gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Analise Das Equipas da PO01 – VII

Dando continuidade a analises que têm vindo a ser publicadas, hoje efectua-se a última publicação. Será de todo o interesse referir, que estes textos reflectem a opinião dos autores, e pretendem ser efectuadas com um princípio de equidade, sem pretender de qualquer forma defender, atacar ou promover qualquer clube ou atleta.

S.BERNARDO

Ricardo Tavares, viu-se ao longo do seu percurso no clube ficar sem atletas como Inácio Carmo, Nuno Grilo, Telmo Ferreira, Jorge Sousa, José Coelho ou Carlos Martingo. No lugar destes surgiram atletas de grande potencial mas sem andamento e experiencia, e atletas oriundos dos clubes secundários da região de Aveiro. Ora como os milagres não sucedem ao ritmo destas saídas, o técnico viu-se desarmado, e ainda para mais, a juntar a estes problemas, as dificuldades de tesouraria não proporcionam as condições para se trabalhar de forma séria e exigente.

A luta pela permanência foi muitas vezes posta em causa, mas no final, um conjunto de atletas jovens tiveram a força anímica lutar honradamente até ao último jogo. Pensamos que se deve olhar com atenção para alguns dos jovens do plantel e ponderar a sua inclusão em projectos mais ambiciosos. Há atletas internacionais jovens que parecem ali estagnados (Pedro Maia é o exemplo mais claro) ainda que alguns se tenham destacado como João Pinto, que aproveitou a oportunidade de “rodar” num clube mais pequeno para se assumir. Ressalvamos ainda o crescimento que o ainda junior Daan Garcia tem mostrado ao longo dos dois anos de convivência com Ricardo Tavares, e do pivot Nuno Carvalho sobre o qual temos de admitir que não será hipótese para os grandes, mas que, com percentagens de concretização impressionantes para a idade e estatura não deveria ser esquecido por alguns técnicos de outros clubes da 1ª divisão… principalmente para os lados da Maia…

Balanço: sem ovos não se fazem omeletas, e o S.Bernardo não partia certamente com grandes ambições. A manutenção (mas principalmente o fim do campeonato) permitiu a todos respirarem fundo com a sensação de dever cumprido. Também em Aveiro se vive um período de grande indefinição e não será certamente na próxima temporada que melhores ventos soprarão.

S.MAMEDE

O S.Mamede apresentava-se nesta competição quase como um outsider. Era o clube, que de forma amadora tinha surpreendido tudo e todos na 2ª divisão e que tentava entrar no convívio com os grandes mantendo a base do plantel e juntando alguns atletas com experiencia e outros com potencial para se afirmarem. Contudo, as diferenças são grandes e o certo é que se determinadas ideias funcionam na 2ª divisão, provou-se que não funcionam na 1ª. O grupo tem atletas de qualidade – não sendo foras de série, quase todos tinham experiencias anteriores na principal competição e podiam ter feito bem melhor. Mas a lógica do clube de amigos, dos treinos que pouco mais são que convívios, em que todos jogam para se divertirem e sem grande compromisso para com a competição revelou-se arrasadora, e após um início entusiástico com alguns resultados nivelados contras as equipas do “seu” campeonato, o clube deixou-se abater pelas dificuldades e cedo deitaram a toalha ao chão. Ao contrário do S.Bernado, os atletas (bem mais experientes que os aveirenses) deixaram-se desmotivar e a caminhada até ao final terá parecido interminável. Este clube será certamente o exemplo daquilo que os clubes não devem fazer, e o cúmulo foi o jogo com o Belenenses para o qual, misteriosamente, todos os guarda-redes do plantel estavam indisponíveis. Sabemos que o jogo foi em Lisboa e a meio da semana, mas lá está… quem que anda à chuva sujeita-se a ficar molhado e a S.Mamede sabia desde início que desafios a meio da semana são inevitáveis.

Balanço: Poucos para além dos jogadores acreditariam que o S.Mamede pudesse conseguir feitos dignos de registo e o avançar dos jogos provou-o. Resta ao S.Mamede utilizar a experiencia deste ano para lançar as bases daquilo que pode ser um regresso mais sustentado… embora provavelmente os dirigentes não tenham vontade de voltar tão rapidamente ao bulício da 1ª Divisão.

Grupo de Analistas

17 comentários:

Anónimo disse...

O Treinador é um lider perante os que vivem no balneário e no campo da luta. quando aceita dirigir um jogo Belenenses-S.Mamede sem um unico guarda-redes para defender a sua baliza atingiu o cumulo do ridiculo, da insensatez.Antes de partir para Lisboa o Treinador Prof. Batista apresentava a demissão e não alinhava nestes triste FADO.
Fiquei triste que seja possivel acontecer esta situação na P01

Anónimo disse...

