gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 29 de maio de 2011

PO06 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juvenis Masculino

ABC CAMPEÃO NACIONAL

Disputou-se este fim de semana em Braga a Fase final do Campeonato Nacional de Juvenis Masculinos da 1.ª Divisão, com a participação das equipas do ABC, Xico Andebol, FC Porto e Sismaria. Tendo-se sagrado Campeão Nacional a equipa do ABC que assim renova o titulo que já lhe pertencia.
Descidas de Divisão – As zonas de apuramento apenas terminam no dia 12-06-11.

O Noticias

62 comentários:

Anónimo disse...

Primeira reflexão,ABC campeão com inteira justiça.
Convêm não esquecer que esta equipa na fase de grupos nas primeiras 7 jornadas perdeu 3 jogos competindo directamente com o Porto, Sismaria e S.Bernardo.
À semelhança do que já tinha acontecido na época passada, com muito trabalho e dedicação, os resultados foram aparecendo e em crescendo.
Esta vitória deve servir de lição aos que acham que as camisolas também jogam (Porto), aos convencidos e arrogantes (Xico) e restantes eternos candidatos.
Duma vez por todos percebam que a chave do sucesso é trabalho, trabalho e trabalho.
O resto é folclore.

Anónimo disse...

Os Bracarenses estão de parabens,muito publico, entusiasta e ordeiro.ganharam os melhores,o xico foi levado ao colo pelo nº15, Santos que rebentou no 2º tempo, o ABC deu cartas com atletas iniciados

Anónimo disse...

Ganhou a melhor equipa sem dúvida.
Apenas foi pena que a fase final tenha ficado manchada pela presença de duas senhoras que se intitulam de arbitras e em nada dignificam o andebol nacional.
Parabéns ABC.

Anónimo disse...

O ABC vence e bem porque tem uma associação que lhe coloca a passadeira para poder vencer. Gostava de saber o que é que vocês valiam sem o peso do Augusto Silva!

Anónimo disse...

Ao comentário 29 Maio 22:12, não diga asneiras, elas vão estar num campeonato da europa, evento em que você não vai constar.

Anónimo disse...

Parabéns à jovem equipa do ABC, numa final praticamente de sentido único, onde a nossa equipa foi sem duvida a melhor. Destaque para os atletas, Tomás Albuquerque, Rui Rolo, pelo ABC e José Santos, pelo Xico.
Assim se vê a força do ABC.

Anónimo disse...

para o anonimo das 21:56

Ordeiro !!! nao deve ter estado no jogo abc-sismarias onde dois senhores arrogantes do abc , muito fortes!!!!!!!!!!!!!! deram 2 chapadas em senhoras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! dos sesmarias!!!!!!!!!!!!!!!!!! muito ordeiros

M.R. disse...

A grande nota foi a presença de muito público. Jogos com assistências de, seguramente mais de 1000 espectadores é relevante. O ABC ganhou bem com dois grandes destaques (Tomás e André Azevedo). Embora tenha dois iniciados no sete inicial é no global uma equipa mais velha do que o Xico e FC Porto. A fase final sendo jogada em Braga também ajudou à conquista. O ABC de Braga tem um grande trabalho de formação mas será que este jovens um dia entrarão em alguma equipa senior de top nacional? e os no FC Porto?? e os do Xico Andebol???. De uma coisa estaremos certos Braga e arredores é muito importante no andebol nacional quer pelo trabalho do ABC quer até pelo trabalho e o investimento de outros clubes e Escolas no âmbito do desporto escolar. Onde o ABC começa a falhar é nos horizontes.... e aí o FC Porto tem dado passos importantes. O ABC continua e acentua a passividade sobre a pesquisa de talento, esperando que naturalmente eles apareceçam nos seus pavilhões, o FC Porto procura selecciona e trabalha. Apontem nos vossos blocos de notas os nomes destes bravos atletas do ABC e do FC Porto e daqui a 5/7 anos procurem saber que é feito deles. O ABC de Braga é um grande clube de uma cidade que de há muito ama o andebol. Não esquecer que os feitos de hoje ainda a estão relacionados com os resultados dos anos 80 e 90 onde despontaram e abraçaram a modalidade os actuais treinadores residentes na cidade de Braga que são o verdadeiro motor de todos os feitos deste clube. Os treinadores que quase graciosamente trabalham no ABC ou em áreas periféricas de intervenção gerando paixões nos jovens e encaminhando-os para os locais de culto. O ABC de Braga tem titulos (muitos) mas está ainda longe de poder realizar um trabalho de top, um trabalho que tenha frutos a nível internacional formando atletas seguindo modelos de jogo internacional. Reflitam???? Voçês que afinal estão perto do salto, reflitam.... Voçês podem ter uma cidade de suportem não deixem que outras modalidades que parece quererem despontar vos ameaçem deixando frágeis os grandes treinadores que a cidade o clube e a região possui. Lanço daqui deste cantinho à beira mar plantado o verdadeiro apelo a grandes obreiros que dedicam dezenas de horas semanais em prol dos projectos de andebol desse burgo que eu servi durante alguns periodos altos da minha vida. Lanço apelo forte e correndo o risco de esquecer alguem não ficarei bem comigo próprio sem referir nomes como: o grande (pequeno) Raúl Maia, José Vieeeeira (Campeão a pulso), Jorge Rodrigues (O mestre e primeiro português a dar cartas lá fora, Jorge Rito(ver curriculum), Manuel Marinho(treinador no passado, director do presente), António Lopes (O melhor professor de portugal, Paulo Cunha(grande trabalho de registo no ISAVE e lançador de jovens), Gabriel, Nuno Cardoso(homem chave de aprendiz pedagogo e professor escolar), Jorge Rodrigues (Prof. carismático da ESCA e alma dos ISAVES, Balaios e 7fontes, Rui Barreiras (o professor e amigo verdadeiro disponivel nos lugares secundários mas alimentador de sonhos e gestores de insucessos naturais, Rui Ferreira (um grande amante do andebol algures em terras fafenses. João Ferreira (treinador da AAB e grande impulsionador do AAPL - o projecto que se está a afirmar nas terras de lanhoso onde de certo proliferá. Enfim agarrem o futuro. Esse cidade tem muito a dar melhorar e crescer... o futuro começa hoje...

