gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Arbitragem…Para Onde Caminha…

Um tema que vai certamente ser polémico, e provavelmente muito criticado pelo momento em que será publicado, mas pensamos que terá chegado o momento de se esclarecer a situação vivida, que não tem paralelo na modalidade.

Começamos por tentar esclarecer a rocambolesca história do Regulamento de Arbitragem, em 12 de agosto de 2010, a Direcção da FAP, informa de quais s regulamentos alterados e que entraram em vigor, neles não constava o de arbitragem, no entanto nunca ninguém esclareceu o que se passava, até hoje….

Por exemplo nunca foi publicado ou divulgado aos clubes e demais intervenientes na modalidade, quais os critérios de nomeação para a época, conforme era normal e obrigatório, ver por exemplo anexo 3 da circular n.º10 de 2009 / 2010.

É publicada uma circular n.º3 Época 2010 / 2011, que contem um anexo que diz : Níveis provisórios para a época 2010 / 2011, pelos vistos são provisórios até ao momento pois não têm suporte legal, nem enquadramento jurídico, pois os níveis ali descritos não se encontram regulamentados em lado nenhum.

Com a agravante do enquadramento ali feito não ter nenhuma explicação.

Por força destes factos verifica-se que os árbitros de Elite ( Categoria no Regulamento em vigor ) , não tem nomeações de observador, pergunta-se como será classificados, ou as observações tem sido efectuadas clandestinamente???

Segundo as informações que vão chegando ao Blog, fala-se em apenas 3 observações nesta época para todos os árbitros, mais uma ilegalidade, basta consultar nomeadamente o ponto 1 do artigo 41.º ( Observações Obrigatórias ) do Titulo 15 do Regulamento Geral da FAP e Associações, que diz claramente que são cinco.

Juntar a todas as estas situações, os árbitros continuam a ser os sacrificados em termos financeiros pela política da FAP, pois estando a época em finais de Abril, tem empatadas verbas de transporte desde 15 de Outubro, segundo as informações que nos chegaram. Nós perguntamos como é possível??? Que foi feita das exorbitantes verbas pagas pelos Clubes nos momentos de inscrição para as provas Nacionais???

Muito mais poderia ser dito, mas pensamos que por hoje, ficamos por aqui, o desenvolvimento das situações, dirá se voltaremos ao tema ou não.

O Regras

35 comentários:

Anónimo disse...

uma vergonha!!!
vamos fazer como os arbitros do basquetebol! vamos parar!!!!!

Anónimo disse...

Como árbitro só tenho que vos agradecer este artigo, mas penso que a falta de pagamento não é para todos, pois existem alguns que apitam como se costuma dizer ao km , para fazerem as verbas que recebem adiantado mensalmente, e é uma pena não existir tratamento igual para todos, vamos a ver o que isto vai dar no final da época, pode ser que não sejam só os cronometristas indicados pelos clubes, pode ser que também tenham de indicar árbitros, e assim fica tudo bonito deixa de haver problemas.

Anónimo disse...

"ONDE ESTÃO AS EXORBITANTES VERBAS PAGAS PELOS CLUBES NOS MOMENTOS DE INSCRIÇÃO PARA AS PROVAS NACIONAIS"- Mais uma vez falam do que não sabem. Sabem qual foi a forma como os clubes pagaram essas verbas? Se tivessem conhecimento do que se passa nas Assembleias da FAP, não diziam uma enormidade destas! os abbitros recem tarde e a mas horas porque os clubes devem milhares de euros à FAP, isso é publico, sõ o Banhadas desconhece isso, ou quer desconhecer, para mais uma vez atirar pedras.
Não uma proposta construtiva que saia deste Blog, só azedume, odio.
A modalidade dispensa gente como voces.
Se a FAP cobrasse aos clubes todos os debitos, acabava o andebol em Portugal.
Desçam a realidade meus senhores!

Anónimo disse...

atençao gil eanes que os meninos que vem apitar da madeira o jogo com o alavarium vem pa ajudar a SAD.

Anónimo disse...

Oh Silva, deixa-te disso!!!

O Almirante

Anónimo disse...

ao anonimo das 11:58, e porue é que em vez de dever aos árbitros que empatam dinheiro nas deslocações ão corta nos subssidios e nos chorudos vencimentos existentes naFAP, e se paga a quem se deve , agora empurramos para canto ea culpa é dos clubes, isto está cada vez melhor.

Anónimo disse...

