gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Andebol de Praia 2011 - I

Falência da Política Economicista

Depois do texto que publicamos em 25 de Março de 2011, onde dizíamos nomeadamente “ Finalmente a FAP, como organismo máximo da modalidade, resolveu de uma vez, esperamos que de forma definitiva, regulamentar esta vertente da modalidade. Criou documentos de orientação, publicou regras, criou regulamentos específicos de provas, criou cursos para técnicos e árbitros, tudo bem. Mas como de costume, não se esqueceu da sua vertente economicista e vai de aplicar taxas completamente absurdas e exageradas, logo na sua primeira época, dando a sensação de que ou não quer que se pratique a modalidade ou só o vai fazer quem tiver muito dinheiro. “, Eis que a FAP através do seu Comunicado Oficial n.º 86 de 2 de Maio de 2011, suspende toda a actividade prevista para está época……..

Comunicado n. 86

“Considerando a ausência de inscrições de equipas para o Campeonato Nacional de Andebol de Praia, vem a Federação de Andebol de Portugal comunicar que foi determinada a suspensão desta competição, para a corrente época desportiva.

Mais informamos que está a ser analisada a criação de uma prova alternativa desta variante de Andebol, que será oportunamente divulgada.”
  • Não teria sido melhor reconhecer os exageros existentes nas taxas solicitadas e ter revisto toda a programação…
  • Não teria sido melhor procurar saber as causas da falta de inscrições, analisar os motivos e proceder em conformidade…
  • Será que vão continuar os programas de formação de técnicos e árbitros que estavam previstos…
  • Será que já começaram os cortes nos investimentos…
  • Será que ninguém na FAP, se lembra que esta variante da modalidade no nosso País e não só é uma variante de lazer e quando bem utilizada de divulgação da mesma…
  • E agora quem quiser organizar alguma actividade, como vai ser… Qual o apoio concedido pelas Associações…
  • Enfim muitas questões sem resposta.
O Formador

22 comentários:

Anónimo disse...

Agradecia que a Administração do Banhadas traduzisse o que pretende dizer com: "exageros nas taxas previstas". Se o objectivo é colocar o tema em discussão com seriedade, era bom que a Administração do Banhada facultasse elementos que entenda serem os correctos. Deixo um exemplo: o Banhadas entende que a inscrição deveria custar “y”, a arbitragem “y”, o seguros desportivos “y” e outros custos “y”. No total, comparando com as taxas da FAP, a inscrição deveria custar “ X”. Deveria o Banhadas também pronunciar-se sobre e a caução desportiva faz sentido ou não. Claro que tudo isto acompanhado o nome da respectiva Companhia de Seguros, para o seguro desportivo como da FAP: não para um seguro desportivo que dê para colocar dois pensos num traumatismo apenas, sem outro tipo de cobertura.
Segundo me diz omeu filho, na minha zona existem muitos jovens a querer jogar. Se fossem inscritos por um clube filiado na FAP, não pagavam caução e tudo ficava mais fácil, mas os clubes contactados não foram nisso, ou seja, não estão para assumir responsabilidades pelo que a cerveja possa provocar!
Mas eu continuo na ignorância, possivelmente há outras soluções, que eu desconheço mas pela certa o Banhadas sabe quais, por isso fico ansiosos à espera da Vossa resposta.
Claro que me podia identificar, mas não quero de forma alguma quebrar as regras que Vocês estabeleceram sob pena de adulterar as Vossas orientações, ou seja: comentário anónimo para blog. anónimo. Claro que vêm já aí os do costume dizer que é um mensageiro da FAP, mas por acaso é puro engano. Sou apenas alguém que há dois anos estava a ver um jogo de andebol com o meu filho de 14 anos e fui agredido, por estar no local errado à hora errada! Levei com uma garrafa que era destinada alguém que estava perto de mim e eu não sei quem! Nunca mais voltei a ser agredido porque nunca mas fui ver nenhum jogo, mas agora tremo de medo por saber que se houver equipa o meu filho quer jogar. Sem regras como dantes eu rezo para que não seja possível!
Cumprimentos

João Rola disse...