Nao percebi esta boca para o ismai ou aguas santas relativamente ao nuno carvalho.. o banhadas tem alguma informaçao a esse respeito? é que ja joguei com o nuno carvalho e ate gostava de saber para onde ele vai..

Anónimo disse...

Nuno Carvalho já assinou pelo Avanca !

Anónimo disse...

vi alguns jogos da sao mamede e gostei da equipa deles, sinceramente achei que estavam mal orientados

Anónimo disse...

Nuno Carvalho vai para o Avanca, assim como Hugo Terra, Diogo Tabuada e Tiago Teixeira (Oleiros). Parece-me bem, uma vez que â falta de dinheiro os atletas começam a pensar nos projectos e em trabalhar com treinadores que os possam promover: parece-me ser esse o caso destas decisçoes, caso contrário nao iam para o Avanca, com todo o respeito que tenho por esse clube.

Anónimo disse...

reforços do fafe: Cesar gonçalves(ex-xico), Domingos Teixeira (ex-7 fontes)

Anónimo disse...

Meus amigos, estao a ser de todo injustos para a instituiçao AASM, se a alguem que nao tem culpa nenhuma é esse clube. O mais certo era o clube nao querer subir, a culpa e do nosso andebol que esta nivelado por baixo (e isto sem critica nenhuma a AASM e seus jogadores) se nosso andebol fosse forte com projectos baseados em rigor, profissionalismo e financeiramente fortes nunca a AASM subia de divisão. E o mesmo se passou com o Maria Balaio, que não teve essa capacidade de aguentar na 1º divisao. E a AASM depois de subir divisao nao teve outro remedio senao tentar fazer o seu melhor e nao vale a pena dizer que ninguem os obrigou porque lembro-me perfeitamente a triste imagem e figura feita na final da Taça Portugal pelo "nosso" Presidente a ameaçar em directo na televisao o vencedor com todo o merito da Taça o Xico Andebol que se nao fosse as competiçoes europeias so tinha que pagar BEM CARO essa desistencia. Nao vamos enterrar a cabeça na areia, tirando os clubes ligados ao futebol, o resto esta de arrastos. Temos propostas a atletas para treinarem 5 a 6 vezes por semana, fazerem 2 jogos por semana, correrem o Pais de uma ponta a outra por 100 euros??!!?? So pode ser brincadeira, para isso preferem jogar numa equipa perto de casa, treinar 4,3 ou 2 vezes por semana estarem com a familia e nao se chateiam. E AS VEZES ATE ACONTECE QUE SEM QUEREM APARECEM NA 1º DIVISAO. é o estado do andebol em Portugal

Anónimo disse...

O ultimo comentario disse tudo. é a realidade do andebol nacional.. quem jogava na altura das vacas gordas ainda consegue ter uns bons ordenados.. quem vem agora das formações para uma equipa sénior..é muito mal mas muito mal pago.

Anónimo disse...

essa ida a Belém fica na história, em tantos anos não me lembro de numa 1ªdiv (nem sequer na segunda ou terceira...) uma equipa ir sem gr... conheço o Prof. Batista há muitos anos e o seu andebol nunca mudou, mantém-se o mesmo de há 20 anos para cá: se na segunda divisao basta ter jogadores a ir ao meio atirar forte (nem precisam ser mt altos) contra atletas de 1,80m, já na 1ªdiv isso n chega... espero sinceramente q este clube n entre em regressão e que se volte a cultivar uma cultura de esforço e mérito que ate há 2/3 anos era nítida e que se abandone o facilitismo e o amiguismo nas escolhas e a meu ver, com este treinador não é possível. Talvez olhar para dentro do clube e premiar os bons resultados que surgem na formação dando a esses treinadores possibilidade de evoluir mais (evolução essa que não se deve certamente ao Prof. Batista que só gosta de bons atiradores da velha guarda)

Anónimo disse...

Se não dessem dinheiro e bom dinheiro face a realidade actual, os atletas iam trocar o SBernardo pelo Avanca...
Não me falem em treinadores e projetos,por mais válidos que possam ser.
Além de que se sabe que o Avanca nos últimos anos é das equipas que melhor paga.

Anónimo disse...

