gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A FAP a colocar o andebol feminino na lama?

Foi ontem divulgada a fórmula de disputa do apuramento para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Seniores Femininos. E faltam-nos as palavras para definir quão má foi a solução da FAP.

Irão existir 5 Zonas, quatro das quais por sorteio e uma já definida com Gil Eanes, Porto Salvo, Passos Manuel e Alcanena. Ou seja, por decreto, a FAP já decidiu que uma das equipas que jogará o Campeonato Nacional da 1ª Divisão (PO9) o ano passado não foi à fase final, nem perto de atingir esse objectivo andou.

O critério adoptado para os restantes cabeças de série parece-nos correcto, embora seja discutível. Discordamos claramente das 5 Zonas mas, se optaram por este formato, a escolha dos cabeças de série não poderia ser muito diferente.

Mas aquilo que os treinadores contactados mais estão revoltados é com o número de jogos. Uma decisão tão importante como saber quem são as equipas que vão estar presentes no novo Campeonato Nacional da 1ª Divisão vai tomar-se com base em 6 jogos? As equipas vão fazer apenas 6 jogos em mais de 3 meses? É verdadeiramente escandaloso e não queremos acreditar que o calendário provisório que está no portal seja verdadeiro. Acreditamos e temos esperança que a FAP altere esse calendário provisório, senão estaríamos perante uma das mais patéticas e desprestigiantes decisões para o andebol feminino português. De certeza que se fosse masculino a FAP jamais decidiria desta forma.

Pelo calendário provisório, vai haver uma jornada em Setembro, duas em Outubro, duas em Novembro e outra em Dezembro. Nós não queremos acreditar que isto seja verdade? Seria uma vergonha. É verdade que existe paragem para a Selecção, mas porque é que se começa uma semana mais tarde do que o previsto? Por que é que não se joga em nenhum feriado? Por que é que se acaba muito mais cedo do que o previsto quando a PO9 e PO10 só começam em Janeiro?

Depois do erro de fazer 5 séries, esperemos que a FAP não faça um erro ainda maior de apenas fazer 2 voltas, ou seja, 6 jornadas. Se a FAP fizer 4 voltas, manterá o mínimo de dignidade que se exige.  Seriam 12 jornadas, o que dá mais do que tempo para se fazerem até ao final de Dezembro. As melhores equipas teriam mais espaço para demonstrar que merecem estar na 1ª Divisão e o andebol feminino não ficaria 3 meses a dormir um sono profundo, com a maior parte dos fins-de-semana sem jogos. E depois querem que o andebol feminino evolua?

E se se confirmar este calendário, como diria um treinador por nós contactado, pagariam 3750 euros para fazer 6 jogos! Realmente, as equipas mais fracas teriam razão para se sentirem enganados.

Veremos se amanhã no sorteio, a FAP nos traz a boa nova de que serão 4 voltas. Caso não o faça, este será um dos momentos mais tristes e deploráveis da forma como a FAP (não) trata o andebol feminino em Portugal.

Os Críticos Femininos

20 comentários:

Jorge Dias disse...

2 voltas? Isso deve ser apenas o provisório. Se a FAP fizer esta fase com 6 grupos era ridículo!!!

Sem juniores, como os treinadores vão poder dar minutos às mais novas se em 3 meses vão fazer apenas 6 jogos? Não pode ser!

Duvido que a FAP avance com 2 voltas apenas. Seria mesmo um sinal que se estava a marimbar para o andebol feminino...

Anónimo disse...

acho que todas as equipas femininas deviam fazer greve e além disso não deixar ir nenhuma atleta a nenhum trabalho de selecção enquanto a fap n reunisse com todos os clubes ou pelo menos devolvesse o dinheiro que tirou aos clubes: façam as contas 3.750 euros vezes 20 clubes? o que anda o idp a fazer?e o governo? isto é escandaloso!!

Anónimo disse...

Depois de tantas propostas sobre um problema simples, Planeamento Desportivo para a época 2011/2012. Parece que é complicado e torna-se evidente que existe muito amadorismo nos responsáveis federativos, assim como o associativos e de Clubes.Quem fica a perder? os Atletas, Treinadores e o movimento do Andebol
Feminino.
Face ao atropelo ao bom senso de propor um modelo de competição melhorado, deixa estar o que está em vigor e dêem um refresca dela no mesmo.
Valha-me S.Torcato....

nota:digam-me qual a competição e que escalão está bem delineado o Campeonato e promete motivação extra para atletas e treinadores?

