gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Participantes nas Provas Nacionais Fixas - Época 2010/2011

A FAP, divulgou em 15 de Junho através do Comunicado Oficial n.º 2 Época 2011/2012, os participantes com direito desportivo e a inscreverem-se, e portanto qualificados, para a disputa das diversas Provas Fixas do Calendário Nacional na Época 2011/2012. No entanto teremos de referir que, apenas após a data de 30-07-11, se saberá em definitivo, quais as equipas que participarão em cada prova, sendo essa a data limite, para confirmação e efectivação de todos os procedimentos administrativos para a confirmação das inscrições. É ainda estranho que neste momento se desconheça quais os regulamentos específicos de cada prova e seus pressupostos desportivos.

Neste “post” abordaremos apenas as provas de Seniores Masculinos, que em relação à época anterior não sofrem qualquer alteração no número de equipas, previstas em termos regulamentares.

PO1 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 1.ª Divisão.
As 12 equipas, previstas. A federação ainda marcou a data nem o local do sorteio, para hoje em Estarreja, no entanto desconhece-se qual o regulamento da prova.

PO2 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 2.º Divisão
Aqui são 20 equipas, que deverão ser divididas em duas zonas, no entanto, um comunicado da FAP é omisso quanto à constituição das mesmas, o que cria alguns problemas na programação da época ás equipas participantes se todas usarem o seu direito desportivo de inscrição e participação, segundo as nossas previsões será muito provável que o Marítimo continue na da zona sul, onde entrará provavelmente o CD Marienses e, assim o ADC Benavente participará na zona norte, onde deverá entrar também a selecção Nacional. No entanto não existe qualquer esclarecimento acerca da participação da Selecção Nacional, pois ninguém sabe ( pelo menos não está publicamente divulgado ) quais os pressupostos da sua participação, nem se sabe quais os regulamentos que foram alterados para sancionar legalmente a sua participação, É uma pena…

PO3 – Campeonato Nacional Seniores Masculinos 3.º Divisão
Voltam a ser 36 equipas, que irão disputar esta prova, voltamos a referir que nos parece um número excessivo, para a qualidade do nosso Andebol, este número provoca no nosso entender, uma “desertificação” das Associações Regionais, pois em muitas delas não haverá número de equipas para programar Campeonatos Regionais, e desta forma a competitividade Regional será seriamente afectada.

E conforme tínhamos previsto, em textos anterior relacionados com a PO03 e PO03A, não se registaram descidas e subiram cinco das seis equipas que participaram na Fase Final da PO03A. Mis uma vez a não definição das possíveis zonas, irá criar problemas a alguns clubes na definição das suas estratégicas económicas, mas que estamos a prever na irá ser uma prova “cara”, com especial incidência na Zona Sul e Centro, face a diversidade nas deslocações.

O Analista

26 comentários:

Anónimo disse...

Normalmente, qd existem 2 equipas das ilhas, a federação coloca 1 em cada zona.
Existirá também a dúvida em que zona participará a dita Seleçao

Anónimo disse...

Participará na Norte... Penso que o seu "quartel" será em Resende!

Anónimo disse...

Primeiro inscrevem-se... depois levam com as surpresas.... depois não há dinheiro... agora... não há "pachorra"...

Anónimo disse...

Os regulamentos existem para os outrsos a FPA nao precisa de regulamentos(está em casa própria) determina e manda publicar, e se lhe apetecer fazer o mesmo no fiminino, poque não até dava jeito aos selecionadores.
O importante ter a noção do ridiículo quando se está ha 30 anos nos destinos da modalidade e ainda não sabe qual o melhor modelo de competição com vista a competição interna e internacional.
O modelo da P01 deveria estar interligado com a P02 na fase final no que diz respeito aos clubes classificados no Grupo "B" da P01, mas isso mais uma vez esquece quem anda distraido e vive á conta do Andebol.Isto é são amadores a pensar e profissionais a receber ao fim de casa mês.
O ANDEBOL está a precisar de ser dirigido por gente do Andebol que cantou o HINO NACIONAL equipado.
ADC

Anónimo disse...

houve algum equivoco... se o benavente entra na zona norte, então e o sismarias? qual deles será mais "geográfico"?
de qualquer modo o meu palpite vai para maritimo e selecção B no norte, com o marienses no sul

N82 disse...