Concordo na grande maioria das suas afirmações com o Anónimo 17 de Junho de 2011 09:40

A Associação Académica de São Mamede foi fundada em 1 de Dezembro de 1946 e “Mens sana in corpore sano” (Alma sã em Corpo são) tem sido sempre o seu lema, mantido há já 65 anos em prol do desporto. O clube tem um palmarés que fala por si a nível nacional (tanto nos seniores, como na formação, ainda agora os juniores foram vice-campeões nacionais da PO05, subindo à next21), diversas presenças na 1ªdivisão nacional (não se pense que fez a sua estreia na PO01 e desculpem nem pode ser comparada ao Maria Balaio) e como variadíssimos internacionais e grandes nomes do andebol nacional:
- Jorge Guimarães (1973)
- José Correia Pinto “Zé Rato” (1978)
- António Neves (1979)
- Carlos Correia Pinto (1979)
- Carlos Soares “Cácá” (1979)
- Rui Aguiar (1979)
- Rodrigo Cruz (1981)
- Miguel Rios (1984)
- André Nora (1984)
- Nuno Rego (1986)
- Eduardo Barros “Pocas” (1986)
- Nuno Ferreira “Nita” (1989)
- Anacleto Santos (1989)
- Miguel Ângelo Dourado (1990)
- Vasco Nogueira (1994)
- Leonel Santos (1994).

Agora os tempos são outros e o clube vai (como sempre)fazendo o melhor que pode com os recursos que tem. Realmente a sua equipa teve um grupo homogéneo durante os últimos anos, como atletas com potencial, mas que devido às restrições (€) se adaptaria melhor à 2ªdivisão, embora tivessem qualidade para estar na 1ªdivisão (ganharam a Taça Presidente da República ao Belenenses no ano passado). Agora na minha opinião tirando essa situação menos positiva de ir a Lisboa sem gr, fizeram uma época aceitável, que podia ter sido melhor (atingir a manutenção), mas que também não envergonha ninguém (não andaram a passear, perdendo os jogos todos), lutaram com os recursos que tinham, pena não chegar para alcançar o objectivo de se manterem.

VIVA A ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE S.MAMEDE!

ACADEMISTA MAMEDENSE

PS: PF Não continuem a chamar o S.Mamede, pq ninguém diz o Coimbra.
A ACADÉMICA DE S.MAMEDE. Quanto muito A S.MAMEDE ;)

Anónimo disse...

O S. Bernardo está em queda total devido a um conjunto de erros na Administração da SAD que leva a todos os anos perder jogadores e voltar a contratar jogadores aos clubes vizinhos, não crescendo uns nem outros.
No meio deste filme de mau gosto, o treinador Ricardo Tavares teve uma mão grande e uam fatia de responsabilidade, recordo os afastamentos? De dois atletas internacionais, Carlos Martingo e José Pedro, que continua a ser referenciados no mundo do andebol como gente séria e interessada em servir o andebol, quer como atleta o Zé Pedro depois de mais uma brilhante época na SAD-Madeira e agora desloca-se para o ABC e do Carlos Martingo com um trabalho sério na equipa técnica do F.C. do Porto.
Já diz o ditado o papel do treinador é mais do que somente um orientador em tempo de jogo, DEVE SER O RPERESENTANTE DOS JOGADORES NA DIRECÇÃO E O REPRESENTANTE DA DIRECÇÃO NO BALNEÁRIO E ESSE ESPAÇO LIMITE NÃO PODE SER ESQUECIDO ou branqueado que não foi o caso e daí a queda desportiva e financeiramente do S. Bernardo.
Pinto

Anónimo disse...

Fala do que sabes e podes...e não imites galos pois és só Pinto!

Anónimo disse...

Boa tarde,
Nao fale do que nao sabe, os atletas Jose Pedro e Carlos Martinho fora afastados pelo Sr. Marques antes da final four da taça. inclusive o Carlos já nao treinava porque nao recebia e o sr. Marques nao mostrava interesse em pagar.
O treinador fez muito nestes anos no SB com uma direcção constantemente a retirar atletas, adjuntos, fisio etc.
pergunte aos actuais e passados jogadores do SB o que eles acham do treinador e o que eles acham da direcção.
já agora pergunte ao Jose Pedro quantas propostas teve quando veio da Roménia e ao Carlos quando saiu do FCP.

Anónimo disse...

Os dirigentes do S. Bernardo são o piro de estrutura desportiva, acima deles o Treinador Prof.Ricardo Tavares e o grupo de treinadores.
Mas estes comentários vêm levantar a questão do papel o treinador quando são suspensos 2 treinadores antes da Final-Four onde o S. Bernardo tinha lógicas ambições e foram condicionadas por este "patético e ignorante" dirigente desportivo?.Ai, qual o papel do Treinador?
ABC

Anónimo disse...

Compare o rendimento do Zé (excelente jogador e pessoa) no Sb e o que veio a ter no Madeira. Foi porque não estava lá o sr. Marques certo?

Anónimo disse...

anónimo:

já agora pergunte ao José Pedro quantas propostas teve quando veio da Roménia e ao Carlos quando saiu do FCP.

17 de Junho de 2011 16:06

Torna-se difícil convencer um burro teimoso e ignorante e no desporto paga-se caro, ou perde-se o JOGO ou perde-se o jogador.
Neste caso perdeu-se ambos.. lamentavelmente.
Bernardo