Em qualquer competição têm de existir regras, regulamentoe etc.
O que aconteceu neste caso foi que a FPA foi muito mais além (provavelmente fruto da política visionária que lhe é tão peculiar)e resolveu matar dois coelhos de uma só cajadada, se é competição temos de aplicar taxas.
Como os cofres estão vazios então quanto mais melhor logo como diz o povo enquanto o burro não se queixar é carregar.
Desengane-se pois quem pensa que esta treta do regulamento foi para elevar a modalidade, afastando os desordeiros e borrachões, impondo responsabilidade criando assim uma competição de nível.
Eu entendo que o ùnico objectivo, ou pelos menos o primeiro, foi criar receita suplementar.
Só que os tempos são de vacas magras, os clubles não foram na cantiga, boicotaram as inscrições e a prova morreu mesmo antes de nascer.
Ficamos á espera da tal prova de " consolação"

Anónimo disse...

gostava que o sr. anonimo das 20:08, me dissesse se estsva disposto a pagar a parte correspondente ao seu filho na inscrição de uma equipa, e em caso afirmativo , porque não se juntaram mais 9 e criaram uma equipa os custos para a idade do seu filho eram de 2000 euros por equipa. porque não fez???

John Pigeon disse...

E falta a Pamela, a jogar com duas bolas tamanho 4. Boa a análise a do economista-alvo de garrafas das 20:08. claro que o melhor será encontrarmo-nos todos na praia da caniçada e jogarmos umas andeboladas. Fica a custo zero e no final tem lá uma rolote de bifa as que é um mimo. Para o Torrinha há vinho verde de pressão.

Anónimo disse...

Subscrevo integralmente o comentário das 20.08: também acho importante que o Banhadas efectue a critica sempre que esta se justifique, mas que o faça de forma sustentada. Denuncie o que está mal e apresente alternativa. Deixo-vos aqui um exemplo: o meu clube pensou em organizar um torneio de uma semana, tipo torneio de verão, mas esbarrou em tudo quanto era sítio. Em primeiro lugar duas das companhias de seguros que contactamos cobravam 126 e 143 euros por atleta, com cobertura total de morte e invalidez. Para cobertura apenas de despesas hospitalares, uma queria 42€, outra 34€, só que este seguro era igual a nada! Passo seguinte, fomos informados por um amigo nosso do Governo Civil, que não sendo uma actividade regular da FAP, nem inscrita nos seus calendários, era considerado um espectáculo e enquanto espectáculo só uma empresa licenciada para o efeito poderia pedir a licença para o Torneio. Pedimos informação à FAP que nos confirmou tudo isto. Disseram-nos na FAP que autorizavam o torneio, mas este tinha que ter o suporte legal requerido pela lei. Tudo isto é decorrente da nova lei de que separa as actividades regulares das federações (provas oficiais) das restantes, relegando todas as outras para o campo dos espectáculos. Logicamente que desistimos da ideia.
Tenho muitas dúvidas que os diversos torneios que decorrem de norte a sul de do país tenham suporte legal. Mesmo que tenham seguro, se acontecer alguma coisa a companhia salta fora porque o torneio não está legalizado.
Todos os torneios de andebol de praia que decorriam nos diversos pontos deixaram de ter suporte legal, a única forma é a FAP integra-los no seu calendário de provas, assumindo a sua gestão, caso contrário só recorrendo a empresas de espectáculos, empresas estas que algumas autarquias já têm nas suas estruturas.
Agora coloco a pergunta: por acaso estão à espera que a FAP dê cobertura a torneios como os que se organizavam, onde nada nem ninguém era responsável por nada? Por acaso estão à espera que a FAP, entidade com utilidade pública organize provas com seguros de cobertura de despesas hospitalares? Por acaso estão à espera que a FAP associe o seu nome à festa das bebedeiras, permitindo que nos jogos intervenham atletas com altos níveis de alcoolemia? Esqueçam! É pena que o andebol não esteja nas praias. Na minha cidade costumam decorrer provas de basket, volei e andebol. O Volei arrasta multidões e é fantástico, o Basket é menos expressivo em termos de assistência mas também não dá problemas, o andebol dá pancada dia sim, dia não! Para isto, para conspurcar o nome do andebol, mais vale acabar de vez! Não há dinheiro? Não há vícios, não é?