Alguem me sabe dizer para que se realizou a fase complementar da PO03? Alguem tem ideia quanto custo €€€€ aos clubes essa participação?

Anónimo disse...

Na zona norte.

Anónimo disse...

O boa-hora vai limpar a terceira .

Anónimo disse...

Sismarias terá de jogar na zona norte, e não ADCB, ou então uma equipa das ilhas. ADCB - ribatejo, Sismarias - beira litoral.

Anónimo disse...

seleçao b no campeonato é ridoculo! alias que aquilo nem deve ir pa frente...

Anónimo disse...

Nao deve ir para a frente porque os jogadores nao vao querer que va. È uma fantasia isso. É ridiculo por parte da nossa federaçao...

António Branco disse...

O Sr. Pivot do Banhadas, está distraído, como é que era possível a ADCBenavente jogar na Zona Norte, uma Vila que fica a 40Km de Lisboa ía jogar na Zona Norte!!?? e o Sismaria jogava na Z. Sul!!??
Se isso acontecer era a "morte" do Clube, fazer 300 Km sempre que jogasse fora, tá tudo doido!!!!????
Isto nem tem muito que saber, basta olhar para as Equipas da P02 e situá-las geograficamente:
Zona Sul: Camões + Vela Tavira + Ginásio Sul + Vitória Setubal + Paço D'Arcos + ADCBenavente + Alto Moinho + Passos Manuel + Maritimo + Marienses = 10 Equipas; todas a Sul de Santarém mais 2 das Ilhas:::

Zona Norte: Alavarium + Académica S. Mamede + Avanca + Sismaria + Infesta + S. Paio Oleiros + Santo Tirso + Santana + Académico + Selecção N. Sub17(Resende)= 10 Equipas; Todas a Norte de Leiria::

Hipotéticas dúvidas: Colocar uma Equipa das Ilhas na Z. Norte, passaria o Sismaria para a Z. Sul, o que acarretava deslocações muito superiores ao Sismaria, enquanto Maritimo e Marienses usando o Aeroporto da Portela, excepto a deslocação a Tavira (nesse caso nem sei se aterravam em Faro, não estou por dentro!!!!!)todos os Adversários estão num raio de 40Km...

Tudo isto se todas as Equipas confirmarem a sua participação!!!

Quanto á Selecção Sub 17, se a ideia não vingar (nem sei que diga), poderá ser 1 das Equipas Insulares a ir para a Z. Norte , ou 1 das que desceram, manter-se, sei lá!!!!!????
Como dizia o outro: Façam Vocês as contas!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A FAP deveria olhar aos custos inerentes a uma competição amadora!
Assim, tendo a zona sul já uma deslocação ao algarve, deveria a FAP colocar uma das equipa das ihas na zona norte.

Anónimo disse...

Sr. Antonio Branco
Concordo consigo, mas se uma das equipas insulares for para a zona norte tb joga num raio de 30Km, excepto quando for a Avanca (50km).
O Sismaria mesmo com uma deslocação a Tavira faz menos Kms na zona sul.

Anónimo disse...

Esta Federação anda a gozar com os clubes. Só pode. É um gozo com o esforço, sacrifício e dinheiro (cada vez mais escasso) dos clubes. Ainda por cima numa altura em que o dinheiro escasseia e há cortes em todos os apoios - camarários e privados.
POR ACASO PODEM-ME DIZER PORQUE RAZÃO É QUE SE DISPUTOU A FASE DE MANUTENÇÃO DA PO03 (FASE PARA ALEGADAMENTE APURAR OS CLUBES QUE SE MANTÉM E OS QUE DESCEM)QUANDO JÁ SABIAM E JÁ TINAHM DECIDIDO QUE NINGUÉM IA DESCER?
Francamente é um gozo para com os clubes. E uam indecirosa falta de respeito e consideração. O pensamento desta Federação ficou no 24 de Abril de 1974. No quero, posso e mando. Andaram os clubes a gastar dinheiro em deslocações, policiamento, alimentação, entre outras, umas largas centenas ou mesmo na casa dos milhares de euros (cada policiamento é mais de 100€ x 5 jogos =500€ + combustíveis + portagens + algumas refeições.
É UMA VERGONHA!
Só lhes interessa o dinheiro dos clubes e manter o circo e os "agentes" (árbitros, oficiais e quejandos)em actividade.
NEM QUE SEJA À CUSTA DOS CLUBES.
eles bem diziam que só queriam 1 dúzia de clubes de topo. O resto que fosse para o Inatel.