No conselho de Arbitragem está tudo bem:
Todos estão muito felizes, recebem a horas, Viagens ao estrangeiro com ajudas de custo, mesmo não dominando um língua alem da sua e mal, os dirigente remunerados são pagos á hora e com benesses para se manterem calados.
Quanto aos árbitros;
Arbitram, não recebem a horas, são forçados a fazer a correr e a saltar para tudo o que é sítio, receber só para o mês que bem… que nunca mais chega e se falarem não recebem e só no final da época desportiva.
PORTANTO TUDO TRANQUILO E EM PAZ.

Anónimo disse...

não tenho pena nenhuma destes senhores, o que lhes devem não deverá ser menos do que lhes seria retirado se trabalhassem numa qualquer empresa por desempenharem o trabalho mal feito, por chegarem fora do horário de serviço, por não terem relacionamento profissionais correctos entre muitas outras coisas que se podem constatar em 90% dos jogos, os outros 10% deveriam ter tudo em dia, e para esses sim, é lamentável!

Anónimo disse...

só vejo preocupações com o dinheiro e o resto ninguem diz nada, será que está tudo bem, ou estão á espera das grandes borrascas, e depois é que falam, e a nossa associação de clase não diz nada, ou está tudo feito, eu sou árbiro gosto da modalidade, não tenho grandes problemas financeiros, mas gostaria de ser tratado como gente.

Anónimo disse...

Efectivamente os árbitros são maltratados na vertente financeira, mas muito sinceramente eu penso que eles não merecem melhor sorte! São arrogantes, mal preparados e gordos! 90% não treinam durante a semana, não tem perfil intelectual para exercerem o papel de árbitro e não acrescentam nada à modalidade, só prejudicam. São tão maus, tão maus socialmente, que nem um mínimo de organização conseguem ter. Por isso é que qualquer acção que queiram planear está condenada ao fracasso. Mas eles são a imagem do órgão de classe que venceu as eleições de forma fraudulenta e dos quais pouco ou nada se pode esperar. São também a imagem do conselho de arbitragem que é dirigido por um homem que nada percebe de arbitragem, com a condicionante de estar fora do país por períodos longos, deixando o departamento entregue a gente que andou de apito na boca, mas nunca foi nada na arbitragem. Os que têm estofo para dirigir o departamento estão nas prateleiras, porque aí não incomodam ninguém!
Em termos globais tudo isto entronca na péssima direcção que a FAP tem, composta por um grupo de gente sem perfil, sem ideias, que diz sim a tudo o que o Sr. Presidente propõe, sem ousarem contestar o que quer que seja, mesmo sendo ideias idiotas como é o caso do centro de treinos em Resende: uma aberração completa! Diz-se nos bastidores que a Direcção da FAP é o Presidente, a senhora responsável pela parte financeira e a Professora Helena Serafina. Os que emprestaram o nome à direcção como é o caso do Rui Coelho (só se interessa pelo tacho na EHF), Ulisses Pereira (fica-lhe bem ser director de qualquer coisa para ser escolhido para deputado como foi), Fernando Ferrão (é o correio de transmissão de Augusto Silva na Direcção) vão lá de três em três meses. Mas há um palco ainda num patamar superior, repito superior porque é ele que mando no presidente da FAP, resguardado na sombra, cujo responsável máximo é o Presidente da AAB. Este tem os cordéis de todo o sistema na mão e vai manobrando estes conforme lhe convém. Controla a associação de clubes, as associações regionais e sabe que basta-lhe abrir a boca para ter o apoio das associações de classe. É ele o único que pode dar a volta a isto se assim o quiser, mas pelos vistos não quer, porque lhe deve dar gozo esta podridão até dia em que ele resolva assaltar o poder. Uma coisa é certa: ele que se lembre que será sempre recordado como responsável pela eleição e fornecedor de combustível a esta coisa má que se chama direcção do andebol nacional!

Anónimo disse...

ao comentário das 18:13, só tenho de agradecer o eslarecedor texto, mas esqueceu-se de uma personagem, que ocupa o cargo de director executivo, e é uma das chaves da actual situação.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:03
Com os árbitros da Madeira (não percebem nada de arbitragem, mas são muito vaidosos) ou não, o Gil Eanes ganha ao Alavarium por mais de 20 golos de diferença.
O Gil já é Campeão Nacional, desde que o Madeira Sad, contratou o Duarte Freitas e como parece que vai renovar-lhe o contrato, já podem encomendar as faixas do tri-campeonato.
Um andebolista

Anónimo disse...