Anónimo disse...

estao a queixarse das anas!!!! entao no jogo com o sismarias aquele lance nos ultimos segundos em que elas marcam 7 metros( bem marcados ) so faltou a desqualificaçao do vosso central o que ia implicar castigo para ele , la se ia uma mais valia para o abc no jogo decisivo

Anónimo disse...

Parabéns ao ABC.
Parece-me que é um campeão justo, e sendo eu treinador de uma equipa que aposta na formação, fico contente por ter vencido uma das equipas que melhor trabalha a sua formação, e com resultados evidentes.
Cumprimentos
Nuno Baptista
(Técnico da equipa juvenil do S.C.Espinho)

Pedro B Albuquerque disse...

Obrigado a todos os que foram ao pavilhão Sá Leite este fim-de-semana apoiar as respectivas equipas.

Assistiram a excelentes jogos de andebol ... electrizantes ... e renhidos (mesmo quando os resultados parecem não o comprovar).

Parabéns à equipa do FCPorto que soube resistir tanto quanto pôde a tanta adversidade. Ficar sem o Belmiro, o Diogo, o Carvalhais, ... e manter o coração e a cabeça nos jogos não é fácil. Ficar sem o treinador numa fase decisiva tem também custos.

Parabéns ao Sismaria que continua, época a época, a estar em fases finais de escalões de formação. Este é um objectivo importante para os miúdos. Crescem em três dias o que não é possível acontecer numa época de jogos mornos e de pouca motivação. As minhas desculpas pelos desacatos no final da partida com o ABC, mas "uma ou duas maçãs podres não tornam menos bela uma macieira". Acreditem que gostamos tanto de vos ter entre nós, como gostamos de ir a vossa casa.

Para o Xico, parabéns!. É uma equipa com jogadores excelentes, batalhadores, bem dirigidos pelo Eduardo, que perdeu um jogo e com isso um título. Vi crescer estes miúdos, já os vi jogar montanhas de vezes, têm "a raça de um vimarenense", mas não ganharam um jogo. Um jogo faz toda a diferença num título, mas um título não faz grande diferença num futuro no andebol.

Finalmente o ABC. Parabéns! Há muitos anos não assistia com tanta emoção a um conjunto de jogos de andebol. Ter dois filhos na mesma equipa acelera demasiado as emoções. Sei como trabalharam durante o ano. Sei com se prepararam para cada jogo. Sei como se uniram nos momentos de maior dificuldade. Sei como são um grupo de amigos. Como disse, ganhar é importante ... mas só é importante quando se percebe porque se perde. Vocês perceberam e dessa forma conseguiram ganhar.

Ganhar uma vez pode ser sorte! Ganhar duas vezes, acaso! Ganhar quatro vezes ... e imaginar que isso é mãozinha de terceiros, só pode "visto" por quem tem "cegueira mental".

Um pai "bi-campeão" nacional de juvenis!

Anónimo disse...

Parabéns ao ABC.
O que me leva a vir aqui não tem ligação com a fase final,mas com esta competição.
Observei este fim de semana dois jogos no Municipal da Maia.
O de Domingo Ismai-Cale PO06 e o de sexta á noite de Juniores PR 16 Taça de Encerramento Ismai - FCPorto arbitrados pela dupla André Rodrigues e Nuno Gomes.
Referido-me a este dois personagens,são de facto fracos e mal intencionados,misturando pequenos detalhes de jogo,com a condução normal de um jogo de andebol.
Na sexta-feira,o Porto viu-se privado de um atleta,sem que ele tenha cometido qualquer infracção que o justificasse,foi nitidamente perseguido por ter sorrido de uma decisão anterior...lamentável !
No Domingo,só faltou expulsar o pessoal todo do Ismai...um chorrilho de asneiras e claro os cartões para estes individuos é claramente um prolongamento da personalidade.
Eu fico preocupado,pelo que ouvi, um dia destes levam carga de porrada aí numa esquina qualquer e a culpa morre solteira.

Anónimo disse...

Duma vez por todos percebam que a chave do sucesso é trabalho, trabalho e trabalho.
O resto é folclore.

29 de Maio de 2011 18:56

Esta forma de falar do jogo, competição treino e aprendizagem, o TRABALHO palavra inadequada caro amigo.
Parabenso a todso so jovens que são o futuro da modalidade e o ABC mereceu ganhar, pergunto quantos jogadores fazem carreira desportiva no escalão seniores?
eEis a grande questão

Anónimo disse...

Inadequada porquê?
Só se não percebeu o sentido em que foi usada. Nâo conheço outra forma de crescer e singrar na modalidade.
Quanto à sua pergunta eu respondo, todos aqueles que se dedicarem à modalidade com paixão sacrificando a sua vida pessoal, e não precisam de ganhar campeonatos.

Anónimo disse...