Anónimo disse...

Ridículo a organização proposta pela FPA, sua direcção nos moldes que o fez? só uma saida se tivesse vergonha de tantos males que fazem ao andebol, demitirem-se ou serem demitidos em assembleia geral das associações ou por proposta do Secretário de Estado do Desporto.
É preciso ter a desfaçatez em roubarem os andebolistas para pagar taxas quem não existe em nenhuma parte do mundo e depois como ninguém se inscreveu, anularem a época desportiva.
Voltaram os caciques também no desporto e todos andam a mamar há anos no andebol e o que fizeram, quando fizeram e porque fizeram, ninguém sabe….

Anónimo disse...

"...Falência da politca economicista..."
Felizmente não é o Banhadas a administrar o andebol, se fosse, o titulo era o seguinte: Falência do andebol"!

Anónimo disse...

Ridículos o 1º e 3 comentários de gente da "gamela do poder" e que não reconhece os erros, são picaretas falantes e falam com a "voz do dono".
Quem não sabe, toca viola á porta da Basílica da Estrela, ou vai ao escritório do chefe da corporação pedir ajuda... senão andar a passear com os netos!

Anónimo disse...

caros amigos e dirigentes federativos, com o ordenado do Seleccionador M.O. 17 mil euros por mês vocês teriam o dinheiro suficiente para jogarmos o Andebol de Praia todo o ano.
Mas o Homem merece só para vos aturar...

Anónimo disse...

No caso de a FPA não ter dinheiro porque tem uma estrutura muito pesada peçam á TROIKA que eles numa semana dizem onde se deve poupar e ficamos todos bem.
Ou então solicitem ao Prof. Antonio canelas afastado pela FPA da liderança do Andebol de Praia para ele fazer uns fins-de-semana nas praias de espinho onde todos nos sentimos muito bem, há muitos épocas e não falta por gente de Lisboa….e vc s apareçam para entregar as taças na final. Tenho a certeza que o Canelas alinha nisso e por amizade e sem encargos financeiros.

Anónimo disse...

A administração do "Banhadas" atira pedras para o ar e espera para ver onde caem.
Os seus fiéis seguidores dão um jeito mas alguns estão estão sujeiros a que lhes caia em cima uma dessas pedras. Ou mais que uma.

Conde Montanelas

Anónimo disse...

Nao sei onde é que alguns senhores que andam aqui a comentar praticam andebol de praia.. eu jogo à 7 anos no circuito regeional do porto e raramente vi uma cena de pancadaria.. alias embora existam sempre algumas picardias dentro do campo, kuando acabam os jogam reina o fair-play e eskecemx o que se passou la dentro.. claro k em dezenas de equipas à sempre uma ou outra k vem para estragar a festa, mas pelo bom trabalho que a associaçao tem feito essas ekipas têm sido excluidax da modalidade.. e nao me digam ainda k o preço de 1500€ de ekipa é normal, se a isto juntarmx 4 a 5 fim de semanas a gastar em deslocaçoes e em alimentaçao estamx a falar em valores a rondar os 250€ por atleta se no caso a ekipa tiver 10 jogadores.. pra mim é insustentavel..

Anónimo disse...

Este ano, pelo que parece por ser a 10ª edição, temos 60horas de Andebol de Praia em Espinho em vez das habituais e espectaculares 48horas,a 60 euros a equipa...ora aí está um bom exemplo...

Anónimo disse...