Atenção Madeira SAD,
o Augusto de Braga controla a FAP e os árbitros.
Por encomenda, para o jogo com o ABC, vão os vaidosos de Leiria.
O ABC com maior ou menor dificuldade vai vencer o jogo com a influência dos árbitros.
Um andebolista

Anónimo disse...

Por muito que critique as actuações de alguns árbitros em alguns jogos que vejo e por classificar alguns árbitros de incompetentes, não posso concordar com uma situação de incumprimento da FAP em relação ao pagamento aos árbitros dos subsidios correspondentes. Os directores profissionais da FAP devem suspender o recebimento das suas remunerações e as viagens das selecções para torneios particulares, enquanto não tiverem verbas para pagar aos árbitros. Quando não há dinheiro tem que ser para todos, a FAP já parece o governo Português, só alguns é que pagam a crise...
Pela minha parte a partir de agora suspendo as minhas criticas ao desempenho dos árbitros porque estão perdoados.
Fernando Silva

João Rola disse...

Ora cá está alguém que acertou em cheio no diagnóstico.
Fico à espera dos habituais defensores, chamo-lhes isto para não lhes chamar tachistas (agora escrevi sem erro)da FPA, que como vem sendo habitual quando acossados aqui destilam à sua má educação.
Um dia destes o porco vai cair da bicicleta!!!

Anónimo disse...

O Banhadas tem uma grande equipa de marketing parabéns.
Quando começam a baixar os comentadores de sofá, lança um tema polémico e logo os vaidosos, arrogantes, os macacos do circo e outros assopradores que por ai andam aparecem com comentários do arco da velha até o Rola vem para aqui por o bico a matraquilhar
Porrada neles que é o que merecem

O outro Silva

Anónimo disse...

Pelo que tenho lido sobre estas materias,inercia da FPA,atrasos no pagamentos aos arbitros,pessimas arbitragens,todas a gente tem um pouco de razao.
A pergunta que eu faço e esta :
QUE PO01 PARA 2011 / 2012 ?
Campeonato com 5 /6 clubes ? Deixem sair as novas medidas de austeridade que se avizinham e vamos ver quem vai pagar as inscriçoes na FPA.E escusam de se por armados em gajos importantes,pois nao vai haver papel para pagar...em bom rigor,o que vai acontecer e que vamos ter um campeonato da treta,sem qualidade,com arbitragens execraveis e pavilhoes vazios.
Este foi o legado do Sr.Luis Santos e estes que la ficaram ainda conseguem ser piores !

Anónimo disse...

Quero alertar para o facto de oFernando Silva e o Outro Silva
nada tem a ver com os outros Silvas (do livro) e que em tempos aqui vieram alertar para o caos em que a arbitragem ia cair.
Estes deste poste sao azeiteiros a mando do Almirante ( talvez Tenente-coronel)
Fernandfo Silva

Anónimo disse...

João Rola e "Banhadas" no seu melhor.

El Matador

Anónimo disse...

Porque será que um azeiteiro nunca gosta de se sentir sozinho?
Responda lá anónimo de 30 de Abril de 2011 16:22
E quem é o almirante?
De patentes da tropa não percebo nada.

Silva, o das Regras.

Anónimo disse...

O Silva das Regras padece de solidao.
Eu nao.
Nao sou azeiteiro, e estou melhor sozinho que mal acompanhado.
Quanto a patentes fui da Policia Militar
Fernando Silva

Anónimo disse...

Oh anónimo Fernando Silva, como quer que a sua ideia esteja correcta, a de dizer que padeço de solidão, se está a "conversar" comigo?
Assim não me sentirei só. Nunca!

Você, Fernando Coitado Silva, ex Polícia Militar dos mais baratos, sente-se melhor sozinho que mal acompanhado.
Você lá sabe.

E vá lá patenteando a sua patetice porque estou a gostar.

O Silva das Regras e tal...

Anónimo disse...