Parabens ao F C Porto: plantel fantástico!Ou me engano muito ou 50% do plantel do Porto vai encaixar na equipa senior, pois reune os requesitos para isso. Perderam (ganharam experiencia) esta fase final mas nota-se que sao atletas para o futuro. Do ABC, Xico, Sismarias quantos chegarão aos seniores a um bom nivel? No Xico vi apenas o GR e o 15, no ABC talvez o pivot e o central, no Sismarias nenhum, ou pouco mais. Será que o ABC e Xico, que têm a mania que são boas escolas, aprenderam alguma coisa nesta fase final? Querem titulos na formação? Ao que consta a pressão directiva no Xico e no ABC para que se ganhe alguma coisa é enorme, por isso toca a trocar prioridades invertendo o que devia ser normal: acima de 1.80 fica no banco, abaixo de 1.80 tem que jogar!
Uma pergunta para os apioantes do Sismarias: os miudos que estavam a jogar eram vossos filhos? Vocês são sempre assim tão malcriados, tipo grunhos, sempre que assistem a jogos dos vossos filhos? Ainda bem que vos deram uns tabefes no jogo contra o ABC, que foi a maneira de vos enfiar na ordem! Espero que tenha servido de aviso, porque a continuarem a comportar-se assim, um dia destes, num pavilhão tipo S. Paio de Oleiros ou Fermentões não chegam a casa ficam mesmo pelo hospital mais próximo, porque voces são mesmo muito, muito,muito malcriados!

Anónimo disse...

Para quando uma fase final em campo neutro, num distrito fora dos das equipas participantes? O publico ajudou e muito o ABC.
De qualquer forma parabéns.

Anónimo disse...

Magnifico. Asisti este final de semana a uma das mais empolgantes finais que alguma vez vivi.
Como adepto do abc fiquei extremamente satisfeito com a nossa vitoria.Para ela contribuiram com mestria duas jovens promessas do nosso andebol,refiro-me ao tomas e ao andre. fiquei tambem muito agradado com a titude e desempenho de um ,atéagora desconhecido, jogador do xico andebol.este mostrou , para alem da sua inegavel qualidade,respeito pelos seus adversarios e por toda a involvencia do jogo.
No final do jogo tive a oportunidade de o felicitar,mas pretendo em publico mostrar o grande apreço pelo numero 15 do xico

Anónimo disse...

sabem quem não é ordeiro? as "senhoras" do sismaria que iam para o túnel insultar os atletas do abc, toda a gente viu. Os 2 senhores que se envolveram com a claque de leiria não tomarem a decisão mais correcta, é um facto mas também, um homem não é de ferro. ninguém é mais que os outros e se alguem quer ser respeitado, primeiro tem que respeitar.

Lirico, mas não cantor disse...

Pois é! Formação à Porto (ou Sporting) é ir buscar jogadores a Gaia, Leça, Espinho, Maia, Carvalhos, ... Leiria, Braga, Almada ... E fazer deles jogadores. De preferência com mais de 1.80 ...

Viver e formar o que aparece num clube de "provincia" que ganha porque os arbitros ajudam, o presidente da associação é da mafia, o publico faz barulhoma mais e intimida, as luzes do pavilhão ofuscam os guarda redes, o tunel é muito frio, a agua do chuveiro cai a conta-gotas ... é tão mais fácil de dizer.

Quanto ao futuro dos atletas ... Veremos quando lá chegarmos .... Mas seria curioso um campeonato da 1 divisão com os clubes a jogarem apenas com a sua formação ... Eu ia rir-me com estes comentadores ... E como a classificação seria diferente.

Bom dia disse...

Ou me engano muito ... Ou 50% do palntel do fcp vai acabar no Bela Cruz ou no Velasquez.

Pai de atleta esquecido do FCP disse...

O ponta treinador foi uma vergonha toda a epoca. Dixou no banco jogadores que deveriam ter jogado. Percebe nada e ainda por cima nao planificama aepoca sem saber que vai estar em tavira e comer ameijjoas durante a fase final.

Joao Bastos disse...

As aninhas são uma vergonha. Que vão apitar para a rua escura. Nem boas são para entreterem o publico com abanadelas.

Anónimo disse...

Grande fase final. O nível de jogo e o número reduzido de falhas técnicas atestam a qualidade. Parabens ao ABC. Braga tem um grande clube mas falha no andebol porque não deixa espaço para outros. Uma cidade como Braga deveria ter 2 ou 3 clubes. Os erros vão se pagar e já se nota no acompanhamento da equipa senior. Parabens e fantastico público

Anónimo disse...

Irritante esta crítica ao ABC. "Campeões mas sem atletas para os seniores." Isso até pode ser verdade neste ano, mesmo assim 2 atletas tem boas hipóteses de futuro. Mas essa ansiedade de dizer mal...desculpem mas é mesmo de má fé.
Desde 2004 ABC é 5 vezes campeão de juvenis e por apenas num ano não ser evidente atletas com maior futuro já está tudo a dizer mal.
Enfim...
O Porto sim está a fazer um grande trabalho...vai buscar os atletas que os outros clubes arranjam e agora recebem os louros.
E já agora mesmo assim dou-vos razão em termos de potencial de futuro. Os juvenis do ABC deste ano realmente devem ser para aí a 10ª equipa. Então e mesmo assim como é que se tornam campeões e e forma inequívoca?
Onde o dinheiro não manda mas sim o TRABALHO todos (selecções incluídas) ainda tem muito que aprender com o ABC e mesmo com o Xico. Talvez para o andebol nacional seja uma vergonha o ABC ter sido campeão.

Anónimo disse...

Eu sei quem são os 50% do plantel do Porto que no futuro farão parte do plantel de séniores do Porto. Tudo craques tipo chouriço de fábrica, feitos á pressão.
Só falta esclarecer que serão do plantel da equipa da clinica do Dragão, passam o tempo todo de muletas. Porque será!!