Por isso é que temos a TROIKA cá para acabar com a MAMA de organismos que vivem dos nossos impostos.
Já pagamos impostos que cheguem.
Mande o seleccionado embora coloquem um português e a diferença vai permitir organizar um campeonato Nacional em que as etapas têm uma comparticipação ( o seguro da FAP para os atletas com CIPA )prémio monetário e o valor de inscrição das equipas nas etapas ou no campeonato deve ser ajustado ao custo da organização menos os patrocínios.
Agora não é por ter regras que as pessoas deixam de levar com garrafas até parece que não vêm os jogos de futebol nos estádios e levam com tudo.

João Rola disse...

Realmente os comentadores das 20:08e 00:15 têm razão eu esqueci-me que nos anos anteriores houve vários problemas em todas as provas.
Houve relatos, publicados em todos os orgãos de informação social, de imensos desacatos originados por atletas completamente bébados, roubos e agressões sem conta, obrigando mesmo á intervenção da polícia de choque.
A FPA para por cobro a esta pouca vergonha, que se vinha repetindo ano após ano, criou o famoso regulamento da competição.
Como em Portugal todos os praticantes de andebol de praia são desordeiros e bébados, a competição não registou inscrições.
Numa tentativa de aproveitar o enorme esforço dos seus dirigentes, programadores e eruditos técnicos a FPA irá adaptar o dito regulamento á participação de infantários, creches e jardins de escola. Durante a competição será implementada uma rigorosa inspecção de biberons, mamadeiras e afins de forma a garantir que nenhum atleta se apresente alcololizado durante a prova.

Anónimo disse...

Fico-me com 2 pontos do que já se falou, seguros e custos das equipas...

Por acaso alguém sabe ou tem a noção que na época passada durante alguns meses, não havia atleta nenhum segurado? sim a federação recebeu dos clubes não pagou à seguradora e os seguros estiveram suspensos... Palavras para que...

Quanto aos custos das equipas, uma equipa senior teria que entrar com 2500€, mas alguém se deu ao trabalho de explicar o que isto incluía? Alimentação, Alojamento, inscrição em etapas? Esta penso que terá sido a razão maior do fracasso da iniciativa.

De qualquer modo o andebol de praia não morreu, pois de certeza que este verão, iremos ter as praias de leiria, aveiro e porto, com muitas etapas regionais.

Anónimo disse...

Vivemos no caos, um pais que não está em guerra e tem tanto general e seus séquitos, carros de alta cilindrada, telémoveis de serviço (?) e motoristas para compras e festas, está tudo dito. No andebol estava a acontecer algo no de praia, mas eis que alguém descobriu que se podia ganhar muito. O resultado è a falência total do andebol de praia de forma descarada e vergonhosa.

Anónimo disse...

Caro comentador das 16:33 deixe que lhe diga que tem toda a razão.
Eu vivo numa freguesia que tem cerca de 3000 habitantes e onde o executivo ( 1 presidente, 1 secretário e 1 tesoureiro) gastou num ano 4900 euros de telefone e telemóveis.
Desta forma com esta cultura despesista e irresponsabilizada, só podemos estar como estamos.
No andebol o príncipio é o mesmo gastar á fava rota que alguém ha-de pagar.

Anónimo disse...

Há problemas com o andebol de praia?
Todos pá piscina, já!
O Mergulhador

Azeitona disse...

Caro Mergulhador, já há uma espécie de andebol de piscina.. chama-se polo aquático.

Mas à falta de melhor..

Anónimo disse...

Azeitona
Uma espécie de. Não é exactamente o mesmo.
De qualquer forma agradeço a observação.
O Mergulhador

Anónimo disse...

NO FUTEBOL A FIFA CONTROLA O FUTSAL E, É SIMPLES NO ANDEBOL DE PRAIA A FAP CONTROLA E QUER GANHAR UNS COBRES. PENA NÃO HAVER PATROCINIOS COMO O VINHO VERDE, ASSIM ANDAVAMOS TODOS ÁS TORRINHAS. ENTENDEM?

TÓ SURFISTA (NAZARÉ)