Anónimo disse...

Isso seria ridículo e se isso acontecer espero que nos juntemos todos par adar uma lição a esses senhores pançudos da fpa que só querem meter para o bolso e estão se a marimbar par ao futuro do andebol fem em Portugal.

Xupistas!

Anónimo disse...

O sorteio já está feito e confirma-se: 5 zonas, 2 voltas e viva o feminino.

Anónimo disse...

APELO À FAP!

Se a FAP interrogar todos os clubes querem esta primeira fase a 3 ou 4 voltas! Todos... Porquê fazer 6 jogos ém 3 meses? É triste! Como se quer evoluir assim.

Pedimos à FAP que, em temo real (até Segunda-feira) reveja isto e faça 3 ou 4 voltas. Não digam que há selecções e competições europeias. Há fins-de-semana sem nada (além de se começar uma semana mais tarde) e há 3 feriados para aproveitar!

Isto é um apelo de TODOS OS CLUBES!

Anónimo disse...

Como é possível uma equipa participar com equipa A e B no mesmo campeonato de seniores? não haja dúvida que o presidente da FAP é o presidente da AAB...e que o velho está caduco...(já agora vou esperar para ver a equipa A do Maia serem as mais fraquinhas, pois a "melhor escola de formação" não vai ter coragem de enfrentar as duas equipas da madeira...
essa da greve é boa e concordo em absoluto...vamos em frente...é marcar uma reunião...se fosse treinador, também pedia os 1000 euros do nível 4 de volta: para fazer 6 jogos não é preciso ter nível 4...cambada de tachistas...

Anónimo disse...

Façamos manifestações, de casa e de rua!

Cortemos a circulação do trânsito!

Enchamos até deitar por fora a caixa de correio de todo o lado!

Vamos lá dar uma lição. Mas só aos pançudos. Os magros ficam de fora!

Não aos xupistas! Não aos que não são xupistas.

A propósito: escreve-se xupistas ou chupistas?

Anónimo disse...

Quem são os cabeças de Série para as outras 4 Séries? E apesar de serem as 4 equipas mais a Sul, esta parece uma serie para colocar o Alcanena na 1ª, E já agora Sad e Sports ficarão juntos?

Anónimo disse...

Vamos demonstrar a nossa insatisfação na próxima ação de formação ja no proximo fim de semana. É uma maneira de andarem não so a gozar com os clubes, mas tambem de andarem a gozar com as atletas. Para ser assim mais valia fazerem tudo num fim de semana ou dois, tipo uma fase final. Assim resolvia-se tudo logo: poupava-se dinheiro com as deslocações e havia sempre público. E sim, o Madeira e o Sport ficam na mesma série.

Anónimo disse...

Isto é vergonhoso e revela como o andebol feminino é tratado como LIXO e TOTAL INDIFERENÇA pela FAP.
Já agora, porque p grupo da Gil Eanes foi privilegiado???E que raio esperam obter com jogos de 15 em 15 dias???E ninguém diz nada???
Onde andam os treinadores, o seleccionador Nacional, os entendidos???
Isto é ridiculo, inglório para quem treina todos os dias e quem gosta de andebol,completamente despreocupado da parte da FAP!!
O mínimo que podiam fazer, era dizer o PORQUÊ desta decisão a "roçar" o gozo para com todo o andebol feminino!

Em boa hora, muitas jogadores deixaram de jogar e muitas deixaram a selecção...A FAP não merece, nem nunca mereceu a sua entrega!!

Anónimo disse...

O Andebol Feminino é o novo desporto de Elite:
Cada Clube paga 625,00€ por cada jogo!!!
1250,00€ que a FAP recebe por cada jogo de Séniores Femininos!!!
Será que a equipa que vencer o Campeonato vai receber medalhas feitas de Diamante?
É o momento de criar uma Liga do Andebol Feminino ou outro tipo de entidade que passe ao lado da FAP e organize as competições do Feminino, sem tentar explorar, ou pior ainda, gozar com os Clubes, as Atletas, as Treinadores e os Dirigentes.
As coisas só estão neste estado por falta de organização de todos os que estão envolvidos nas competições.
A tactica de "dividir para reinar" só funciona enquanto cada um olhar apenas para o seu umbigo, ou para o seu "quintal"...
Até onde vamos deixar ir a actual situação de exploração e degradação do Feminino?

