sorteio dos grupos da fase final será a 8 de Abril, pelas 18h00 locais, em Viena, na Áustria.

O Formador

29 comentários:

Anónimo disse...

alguém para limpar a imagem no andebol feminino.

Anónimo disse...

Parabens meninas!Parabens Prof Filomena e o restante grupo de trabalho.Agora é continuar a trabalhar,a pensar no futuro! Mesmo que o este europeu não corra tão bem, temos que pensar a longo prazo.Temos aqui uma bos geração, têm dado bons resultados, temos que apostar...
Fico estremamente feliz por saber que portugal tem neste momento uma boa "nata" de jogadoras a surgir.
Parabens a todas as atletas e em especial a "Mena", pessoa que admiro e respeito muito e a qual desejo os maiores sucessos desportivos.
Atleta.

Anónimo disse...

Um bom resultado internacional e masi uam vez o Andebol Feminino tem pernas para andar internacionalmente, basta a Federação acreditar e não fazer como fez em 2000 que parou até 2005?? nas competições internacionais.Logicamente que a Porf. Filomena está de partabens e todo o satf técnico.
Mas em 2000 os dirigentes eram os mesmos de sempre com a saída do Luis Santos as coisas ficaram mais aleviadas.
Abraço ás ateltas e treinadores dos clubes que se dedicam de alma e Coração ao andebol Femininio.
Alberto

Anónimo disse...

PARABENS MENINAS!!!!

Anónimo disse...

Sem sombra de dúvidas é a prova que o Andebol Feminino em Portugal está bem. Vi os 3 jogos e acho que esta selecção ainda vai dar cartas neste europeu. Temos é que esperar que elas continuem a trabalhar como têm trabalhado e que as lesões não afectem as atletas. Já agora um abraço para todos os elementos técnicos de Portugal e as melhoras para a Neuza.
Renato

Anónimo disse...

Parabéns a todas as atletas, a todo o staff técnico e a todos os que diariamente lutam por um andebol feminino mais capaz.

É sem dúvida um passo em frente para a evolução do andebol feminino em Portugal.

Vasco Ramos

Anónimo disse...

Parabéns a toda q equipe ,e muitos mas mesmo muitos parabéns ao JAC, suas atletas,dirigentes técnicos e público em geral.
Fico muito satisfeito por MAIS uma vez constatar e comfirmar que são a grande potência do Distrito e uma das grandes potências da Formação do Andebol Feminino a nivel nacional e a adesão que tiveram a esta Fase Selecção Sub 17 PARAbÈNS A TODOS

António Nascimento ADCB

Jorge Almeida disse...

Os meus parabéns!

Anónimo disse...

Parabens à equipa.

E a FAP fez uma coisa inteligente ao colocar em Alcanena, nem tem a ver com ser um polo ou dexar de ser, quando se mete uma competição internacional num local onde não ha nada alem de andebol, mesmo as pessoas que não sejam familiarizadas com a modalidade vão assistir. Não é como os seniores que fazem jogos onde não existe andebol, nem publico familiarizado com a modalidade.

Anónimo disse...

Um bom resultado e com a realização da Poule em Portugal facilitou a possível passagem ao Europeu, depois é confiar na Treinadora Filomena e suas colaboradores e respectivas atletas.
Afinal é fácil chegar lá nos escalões jovens, mas com uma boa estratégia.
Cumprimentos aos dirigentes federativos e dos clubes co-responsáveis no êxito.

Anónimo disse...

Se o que vi espelha o andebol feminino do futuro em Portugal então não tenho duvidas: não valemos nada! Vamos ficar em ultimos ou pouco mais!Com excepção de uma ou outra jogadora , que mostrou qualidade para estar a um nível elevado, o grosso das atletas não têm qualidade nem parâmetros físicos para no futuro garantir o que quer que seja! Até a fibra, que é uma coisa fácil de adquirir, lhes falta! São umas mariquinhas, que mal tomam contacto com o solo, desfazem-se em lágrimas! E andamos nós a gastar dinheiro com isto? A gastar dinheiro com uma vertente da modalidade onde aos 17/18 anos a maioria das atletas desaparecem? É um problema sociocultural? Então resolvam-no, desistam! A emancipação feminina pressupõe direitos e obrigações, ou apenas direitos?
Por fim: transmissão televisiva disto? Andamos todos loucos?

Anónimo disse...

Parabéns pelo apuramento. Mas não posso concordar com aquilo que se tem dito, eu vi todos os jogos em Alcanena e fiquei muito admirado de haver atletas técnicamente fracas.Não percebo como é possivél as centrais não saberem fazer um cruzamento, as pivots não trabalharem para a entrada dos laterais, as pontas limitam-se a passar bolas,pelo que eu soube a maioria destas atletas nos seus clubes jogam na posição de lateral esquerdo (dito por um treinador de uma equipa feminina)e na selecção jogam noutras posições. Pergunto porquê? Soube também que há atletas que não gostam de ir á selecção umas porque não se sentem confortáveis a jogar na posição que não a sua,outras porque não lhes é permitido falhar.(continua)

Anónimo disse...