Ide gozar...

Anónimo disse...

JÁ AGORA.
Já não bastava o gozo que foi a fase de manutenção da PO03 (e de muitas outras fases análogas), e os valores das inscrições nas provas para a próxima época mantém-se inalteráveis, apesar de tanta possibilidade de desistência em perspectiva por causa da crise.
É ESTE ANDEBOL QUE ESTES SENHORES QUEREM?
O dos pseudo-ricos e abastados? Por acaso sabem que muitos dos nossos jogadores de topo começaram cá por baixo, em clubes do "não topo" e foram "contratados" por estes?
falou-se por aqui na necessidade da FAP este ano ter sensibilidade para a redução dos valores que exige para as inscrições das equipas tyendo a conjuntura financeira como referência.
RESULTADO? NADA.

Anónimo disse...

o dinheiro é para os estágios das selecções, como os do seniores na ásia há 1 ano e o no Qatar deste ano, ó pensam o quê? Sempre a rolar.

Anónimo disse...

estão aqui muitos cenários a ser discutidos, já alguém se lembrou que com tais cortes orçamentais existe a possibilidade de os Governos Insulares não "ajudarem" os clubes locais como têm sido até há pouco tempo! segundo se fala aqui pela "pérola do Atlântico" os subsidios para viagens vão levar um corte muito elevado! e nos Açores parece que ainda será pior, e segundo dizem as más linguas aqui do Banhadas eles ainda se agráva mais pq existirá uma debandada muito grande de jogadores!! assim não façam cenários sobre as zonas, pois caso por exemplo a equipe dos Açores não se inscreva era preferivel colocar o Maritimo no Sul, e o Sismaria no Norte, Caso entrem as duas era ideal , até para FPA que ficasse uma em cada série.

mas serão os euros a mandar.!!

Anónimo disse...

isto já não é 1ªvez que leio alguém afirmar que lá o Mota Amaral vai reduzir os valores para eles pagarem os jogadores!

Anónimo disse...

Escrito por Diário de Coimbra

DESPORTO

Andebol da Académica arrisca-se
a não ter seniores em 2011/2012

Falta de apoios e exigências financeiras da Federação de Andebol de Portugal podem levar secção a tomar uma medida drástica. Positivo foi o crescimento do número de atletas nos escalões de formação
Terminada a temporada é tempo de fazer balanço, mas, sobretudo, de preparar a próxima época. E no caso do andebol da Académica este é o tempo de fazer... contas. E não é caso para menos. As exigências financeiras da Federação de Andebol de Portugal (FAP) e com a falta de apoios latente – até o apoio dado pelo Conselho Desportivo da AAC decresceu -, a secção estudantil admite não inscrever as equipas seniores nos campeonatos em 2011/2012.
«O problema coloca-se todos os anos e não é só na Académica. Mas, de facto, para a inscrição de uma equipa de seniores masculina (compete na 3.a Divisão) temos de ter no início da época (Agosto) o valor de 5 mil euros (engloba 20 atletas e seguro) mais 500 euros para inscrição de treinador e dirigentes, enquanto para a equipa sénior feminina (disputa a 1.a Divisão) são necessários 3.750 euros (20 atletas mais seguro) mais 360 euros para treinador e dirigentes», explica Horácio Poiares. Aquele que é um dos rostos do andebol academista e que na temporada que findou orientou a equipa sénior masculina - que garantiu a manutenção no escalão terciário -, lembra que, além dessas verbas, é preciso juntar os custos de policiamento e transportes, mas, acima de tudo, constata que «só para começar a época a AAC terá de ter 10 mil euros».

(Leia mais na edição impressa do Diário de Coimbra)

Anónimo disse...

A PO06 na zona sul tem menos uma equipa porque? Ou deixam a equipa da Madeira jogar e pagam, ou sobem o 4º classificado da fase final PO06 o Setúbal.

Anónimo disse...