Anónimo disse...

O FC do Porto não foi campeão porque se anda a brincar aso treinadores desde o início da época, ora era o nomeado pela administração mas tb jogador titular dos Seniores, ora outro a ultima da hora e nestas idades são muito importantes os contactos jogadores e treinador, uma estratégia sem sentido e com influencia nos resultados desportivos.
Alguém com responsabilidade anda a brincar aos andebóis e pena é que vários atletas juvenis do Porto podem a curto prazo fazer parte do plantel sénior.

Anónimo disse...

ABC mereceu e deslumbrante ver qualidade da do último jogo. Digno de registo. O futuro destes jovens??? verdadeira incognita... Não me parece fácil por questões antropométricas. Senhor Albuquerque parabens pelo seu comentário de elevado nível. ABC merece por todo o trabalho efectuado.

Anónimo disse...

Uma questão???? Porque não trasnmitiu a FAPTV jogos desta fase final???? Parabens aos de Braga. Braga mantem-se no top da formação mas desce todos os dias no âmbito dos seniores. O andebol está a ficar controlado pelo dinheiro e Braga só pensa futebol. A responsabilidade é alargada e passa também pelo monipolismo da autarquia.

Anónimo disse...

Como alguém já disse acima, o principal objectivo da formação, em termos desportivos, é formar atletas para que possam singrar nos séniores. à excepção do Porto, todos jogam para os resultados na formação e não para moldar jogadores para o futuro. Do ABC campeão nenhum será grande jogador nos seniores. Faltam as características físico-atléticas que fazem os atletas de elite. Vê-se um Rolo nos seniores que não marca golos de 1º linha (é baixo e sem poder explosivo), um Rosário que é alto mas franzino e com debilidades técnicas evidentes (compare-se com o Gilberto Duarte),... Concordo com o escrito anteriormente: veremos quantos atletas do ABC e do Porto serão jogadores de elite nos seniores.

Anónimo disse...

Sim porque o Gilberto foi o Porto que o criou....
O Porto não é obcecado pelos títulos?
Vejam as declarações de à um ano atrás do Obradovic: "para o ano queremos ser campeões em séniores, juniores e juvenis".
O Porto não é obcecado pelos títulos?
Pois não é. O que é um facto é que os treinadores dos juvenis do Porto (Luís e Marco)que nos últimos anos tiveram nas fases finais e sempre com atletas de potencial (ou seja, com o trabalho devidamente bem feito segundo o que alguns aqui dizem), foram mandados embora pelo clube. Não percebo é porquê. Se tinham atletas com potencial e os campeonatos não são importante, porque terá sido? Estes melhor não fizeram.
Este ano tomara o ABC ter atletas que o Porto tem, que o Sismarias tem, que o S. Bernardo tem, que o Benfica tem, que o Ags. Santas tem, etc... Agora questionar a maneira de pensar no ABC...? Toda a gente sabe que há carências antrpométricas no ABC (juvenis) mas é um ano isolado. Desculpem mas há aqui muita gente que não sabe mesmo o que diz

Anónimo disse...

As deficiências antroprométricas podem corrigir-se desde que os clubes saibam o que estão a fazer e os atletas estejam dispostos a trabalhar para tal.
Deixo uma pergunta, se um atleta abdica do seu tempo livre para sair com os amigos, noitadas, tabaco, namorar etc. e opta por treinar duas a tres vezes no ginásio o que ganha com isso no clube?
NADA.
Para os clubes basta que seja alto remate com força, ainda que falhe o dobro do que acerta, basta.
Conheço um clube cujo treinador disse aos atletas que passasem a comer mais para aumentarem de peso para corrigirm essa falha antropométrica.
Que tremenda burrice tudo os atletas conseguiram foi aumentar a percentagem de massa gorda algo do mais prejudicial que existe para um atleta quer no presente quer no futuro.
O aumento de peso, de facto muito importante na modalidade, tem de ser conseguida apenas e só pelo aumento de massa muscular.
Um atleta de nível internacional tem de ser construido desde o primeiro ano de Inicados, praticar musculação e adquirir hábitos alimentares saudáveis desde os 13 anos, e sobretudo apurar aspectos técnicos e tácticos.

Um ex treinador

Anónimo disse...

A sorte do ABC é que a cidade de Braga está bem apetrechada de treinadores, esses sim os grandes responsáveis por estes sucessos. E mais, pouca gente no pais trabalha como os treinadores de Braga pelos valores que eles recebem de remuneração. Obs: Remuneração essa que depois é entregue à FAP e aos hoteis e restaurantes para realizar a formação de grau 4. Surrealista

Xico Guima disse...

Parabéns ao FCP pela formação que apresenta e pelos reflexos que isso tem na equipa sénior. Basta rever as fases finais de há 8 anos atrás ... e quem não se lembra do Dario, Grilo, Spinola, Inácio Carmo, Quintana, Laurentino, Augusto Pedro, Wilson ... a jogarem por aquela maravilhosa equipa de juvenis do FCP que foi campeã nacional da 1ª divisão virtual!

O melhor preditor do que estes miúdos vão valer no futuro ... é o futuro. E o que mais lhes pode valer no futuro ... são os estudos. O resto é música para entreter distraídos.

PS: Parabéns aos meus juvenis que mesmo sem ganharem (parabéns ao ABC!...) se batem como "afonsos".


Ora vejamos a formação do FCP e os reflexos na sua equipa sénior: Dario (ABC), Spinola (Belem), Grilo (SBernardo), Inácio (SBernardo)

Anónimo disse...