Continuação:
Daquilo que vi as que seriam novamente selecciondas seria a Mariana Lopes, Neuza Valente, Mónica Soares(sem gritinhos) e Isabel Góis. Quanto á Patrícia Rodrigues (13 anos) deixem a miúda crescer é sem dúvida uma excelente jogadora no seu escalão mas Filomena, Ruis Silvas não aparecem todos os anos,nem quando um treinador quer. Vai ficar supreendida quando se dedicar a ver mais jogos se não tem disponibilidade.... temos pena.
VIVA O ANDEBOL

Anónimo disse...

Em relação ao anónimo das 15:39 pouco há a dizer. O seu comentário diz tudo sobre a sua formação. Aliás pelo que descreve mais vale fechar o andebol, pois tudo o que diz também se passa no masculino.
Em relação ao das 16:36 é pena que a sua preocupação no feminino seja a de saber as minhoquices de quem não tem mais nada para fazer. Aconselho-o a pegar numa equipa feminina, desde as minis, e ensinar-lhes tudo aquilo que diz. Seria bem mais proveitoso para o andebol nacional.

Anónimo disse...

De acordo com os resultados desta selecção e com os comentários anteriores espero que Dinamarca, Noruega, Espanha, Montenegro, Eslovénia, Macedónia, Turquia e outras, acabem com as suas selecções. Sendo elas tão más como descrevem acima como conseguiram ganhar a estas selecções. Só se a seleccionadora for um génio e conseguir atingir tão brilhantes resultados com tão fraca matéria prima. Outra hipótese será o pessoal que por aqui vai escrevendo não perceber nada disto. Hum! Talvez seja isso! Quase que aposto!

Anónimo disse...

Parabens "CHEFA"
Fernando Silva

Anónimo disse...

Há uma coisa que não posso deixar de referenciar: o masculino e o feminino são mundos a parte... em Portugal. Peço imensa desculpa aos amantes do feminino nacional, mas eu vou de encontro a um comentário que já li aqui: ...zero de futuro, zero de rentabilidade, zero de técnica individual, zero de velocidade e resmas de miminhos! Apenas a GR e pouco mais esteve num plano de atleta de selecção, o resto foi mentira! Senhora Seleccionadora convocou uma miúda de 13 anos para passar bolas? Não tinha mais ninguém que pelo menos aguentasse o choque? Não vou citar nomes para não ferir susceptibilidades, mas sinceramente, não tem nos clubes atletas que mais esguias um bocadinho, daquelas que engordam para cima em vez das que vi que engordam par os lados? São estas que marcam golos hoje? E amanha? Não há quem jogue menos um bocadinho e prometa mais? Algumas das que vi são mulheres feitas e só marcam golos neste escalão, depois vão-se apagar. Por favor, se é isto o futuro, no percam mais tempo e mantenham a modalidade nos parâmetros que ela esta: recreação!

Anónimo disse...

Como queremos nós ter boas atletas no feminino, se os técnicos que estão neste sector são as sobras do masculino? Se no masculino há mais treineiros que treinadores imaginem no feminino! No masculino há falta de treinadores, mas mesmo assim ninguém pega nos que estão no feminino, porque são mesmo refugo! A título de exemplo, eu retiro o Florêncio do Gil Eanes e pergunto: há mais alguém de jeito na PO9? Nem um! E e descermos para os escaloes de formação? Ui! Ui!

Anónimo disse...

Ainda bem que há gente que acha que esta selecção é fraca. Se calhar eram capazes de fazer melhor que estas miudas. Elas têm ainda muito trabalho pela frente é certo, mas estas são o que actualmente há de melhor em Portugal. Quanto ao facto de cairem no chão e desatarem a chorar, se calhar a pessoa que disse isso não aguentava nem metade do que elas aguentam dentro de campo. O andebol é um deporto bastante intenso e exige muita preparação fisica. Como o Sr(a) deve ter reparado, a Selecção Russa era fisicamente bastante mais forte. Mas agora pergunto: voce viu só o jogo da TV ou assistiu ao vivo aos 3 jogos? É que por infelicidade o jogo que foi transmitido na TV foi um jogo que á partida qualquer entendido do andebol (você concretamente) sabia que ia ser dificil ganhar.

Renato

Anónimo disse...

Fogo se esta Selecção que ganha os jogos CPLP e é medalha de ouro no torneio do Mediterrâneo onde defrontou a Itália e Croácia (que também se qualificou) não vale nada...
Se calhar é melhor os entendidos da matéria fazerem eles aqui a sua "selecção ideal".
Mas enfim é tipico dos Portugueses, nunca nada está bem. Podemos lá ir e ficar em último mas ao menos somos melhores que os que não foram.