Depois de ler atentamente este "edital", com o qual concordo plenamente, quero no entando deixa aqui algumas opinioes que podem ajudar a perceber algumas coisas aqui escritaa
E vou começar precisamente pelos pagamentos aos arbitros. E lamentavel que tal aconteça, com a total conivencia do CA e do seu Presidente, que como todos sabem caiu la de paraquedas, e que de andebol e arbitragem nada sabe. Depois porque todos sabemos que esta rodeado de pessoas que a unica coisa que sabem fazer e dizer mal uns dos outros pelas costas, porque pela frente fazem.se passar por amigos dando a impressao que todos remam para o mesmo lado quando na realidade isso nao acontece. Depois porque o CA e composto e salvo dua excepçoes, por pessoas que enquanto arbitros nada foram, tendo inclusivamente um dos seus elementos abandonado a arbitragem dizendo mal de toda a direcçao da FAP. Mas quando lhes acenaram com os cargos de delegados europeus, aceitaram logo, esquecendo-se rapidamente daquilo que disseram, passando aqueles que ate ali eram do piorio a serem os melhores do mundo ( os interesseiros notam.se nestas ocasioes). Mas para pagarem aos arbitros nao ha dinheiro, mas para fazer deslocar um delegado de Braga para o pavilhao da Luz, e para neste fim de semana fazerem deslocar um delegado para o Dragao Caixa ai ja ha dinheiro....ou sera que esses delegados foram de graça para os jogos. Isto so acontece porque segundo parece nao ha delegados em Lisboa e na zona norte tambem nao deve haver.... por exemplo onde para o Sr prof Antonio Canelas?
Relativamente a qualidade da arbitragem e evidente que ela e ma, e fraca, os arbitros sao arrogantes, e muitas vezes sao-no como forma de se poderem defender dos ataques a que sao constantemente sujeitos. mas sera que eles sao os unicos culpados.... se calhar nao sao, porque pergunto, onde esta a formaçao de arbitros, qual o papel do CA na sua formaçao, onde esta o tao propalado acompanhamento por parte dos elementos do CA aos arbitros jovens? Responda quem souber ou quiser.E mandar observadores cujas capacidades e cohecimentos sao ainda menores que o dos arbitros para os ver que os arbitros evoluem?penso que nao e penso que nao porque se analisarem os relatorios de observaçao de alguns ( porque a maioria vai para os pavilhoes observar e nem um papel levam para tomar notas porque tem uma capacidade de memoria enorme)verificam que aquilo que la e escrito e de bardar aos ceus.Depois qual a motivaçao dos arbitros para apitarem quando nao recebem desde o 1º fim semana de Outubro e ha outros que todos os meses tem nas suas contas pelos menos 500 euros ... nao e muito mas ajuda.

Anónimo disse...

continuaçao....
Relativamente a questao levantada pelo Banhadas sobre os criterios de nomeaçao, composiçao de grupos ha aqui questoes tambem importantes
Quem esteve presente em Mafa ouviu o Presidente do CA dizer a boca cheia que so continuava no CA se o seu regulamento apresentado aos arbitros na reciclegem de Mafra fosse aprovado pois caso nao fosse ia embora. Ninguem sabe se o regulamento foi ou nao aprovado, agora o que se sabe e que a composiçao dos quadros de arbitragem para a epoca em curso foram feitos em funçao do dito regulamento e que ha altura nao estava nem de perto nem de longe aprovado e nem sequer tinha sido apresentado a direcçao da FAP o que faz com que o quadro actual nao tenho qualquer suporte juridico e seja completamente ilegal. Para ser legal teria que ser aprovado e so poderia ter efeitos na epoca 2011-2012. Para alem disso diz o regulamento de arbitragem ( e falo sempre naquele que para mim e o valido) que os primeiros classificados de cada grupo teriam que subir ao grupo superior. Perante isto vejamos : o 1º classificado do grupo A nao subiu porque terminou a sua carreira, logo a dupla imediatamente a seguir deveria ter subido o que na realidade nao aconteceu, diz tambem o memso que os ultimos classificados descem ao grupo inferior e todos sabem aquilo que esta estipulado nos regulamentos sobre castigos a arbitros cujo tempo limite ultrapassa os 30 dias. Acontece que essa dupla num dia desceu, e nesse mesmo dia e algumas horas depois voltou a subir por isso a pergunta ....para que servem as classificaçoes e os regulamentos? Pelos vistos para nada.

o comentarista

Anónimo disse...