A comentário do Senhor, repito Senhor Albuquerque, é de facto esclarecedor quanto a uma forma de estar completamente sâ e liberta de complexos.
Penso que devemos todos reflectir com este exemplo e ajustarmos a nossa forma de participar directa ou inderectamente no andebol.

Vimaranes.

Anónimo disse...

Correção: o Inácio Carmo foi formado na Sismaria!

João Rola disse...

Caro Xigo Guima então o senhor naõ dizia que a sua equipa era de certeza campeã este ano?
Esta a ver como eu tinha razão.
Quanto ao Porto gostei da sua análise , tiro o chapéu.
Efectivamnte dá vontade de rir quando se diz que naquele clube se faz formação.Melhor só quando diziam, para justificar os milhares que recebiam da Camâra, no tempo do outro senhor, que faziam serviço público ao tirar os jovens da rua e dos riscos da má vida.
A formação no Porto faz-se em sacar jovens nos outros clubes ainda que alguns acabem por ser enganados.

Anónimo disse...

boa noite a todos, a minha intervenção vai se dirigir ao assunto da confusão que houve em relação aos adeptos do Atlético Clube da Sismaria ( sim porque se todos os outros clubes são identificados pelos seus nomes veredictos ou por siglas que denominem esses mesmos, parem de chamar "sismarias" ao ACS). As pessoas em volta do ACS, trabalham por dar as melhores condições aos seus atletas para alcançarem feitos como este, alcançar uma fase final de um campeonato nacional da 1ª divisao e de seguida alcançar o titulo tao desejado, as pessoas que trabalham e se esforçam todos os dias pelo ACS tem garra e ambiçao, mas é uma garra pura e sem maldade. Mas todo o ser humano tem limites e é dificl para todas estas pessoas, que dedicam quase 90 por cento da sua vida a este clube, verem constantemente em fases decisivas de alcance do seu grande objectivo, esse mesmo ser albarroado por interesses ou por títulos encomendados...já são muitos anos em que isto acontece, sim porque o ACS tem estado sempre nestes últimos anos nos patamares mais altos do andebol de formação e nao é por acaso que é Centro de Formaçao Oficial da FPA. com isto termino dizendo que é normal que as pessoas quebrem o seu limite e as agressões nunca foram a maneira mais facil de quebrar esse limite. Ha que saber ser "grande" e o ABC nao soube ser grande nesta situação. SO quero que olhem para o ACS com outros olhos que continua a formar atletas de qualidade, como é sua tradição, todos os anos atletas saiem apos o termino da etapa de formaçao para os chamados " grandes clubes" Pedro Soares e Frederico Malhao sairam para o SCP o ano passado sendo estes atletas da Seleçao NAcional de Juniores B, Diogo Batalha saiu para o S.Bernardo e este ano espera-se que muitos outros atletas continuem as suas carreiras em grandes clubes, graças a formaçao do ACS. Se o ACS tivesse outro tipo de meios economicos estaria hoje ao nivel de um ABC nao se esqueçam.

antonio cunha disse...

A melhor equipa é sem duvida o FCPorto, mas o que se passou durante toda a época relativamente á presença ou não presença do treinador pago para isso e com habilitações especificas foi RIDICULO E VERGONHOSO.
Umas vezes aparecia aos reinos outras nem treinos nem jogos e como podem os futuros atletas da equipa sénior seguirem um caminho coerente e seguro.
O que se passou na fase intermédia em Guimaraes em que estiveram presentes tr. Ricardo Moreira e Obradovic e na fase final nenhum dos dois porque estavam em Tavira a disputar a Taça de Portugal e quem foi com a equipa juvenis, Carlos Martingo ?
Claro que os resultados podiam ser outros ou os mesmos mas não se pode andar a brincar aos treinadores, perguntem aos jogadores.
O nosso Clube não pode andar assim porque não é assim que se dirige uma departamento de excelência como é o do F.C. do Porto.
Foi pena tanto amadorismo...

António Soares disse...

Meu caro amigo do ACS,
Percebo bem o que diz sobre o esforço que os pais dedicam aos seus filhos e respectivos clubes no alcance de determinados objectivos. Concordo que todos devem ser tratados com respeito.

Discordo das encomendas de que fala. Não esgrimir argumentos no campo que permitam uma vitória clara não é desculpável com delirios de perseguição. Li o seu treinador que a um jornal de Braga refere que jogou contra mais do que 7 no jogo do ABC.

Concordo com ele! Jogou contra sete, mais os fantasmas das derrotas do ACS em Braga, mais alguns atletas (Tomás, Rolo e André) do ABC que nesse jogo pareciam ser a dobrar.

Todos queremos ganhar. Todos temos essa ambição. Não deixemos que se nos tolde a racionalidade.

Quanto ao sururu final ... há culpas de parte a parte ... ou já se esqueceu que levei um banho de uma senhora de meia idade (ou mesmo idade inteira) que resolveu arrefecer os animos com água?

Abraço,
António Soares (adepto confesso do ABC)

Xico Guima disse...

Caro JRola,

Ultimamente tenho andado mais calmo nas minhas análises. Estou a guardar o vinagre para o ano que vem. O meu figado está a dar de si.

Quanto ao FCP estamos falados. Vamos ver quem vão buscar este ano (apostas: Leite do Infesta, Marco do AAS, Gilberto2 dos Carvalhos, e se pudessem iam buscar algum ao XICO e ABC ... mas é dificil).

Anónimo disse...

Dos Juvenois não sei mas dos Inciados o Porto terá já aliciado dois jogadores do A.Santas, Cavadas e Martins.
A ser verdade fico com pena, dos miúdos, porque é a pior coisa que lhes pode acontecer.