Anónimo disse...

Baseio esta opinião na segunda jornada contra a Rússia, pois é uma potência mundial no andebol.
Como equipa um verdadeiro "flop" Portugal.
A defender simplesmente Portugal não existe, não há ajudas, não sabem quando e como devem ir compensar uma colega, contra a Rússia então aquela jogadora n.º13 rodou o braço como e quantas vezes quis.
Combinações atacantes resumem-se a 2 para 2 com o pivot.
Soluções para atacar em superioridade numérica não existem, ou pelo menos se essas estão estudadas e trabalhadas não são postas em prática (remates de primeira linha contra a Rússia?!)
Apenas se destaca nesta ou em qualquer outra selecção deste escalão etário a guarda redes
que por muito cedo que seja se vislumbra, até na técnica de guarda redes, uma possível, atenção, possível, sucessora de V. Ganau.
É errado embandeirar em arco com as vitórias e apuramentos, pois isso só demonstra que a qualidade anda pelas ruas da amargura nesta parte do continente europeu, pois acredito que nos países nórdicos Portugal fosse mais uma vez presa fácil.
Apesar de tudo Parabéns.

Anónimo disse...

É inacreditável a quantidade de palermas que falam parvoices desta selecção e de suas atletas,provavelmente a melhor geração de sempre!Informem-se primeiro das potencias que já derrotaram nos últimos tempos e comparem com outras modalidades tanto femininas como masculinas.São tantas as que se têm apurado para finais de europeus nestas idades!!! Façam algo de útil e calem-se com estes comentários ignorantes e desrespeitosos para com quem trabalha bem!

Anónimo disse...

A eterna comparação entre o feminino e o masculino é uma perda de tempo. Isso é comparar "vinho tinto com vinho branco". Existe bom tinto e bom branco dependendo das regiões. Um conjunto de diferenças culturais, mentalidade, predisposição para o treino, o aspecto financeiro que devemos levar em conta. Evidente que existem menos treinadores com qualidade no feminino por 2 razões lógicas, a nível financeiro o masculino é imensamente mais atractivo, ou seja lucrativo e a projecção é muito maior. É verdade que em muitos clubes do feminino o aspecto mais importante é a recriação, mas também há quem trabalhe a sério e saiba o que está a fazer. Ao contrário da ideia que alguns querem fazer passar existem muitas jogadoras a sacrificarem-se para evoluirem como existe no masculino. No masculino também se encontra muitas "aves raras" (treinadores), depende da região.

Quanto a este grupo, queiram ou não é um grupo com imensa qualidade, os resultados falam por si. Existem 4 ou 5 atletas a um excelente nível para o que estamos habituados no feminino. Boa 1ª linha (embora a lacuna do costume, falta esquerdinos), a 2ª linha longe do que se espera para uma selecção. Perde imenso por ser a selecção (masculina e feminina) mais fechada nestes 2 anos, não entra ninguém. Certamente existe mais qualidade para integrar este grupo. É preciso gostar de ver jogos e descobrir talentos, as convocatórias não podem nem devem ser feitas a olhar para os golos nas fichas de jogo. Ser um grupo fechado nem sequer contribuiu para as atletas mostrarem rotinas ou combinações. Tacticamente são bastante fracas e não beneficiaram de ser um grupo fechado, pouco trabalho neste aspecto. Possivelmente com outro tecnico, mais exigente, mais sabedor tacticamente, iriam melhorar muito. Faço votos que a grande maioria das atletas desta selecção cheguem a séniores que é coisa que no feminino já se torna dificil, porque certamente vão melhorar a qualidade do nosso campeonato. A selecção abaixo não está nem de longe nem de perto ao nível desta, por isso quem critica uma selecção como esta, não vá mesmo ver o resto das selecções.

O masculino tem mais gente a trabalhar bem, até porque há mais clubes, tecnicos, atletas, investimento, mas não é o mar de rosas que querem fazer quando o comparam com o feminino. Vejo imensos jogos e treinos de masculino e mesmo em equipas com um certo nome existe quem não saiba o que +e andebol.

Não comparar tinto com branco e muito menos juntar

Alpista

Anónimo disse...

Para o Anónino de 28/03 das 19.01Horas.
As minhoquices que diz com que eu me preocupo foram comentadas na bancada por pais de atletas para quem quiz ouvir. Lamento o seu comentário e gostaria de lhe dizer que já dei muito ao andebol e vesti com muito orgulho a camisola de selecção nacional. Não vejo jogos só em Alcanena.
Bem haja.

Anónimo disse...