Anónimo disse...

Meus amigos e amigas:
A solução não passa por nos limitarmos a deixar de fazer aquilo de que gostamos.
Não é com o abandono que conseguimos alguma coisa.
A solução passa pela organização e pela luta.
A solução passa pela criação de uma estrutura organizativa exterior á FAP, que a esvazie de significado e de importância, provocando a sua ruína e extinção!

Anónimo disse...

Meus amigos e o que faz e o que diz essa pseudo associação nacional de clubes, o maiastars não é um dos seus fundadores.

Anónimo disse...

Então anda tudo a criticar o Maiastars e agora vem o anonimo de 28 de Agosto de 2011 11:33 atirar o ónus da defesa do Feminino para cima do Maiastars!

O Clube da sua eleição por acaso deu-se ao trabalho de se inscrever na ANCAP, ou foi daqueles que nem reparou que ela estava a ser formada e nem resposta deu!

Andam todos a espera que alguém faça os trabalhos por eles. Deixem-se de "tretas", façam algo pela vida, lutem, inscrevam-se na Associação e pode ser que ela seja mais respeitada!

Anónimo disse...

Depois querem que as equipas tenham resultados ao nível das competições europeias e ao nível da selecção. Quem teve esta ideia não sei mas continuamos andar de cavalo para burro....
O problema é que quem passa as vergonhas são as atletas e o treinador, da selecção, que dão a cara e sofrem nos jogos com a falta de preparação que já vem sendo um hábito...
Haja muita paciência para lutar contra algo que nunca vai mudar... Mas alguém está preocupado com o feminino na FAP? Quem? ... bem me parecia

Anónimo disse...

Eu acho piada ao título desta noticia!

De facto a FAP é a principal culpada por colocar o Andebol Feminino no estado em que está, mas esquecem-se que a causa são os clubes ditos grandes, enormes, fantásticos, que não fazem nada de jeito para lá fronteiras junto de equipas fraquíssimas e mesmo assim de nariz empinado tanto tremeram que a FAP as ajudou!

Parabéns às equipas e pessoas que tanto desdenharam o modelo competitivo anterior! E Obrigado! Agora sim vamos andar para a frente! Finalmente! lolololol ESPECTACULAR! Arranjem uma valeta e metam-nos a todos lá dentro! Fogo...Obrigado! Tou mesmo revoltado! A sede da FAP havia de ser do Norte...hoje já não era a mesma com certeza! Principalmente se fosse no Grande Porto...

Anónimo disse...

Eu já nem me importava de pagar o que nos exigem se pudesse pagar em notas de 5€ e os pudesse enfiar num sítio que eu cá sei de alguém uma a uma...Ao menos aí via a darem o corpo ao manifesto pelo Andebol Feminino como nós fazemos e nos querem continuar a forçar a fazer...fechando portas!

Anónimo disse...

Isso ia ser um mealheiro muito recheado! Mas depois ia tudo parar às latrinas...mas também já vai não é? LOLOL

Isso pessoal! Continuem! Falemos falemos mas não nos proponhamos a fazer nada!

Anónimo disse...

O verdadeiro problema desta situação passa pelo grande EGO de alguns treinadores; então será que treinadores que têm grau 3 e que andam nesta vida há muitos anos não têm capacidades para treinar uma equipa de 1ª divisão?
Como a Federação necessita de uns cobres, vai arranjando cursos e mais cursos, ora se ninguém se tivesse inscrito para "importantíssimo" curso de treinadores de grau 4 (não convêm esquecer que se pagaram 1750 por cada treinador inscrito), quase de certeza que as regras mudavam.
Mas como este ano foi o grau 4, porque isto de organizar estágios de selecções em sítios que não lembra o diabo, treinadores de seleções pagos a peso de ouro, funcionários e filhos de funcionarios da federação a receberem verdadeiras fortunas para nada fazerem, para o ano vão necessitar de mais uns cobres e vão aparecer os graus 5, 6 e sabemos lá mais quantos.... vai sendo de acordo com as necessidades!
Por isso não se queixem, pois todos participaram nesta fantochada!