António Costa disse...

O título conquistado por esta equipa de juvenis do ABC parece que deixou muita gente com azia. No início da época ninguém dava nada por este miúdos e mesmo o apuramento para a fase seguinte parecia uma miragem. Da equipa campeã do ano passado só ficaram 2 atletas. Depois havia os atletas da equipa B, que nos anos anteriores da sua fase de formação raramente foram 1ª opção dos seus treinadores. Por fim, estavam a chegar a este escalão alguns atletas, que embora com valor, porque tinham acabado de ser campeões de iniciados só com vitórias eram ainda muito "verdes" para fazer algo de positivo neste campeonato e representar dignamente a equipa campeã em título neste escalão. Atletas de selecção? Não havia. Mas, também não fazia falta.
Foi com estes jogadores que o treinador José Vieira teve de trabalhar. O início de época foi duro com 3 derrotas na 1ª volta que parecia hipotecar o futuro. Mas, o trabalho e a dedicação diários do seu treinador e de todos os atletas fizeram ir buscar forças aonde ela parecia já não existir. Jogo a jogo, via-se a equipa crescer. Cada vitória conquistada era um jorro de energia que mais força dava para seguirem em frente. Assim eles foram crescendo ao longo da época, até atingirem o patamar de excelência apresentado nesta fase final. A vitória do ABC é inequívoca. Só quem estiver de má fé é que pode dizer que o ABC não foi a melhor equipa entre as quatro presentes nesta fase final e que foi em qualquer dos jogos beneficiado pela arbitragem ou pelo factor “casa”. Muitos dirão que o objectivo da formação é trabalhar para poder fornecer atletas para a equipa sénior do seu clube. Este é um facto. Contudo, eu acho que formação é muito mais do que isso. É muito fácil escolher os melhores atletas de outros clubes, juntá-los e iniciar um trabalho com matéria-prima de qualidade e no fim dizer-se que se tem uma boa formação. O trabalho desenvolvido este ano pelo José Vieira, em pegar em atletas que a generalidade das pessoas entendidas não auguravam grande futuro e conseguir torná-los campeões é fantástico! A soma do seu colectivo foi claramente superior às suas individualidades. Isto é que é a verdadeira formação! Eu que tive o privilégio de acompanhar estes atletas ao longo desta época, posso afirmar que eles nunca irão se esquecer desta lição para as suas vidas. Com trabalho, dedicação e muita humildade eles conseguiram chegar aonde nunca tinham pensado. Parabéns a todos os que contribuíram para este sucesso.

Anónimo disse...

1 de Junho de 2011 12:43

Alguem anda a falar por mim?
ADC

Anónimo disse...

Com um vencedor justo e perante várias circunstâncias da organização no seu próprio campo o ABC conseguiu levar de vencida a fase final. Nestes escalões o importante para além das vitórias que ajudam a formar é saber quantos atletas conseguem fazer carreira desportiva no futuro.
Existem um bom grupo de atletas nas equipas presentes que podem de facto chegar lá. Parabéns aos responsáveis dos Clubes, treinadores e familiares dos jogadores.

Anónimo disse...

A mobilidade dos atletas jovens é normal desde que seja para treinarem bem e crescerem na competição e não no banco ou na bancada.
As rotinas são fundamentais para a motivação dos novos praticantes.Os melhores atletas procuram os melhores clubes ou os deu clube de coração no andebol, Porto, Benfica, Sporting, Belenenses,ABC,Gil Eanes, Aguas Santas.
Que as transferências sejam feitas com fair play

Anónimo disse...

Um boa fase final e com um vencedor certo tudo perfeito, Braga, Flavio Sá Leite ABC campeão. Abraço ao Treinador do ABC José vieira, que tem pernas para andar como treinador e condutor de jovens.

Anónimo disse...

A pouca vergonha ainda não acabou.

Como é possível no jogo de domingo ACS-FCPorto o Sismaria levar multa de 250€ devido ser reincidente a "O clube cuja equipa impeça o árbitro de dar início a um jogo à hora marcada, ou de dar ordem de reinicio a um jogo dez minutos após o termo da primeira parte" se o jogo COMEÇOU a HORA MARCADA e se na 2ªParte a última equipa a chegar ao recinto de jogo foi o FCPorto.

Realmente vale a pena o esforço e a dedicação dos Clubes e pessoas à modalidade.

Anónimo disse...

A vergonha continua:

Caniço suspenso 4 jogos porque????
Para impedir que o ABC seja campeão de Juniores???
Ser campeão em infantis, iniciados, juvenis e juniores na mesma época deve ser algo dificil de engolir

Anónimo disse...

Continuo a afirmar Braga é capital do andebol porquê?
Como pode ser capital tendo 500 mil habitantes e apenas um clube de andebol. Capital significa vida, muitos praticantes, muita actividade associativa muita dinâmica e muitos pavilhões a funcionar. Volto a reforçar Braga ganha porque tem grandes treinadores. No ABC estão bons mas também lá existe coisa fraca e bem fraca.

NAP disse...

Parabéns ao ABC por mais um título!

Núcleo de Andebol de Penedono

Anónimo disse...