Parabens ás jogadoras e á equipe tecnica.
O conjunto de resultados alcançados até agora por esta selecção mostra que o apuramento não é fruto do acaso.
Existe, obviamente, muito trabalho ainda a fazer, quer por parte das atletas no seu dia-a-dia nos clubes, quer por parte da seleccionadora, no trabalho colectivo.
Não vou repetir as observações que já aqui foram feitas, quanto ás falhas. Quero antes encorajar todo(a)s que estão envolvidas para trabalhar mais e melhor.
Quanto aos críticos:
- acham que a Rússia não teve também as suas falhas? Não serão essas falhas quase imperdoáveis numa equipa daquele país?
- caso não tenham reparado, estas atletas estão em escalões de formação (ou seja: ainda não sabem tudo, nem têm obrigação de fazer tudo bem).
- quantas equipas / atletas há no masculino? Quantos atletas das nossas selecções são perfeitos? Qual é a proporção entre o número de praticantes e o número de troféus internacionais obtidos no Masculino e no Feminino?

Força meninas, vamos fazer mais e melhor!
-

Anónimo disse...

Já disse e repito: ainda há muito trabalho pela frente, agora não há que mandar as miudas abaixo. Com certeza a Dª Filomena irá analisar os jogos e corrigir (esperemos nós) os erros que Portugal cometeu, nomeadamente (e bem referido) os ataques em superioridade numérica.
Em relação á Patricia Rodrigues, apenas tenho a referir que actualmente á das melhores (se não a melhor) atleta da idade dela. Lá por ter 13 anos (3 anos a menos que as colegas de selecção !!!) não quer dizer dizer que não tenha lugar na Selecção, pois acho até que seja melhor que alguma que lá estejam, quer a nivel técnico, táctico ou emocional (a dita fibra)...

Renato

Anónimo disse...

Depois de ver um jogo in loco, outro na TV e o estar ausente no primeiro, as minhas reflexões:
1-PARABÉNS à treinadora ao staff técnico e, especialmente, a todas as atletas , que jogaram mais ou jogaram menos, mas que dignificaram o país e obtiveram um resultado importante. Quantas vezes fomos neste e noutros escalões, em modalidades desportivas colectivas a uma fase final de um campeonato da Europa ?
2-Estas atletas, na sua grande maioria, são atletas juvenis que já jogam em escalões júniores e , ao que parece, até nos séniores. Será menos a sua valia mas mais o resultado do andebol feminino que existe? Talvez. Contudo significa isso que todas, sem excepção, são atletas nos seus clubes com "categoria" suficiente para fazerem a diferença. Cabe à seleccionadora definir o que podem ou não significar neste grupo. Rumores de bancada que atletas não gostam de jogar, colocar pais e ou treinadores ou afins a fazer estes comentários, provavlemente até descontextualizados. Não acham isto pouco próprio? Será que alguma daquelas atletas independentemente do lugar onde joga não prefere estar numa selecção e dar o seu contributo do que não fazer parte deste grupo. Aquelas que por decisão da treinadora não estão na ficha de jogo, aquelas que jogam menos tempo etc.. não são atletas que percebem o orgulho de estar a representar o país? Acho que elas,em campo e no espírito de união que me pareceram transmitir, dão uma grande bofetada de luva branca. Não se pode/deve denegrir o espiríto e vontade de fazer mais e da vontade do querer participar das jogadores e confundir isso com "minos" e "fastio".
3-Concerteza que este é um grupo que vai crescer e seguir em frente. Há falhas técnicas individuais? concerteza. Houve situações em que o desempenho colectivo se deveria sobrepôr a decisões individuais? concerteza. Estão lá os responsáveis para verem isso,perceberem com os erros e suprirem as falhas quer colectivas, quer individuais. Esta selecção,desde os jogos do CPL, só perdeu dois jogos (Noruega e Rússia). Já jogou coma Dinamarca, Suécia, espanha, Croácia etc...países, presumo, potencias da modalidade. É mau ? Podemos criticar, sem dúvida, mas com a consciência da relatividade do entendimento que devemos ter com miúdas entre os 15 e os 17 anose que o que poderíamos esperar seria o apoio a quem faz muito do pouco que tem

Anónimo disse...

Para o anónimo do dia 29 de Março das 23:03.

Gostei do comentário. Realmente vivemos rodeados de gente que só gosta de criticar. Tive pessoalmente com as atletas e não me pareceu que houvesse gente desanimada por não jogar, por jogar menos, ou por não jogar nas posições habituais. Elas próprias já compreendem que ali o colectivo está acima de tudo. Agora se os pais, treinadores, colegas não percebem isso e mandam esses bitaites da bancada isso já é conversa de treinador de bancada, no fundo aquilo que todos somos.

Mais uma vez os parabéns a todos.

Renato

Anónimo disse...

Quem é que disse que no grupo dois passou a espanha e a islandia...Banhadas voces são mesmo....corrijam ....so sabem dizer mal...mais nada