continuçao II.....
Quanto ao nº de observaçoes estipuladas pelo ponto 1 do artido 41 do Titulo 15 do Reg arbitragem ele fala realmente em 5 sendo que so fariam media as tres melhores, mas como sabem o que diz o regulamento do Sr major e que os arbitros so tem tres observaçoes e contam todas ( sera que esse regulamento foi aprovado?)Ora se nao foi aprovado estamos perante mais uma falcatrua do CA da FAP.
Mas nao e tudo....falemos dos observadores e do que diz o regulamento
Diz o regulamento no seu Titulo 15, artigo 56, que so pode ser observador aqule que obrigatoriamente tenho frequentado uma acçao de formalao especifica e que tenham sido dados como APTOS. A pergunta que aqui fica e a seguinte: quantos observadores em funçao frequentaram o curso de observadores para poderem desempenhar as suas funçoes? Resposta: NENHUM isto porque nao houve qualquer curso de observadores e todos eles estao a observar sem terem qualquer curso, com excepçao do Fernando Branquinho que frequentou juntamente com o Rui Tomas metade do curso ministrado em Portimao, e nao o concluiram porque estavam igualmente a apitar. Portanto estamos perante mais uma ilegalidade do CA e do seu Presidente.
Portanto caros amigos este e o estado da arbitragem em Portugal e e o reflexo do CA e seus elementos que temos, pelo que perante isto os arbitros sao os menos culpados de tudo o que se passa na arbitragem. Os grandes e unicos cilpados sao o CA e os seus dirigentes e os arbitros sao aqueles que servem de bodes expiatorios para tudo o que de mau se passa na arbitragem. E altura de alguem com responsabilidades por mao nisto, porque um dia destes vamos assistir a uma desgraça com arbitros num qualquer pavilhao deste pais e ai a FAP e o CA vao limpar as maos como o tem feito ate agora

O COMENTARISTA

Anónimo disse...

Estou de acordo com a maioria das coisas que o COMENTARISTA diz.

É preciso repensar o andebol e rever o que está mal.

Rui Silva

Anónimo disse...

AMIGO " O CRONOMETRISTA "
COMO DIZIA O POLITICO QUE TODOS CONHECEMOS...
OLHE QUE NÃO DOUTOR... OLHE QUE NÃO
POIS QUE NÃO É BEM ASSIM...
«A pergunta que aqui fica e a seguinte: quantos observadores em funçao frequentaram o curso de observadores para poderem desempenhar as suas funçoes? Resposta: NENHUM isto porque nao houve qualquer curso de observadores »...
NO QUE RESPEITA A NÃO HAVER OBSERVADORES.
OLHE QUE ATÉ HOUVE O 1º CURSO DE OBSERVADORES EM GUIMARÃES ...
REALIZADO ENTRE: 17 e 18 MAIO DE 2008...
E ONDE ESTIVERAM ALGUNS ELEMENTOS
QUE FORAM QUALIFICADFOS
COMO OBSERVADORES NACIONAIS...

ISTO É SÓ REFERENTE A ESTE PONTO

QUANTO AO RESTO...

NÃO COMENTO !

PADRE AMÉRICO

Anónimo disse...

boa tarde sr padre americo
com que entao em Guimaraes houve um curso de observadores....muito bem....entao diga quem foram os abservadores presentes nesse curso ha 3 anos e que estao no activo ate como forma de esclarecimento tanto ao sr comentarista como a mim proprio

Quanto ao resto nao comenta.... porque ? nao lhe da geito,nao sabe ou e alguem de dentro da FAP e do CA ou a mando deles ....
olhe que eu estou de acordo com muita coisa que aqui e dita pelo comentarista

o olheiro

Anónimo disse...

Antes de comentar aprenda e leia aqui vai os nomesHenrique Conceição, João Costa, Manuel Moreir, Joaquim Mateus, Armando Pinho, Macau, João Castro, Vitor Santos e o antigo cronometrista do Porto estes em Guimarães no Algarve, Henrique Silva, Manuel Mendes Branquinho e mais não sei

Anónimo disse...

