gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 28 de junho de 2011

Participantes nas Provas Nacionais Fixas - Época 2011/2012 - II

Na continuação do nosso anterior artigo sobre o tema, hoje falaremos a PO04 e a PO06, utilizando os dados divulgados pela FAP, através do Comunicado Oficial n.º 2 Época 2011/2012, e que indica quais os participantes com direito desportivo e a inscreverem-se (pensamos nós, que o comunicado não esclarece, e, portanto qualificados), para a disputa das provas em referência na Época 2011/2012. Na prática não sofrem qualquer alteração no número de equipas.

PO4 – Campeonato Nacional Juniores Masculinos 1.ª Divisão.
As 12 equipas, previstas, no entanto embora o Regulamento Especifico da prova não tenha sido divulgado o que se lamenta profundamente, vai sofre algumas alterações importantes, a saber
  • Deixa de existir a segunda Fase, da prova, apurando-se directamente os quatro primeiros da Fase Regular, para a disputa de uma Fase Final em concentração.
  • Como deixou de existir a Fase Final Grupo “B”, são imediatamente despromovidos os dois últimos classificados da Fase regular.
Na nossa opinião são alterações que poderão provocar uma maior competitividade durante a Fase Regular, evitando em muitos casos a utilização dos Juniores nos Seniores e vice-versa, trazendo maior verdade desportiva. Além de que é uma forma financeiramente mais favorável para a modalidade.

PO6 – Campeonato Nacional Juvenis Masculinos 1.º Divisão
Novamente a não divulgação do Regulamento Especifico da prova coloca entraves, a uma análise mais profunda. Pelo numero de clubes divulgado ( 23 ), igual ao época transacta, presume-se que o motivo será o mesmo da época transacta,, mantendo nós mais uma vez a opinião que tínhamos “…Foi incluído um texto que é uma verdadeira aberração jurídica , “O CF da AA Madeira, suspende a sua participação na presente época “ e diz mais “Na época 2011/2012 continuará a ter direitos de participação “, ou seja fica um lugar vago à espera de uma equipa. Pergunta-se e então as outras equipas, também podem suspender esta época a sua participação, que lhes é garantido o lugar? Ou será! Que este texto estaria bem era num Comunicado Oficial e nunca num Regulamento de uma prova…”

No entanto a prova desta época, será uma prova de transição, para um modelo de zona única, similar ao existente para os Juniores. Deixando de haver 2.ª Fase Grupos “A” e “B”, apurando-se directamente para a Fase Final o vencedor de cada zona. 

Apenas disputarão o CN da 1.ª divisão na época 2012 / 2013, os 4 primeiros Classificados de cada zona, a que se juntarão o Campeão da 2.º Divisão e a Selecção Nacional (96 / 97), quanto a isto, mais vez não existe esclarecimentos nem na forma nem na razão, é uma Pena…

Mais uma mudança, que é nitidamente favorável ás finanças Federativas, mas que a partir da próxima época irá sair substancialmente mais cara aos seus participantes.

O Analista

7 comentários:

Anónimo disse...

Amigos arbitros vamos paralisar o andebol em portugal, chega de injustiças e de deixa andar...

A apaoma está com a direcção da FAP não está com os arbitros, vamos defender a nossa classe, vamos lutar pelos nossos direitos.

O que se está a passar é muito grave, estamos a por em risco a qualidade de vida das nossas familias a tirar de casa para por na modalidade sem ter garantias.

temos de agir em altura própria.

Anónimo disse...

gostaria que me explicassem como e que um atleta da seleçao nacional poderá jogar pelo clube (no escalao dele)e pela seleçao (no escalao indicado)

Anónimo disse...

alguem que me explique, como é possivel que numa epoca de transição, no caso a PO 6, quando se pretende igualdade entre todos os clubes, visto na proxima epoca esta competição ser totalmente diferente, uma das series apenas seja composta por 7 equipas...
significa isto, que a serie com menos uma equipa esteja 15 dias sem jogar... sera que é isto igualdade...


outra questão de não menos importancia, é o formato...
sabem qual o oraçamento de uma prova de Juvenis a nivel Nacional?
imaginem que uma das equipas apuradas era o Lagoa!
Calculem as viagens de 15 em 15 dias ao Norte!!!
calculem... pensem e decidam...

Jorge Almeida disse...

Anónimo 28 de Junho de 2011 23:47, sem querer substituir o pessoal da FAP, sempre lhe digo que já houve experiências dessas em épocas anteriores, nomeadamente de Selecções de Juniores Femininas a actuar na PO09 (se não me falha a memória, na época 2000/2001), que não era mais do que as atletas juniores jogarem no fim de semana pelo seu clube, faziam os treinos normais pelo clube, e, na 4ª feira, aquele grupo de atletas escolhido no início de época (é preciso inscrever atletas no início da temporada, não se esqueçam) juntava-se para jogar uma partida de seniores, sem treino anterior nem nada.

Consequências: Maior fadiga, mais lesões, menos tempo para estudar ...

Isto obriga a que a convocatória da selecção seja conhecida no início de época (cada nova entrada saberá logo que se trata duma 2ª escolha).

Duvido que estas coisas tenham o resultado pretendido, pois trata-se de reunir o pessoal somente para jogar. É que ter tempo para treinar implica gastar dinheiro em, pelo menos, 1 dormida em hotel, mais pequeno-almoço e almoço. É muito mais importante ter um(a) bom(a) seleccionador(a) nacional, que foi, precisamente, o que aconteceu às Juniores Femininas em 2000/2001 (Pedro Pinheiro, no caso).

Anónimo disse...

Tirar equipas para por selecções. Alguém que me explique.

Anónimo disse...

Aqui esta a prova que faltava! Relativamente ao campeonato de juvenis da 1ª divisão. A Federação quer manter os mais ricos e aqueles que tiveram mérito em subir e em manter na 1ª, vão descer.. É uma vergonha!

Anónimo disse...

Sem dinheiro para beber um refresco e comer uma sandes... a maioria dos homens do apito irá deixar-se pressionar ou subornar? Que estudantes jogadores vamos ter? è impossivel aguentar treinos e viagens em carrinhas e ainda estudar! Já nem falo das viagens em meios de transporte lata de sardinha, todos os dias. DEIXAR UM FILHO FORA DO LAR, NUM QUALQUER CENTRO DE ESTÁGIO, É CEDER A CHANTAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!