Para os incultos e para aqueles a quem a azia não passou deixo aqui a análise da minha parte que passa também por ser a minha modesta opinião:
1. a cidade de Braga tem 177 mil habitantes e não 500 mil habitantes. Além de só haver uma equipa de andebol, temos uma forte característica no andebol escolar. Temos o Isave/Maria Balaio como formação de Braga visto que efectuam transportes da Póvoa que é a cerca de 15 Km de Braga. Temos ainda Guimarães pertencente ao distrito de Braga que fica a cerca de 20 Km do centro da cidade. Por isso num raio de 30-40 Km encontrámos várias equipas. Se poderia haver mais? Claro que sim. Infelizmente cada vez mais a dificuldade de gerir uma equipa nacional.
2. Não tenho dúvida nenhuma que ganhou a melhor equipa nacional no âmbito dos Juvenis. E isso foi provado ao longo de toda a época, e basta olharmos para trás: derrota no Sismaria no primeiro jogo campeonato totalmente desfalcados, e depois duas vitórias implicadas de forma convincente em Braga. Contra o Porto derrota por um que por acaso pendeu para o Porto mas podia ter caído para o ABC. Depois em Braga uma vitória esmagadora e um empate. O Xico podia ter conseguido alguma coisa, mas não tem andebol para esta equipa do ABC.
3. Querem dar todo o mérito de uma vitória de um CAMPEONATO NACIONAL a dois jogadores apenas? Vocês estão a brincar certamente? Querem só dar o mérito ao treinador? Agora querem dar o mérito a mais quem? Às outras equipas que jogaram mal? Não me venham com essas histórias. Dou o mérito ao Tomás e ao André que são excelentes jogadores, mas destaco outros que nenhuma das outras equipas tem ao nível deles: Nuno Silva, Vasco Areias, Cláudio Liberalli, mesmo o Rui Rolo que além de iniciado se bate igual com todos os outros. Por isso não me venham com essas histórias de que nenhum deles chegará a séniores, porque vocês não sabem isso. Porque se jovens de 1,95 e por aí à volta e com cerca de 16 ou 17 anos, campeões nacionais não têm tudo para singrar nos séniores se bem trabalhados e com a dedicação necessária da parte deles então meus caros ninguém consegue.

Parabéns ao ABC de Braga - equipa de juvenis.
E já agora não deixem de dar o mérito aos pais destes jovens visto que foram eles quem financiaram toda a fase final com uma parte também viabilizada pelo ABC de Braga, visto que a AAB patrocinou com zero esta fase final.

Cumprimentos
Pedro Silva

António Soares disse...

Obrigado, Pedro, por colocar no lugar quem acha que o ABC é um clube de bairro.

è tão fácil dizer mal quando se tem a barriga cheia e se vive nos meios onde abunda tudo ...

Mão atenta disse...

Está conseguido o que queriam. Os Juniores do ABC perderam ... porque não tinham o Sérgio ... e porque os "séniores" são mas "estrelinhas". Pensava que já tinhamos aprendido na fase final de Aveiro com o Fábio, o Rolo, o Tiago ...

Anónimo disse...

Está a tentar criar-se a ideia de que a equipa do ABC venceu o Título Nacional de Juvenis porque possuía uma equipa globalmente mais velha do que as equipas directamente suas adversárias na Fase Final de Juvenis.
Essa é uma ideia sem qualquer fundamento se atenderem (e fizerem as contas, claro) a que:

Equipa do ABC - 6 atletas nascidos em 1993, 2 nascidos em 1994, 4 nascidos em 1995 e 2 nascidos em 1996;

Equipa do Xico Andebol - 2 atletas nascidos em 1993, 10 nascidos em 1994 e 2 nascidos em 1995;

Equipa do FC do Porto - 7 atletas nascidos em 1993, 2 nascidos em 1994 e 5 nascidos em 1995.

Considerando os atletas utilizados na Fase Final, se fizerem as contas (considerando o ano de nascimento e desprezando o mês de nascimento para simplificar o calculo) verificarão que, embora as diferenças não sejam significativas, a equipa globalmente mais nova é a do ABC de Braga, seguida da equipa do Xico Andebol, sendo a equipa "mais velha" a do FC do Porto.

Acresce referir que a equipa do ABC utilizou simultaneamente, em largos períodos da competição, 2 atletas nascidos em 96 com atletas nascidos em 93 e/ou 94 e/ou 95.
Por curiosidade, a equipa do Xico jogou habitualmente com os seus 2 atletas de 93, 4 ou 5 atletas de 94 e 1 ou 0 atletas de 95.

Anónimo disse...

e no lance imediatamente anterior, na área oposta em que deveria ter sido assinalado livre de 7 metros pelo facto do atleta do sismaria ter saltado para dentro da área e defendido dentro da área. deveremos agradecer às incompetentes da Anas não terem marcado nada?

Anónimo disse...

Era muito interessante saber quantos jogadores formados no ABC de Braga jogam nas equipas da 1ª Divisão Nacional de Seniores, não era?
No Porto, no Benfica, no Sporting, no Horta, ...

Também era muito interessante verificar onde estavam a "fazer a formação" os juvenis do FCP na época passada... não era?
E na época anterior?

Muitos deles transferiram-se para o Porto com o sonho de serem Campeões este ano.
Mas que grande desilusão. Qualidade individual não lhes falta, falta o resto.
Alguém para fazer deles uma equipa... para os "formar" na capacidade de partilha, na humildade e na solidariedade.
Sem isso nunca chegarão à equipa sénior.
Falta saber se lá chegarão ou se serão descartados à medida que forem subindo de escalão.

Também ouvi dizer que o FC Porto já andava a perguntar a atletas juvenis do ABC (que não têm as ditas características antropométricas, mas que vão estudar para a Universidade do Porto) se pode contar com eles para jogarem pelos juniores na próxima época...