OLÁ "AMIGO"... « OLHEIRO »
EU DISSE QUE NÃO COMENTAVA O RESTANTE DO POST, NÃO É QUE NÃO ESTEJA DE ACORDO COM O QUE ESCREVERAM, MAS SIM E SÓ, PORQUE "NÃO COMENTO", OK !!!
QUANTO AOS OBSERVADORES APROVADOS E QUALIFICADOS PELO CDA DA FAP, NO 1º CURSO, REALIZADO EM GUIMARÃES, POSSO DIZER-LHE TODOS OS QUE LÁ ESTIVERAM, ESTEJA AGORA NO ACTIVO, OU NÃO, ...
«pois eu também lá estive»...
QUE FORAM:
ANTÓNIO AZEDEDO - ARMANDO PINHO - BRILHANTINO MOURÃO - DOMINGOS EVANGEL - FERNANDO BERNARDES - FERNANDO FERRÃO - HENRIQUE CONCEIÇÃO - JAIME FERREIRA - JOÃO CASTRO - JOÃO COSTA - JOAQUIM CABRAL - JOAQUIM COELHO - JOAQUIM MATEUS - JOSÉ DOS SANTOS - JOSÉ MACAU - MANUEL MOREIRA - ORLANDO RIBEIRO - PEDRO JOAQUIM - URBANO DIONÍSIO - VIRGÍLIO ROCHA - VITOR SANTOS - « E FORAM SÕ ESTES !!! »
DESTES TODOS, COMO DEVE SER DO SEU CONHECIMENTO, AINDA ESTÃO ALGUNS NO ACTIVO...
CERTO ???
ERA SÓ ESTE PONTO QUE ME QUERIA REFERIR.
CUMPRIMENTOS

PADRE AMÉRICO

Anónimo disse...

OLÁ "AMIGO OLHEIRO"
POIS EU, COMO DISSE ANTES, NÃO COMENTO O POST DO "cronometrista"... PORQUE NÃO COMENTO, apesar de concordar com tudo, quase na totalidade...
REFERENTE AOS ELEMENTOS QUE ESTIVERAM PRESENTES NO 1º CURSO DE OBSERVADORES, EM GUIMARÃES E QUE FORAM APROVADOS PELO CDA DA FAP E QUE ESTÃO EM FUNÇÕES, ALGUNS AINDA, SÃO OS SEGUINTES:
«próximo post»

Anónimo disse...

OLÁ "AMIGO OLHEIRO"
POIS EU, COMO DISSE ANTES, NÃO COMENTO O POST DO "cronometrista"... PORQUE NÃO COMENTO, apesar de concordar com tudo, quase na totalidade...
REFERENTE AOS ELEMENTOS QUE ESTIVERAM PRESENTES NO 1º CURSO DE OBSERVADORES, EM GUIMARÃES E QUE FORAM APROVADOS PELO CDA DA FAP E QUE ESTÃO EM FUNÇÕES, ALGUNS AINDA, SÃO OS SEGUINTES:
«próximo post»

Anónimo disse...

OLÁ "AMIGO OLHEIRO"
POIS EU, COMO DISSE ANTES, NÃO COMENTO O POST DO "cronometrista"... PORQUE NÃO COMENTO, apesar de concordar com tudo, quase na totalidade...
REFERENTE AOS ELEMENTOS QUE ESTIVERAM PRESENTES NO 1º CURSO DE OBSERVADORES, EM GUIMARÃES E QUE FORAM APROVADOS PELO CDA DA FAP E QUE ESTÃO EM FUNÇÕES, ALGUNS AINDA, SÃO OS SEGUINTES:
«próximo post»

PADRE AMÉRICO

Anónimo disse...

LISTA DOS OBSERVADORES QUALIFICADOS E APROVADOS PELO CDA DA FAP, EM GUIMARÃES:
António Azevedo
Armando Pinho
Brilhantino Mourão
Domingos Evangel
Eduardo Sousa
Fernando Humberto Bernardes
Fernando Ferrão
Henrique da Conceição
Jaime Ferreira
João Castro
João Costa
Joaquim Cabral
Joaquim Coelho
Joaquim Mateus
José dos Santos Lourenço
José Macau
Manuel Moreira
Orlando Ribeiro
Pedro Joaquim
Urbano Dionísio
Virgílio Rocha
Vitor Santos

A SEGUIR VOU DIZER-LE QUEM ESTAVA INSCRITO E NÃO COMPARECEU...

PADRE AMÉRICO

Anónimo disse...

OS ELEMENTOS QUE SE INSCREVERAM E NÃO ESTIVERAM PRESENTES NO
1º CURSO DE OBSERVADORES EM GUIMARÃES ...

FORAM OS SEGUINTES:

aDiamantino Lopes
João Moreira
Joel Pereira
Jorge Reis
Manuel Conceição
Marco Freitas

E AINDA: RUI TOMÁS
Que frequentou o curso, mas como convidado.

EU ESTIVE PRESENTE NESTE CURSO;
E SÓ O ESCLAREÇO, PELA SUA AFIRMAÇLÃO QUE NÃO HAVIAM OBSERVADORES QUALIFICADOS.

FIQUE BEM

PADRE AMÉRICO