EPOCA 2010/2011

MELHOR CLUBE DE ANDEBOL:
Futebol Clube do Porto

CLUBE COM MAIS ATLETAS NAS SELECÇÕES NACIONAIS:
-F.C. DO PORTO


MELHOR CLUBE na FORMAÇÃO:
Títulos Nacionais
Académico de Braga

RANKING dos treinador da LIGA/P01

-AFIRMAÇÃO
Obradovic(FCP)


-CONFIRMAÇÃO
Paulo Fidalgo(SAD-MADEIRA)

-REVELAÇÃO
José Borges(AAAS)


-MANUTENÇÃO
Jorge Rito(ABC)
Luís Monteiro(CFB)
Luís Duque(Sp.H)
Ricardo Tavares(S.B)
Nuno Santos(DFH)
A. Baptista(AASM)

-DESILUSÃO
José António Silva(SLB)
Borislav Pokrajac(SCP)

MELHORES JOGADORES:
Guarda-Redes-Laurentino Dias(FCP)

Defensor-Inácio Carmo(FCP)

Atacante-Tiago Rocha(FCP)

Transições Rápidas-Ricardo Moreira(FCP)

Fintador-Wilson Daves

Revelação- Gilberto(FCP)

Melhor jogador do campeonato-Carlos Carneiro/SLB)

MELHOR DIRECTOR DESPORTIVO:
José Magalhães Pacheco da Silva

MELHOR DUPLA DE ÁRBITROS DO ANO:

-NICOLAU/CAÇADOR

-MELHOR PAVILHÃO E PUBLICO:
Dragão Caixa

COMUNICAÇÃO SOCIAL:

Transmissões televisivas:
Sport tv
RTP2

jornais desportivos:
JORNAL- RECORD
jornalista:
Alexandre Reis

MELHOR SITE SOBRE ANDEBOL:
www.fpandebol.pt

MELHOR BLOG:
banhadas de andebol

MELHOR SITE INTERNACIONAL DE ANDEBOL:

www.ehf.com

MELHOR CLUBE DO MUNDO NO ANDEBOL:
Barcelona F.C.

MELHOR SELECÇÃO DE ANDEBOL DO MUNDO:
França


nota: para a semana apresento a minha sugestão para o Andebol Feminino
ADC

Anónimo disse...

Muito bem este gráfico dos clubes e treinadores que mais se distinguiram na época que está a terminar.
Simples, objectivo e clarificador, para os papagaios que aparecem e não dizem nada.. não fazem nada e o andebol só os tolera para fazer ir nos Time-Out

António Branco disse...

(Concordo consigo, mas se uma das equipas insulares for para a zona norte tb joga num raio de 30Km, excepto quando for a Avanca (50km).
O Sismaria mesmo com uma deslocação a Tavira faz menos Kms na zona sul.

21 de Junho de 2011 13:09)

Ok. Acredito que fale com conhecimento de causa, apenas coloquei uma hipótese, mas se assim é pelo que li no seu comentário e se não houver nenhuma desistência das 20 Equipas, então para as Equipas insulares tanto faz jogar na Zona Sul ou na Norte, falando no aspecto meramente logístico, porque no desportivo poderá haver preferências!!!
Nesse caso e se diz que o Sismaria teria menos despesa a Sul, é tudo uma questão de a FAP ter alguma preocupação com o Orçamento dos Clube, será!!!!!!!!??????????

Anónimo disse...

Selecção Nacional na 2ª Divisão = UMA VERGONHA!!!!!!!!! É por esta e por outras que qualquer dia o andebol em Portugal vai resumir-se á 1divisão e meia duzia de clubes que amam a modalidade.
A FPA tem que repensar bem nas coisas que faz... São RIDICULOS!

O Velhaco disse...

A 3ª continua a ser a palhaçada das palhaçadas. Há clubes piores que o Deus me livre a levar na boca todos os jogos, época após época e não descem (AC SINES)! Anda-se a gastar dinheiro em deslocações e em arbitragens(fiadas pelos àrbitros porque a FAP só tem € pró que convém ao Torrinha) nas fases de apuramento que se deveriam chamar FASES DOS TRISTES!!! Porque não passam disso. São jogos em que uns tristes andam ali a trocar a bola em jogos a feijões mas com custos astronómicos! O mesmo acontece em relação à competitividade de certas equipas na PO2 e PO1. Não briquem com a malta!