PS - a propósito, o importante não é ganhar os Títulos, é participar nas Fases Finais, nas competições de qualidade. Certo. Mas não há nada de antipedagógico ou anti formativo em conquistar os Títulos quando se reúnem as condições para isso. A perseguição desse objectivo "é a luz que ilumina o caminho", a motivação para o esforço e para os sacrifícios que é necessário fazer quando se quer conquistar algo que é cobiçado por muitos.
Essa conversa da inversão (ou subversão) das prioridades mais parece desculpa de mau perdedor... os outros ganham porque usam os "baixotes" e nós perdemos porque usamos os "gigantones"? Numa modalidade em que todos os treinadores procuram talentos inatos, com as características mais propícias para o sucesso, esse argumento é brincadeira. Não é?! Só pode se brincadeira ou mau perder.

O ABC ganhou e ganhou muito bem com os atletas que tinha, formando com esses atletas a melhor equipa nacional de juvenis da época de 2010-2011 (Andebol é jogo colectivo ou não?!) e, para atestar esse facto, o Título Nacional da Categoria, que todas as outras equipas desejavam conquistar, é oficialmente do ABC de Braga.
Caros amigos, dores de cotovelo não se curam com má língua, curam-se com analgésicos.

Anónimo disse...

Há que saber salientar as diferenças entre uma EQUIPA, e um conjunto de atletas, e sem duvida que a melhor equipa foi o ABC. O FCP até pode ter melhores individualidades, mas o andebol é um desporto colectivo.

Anónimo disse...

Obrigado caro anónimo que me precede. Estava a ver que só eu pensava dessa forma...
É que o "melhor lote" de atletas já carrega um longo historial de de pré-vitórias inequívocas que têm redundado em derrotas "inesperadas" e parece que ninguém percebe porquê, nem se preocupa em alterar a situação.
É que isto de ter muito potencial mas perder tudo em infantis, perder tudo em iniciados, perder tudo em juvenis e quem sabe vir a perder tudo em juniores não pode ser a melhor forma de formar jogadores para chegarem às equipas seniores com dinâmica de vitória, pois não?!
É claro que a melhor equipa foi a do ABC e, diga-se, que neste critério a 2ª melhor equipa foi a do Xico Andebol e, considerando o potencial individual dos atletas, a 3ª melhor equipa foi mesmo a do Atlético de Sismaria.
É claro que esta opinião vale o que vale, dirão com legitimidade que não vale nada, mas o que é um facto é que os jogadores da equipa de juvenis do FC Porto têm já um longo curriculum de desaires na sua formação e não lhes faria mal nenhum às suas formações jogar em qualquer uma das restantes equipas finalistas para aprenderem a importância do jogo colectivo.
Boa sorte para o futuro e para o ano há mais... e melhor!

Anónimo disse...

O ABC ganhou porque teve de ganhar , porque foi sem duvida o melhor clube naquela final , sem querer dizer que as outras equipas nao são boas , porque são ! Para mim o ABC é forte , lutador , destemido e mostrou isso ao tornar-se campeão de Juvenis ! (:
FORÇA ABC !

Anónimo disse...

ABC justo campeão, tudo bem. Queria ver era se o Belmiro Alves jogasse, se corresse como na Fase final de juniores onde é que o Porto metia o ABC, Xico e quem lhe aparecesse á frente, queria ver...
O Sismaria tal como o porto são formações honestas que se preocupam com a evolução dos atletas, agora isso para os lados de braga é so querer titulos.
Cumprimentos a todos dessas equipas de braga que daqui a 5/6 anos vao jogar na seleção senior! 0 AHAHAH

Anónimo disse...

Ainda bem que aparece anónimo aí no teu nome. Que é o que tu és. Um anónimo. Não sabes do que falas e falas mal ainda por cima. Queres ver que vai ser o Belmiro que vai estar na selecção daqui a 5/6 anos. Se já nesta idade não se aguenta nas canetas quanto mais daqui a alguns anos. O Porto só ganhou um jogo ao ABC e por um. E tem melhor equipa? onde? Não percebes peva disto. O ABC joga com jogadores da cantera, e o Porto? Vai buscá-los a quantos clubes?

Vejam as coisas como elas são. Ou este título também é devido à AAB e ao Augusto?

Melhor escola de formação nacional, e nunca o Porto estará perto desse nível. Porquê? Porque esses sim só querem títulos e não formar valores pessoais.

Fernando Silva

António Silva disse...

"ABC justo campeão, tudo bem. Queria ver era se o Belmiro Alves jogasse, se corresse como na Fase final de juniores onde é que o Porto metia o ABC, Xico e quem lhe aparecesse á frente, queria ver...
O Sismaria tal como o porto são formações honestas que se preocupam com a evolução dos atletas, agora isso para os lados de braga é so querer titulos.
Cumprimentos a todos dessas equipas de braga que daqui a 5/6 anos vao jogar na seleção senior! 0 AHAHAH"

O meu caro amigo, por acaso, conhece a fábula da raposa e das uvas?! Uhhhhmm?!

Pois fique a saber que "não é uma andorinha que faz a primavera", "não é uma árvore que faz a floresta" e, quem sabe, "não é um jogador que faz a equipa".
Com todas as qualidades que possui e lhe são reconhecidas, a verdade é que na Fase Final da época passada esse jogador fartou-se de correr...
...atrás da bola.

Como pai de atleta juvenil do ABC posso dizer-lhe que a minha preocupação é que daqui a 5 ou 6 anos o meu filho esteja a acabar um curso superior com o mesmo nível de sucesso com que agora joga andebol.
É que os outros são "melhores" e até já se sabe que irão chegar à selecção nacional, mas ele é que ganha o que há para a ganhar.
Por mim está bem assim e pode assim continuar.

Passe bem.